Câmara aprova feriado do Dia da Consciência Negra

por van Santos, via Política em Debate

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou hoje, em primeiro turno, projeto que institui o feriado do Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro. A proposta é de autoria do ex-vereador Clementino Vieira (PMDB), e depende ainda de votação em segundo turno para ir à  sanção do prefeito Luciano Ducci (PSB).

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Exijo também o dia “Da Consciência Branca”, pois tenho tanto direito quanto qualquer outro cidadão de cor diferente da minha, ou será que no Brasil não???

  2. Quer ler o livro com o titulo: A SAGA DOS POLACOS DE CRUZ MACHADO, que é uma pequena cidade do Paraná, onde terras para emigração foram destinadas a eles. Mas na verdade foram enganados porque nao tinha a minima extrutura para os receber, justamente em pleno inverno, que era rigoroso demais naquela época. Resultado, foram quase totalmente dizimados pelo tifo.É só um pequeno exemplo do papél daqueles que colonizaram nosso pais, e que nem por isso foram homenageados com feriado, nem mesmo os indios que são os legitimos donos das terras brasileiras.

  3. Estes nossos, melhor, vossos vereadores. Francamente. Suas prioridades em votações:

    – liberar caldo de cana na avenida mal. deodoro;
    – é ficar arrumando feriado a torto e a direita, justamente pra emendar e ficar 3 a 4 dias sem trabalhar;
    – é decidir, e com máxima importância, se cachorro pode ou nao fazer coco na grama da praça;
    – é ter que escolher, também com máxima urgência, pra que lado correr, já que o derosso, mesmo “ex-vereador” ainda manda na CM.

    e a CPI dos radares, das empresas de propaganda, das notas frias, do dinheiro publico gasto em várias e várias viagens, feitas para a europa e EUA, do caixa 2 e das caixinhas pedidas aos empreiteiros… isso ninguém se importa em averiguar, e trazer a tona… pra que né? que falta faz um homem bomba delivery na capital…

  4. COMO DIZ A SUELY…EITA VADIAGEM DESSES VEREADORES..CRIAR O DIA DO NEGRO, E NOIS, OS BRANCOS NADA…QUAL A DIFERENCA..SO PORQUE NASCEU COM A PELE ESCURA….VEREADORES DESOCUPADOS E INUTEIS.

  5. Vão trabalhar vereadores vagabundos! Quanta falta do que fazer. Mais um dia para emendar e fazer feriadão. Eita vadiagem …

  6. Pergunto: no estado da ba-ia, onde os negros são maioria, existe cota para brancos ???????????????

  7. E os Poloneses, Italianos, Alemães… ??
    Absurdo isto, estes vereadores deveriam pensar em coisas mais importantes na cidade !!

  8. Absurdo.
    No Brasil, os que não são negros estão ou estarão sendo PUNIDOS POR NÃO SEREM NEGROS ou, POR OS NEGROS SEREM NEGROS !
    Já chega desse papo!
    M(…)

  9. tem que criar tambem o dia do polaco, do alemao, japonez , russo ,italiano etc.. os negros despresarao o dia 13 de maio nao queriam ser libertos? ja tinnham o seu dia pra comemorar , nao adianta querer mudar a historia do brasil os negros foram trasidos do seu paiz a africa vendidos vendidos pelos proprios irmaos quando foram libertos no dia 13 de maio pela princeza izabel deveriam voltar ao seu paiz de origen fazer da africa uma naçao de respeito , lutar , brigar pelo seus irmaos ( a africa e um paiz que e dominado nao tem dominio proprio..

  10. Dr. Misael assista a entrevista do grande ator Morgan Freeman, no youtube sobre esse assunto. Ele disse que a melhor maneira de combater o racismo é não falar sobre ele. As pessoas devem ser apenas chamadas pelo nome.
    Se a idéia é homenagear o líder Zumbi dos Palmares pela sua luta é salutar.
    Mas feriado por feriado, chega de feriado. Aliás, devíamos é cassar uma grande quantidade deles que não representa mais nada. A grande maioria nem sabe o porquê de feriados.

  11. Não seria racismo consciência negra: teria que ter também a branca a amarela etc .

  12. Nada mais racista que:
    – cotas “raciais”
    – dia da consciência negra
    – revista “Negra” – não lembro se é bem este o nome, mas era uma que só falava de coisas relacionadas aos negros

    Tenho amigos negros, parentes negros e os vejo como qualquer pessoa.

    Mas impor essa diferenciação é que pode tornar as distâncias ainda maiores. Todos somos iguais perante a lei e temos de ser respeitados de maneira igualitária. Ou como fica a “loirinha bombril” que nasceu na favela?

  13. Esse pessoal não ficaram 500 anos levando chibatada nas costas, chegaram, ja pra desfrutrar o que o Brasil ja tinha de melhor, terras ferteis, e um comercio ja consolidado com a Europa. Comprarar a dividade historica que o Brasil tem com seus negros com outros povos, e falta de bom sensso.

  14. Se não criarem o dia nacional da consciência italiana será uma discriminação total.
    nossos ancestrais chegaram nesta terra com propostas de trabalho, terra e liberdade.
    Quando aqui chegaram alem de não receberem nada do que o governo brasileiro havia prometido, ainda foram proibidos de falar sua lingua e impedidos de retornar a sua patria.
    Eu já havia deixado isso pra lá…coisa do passado, alias somos brasileiros e não italianos, mas agora quero que nossos direitos sejam respeitados.
    Se um pode, todos nós podemos.
    Recomendo a mesma posição às demais etnias que ajudaram, com tanto suor e sacrificios, construir este pais.
    Como descendente de italianos… minha luta é pelo dia do italiano.
    vou reunir toda a comunidade italiana para cobrar nossos direitos.
    tenho dito!!!

  15. Boa, agora vamos criar o Dia Nacional da Consciência Ariana, da Japonesa, dos Árabes…