Aumento do pedágio: Requião enganou o povo, ataca Richa

O pedágio não abaixou nem acabou, critica Beto Richa (PSDB).

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), colocou na conta do ex-governador Roberto Requião (PMDB) o aumento de 4,96% que ele concedeu ao pedágio, que vigorará a partir de amanhã nas rodovias do estado.

Segundo anotou a repórter Paula Barbosa Ocanha, do jornal Folha de Londrina, o tucano afirmou que está ”despolitizando” a questão do aumento anual do pedágio, e que esse assunto é resolvido pela Agência Reguladora, criada por ele para discutir com as concessionárias o assunto.

Em Londrina, onde esteve ontem, Beto alfinetou o ex-governador Requião e sua promessa de campanha eleitoral sobre a questão do pedágio – ”abaixa ou acaba”.

”Nenhuma coisa nem outra foi feita, e o povo foi enganado”, atacou Beto.

”Estou cumprindo com meu compromisso assumido na campanha eleitoral, de chamar as concessionárias para uma conversa fazendo prevalecer o interesse público”, disse o tucano, ressaltando investimentos em trechos críticos.

Para o governador, o aumento está previsto em um contrato que foi firmado há cerca de 20 anos e ele ”precisa ser respeitado”. Sobre a liminar do Fórum Nacional Contra o Pedágio, o chefe do Executivo minimizou. ”Não é a primeira vez que eles fazem isso, e a Agência Reguladora vai promover estudos e debates necessários.”

28 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Governador cara de pau, incompetente. Esse Beto é uma farsa.
    O Requião fez o possível, brigou na justiça, não concedeu NENHUM ajuste, todos foram autorizados pela (in)JUSTIÇA… Uma vergonha, a justiça do PR é podre, só defende as empresas privadas, nunca o cidadão paranaense.
    Requião é anos luz melhor que todos os outros “pseudo” governadores.

    Aliás, queiram ou não, REQUIÃO é o MAIOR POLÍTICO DA HISTÓRIA RECENTE DO PARANÁ, senão vejamos:
    – 1 mandato de Dep. Estadual (4 anos)
    – 1 mandato de Prefeito de Curitiba (4 anos)
    – 2 mandatos de Senador da República (8 anos + 2 anos até o momento – está exercendo)
    – 3 mandatos de Governador do Estado (12 anos)
    TODOS ELEITOS POR VOTO POPULAR!
    Alguém tem currículo melhor?

    Mais de 30 anos de vida pública e JAMAIS foi condenado por qualquer crime envolvendo CORRUPÇÃO / IMPROBIDADE / DESVIO DE RECURSO ….etc

    (morram de inveja Álvaro Dias, Osmar, Richa, Rossoni, Bueno…)

    Por isso que eu digo, me chama mais uma vez que eu vou, Requião.
    #REQUIÃO2014

  2. O que resultou dos recursos impetrados por Requião contra os aumentos, foi um enorme passivo judicial.

    Ele sabia que perderia todos. Mas entrava na Justiça só prá aparecer para os lóques.

  3. Requião não conseguiu baixar o preço dos pedágios pelo mesmo motivo que Lerner, Cássio e Beto não são julgados em tempo hábil pelo poder judiciário.
    Tá tudo dominado.

  4. Somente bravatas do BOB REQ….discurso pra boi domir…
    De um lado PT mensaleiro…do Outro Bravatas…no outro canto…marasmo…
    temos que ter uma nova via no Paraná….que não seja um governador Litle Mouse… já pensou apresentar o ratinho em inglês?…sugiro o Chique Geitoso…

  5. Vamos clocar os pingo no I, esta certo que o Requião travou uma grande batalha contra o pedagio, mais minha gente eu gostaria que vcs falacem com o Acir Messadri e ele desce uma entrevista para amidia pois ele tem em suas mãos provas de que a assessoria tecnica que cuida desta parte com os advogados para barrar os amumentos do pedagio, quando as concessonarias entravam com os recursos o estado tinha um tempo para contestar o aumento cedido pela justiça que fora uma liminar, para vcs saberem o Senhor Tissot perdeu todos os prazos legais pois nunca deus ordem a sua ssessoria para contestar, assim ficava valendo o que a justiça concedia, basta os senhores falar com o Mezzadri ou solicitar copia dos recursos a respeito dos aumentos concedidos para o pedagio, a justiça respeita o que esta acordado nos contratos agora cabe ao Estado questionar se não fica valendo o que foi assinado, por qual o motivo disto tudo, sera que algum deputado tem a coragem de solicitar uma CPI ou mesmo uma revisão nos acordãos judiciais na epoca do Requião para rever quantas liminares tem de recursos impretados pelo Estado na pessoa do senhor Tissot contra os aumentos dentro dos prazos legais, não se esqueçam que la estiveram, Deputado Valdir Pugliesi, o Deputado Anibello Neto o Anibelinho que tem correndo o sangue a oposiçaõ, vamos ver quem e quem agora. Acôrda Paraná chega de ser enganado desde Jaime Lerner que implantou o Pedagio, o primeiro relator no Senado de criar o pedagio de manutenção o proprio Requião, Beto richa assinou a favor do pedagio já no governo Jaime Lernner, e mais uma dezena de deputados, todos eles fizeram isto pelos lindo olhos do ex Deputado dono de concessionaria Marcelo Almeida, isto e uma vergonha.

  6. Requião não é aquele sujeito que falava grosso, dizendo que acabaria com os pedágios, mas não fez nada? Só para saber…

  7. sao as empresas de pedagio que mandam no parana.
    assim como a de onibus mandam em curitiba.
    governo e populacao, ja se acostumaram com isto.
    sem os bingo, sao eles que mantem o caixa 2 dos
    governos e partidos

  8. Você também nos enganou Beto!
    Cade o choque de gestão? Cade o progresso voltado para o interior do estado?

  9. Esta mais do que na hora desses empresários (donos de transportadoras) de reagirem, fazendo protestos nas praças de pedágio, não eram esses mesmos que há 3 meses atrás estavam contra a lei dos caminhoneiros? Outra coisa, revejam esse vídeo de 1998, onde Jaime Lerner na época já havia prometido algumas duplicações:
    http://www.youtube.com/watch?v=traDkLTNFEw

  10. “o povo foi enganado (pelo Requião)” disse Richa e é a mais pura verdade ele disse inumeras vezes “acaba ou abaixa”.
    O povo também foi enganado pelo Richa digo eu, “vou cumprir meu mandato até o fim”, “O metrô começa em 2009 e a primeira parte fica pronta em 2014”, “vou fazer o novo terminal do Capão da Imbuia”…
    Na verdade enganado é modo de dizer, eu não acreditei no Requião e não acreditei no Richa, só um ou outro político que eu acredito.

    • Bruno Oshima,
      Vamos deixar de ser trouxas. Se o Lerner, com o apoio do Richa não tivesse implantado o pedágio, a discussão acima não existiria, certamente houve vantagen$ para ambos(Lerner e Richa)

      • Tudo bem João eu prefiro o Requião ao Richa ou ao Lerner (ao menos como governador), mas isso não me faz gostar do Requião, quando ele assumiu o cargo ele falou “acaba ou abaixa”, não fez, ele mentiu pra ganhar votos disse que ia acabar com os pedágios ou fazer as “estradas da liberdade” ele teria que quebrar contratos coisa que ele não fez, até acho que foi bom que não tenha feito. O fato do Requião ser melhor não torna ele automaticamente bom. Só quer dizer que o Richa e o Lerner foram piores.

  11. Basta olhar e comparar a cara dos dois acima e ver quem tem cara de dissimulado!!!

  12. Olha eu sempre falo que esse desgovernador tinha o seguinte slogan de campanha “NOVO PARANA” mas esta agindo sempre com as velhas praticas de não resolver nada e colocar a culpa nas costas dos outros, era critico do Requião que fazia isso com o Lerner mas faz igual, mas pelo menos o Requião tentou, talves meio ingenuo porque não tinha nenhum embasamento juridico e dai ficou só na promessa.
    mas esse Richa por favor…….
    2014 FORA RICHA.

  13. AVISO AO PARANAENSES

    ESSE CONTRATO QUE O BETO TÁ FALANDO QUE TEM QUE SER RESPEITADO, LOGO VAI VENCER, E OS HOMENS DO GOVERNADOR QUEREM PRORROGA-LO.
    ME ENGANA QUE EU GOSTO………….. CAMBADA DE LARAPIOS……….
    DÁ-LHE REQUIÃOOOOOOO.

  14. REQUIÃO PROMETEU JOGAR DURO COM OS PEDÁGIOS E O FEZ.

    RICHA PROMETEU SER SERVO DOS CONTRATOS LESIVOS À SOCIEDADE E O FEZ.

    RICHA É ESCRAVO DAS CONCESSIONÁRIAS, NÃO TEM PEITO PARA ENTRAR NA JUSTIÇA CONTRA ELAS. REQUIÃO SÓ CONVERSAVA COM CONCESSIONÁRIAS NA JUSTIÇA.

  15. Que engraçado o Governador botando culpa no Requião, ele foi o que mais lutou contra esse abuso das concessionárias e teve muito processo contra ele na época, lembro que recorreu p/ todos os lados. Agora o que não podemos esquecer que o Sr. Jaime Lernner braço direito de Vossa Senhoria Beto, seu amiguinho e consultor que implantou esse grupo de sanguessugas do povo. Uma palhaçada e se você não tem articulação para conversar com essa agencia reguladora que faz parte do Estado, saia dai que aí não é seu lugar, muito fraco!!!!

  16. Esse Governador Magia é mesmo uma piada. O Requião não concedeu nenhum aumento e entrou na justiça com diversas ações para romper o contrato que os amigos do Magia elaboraram. Nunca cedeu e se teve aumento no Governo dele foi a Justiça que deu, não o Governador.
    Essa Agência reguladora é uma verdadeira piada, sabe quem faz parte dela? Um tal de Mauricio Ferrante… Sabe quem é a pessoa? A mesma que ajufou a elaborar esse contrato do pedágio, pois era procurador do DER, junto com o irmão do Magia, conhecido como Pepe Legal.
    O rapaz é multi uso: bate escanteio e corre pra cabecear. Ele elaborou os contratos, 20 anos atrás, e agora vai fiscalizá-los.
    Magia, pare de brincar de governador e vá fazer o que gosta: andar de carro e tomar banho de sol, bem acompanhado.

    • Colaborador Parana,

      Você se orgulha que o aumento só foi concedido pela justiça? Que as ações patrocinadas pelo Requião foram todas derrotadas?

      Continue se orgulhando. O povo pagou as contas destas aventuras. não o Requião.

      • OH Gustavo, vc se orgulha de um governador incompetente,é um cara de pau!! Diz q o Requião é o irresponsavelmente pela sua incompetência? vc se orgulha de ter sido enganado pelo JAIME LERNER,em 1998, quando então fez um acordo fraudulento com os pedágios? baixou o pedagio as vésperas das eleições em 50%, e no dia seguinte apos ele ter sido eleito governador, o pedágio voltou ao preço q era antes das eleições?vc deve ter ficado muito orgulhoso do Jaime né? É como diz o PAULO; “O REQUIAO PODE TER MIL DEFEITOS” Mas essa ele ñ deve. E de mais a mais… ajustiça do Paraná é podre!!! vc se orgulha dessa justiça podre ai? Entao faça bom proveito.

        • Luizão,

          Não. Não me orgulho do governador incompetente.

          O que uma coisa tem a ver com a outra?
          Este negócio de “se critica A, é porque está com B” já encheu.

          Richa e Requião, dois cabras que ficam se revezando no poder e vcs defendendo eles.

          • Eu ñ defendo ninguém Gustavo!!!O Requião é de maior e vacinado, ele q se defenda. AGORA, eu penso q perder questões na justiça, ñ é aventura…Aquilo foi uma maneira de tentar barrar os aumentos do pedágio, ñ deu. Questões judiciais, se ganha, ou perde. Isso é normal. Mas o foco da questão, é bem outra!! Quem é q banca as campanhas milionárias de certos deputados??? Quem foram os doadores da campanha do Jaime lerner em 1998???O Beto na época era deputado, ele foi a favor ou contra aquele contrato oneroso aos Paranaenses? quem foram os doadores da campanha do Beto ??? Quem foram os doadores da campanha do Requião? PORQ OS PEDAGISTAS ADORAM ATUCANADAS DO DEMO??? Cinco CPIS laranjas foram instaladas na ALEP, porq sera? etc,etc,etc… PORRA!!! ESTOU DE SACO CHEIO DE TANTA INJUSTIÇA.

  17. Esmael, depois que encerrar essa enquete atual sobre a nota ate agora do desempenho do Richa no governo, proponho que elabore outra referente a tarifa do pedágio no trecho que está sendo duplicado de Matelandia a Medianeira, acho que depois que a obra for concluída a tarifa será de uns R$ 12,00 pra cima.

  18. Tai, finalmente um grande choque de gestão, o governador explica mais não justifica. O MOTIVO de alguns deputados amarem tanto as concessionarias.
    Onde foram aplicados os recursos arrecadados? será que estão ainda pagando aos doadores da concessão, ou patrocinando campanhas políticas, enquanto isso as rodovias estão se tornando um caos, as duplicações prometidos certamente serão
    concretizadas depois do dia 21 12 12, isto se o mundo não acabar, segundo os Maias e Indianos.

  19. O Requiao poderia ter mil defeitos, mas qdo foi governador a primeira vez fez a Ferroeste, pegando o pessoal do exército de Lages – SC e qual ferrovia que o Richa construiu ate agora? Requião duplicou os 40 KM de Cascavel a Toledo, sem cobrar pedágio, garanto que se fosse a turma do Richa, essa estrada iria entrar no anel de integração pra cobrarem R$ 9,00 ou R$ 10,00 o pedágio.

  20. Ah sim, o interesse público prevalece quando é cobrado R$ 14,60 de Curitiba ao litoral? Curitiba a Joinville custa R$ 1,50. O Beto está desesperado, sabe no fundo que faz um péssimo governo em quase todas as áreas. Aliás, o próprio Beto deu o aval la em 1998 pro Lerner ajudar a arquitetar esse pedágio que corrói o bolso do povo paranaense. Ate agora o Richa não levantou a voz contra as concessionárias de pedágio. Pra ele é mais vantajoso defende-las do que defender o interesse do povo.