Angustiado, FHC pede que PSDB ouça “voz das ruas”

do Brasil 247

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso se mostrou angustiado com o PSDB durante evento realizado com os tucanos eleitos em São Paulo nesta quinta-feira. Para ele, principal voz da experiência dentro do partido, é preciso que a sigla ajuste seu discurso com base no que diz a população.

Para ele, o partido deve se abrir aos jovens e à s mulheres e voltar a ouvir a “voz das ruas”, além de falar mais clara à  população. “Precisamos ter seminários para ouvir, chamar as pessoas para que elas nos digam o que elas sentem, o que elas querem, o que precisam e como veem o mundo, para que possamos ajustar o nosso discurso”, afirmou.

De acordo com o ex-presidente, quando um jovem entra no partido dizendo que quer militar no PSDB, ele acredita que o caminho certo seria encaminhá-lo para a rua. “Militar é com a sociedade, na rua, no núcleo de trabalho”, defendeu. Segundo ele, “não se pode mais deixar o partido para o momento da eleição”.

FH também criticou, durante seu discurso, as alianças “tortas” feitas pelo partido, sem viés ideológico. O uso da legenda para satisfazer a vontade de alguns, em vez de decidir o que é melhor para o partido, também foi alvo de críticas do tucano. “Precisamos voltar a deixar a nossa marca”, declarou.

Eleições

Nesta tarde, a Comissão Executiva Nacional do PSDB realiza reunião na sede do partido, em Brasília. O objetivo é avaliar o desempenho da sigla nas eleições municipais e planejar ações para curto prazo.

Segundo o presidente da legenda, deputado federal Sérgio Guerra (PE), “a esta altura já há uma possibilidade grande de ter sobre elas [as eleições] um exame isento e seguro. Vamos, agora, examinar como ficou o partido depois do pleito. E definir, pelo menos do ponto de vista da Executiva, rumos para curto prazo”, disse Guerra.

Na disputa municipal, em outubro, o PSDB elegeu 702 prefeitos !“ entre eles, de quatro de capitais de estado !“ e 5.252 vereadores. Na disputa do segundo turno, foi a sigla que mais obteve saldo positivo, com nove vitórias.

11 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O PSDB NUNCA VAI SE LIVRAR DA SINA DA PRIVATIZAÇÃO E DO PARTIDO DE GRANDES EMPRESAS E DA GLOBO.

  2. A bandeira da social-democracia foi tirada do PSDB (social-democratas eles nunca foram, mais para liberais ao estilo do Adam Smith.

    Agora, sem bandeira, não há discurso. Sem discurso, não há penetração social. Sem penetração social, cada vez menos votos. Conclusão: o PSDB está fadado a extinção.

  3. A voz das ruas é fora Tucanalhas, sera que eles ainda não escutaram?

  4. Nossa…que despencada no nível, hein?

    O nível é, aliás, próprio dum partido que vê quase uma dezena de ministros demitidos em menos dum ano, sai dum julgamento pelo STF com significativas baixas e já encara outro escândalo, o do escritório da presidência da República em São Paulo.

    Coisa feia, hein, gente?

    E antes de alquém repetir a cantilena que isso é coisa do PIG, invenção da Polícia Federal, do Ministério Público, deve se lembrar que o lulismo chegou ao poder decantando mudanças, transparências, acabar com a corrupçãp, etéque…

  5. CONHEÇA A LOGOMARCA DO NOVO MENSALÃO TUCANO MINEIRO QUE JÁ TEM PRAZO CORRENDO DESDE ESTA QUINTA-FEIRA(29/11)…

    Ação penal contra o “˜mensalão tucano mineiro”™ é reforçada no STFASSASSINATO DE UMA MODELO, em Belo Horizonte; um INCÊNDIO CRIMINOSO, AMEAÇAS DE MORTE E CORRUPÇÃO…Taí a “logo”.

    http://www.facebook.com/joao.dedeusnetto

  6. O psdbosta só tem militante pago. É um partido-da globo- que não tem militante idealista.

  7. Concordo, em parte, com o Mardoqueu, mas…
    Como fazer oposição a um governo (federal) com 80% de aprovação?
    Hoje à tarde, ouvindo o Alvaro Borba, na CBN, ele falava da criação de dois novos partidos: o da PIRATARIA e o regresso da velha e mofada ARENA.
    Ontem, no STF, quando pintou uma questão de ordem, o novo e inexperiente presidente fez querer fazer sua vontade… peitou mas foi corrigido pelo espetacular Celso de Melo e teve de colocar a discussão para os pares, ao invés de decidir monocraticamente, como queria…
    Estamos, na verdade, vivendo numa “geléia geral política”, onde a oposição NÃO tem qualquer discurso para ninguém.
    Nessa reunião, deveriam é tentar “alinhar” o discurso, seja ele qual fosse… só isso!

  8. PSDB não tem tradição de escutar o povo, as decisões sempre são de cima pra baixo.

  9. E o que os militantes do PSDB falarão? Sobre o mensalão? Esse partido não tem conteúdo nenhum. Que o diga o FHC, doutor em “esqueçam tudo o que escrevi”.

  10. Acordaram tarde. Já temos um PSDB menos ruim, o PT…

  11. O que o FHC está dizendo o Ratinho Jr. fez antes de ser candidato a prefeito ele andou os 75 bairros de Curitiba fazendo reunião ouvindo moradores e lideranças, e teve um saldo positivo pois ele tinha apenas 12% de intenção de voto e fechou com 40% dos votos.