Caos aéreo: 2.800 voos são cancelados por causa do avanço da ômicron

A virada do Ano Novo promete ser caótico por causa do avanço da ômicron sobretudo nos Estados Unidos, Europa e China. Segundo o site Flight Aware, ao menos 2.800 voos foram cancelados nesta segunda-feira (27/12) no mundo devido à variante do coronavírus.

Desde o fim de semana de Natal, cerca de 8,3 mil voos foram suspensos e podem comprometer a última semana que antecede a virada do ano de quem vai viajar. As companhias áreas alegam que suas tripulações foram submetidas à quarentena em virtude da variante do vírus.

Anthony Fauci, o principal assessor dos EUA para assuntos relacionados à pandemia, recomendou nesta segunda-feira (27/12) que o governo americano considerasse a possibilidade de tornar a vacinação uma exigência para viagens aéreas domésticas. Somente hoje, cerca de mil voos foram cancelados nos Estados Unidos.

“Essa é uma exigência que considero razoável considerar”, disse Fauci, membro da equipe de resposta do Covid-19 da Casa Branca, em entrevista à imprensa. Ele disse tornar a vacinação obrigatória neste contexto também pode incentivar mais pessoas a se imunizarem.

Os Estados Unidos registraram a média de mais de 190 mil novos casos diários nos últimos sete dias, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins. As autoridades de Nova York alertaram para o aumento das hospitalizações de crianças com menos de cinco anos, que ainda não atingiram a idade de vacinação, e que representaram metade das internações na cidade entre 5 e 19 de dezembro.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ainda não confirmou se a obrigação será adotada para viagens aéreas domésticas como defendeu Fauci.

Economia

No início deste mês, o governo americano anunciou mudanças nos protocolos de entrada de viajantes internacionais, que agora têm de apresentar um teste de Covid-19 com resultado negativo realizado até um dia antes do embarque.

Brasil não suspendeu voos

Apesar dos casos da variante ômicron explodir mundo afora, no Brasil foram confirmados 74 casos distribuídos nos seguintes estados:

  • São Paulo (27)
  • Goiás (22)
  • Minas Gerais (13)
  • Rio Grande do Sul (3)
  • Distrito Federal (1)
  • Rio de Janeiro (1)
  • Espírito Santo (1)
  • Santa Catarina (3)
  • Ceará (3)

Há ainda, segundo a pasta, 116 casos em investigação, sendo 16 no Distrito Federal, 19 em Minas Gerais, 58 em Santa Catarina e 23 no Rio Grande do Sul.

Os casos confirmados e as suspeitas de ômicron não justificaram a suspensão de voos no Brasil.

Brasil registra 6,8 mil novos casos e 86 óbitos por covid-19 em 24h

O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 22.246.276, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde hoje (27). Em 24 horas, desde o boletim de ontem, autoridades de saúde registraram 6.840 diagnósticos positivos da doença.

O total de mortes causadas pela covid-19 chegou a 618.534. De ontem para hoje, secretarias estaduais e municipais de Saúde confirmaram mais 86 óbitos. Ainda há 2.790 mortes em investigação, mas esses dados ainda estão passíveis de atualização. Os dados de mortes em investigação ocorrem por haver casos em que o paciente morreu, mas a investigação da causa demanda exames posteriores ao óbito.

Até esta quarta, 21.516.819 pessoas haviam se recuperado da doença.

No balanço divulgado pelo ministério, três unidades da Federação, São Paulo, Tocantins e Roraima, não atualizaram na data de hoje os dados de casos e mortes.

Autoridades dos EUA pedem que pais vacinem crianças de 5 anos ou mais enquanto Bolsonaro é contra no Brasil