Zé Dirceu defende regulação da mídia e reforma política

do Brasil 247

Em artigo publicado em seu blog, ex-ministro elogia pauta de prioridades definida pelo PT para o próximo ano: “Perfeita”. Foto: BR247.

Mesmo depois de condenado por corrupção ativa no julgamento da Ação Penal 470, o ex-ministro José Dirceu segue enviando, à  distância, seus recados e instruções aos líderes do PT. Em artigo publicado no blog pessoal nesta terça-feira, Dirceu elogia a pauta de prioridade definida pelo PT para o próxima ano. Leia:

Regulamentação da mídia e reforma política, as prioridades do PT em 2013

Perfeita, eu fecho integralmente no apoio à  pauta que o PT definiu como prioridades partidárias no próximo ano, a regulamentação da midia e a reforma política, anunciadas pelo presidente nacional do partido, deputado rui Falcão.

Na parte da reforma política, e quando acabamos de sair de uma eleição feita pelas antigas regras de financiamento privado de campanha, está certo o partido quando decide que nesse item vai priorizar a discussão sobre financiamento público de campanha.

Todos nós que defendemos e vemos a necessidade urgente de o país fazer a reforma política, não podemos esquecer que há um projeto pronto contemplando todas as mudanças fundamentais elaborado pelo relator da Comissão Especial de Reforma Política, deputado Henrique Fontana (PT-RS). Podemos concordar ou discordar deste ou daquele ponto na forma em que o colocou o relator, mas o fundamental é discutí-lo. Levar adiante e votá-lo.

A reforma política e a escolha de candidatos pelos partidos

No bojo do debate da reforma política, o PT vai discutir uma questão que lhe diz respeito internamente, a forma de escolha dos candidatos, principalmente os majoritários em eleições. Rui adiantou que o PT iniciará essa discussão em cima de pelo menos três linhas: a escolha por acordos internos, consensual; a feita em encontros municipais e estaduais que no PT são frequentes; ou via realização de prévias quando estas forem necessárias.

Rui considerou que na eleição deste ano foram realizadas poucas prévias, ao contrário de eleições anteriores, quando até o ex-presidente Lula teve de disputá-las uma vez (2002) para concorrer à  Presidência à  Presidência da República. Mas, é como ele deu a entender, elas não são nenhuma excentricidade dentro do PT.

O presidente do partido antecipou pretende propor no Congresso Nacional do PT em 2014 uma mudança nos estatutos para que não ocorram prévias nas cidades onde prefeito do partido disputa a reeleição. A não ser que ele tenha aberto mão da reeleição.

Prévias partidárias

A questão das prévias – e não só ela – a forma de escolha dos candidatos majoritários deve ser um exemplo a ser dado pelo PT a todos os partidos e ao processo político nacional. Essa escolha deve se dar, sempre, através da busca do consenso ou de uma maioria ampla como acontece na definição dos candidatos do partido na maioria das cidades.

O dirigente máximo petista disse não saber avaliar se o julgamento da ação Penal 470 no Supremo Tribunal Federal (STF) teve influência nas eleições. De qualquer forma, concordou em analisar a questão, quando mostrou o crescimento do PT e a queda do PSDB no número de cidades governadas.

“O importante – assinalou Rui – é que, a despeito da campanha que foi feita, fomos o partido que obteve o maior número de votos no 1!º turno, e somos o partido que vai governar o maior número de eleitores a partir de 2013”, afirmou. Rui citou um caso específico desse sucesso eleitoral do PT: “São José dos Campos é a porta de entrada do Vale do Paraíba, região reduto do governador Alckmin. Lá, tínhamos duas prefeituras e passamos para nove.”

O PT também tinha e reelegeu os prefeitos da 2!ª maior cidade do Estado, Guarulhos, e da 4!ª maior, São Bernardo do Campo. Para Falcão, o PT consolidou-se no Estado, o que reforça a sua obrigação de sair com candidatura própria a governador do Estado em 2014.

20 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. É muito descaramento de um condenado pelo STF. Zé Dirceu deveria se preocupar com a sua prisão e não com a mídia brasileira, que denuncia as falcatruas de seu governo. A sua petulância é tão grande que mesmo condenado ainda tem a cara de pau de vir emitir opinião. Deveria ficar numa solitário trancafiado pelo grau de periculosidade que representa ao país.

  2. Pauta equivocada em relação á regulação da mídia. Sempre irá soar como buscar mordaças para a verdadeira fonte de informações da população, a mídia.

    Talvez melhor pauta seria ouvir a primeira esposa de Zé Dirceu, a qual diz que o mesmo não irá suportar a alimentação do sistema penitenciário e teme ainda que o mesmo queira se matar quando encarcerado. Interessante quando a pimenta está no refresco dos outros, ninguém da família Dirceu se importa né?

    Não falo apenas de presídios ou “depósitos”, mas de uma forte e concreta pauta de Direitos Humanos, ATUAL E NÃO APENAS VOLTADA PARA O JURÁSSICO REGIME DA DITADURA, destinada desde os infelizes e doentes usuários de drogas nas ruas, mendigos, sem teto, sem terra e assim por diante…

  3. O que este bandido ainda pensa em fazer??? Ele deveria ser açoitado em praça pública cada vez que emite uma opinião, pois opinião de criminoso não deve e nem pode ser levada a sério…

  4. PIJAMA LISTADO
    Este malandro (ZD) já está condenado. Fica aí dando palpites… que vista o pijama listado, pra ir se acostumando.

  5. Uma das providências dentro duma reforma política seria o estabelecimento de concurso para a composição de todas as cortes, desde os tribunais de contas estaduais até o STF.

    Quanto aos palpites do ZD, ele, pelo que fêz à Nação brasileira – o seu comportamento político à época da Ditadura não lhe deu o direito de trapacear dentro dum palácio de governo – deveria se recolher ao ostracismo, como na Antiguidade.

    Mas ele tem leitores e ouvintes, a Cut, a Une, o dono deste blog.

  6. O fato é que existe uma briga pelo poder, e está sendo a qualquer custo (PT x PSDB).
    A midia tem suas responsabilidades perante a sociedade e não é isenta, mas querer regular é barbaridade, estupidez, mediocridade. DEFENDA-SE na justiça, onde os seus direitos vão prevalecer, caso entenda que a midia o prejudica sem fundamento.
    Por outro lado, a briga pelo poder, ou para permanecer no poder, levou alguns aloprados a cometerem barbaridades, desvios de conduta e atitudes de baixo nível, desrespeitando e afrontando o povo.
    As coisas precisam mudar, avançar. O comportamento político e suas práticas, precisam mudar, mas com respeito a liberdade de expressão, e respeito a sociedade, ao povo em primeiro lugar.
    Cadeia para o José Dirceu e sua quadrilha. A Justiça te sentenciou, não foi a mídia.
    Chega de dar moral a quem não tem moral!

  7. Esse Zé Dirceu deveria ter vergonha de ficar aparecendo…mas como disse seu FILHO ZÉCA DIRCEU Dep.Federal PT,….. Vergonha de que??
    É verdade,bandidos realmente não tem vergonha de nada e o filhinho ta aprendendo direitinho…. pacaba!!!

  8. Aos alienados telespectadores da Globo, o que se discute não é inexistência de crime praticado pelo Zé Dirceu e sim que o STF deixe-se pautar e seduzir pelos holofotes da grande mídia e adote dois pesos e duas medidas. Isso porque existe o mensalão do PSDB mineiro que é mais antigo que o do PT , mas não foi a julgamento até hoje. Além disso o STF ainda permitiu o desmembramento do processo do mensalão tucano, pedido que foi negado aos réus do mensalão do PT. Não é muito estranho ??? Porque o julgamento foi agendado justamente para acontecer durante o período eleitoral ?Como um processo mais recente é julgado antes do mais antigo ? Porque esse tratamento diferenciado para processos iguais ? A justiça não deve ser aplicada igualmente para todos independentemente de ideologia, raça ou credo ?

  9. Cadeia nesse cara de pau safado!!!!!!!!!

  10. É IMPRESSÃO FALSA MINHA OU ALGUMA COISA ESTÁ QUERENDO FICAR ERRADA NO BRASIL NO QUE SE REFERE A LIBERDADE DE INFORMAÇÃO?
    POR QUE PERGUNTO ISTO?
    PERGUNTO CONSIDERANDO O SEGUINTE: QUE OS MAUS POLÍTICOS E ADMINISTRADORES SE HOUVEREM NÃO INVENTEM QUERER COMPRAR, MANIPULAR E DEIXAR TENDENCIOSA A IMPRENSA LOCAL!
    NÃO DEIXE ISTO ACONTECER!
    SE DEPENDER DE MIM “UM MERO E RELES MORTAL”, IRÃO “LEVAR PAU!”
    SABEM POR QUE?
    PORQUE: “Numa democracia, a imprensa não deve ser controlada pelo governo. Os governos democráticos não têm ministros da informação para decidir sobre o conteúdo dos jornais nem sobre as atividades dos jornalistas; não exigem que os jornalistas sejam investigados pelo Estado; nem obrigam os jornalistas a aderir a sindicatos controlados pelo governo.
    Uma imprensa livre informa o público, responsabiliza os dirigentes e proporciona um fórum para o debate das questões locais e nacionais.
    As democracias apoiam a existência de uma imprensa livre. Um Poder Judiciário independente, uma sociedade civil num Estado de Direito e liberdade de expressão apoiam todos uma imprensa livre. Uma imprensa livre deve ter proteção legal.
    Nas democracias, o governo é responsável pelos seus atos. Os cidadãos esperam, portanto, ser informados sobre as decisões que os seus governos tomam em seu nome. A imprensa facilita o “direito de saber”, agindo como supervisor do governo, ajudando os cidadãos a responsabilizar o governo e questionando as suas políticas. Os governos democráticos garantem o acesso dos jornalistas a reuniões públicas e a documentos públicos. Não colocam restrições prévias sobre aquilo que os jornalistas podem dizer ou escrever.
    A própria imprensa deve agir com responsabilidade. Através de associações profissionais, de conselhos de imprensa independentes e “ombudsmen”, de críticos internos que escutam reclamações públicas, a imprensa responde às reclamações sobre os seus próprios excessos e permanece responsável internamente.
    A democracia exige que o público faça escolhas e tome decisões. Para que o público confie na imprensa, os jornalistas devem relatar fatos com base em fontes e informações fidedignas. O plágio e as informações falsas são contraproducentes para uma imprensa livre.
    Os órgãos de imprensa devem estabelecer os seus próprios corpos editoriais, independentes do controle do governo, a fim de separar a obtenção e divulgação da informação do processo editorial.
    Os jornalistas não devem ser influenciados pela opinião pública, apenas pela busca da verdade, tanto quanto puderem. Uma democracia permite que a imprensa faça o seu trabalho de obtenção e divulgação de notícias sem receio nem favorecimento do governo.
    As democracias incentivam uma luta sem fim entre dois direitos: o dever do governo de proteger a segurança nacional e o direito das pessoas à informação, com base na capacidade do jornalista de acesso à informação. Às vezes os governos têm que limitar o acesso à informação considerada demasiado sensível para distribuição geral. Mas os jornalistas numa democracia têm total justificativa para procurarem essa informação.”

    TEXTO DO SITE DA EMBAIXADA NORTE AMERICANA .

  11. O pior disto é um blog dar destaque para um político condenado por crime de lesa-pátria, formação de quadrilha e corrupção.

    Não me admira o questionamento de alguns blogs chapa-branca serem tão contestados, seira $?

    Sds.

  12. QUE O ZÉ DIRCEU VÁ REGULAR NO AHU ESSE DITADOR DE ARAQUE.

  13. paulo, se esta no blog do tarso eu boto fe, pois ele colocou enquete antes das eleicoes, perguntando quem seria eleito prefeito, o fruet ganhou a enquete, muitos nao botaram fe, fruet ganhou a eleicao, bem o resto da historia voce ja sabe ne, entao se pela enquete esta dando a gleisi, pode escrever, gleisi futura governadora do parana.

  14. Esmael, no blog do Tarso está tendo uma enquete sobre quem será o futuro governador(a) em 2014, Gleisy lidera com 70%, Richa apenas com 13%, veja la.

    • Não precisa de enquete, que seja em Fábio Campana, Cattani, Zé Beto, Esmael, Tarso, para avaliar que, depois desta eleição no Paraná o desgoverno do Beto Richa está com os dias contados… Me digam o que ele fez neste dois anos de governo além de aumentar os salários do comissionados, aumentar tarifas, cortar gastos com programas públicos, viajar de férias com dinheiro público, promover uma verdadeira esbórnia com dinheiro público, aumentar abusivamente os gastos com marketing pessoal, além de preterir apoio dos aliados e dos correligionários em favor de alianças que pudessem garantir sua reeleição? Além de deslumbrado com o poder tem se mostrado um péssimo estrategista político e um trapalhão nato. Muito amador.

  15. o mesario que tratou o ministro ricardo muito mal ,pediu formalmente desculpas. e culpou os reportes que o persuadiram . mas essa velha midia instiga as pessoas ,a cometer erros. falam do apagão .mas eu pergunto porque o operador nacional esconde ,furnas ,e outras empresas que são privatizadas ,onde o apagão acontece. querem ganhar eleição com apagão, e mensalão não vai funcionar.. no jornal o globo as pessoas detonam o governo.mas eles pensam que furnas , e uma empresa publica ,desconhecem as privatarias tucanas com furnas e cesp..

    • Deixa de ser besta cara, faz dez anos que voces estão no poder e não fizeram merda menhuma, só estão aproveitando-se da estrutura que os tucanos deixaram.

  16. FINANCIAMENTOS E PESQUISAS PRIVADOS ESTÃO MERECIDAMENTE COM OS DIAS CONTADOS, SEJA COM OU SEM APOIO DOS MARGINAIS DO PODER, COMO JOSÉ DIRCEU.