Senado aprova limite de 25 alunos por turmas do ensino público

da Agência Brasil

As turmas de pré-escola e do 1!º e do 2!º ano do ensino fundamental da rede pública deverão ter no máximo 25 alunos. No caso das demais séries dessa etapa e do ensino médio, o limite é 35 estudantes. A restrição está prevista em projeto de lei aprovado hoje (16), em caráter terminativo, pela Comissão de Educação do Senado.

O texto, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/1996), agora será analisado na Câmara dos Deputados. O autor do projeto, Humberto Costa (PT-PE), destacou que o elevado número de alunos por turma impede o acompanhamento e o aprendizado de cada estudante da rede pública.

Pelo texto aprovado na comissão, uma vez aprovada pelo Congresso e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, a nova lei entrará em vigor em 1!º de janeiro do ano subsequente ao da publicação no Diário Oficial da União.

4 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ainda acham que 35 nas demais turmas é o ideal.???Quem fez este texto deveria pegar uma sala de aula com 35 alunos o ano TODO, dentro da realidade que pegamos!!! Ahhh vai!!! Ainda acham que estão fazendo algo extraordinário!!

  2. 30 alunos para os anos finais do Ensino Fundamental seria o ideal caso se prime pela qualidade !

  3. Ah, 35 é um número bom para ensino fundamental? Vão se catar… não dá, é impossível um acompanhamento verdadeiro com 35 alunos. Claro que é melhor do que 40, mas é muito aluno ainda.

  4. MUITO BOA ESSA MEDIDA.
    AGORA SÓ FALTA APLICAR NOS CURSOS SUPERIORES.
    MINHA ENGENHARIA COMEÇOU COM 44 (QUARENTA E QUATRO) ALUNOS.