Richa explica derrota em Curitiba

via Estadão

Beto Richa (PSDB).

Doze governadores não conseguiram eleger ou levar seus candidatos para o segundo turno nas capitais. Entre eles, o Beto Richa (PSDB), do Paraná, foi quem sofreu a derrota mais surpreendente. Apoiado por Richa, Luciano Ducci (PSB) foi o único prefeito de capital não reeleito no primeiro turno. O governador reconhece que o resultado na capital deixou os adversários “alvoroçados”. “Foi uma injeção de ânimo para eles”, diz.

Richa agora faz campanha em quatro cidades (Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel) e anunciou neutralidade na disputa entre o ex-tucano Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Junior (PSC) pela prefeitura de Curitiba.

Insatisfeito no PSDB, o ex-deputado Fruet, um dos maiores críticos do PT e do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a CPI que investigou o mensalão, entrou para a base da presidente Dilma Rousseff e chegou ao segundo turno em aliança com os petistas, patrocinada pelo casal de ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Comunicações).

“Em Curitiba, fomos pegos de surpresa na apuração. O prefeito fez um bom mandato, mas não se traduziu em votos. Aqui no Paraná o eleitor esteve mais focado nos candidatos do que nos padrinhos políticos. Em cidades menores, o deputado, o governador têm bastante peso, mas não na capital”, analisa Richa.

O governador não poupa o ex-companheiro Fruet. “Vi com muita estranheza, depois de tantos ataques ao PT e ao Lula, o Gustavo abraçado com os petistas. Temo que a candidatura dele seja um cavalo de Troia. Se ele for eleito, haverá um desembarque de petistas na prefeitura”, diz o governador.

Embora elogie a campanha de Ratinho, pelo “extraordinário desempenho com méritos próprios”, o governador tucano reconhece que o mais provável é que dispute a reeleição em 2014 com um adversário no comando da capital. “Seria muito melhor que o prefeito da capital fosse um aliado. Mas tenho um reduto forte em Curitiba, fui reeleito (prefeito) em 2008 com 77% dos votos”, diz Richa, ressaltando que ainda nem sabe se disputará a reeleição.

46 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ninguém fala que esse grupo político (richa) está no poder desde a época do Jaime Lerner,depois com cassio taniguchi,ele (taniguchi),do DEM estava envolvido com o Arruda de Brasília lembram?(A reza da propina),ele(Taniguchi),foi sentenciado a 3 anos de cadeia por impobridade administrativa,por meter a mão no dinheiro da prefeitura de ctba…o processo prescreveu,agora,no governo richa, ele(Taniguchi) foi nomeado o secretário do planejamento de Curitiba.Sem falar que ducci é acusado de enriquecimento ilícito(segundo a veja),sua “fortuna”,que era de 1milhao de reais até 2008(acumulada durante toda a vida),subiu nos 4 anos com o “governo”richa para 30milhoes.È o governo para a família…a família do governador,que está em cargos no governo,filho,mulher,irmão…E tinha a cara de pau de falar do Requião.

  2. a globo gastou onte 30 minutos para demonstrar a felicidade ,de ze dirceu ser condenado .pelo menos ze dirceu condenado .e o mensalão tucano que nem está no stf ,por que ninguem apresentou ainda .o gurgel mostrou a cara , , tucnao de carteirinha . o duchi perdeu a leição ,o jose serra corre o risco ,de não se eleger. o aecio foi fragado dirigindo bebado,então!

  3. Concordo contigo Lucas… podem esperar que dia 1º de janeiro de 2013 o carro que vai carregar as tranqueiras do gabinete do Fazendeiro Milionário vai apenas para outro endereço, ali nas cercanias do Palácio das Araucárias!!! Aliás, Tio Beto anda contando com 77%… pelo jeito não acompanhou o pleito citadino… perdeu 50% já… até a eleição para o estado pode perder ainda mais!!!

  4. judas….judas………judas……judas……..

  5. Muito menos se esse “padrinho” fosse um governador que abandonou ou se afastou, como falam os profissionais, para ajudar na campanha do candidato a prefeito.

    CURITIBA ESTÀ ESPERTA, perderam pela má adiministração e atual com o povo.

  6. PARA DE CHORAR BETO RICHA! VOCÊ QUERIA UM FANTOCHE NA PREFEITURA E POR ISSO RECUSOU O FRUET!!!!

  7. AGORA OS ELEITORES DO RICHA CAIRAM NA REAL, ACREDITARAM EM UM HOMEN QUE NAO TEM PALAVRA , NAO CUMPRIU OQUE PROMETEU , EO POVO ILUDIDO DIZIA FICA BETO , FICA BETO …KAKAKAKAKAKAKKK

  8. A direitona precisa acordar e perceber que o cenário político está mudando. Para a minha geração, que cresceu indignando-se com o voto de cabresto que a grande mídia sempre acobertava e tornava “normal”, está sendo um momento encantador.

  9. O Beto estranhou as coligações do Fruet? Ele se abraçou com o Deus e o D… na sua última eleição. Agora vai ter de engolir o Gustavo.

  10. ACABEI DE LER TODOS OS COMENTARIOS, QUE BELO MATERIAL PARA OS CONSELHEIROS POLITICOS DO BETO NEUTRO, TA AI UMA CHANDE DELE MUDAR, SÃO CONSELHOS DA POPULAÇÃO, NÃO DE SEUS PUXA SACOS..COM CARGO NO GOVERNO

    BETO TA FALTANDO VC TRABALHAR, SE VC TRABALHAR O PARANA MELHORA.

    • Concordo contigo Eleitor de Curitiba,
      Acho que se ele deixasse de ouvir alguns puxa sacos que estão afundando seu governo e desse uma lida nos comentários dos leitores de alguns blogs o seu governo estaria bem melhor do que está.
      Se o que ando lendo nos comentários nos blog reflete a vontade do eleitorado – o melhor é tentar uma vaga para deputado estadual Beto Richa – se eleger para o Senado é quase impossível, Deputado Federal vai ser difícil, esperar dois anos para ser vereador vai cair no esquecimento… hehehehe. Vai pagar o preço por ter dado ouvidos aos megalomaníacos Deonilson Roldo e Ezequias Moreira.

  11. Verdade tem que ser dita. Esse governo de “GESTÃO” vai mal. Um governo em que quem, indica o Secretário de Segurnça é “Cachoeira”, e depois tenta “por panos quentes” para explicar a mudança na SSP ( a emenda, ficou pior que o sôneto ). Que os paranaenses irão… pensar! Escándalos na ALP, onde “domina” com seu geitinho (? ), tentando proteger ROSSNI, que não deixou fazerem CPI das “negociatas” ! de Leprevost, com as concessionárias do PEDÁGIO. Mas, o Deputado Cleiton Kiese, já encaminhou documentaçao à PF E MP ( Ney Leprevost, disse, que iria processar Cleiton )! Tentou inclusive achar (desculpa ?), dizendo que Kielse, estava devendo o IPTU …?! Hj, chega, não quero perder o debate entre o Ratinho e FRUET, nosso futuro Prefeito da capital, de todos os paranaenses !

  12. Coitado, caiu no decrédito.
    Vai sofrer as consequencias !

  13. Por trás de gestos simples e despojados, há fome de poder. O governador está destruindo o que sobrou do PSDB, não lançou candidatos próprios, procurar fazer conchavos que garantam em 2014 a sua reeleição. Vai ficar sem palanque nas médias e grandes cidades. Esperteza demais come o espertalhão. 2014 vem aí e daremos o troco.

  14. Concordo com o Jaime,o Beto é um paulistóide londrinense,torcedor do palmeiras.

  15. richa continua sendo” prefeito “de curitiba, onde acabou de perder a eleicao.
    quanto ao estado, so tem mais dois anos de vida.

  16. SR GOVERNADOR BETO RICHA SOU REPRESENANTE COMERCIAL E VIAJO 30 DIAS POR MES TODO O PARANA.

    1- O SR USOU QTO PODE O NOME DO SEU PAI.MAS AGORA O PESSOAL QUER VER A SUA MARCA.

    2- O SENHOR ABANDONOU VARIOS COMPANHEIROS PELA ESTRADA.

    3- NAS CIDADES PEQUENAS É AINDA PIOR A SUA IMAGEM. SO FAZ OBRAS PARA AS CIDADES GRANDES.

    4- SE ALIOU COM O DEPUTADO ROSSONI E OUTROS QUE AQUI NO INTERIOR TODOS CONHECEM BEM.

    5- O SENHOR NAM É AGREGADOR E SIM DESAGREGADOR.

    6- NO INTERIOR MUITOS FALAM QUE O SENHOR NAM MANDA NADA NO SEU GOVERNO,POIS DEPENDE DO ROSSONI ATE PARA IR AO BANHEIRO.

    MAS CONHECO BEM A SUA FAMILIA E TENHO CERTEZA E FALO PARA TODO MUNDO.UM DIA O BETO VAI DAR UM MURRO NA MESA E AS COISA VAO VOLTAR
    COMO NA EPOCA DO SEU PAI.

    • Pior que ele não fez nada pelo estado do Paraná. Nadinha mesmo, e teve oportunidades de fazer alguma coisa útil. No caso da Sanepar jogando esgoto nos rios, por exemplo, ele podia ter falado que ia corrigir os erros da Sanepar, afastar os responsáveis do cargo. Mas não preferiu negar que isso existia…

      Eu não voto nele pra governador de novo, e acho que a maioria não vota também. Todos falam que ele não fez nada como governador, e é verdade.

  17. “O PRODUTO QUE NÓS TIÁMOS ERA MUITO RUIM E NÃO VENDEU NÃO PODERIA TER UM CENÁRIO PIOR ESTAMOS FERRADOS”, CREIO QUE O BETINHO TENHA DITO ISSO DIA 7 A NOITE.

  18. ESTA PROVANDO O PROPRIO VENENO E VEM MAIS POR AI…2014 CHEGA JA…

  19. beto richa = bola, todo mundo chuta…kkk

  20. Mal posso esperar para ver a FUTURA GOVERNADORA GLEISI HOFFMANN tomar posse.

  21. pois é, senhor governador
    a campanha de 2010 houve aquele sentimento de saudosismo do Jose Richa e a populacao o aplaudiu,
    hoje, a coisa inverteu………..
    a populacao com saudosismo sabe de quem?????
    do REQUIAO, velho PMDB de guerra.
    ele vem com tudo em 2014, disputa com Gleisi.
    batalha boa
    kkkkkk

  22. Já disse e vou repetir!!!!
    O maior PEtistas do Paraná é ele Beto Richa!!!!
    Entregou a cadeira do Senado ao lançar dois candidatos!
    Agora entrega a prefeitura de Curitiba ao tentar colocar uma marionete no poder!!!
    Que isso companheiro!

  23. Ate q enfim os Curitibanos vao destronar os bonitinhos simpaticos playboyzinhos…sr govenador, sua administracao ‘e digna de pena… A pior da historia do Parana… Pq todo o dinheiro do Estado esta na Supersecretaria comandada pelo seu irmao ??? Ta todo o resto a mingua, os servidores tao bancando do bolso coisas basicas que faltam… Tragedia total … Em tempo, votei no Beto, nao voto nunca mais !

  24. Que feio em richa traiu o fruet agora tentando eleger o ratinho 2014 ta ai.

  25. Ah tá……E sobre o saci-pererê, ele falou?

  26. Olá Esmael Morais ! Pois é…… aqui em meu município Campo do Tenante fui reeleito vereador sendo o mais votado pela quarta vez consecutiva. Na eleição de 2010 fui um dos coordenadores de campanha do atual Governador Beto Richa. Isso não é nada chegou as eleições de 2012 ele apoiou outro candidato a Prefeito onde levou ferro, meu irmão foi eleito Prefeito com quase 60% dos votos e agora vem com essa ladainha que o pessoal do interior vota em padrinhos politicos de alto gabarito! Por favor ! Que venha 2014 que vaí levar ferro com certeza, pois agora interior, capital ou onde quer que seja vamos de GLEISI ! Abraços

  27. Perdeu playboy!

    • E ai Michel??? Que achou dos comentários do Tio Beto??? Não satisfeito em perder a prefeitura com o Fazendeiro Milionário, disse que ia ficar neutro mas escancarou o apoio ao Ratinho. Não tenho nada contra Ratinho, mas já era… onde o Beto Richa põe a mão apodrece!!! E ele não se toca disso!!! Começa a contagem regressiva para mais uma cadeira que se vai pela sua forma de governar Tio Beto!!!

  28. Esta equivocado o ex-Governador de Curitiba. Votei nele em 2010 e não vou faze-lo em 2014 por que o considero um traidor. Expulso Gustavo Fruet do PSDB, forçando o Prefeito que Curitiba sempre desejou ter a procurar outra legenda partidária para poder apresentar-se como candidato e a população da cidade esta dando a sua resposta.

  29. Repetindo Requião em 2004 Beto Richa, Derosso (Ex presidente da câmara) e Ezequias, além de outros PSDBistas donos do partido, fecharam as portas do PSDB à candidatura de Gustavo Fruet. Os interesses pessoais estavam acima do interesse público. Fruet seria eleito no primeiro turno com mais de 70% dos votos e concorreria à reeleicão. Uma ameaca às pretensões políticas de Beto Richa. Beto Richa ja havia traido Osmar Dias. O ingresso no PDT e o posterior apoio do PT e PV viabilizaram a candidatura de Gustavo Fruet. Derrotado no primeiro turno em Curitiba, Beto Richa, estrategicamente, declarou oficialmente neutralidade no segundo turno. Por baixo dos panos, trabalha intensamente para Ratinho. Uma segunda derrota em Curitiba poderia comprometer sua carreira política. Gustavo Fruet, certamente, saberá impor seu estilo de governo e não será um cavalo de tróia como afirma o governador.

  30. Vocês viram onde foi o desabafo de derrotado “delle”? Foi no Estadão. Ignorou solenemente os nossos jornais. É o que eu sempre digo; “Elle” não é paranaense. Torce para um time de São Paulo. O sotaque então, é do sul de São Paulo. Falta pouco para darmos um basta…

  31. Olha Beto, o peso de um governador faz sim a diferença na Capital. Dizer o contrário é somente para tirar a responsabilidade (em tese) da derrota.

    Seria mais interessante e correto, Richa dizer: “Nessa eleição, ao contrário das eleições que disputei em 2004 e 2008, tinham dois candidatos de peso e o eleitor teve a possibilidade de escolher entre três projetos políticos diferentes”.

  32. TUCANO É ASSIM MESMO VIVE EM CIMA DO MURO..

    .VAI PARA SÃO PAULO APOIAR O SERRA, JA QUE O SR ESTA COM O TEMPO LIVRE…RSRSRS QUEM SABE LA O SENHOR CONSEGUE UMS VOTINHOS..AQUI EM CURITIBA FOI UM VEXAME,,SÓ

  33. é esperto esse rapaz, já está cantando a bola que não se candidatara, seria outra paulada, mas esqueceu de mencionar que o pífio desempenho de seu candidato (mesmo tendo o volume de dinheiro que jogaram nessa eleição) se deve preferencialmente a ele próprio:
    – primeiro em função de seu desempenho frente a prefeitura de Curitiba que foi ruim (e os proclamados 77% de votos é que à época os candidatos com que defrontou na eleição para prefeitura eram fracos.
    – segundo, o governo está muito ruim, desencontrado, passados 2 anos ainda estamos esperando o tal choque de gestão e que mostrem para o que vieram, este governo dá sono.

    • Pelo amor de Deus, não cobre choque de gestão de tucano senão eles privatizam tudo, não fazem o que tem que ser feito e aumentam a divida do estado pra quem vem depois pagar. Exemplo SP e MG. MG está quebrada.

      • é verdade Marco, lembro-me de qdo o Jaime saiu (o Beto era de seu grupo na AL) o estado estava um m…

        • parodiando goring: toda vez que ouco a palavra choque de gestao eu saco a minha arma. Quem entende de choque de jestao e a Naomi Klein e seu incrivel livro a doutrina do choque.

  34. Cai na real Richa. Duvido que você consiga hoje, uma aprovação igual ou superior a 50% em Curitiba – e, como você bem disse, tem um bom reduto em Curitiba, se considerarmos todo o Estado do Paraná, sua aprovação deve beirar os 40% atualmente.
    Viu com muita estranheza? Francamente. Você dá um cartão vermelho para o Fruet e espera que ele fique lambendo suas botas? Deixe de ser egocêntrico. Vai disputar a reeleição e vai perder assim como vai perder em quase todas as grandes cidades do Paraná. Vai perder duas vezes aqui em Curitiba em uma única eleição porque todos sabem que você está apoiando o Ratinho e todos sabem que é você quem tá afundando ele. Por que o Sr. Governador não encomenda uma pesquisa para medir sua avaliação com o eleitorado paranaense? Vai ver que não ta com essa bola toda.

  35. E o governo do Estado vai virar um Cavalo de Troia na reforma do secretariado. Ducci e companhia vem ai.

  36. Reduto?! Curitiba não é reduto! Curitiba não é curral eleitoral. Ninguém de cultura democrática e de honestidade intelectual acredita que votação passada, independentemente do mérito do trabalho, é garantia de votação futura. Lamentável.

  37. Acabou Richa!
    Gleisi vem ai.

  38. Quem disse que nas cidades pequenas tem maior influencia, engano seu. Perdeu em cidades do norte pioneiro tambem, não foi só em Curitiba.