Quem anuncia secretários sou eu!, diz Gustavo Fruet

Gustavo Fruet diz que tem dois meses para pensar nomes. Foto: Valquir Aureliano.
O prefeito eleito Gustavo Fruet (PDT) designou o professor de economia da UFPR, Fabio Scatolin, para gerenciar sua equipe de transição que será responsável por conversar e acertar detalhes de gestão com a equipe do atual prefeito Luciano Ducci (PSB). Uma reunião entre Ducci e Fruet também deve ocorrer muito em breve.

O prefeito eleito também se desfez de boatos sobre possíveis nomes que ele teria definido para o secretariado. Quem anuncia secretários sou eu!, disse Gustavo Fruet, ao afirmar que ainda tem dois meses para escolher seus futuros auxiliares.

A equipe de transição será formada por três a quatro integrantes para que não haja descontinuidade de obras e projetos, segundo Fruet.

à‰ uma atitude responsável e civilizada já que por alguns momentos a campanha apresentou momentos de desqualificação. Mas temos que pensar num projeto maior que é o da cidade. E a cidade não pode sofrer interrupção!, afirmou o prefeito eleito em entrevista ao programa Paraná TV- 1!ª edição.

Para ele a transição é importante para não se perder tempo com obras que necessitam ser contratadas, com obras a serem financiadas e outras que estão em execução.

Não queremos que trabalhos sejam interrompidos nesse período de transição!, disse Fruet, complementando que somente a partir de 1!º de janeiro que vai imprimir a sua marca de governo. Nesses dois meses (novembro e dezembro) não é possível grande alteração!, adiantou.

Economia

Gustavo Fruet classificou como um grande desafio administrar Curitiba, já que o cargo executivo é uma novidade em sua carreira.

à‰ um desafio imenso. Mas o legislativo deu experiência, maturidade e serenidade suficientes. Agora é formar a equipe e ter a capacidade de fazer executar!.

Sobre a formação do secretariado, Gustavo explicou que terá um amplo diálogo porque quer conciliar formação técnica com compromisso político.

Isso é importante e não é preconceito. A mudança e os apoios geram isso. O quadro da prefeitura é muito bom e tem funções que os próprios funcionários têm condições de administrar com tranquilidade. Os secretários são para dar o rumo, dar a linha para a gestão. Tenho dois meses para o anúncio (do secretariado) e quero deixar claro que não vou especular nesse período até para não acirrar falsas expectativas. Vou ouvir partidos e falar com a Mirian, nossa vice-prefeita, para ter clareza, firmeza e o comprometimento dos secretários!, comentou.

Conforme Fruet o relacionamento com a Câmara Municipal também vai ser de muito respeito e diálogo. Quanto ao cargo de presidência da CMC, o prefeito eleito disse que não quer fazer disso uma imposição.

Claro que vou acompanhar. à‰ evidente que há nomes que gostaria (que assumisse a presidência) por representar esse momento (de mudança). Mas isso tem que ser feito no diálogo. Não tem que apontar o dedo porque daí começa mal. Isso tem que ser construído e temos dois meses para essa construção!.

O futuro prefeito também comentou como será o relacionamento com o governo estadual.

O governador viajou e vou procurá-lo. Não tenho problemas com relação à  iniciativa. Temos que marcar a era das pessoas responsáveis. à‰ claro que, passada as eleições, temos que manter as posições políticas e isso as pessoas compreendem. As pessoas não vão compreender se não buscarmos uma relação a favor da cidade. Falei ontem com o prefeito Luciano Ducci e também com a presidenta Dilma Rousseff !“ que deixou muito claro que o Governo Federal será parceiro nos investimentos na cidade. Vamos precisar do Governo do Estado também na questão do transporte (subsídio), isso só para dar um exemplo. Então é necessária uma conversa com o Beto (governador), mas deixar claro que o meu projeto é com o futuro da cidade!, finalizou.

Na entrevista concedida ao Paraná TV, Fruet também falou sobre suas propostas para temas que trata como prioridade em sua gestão como a educação, saúde, segurança e mobilidade urbana.

A educação é a menina dos olhos deste projeto!, afirmou.

Comments are closed.