Pesquisa DataPicler mostra Fruet com 48% e Ratinho 35%

Fruet abre 12% de vantagem sobre Ratinho

O instituto IRG divulgou nesta quinta-feira (18) sua primeira pesquisa sobre a disputa pela prefeitura de Curitiba neste segundo turno. De acordo com a sondagem estimulada, Gustavo Fruet (PDT), com 48% das intenções de voto, abriu 12% de vantagem sobre o adversário Ratinho Junior (PSC), que tem 35,8%.

A IRG ouviu 1.200 eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro. A margem de erro é de 2,8% para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número 681/2012.

Na espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Fruet lidera com 44,3% contra 32,8% de Ratinho Júnior.

No primeiro turno, o instituto IRG, também conhecido como DataPicler, se destacou ao captar a tendência de virada de Fruet antes dos grandes como Vox Populi, Datafolha e Ibope — que erraram feio em seus levantamentos.

Rejeição !“ Quando questionado em qual candidato não votariam, 23,9% responderam Ratinho Júnior e 13,8% Gustavo Fruet.

ESTIMULADA

Gustavo Fruet (PDT) !“ 48,0%

Ratinho Júnior (PSC) !“ 35,8%

Não sabe !“ 10,7%

Branco ou nulo !“ 4,8%

Não respondeu !“ 0,8%

ESPONTà‚NEA

Gustavo Fruet (PDT) !“ 44,3%

Ratinho Júnior (PSC) !“ 32,8%

Não Sabe !“ 17,7%

Branco ou nulo !“ 5,2%

62 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Bom a verdade é o seguinte, se a pesquisa foi solicitada pelo Fruet, não vale de nada!!! ele manipula como muitos outros vai manipular a informação, sem contar que ele faz pesquisa com os parentes….

    Tenho um contato que trabalha no ibope, e nas ligações que essa pessoa faz para a população, 70% das ligações vão votar no ratinho JR.

  2. * Pesquisas, sinalizam a tendência. Em todas Gustavo FRUET,… na reta de chegada, já deu a “virada”. No 1º turno Ratinho conseguiu enganar, plágiando o programa de STE; uma vez desmascarado, entrou em declínio. Com os DEBATE, cairá ainda mais. * Pesquisas, sobre rejeição: Ratinho 40% – FRUET 25% . Então, essa eleição já esta decidida…GUSTAVO FRUET, será o futuro Prefeito da capital paranaense !

  3. Vamos lá Gustavão. Nós não erramos !! Nós somos pela VERDADE !!!!!!!

  4. Será que essa do Data folha que vc viu na Assembléia Raul Junior!!!
    Chupa 52% a 36% kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Obs: desculpe Julio Castro, sua pesquisa está correta!!!!

  5. Será que essa do Data folha que vc viu na Assembléia Júlio Castro!!!
    Chupa 52% a 36% kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Os candidatos a vereadores da coligação do Ratinho já não estarão trabalhando com tanto afinco neste segundo turno,o que deve causar um ligeiro decréscimo no percentual do candidato.Meu datafeeling estima cerca de 34% para o Carlos Roberto,e 66% para o Gustavo.Dos votos válidos.

  7. acabou de sair o data folha 52% FRUET a 36% RATINHO, o que irão dizer agora?

  8. Fernando Guedes, e seu arém da terceira idade podem procurar aposentos junto a FAS, pois com certeza Gustavo, não correrá o risco…

  9. Esta Pesquisa reflete o que vemos nas ruas, no primeiro turno o IRG com sua sondagem deixou claro que institutos de renome ou foram incompetente ou fraudulentos, porque erraram feio e andando nas Ruas percebemos o avanço do Gustavo. talvez pelas atitudes do oponente que implorou no horario eleitoral o apoio da Dilma e Lula quando não teve partiu para agressão, enquanto Gustavo se mantem nas propostas. e sem contar o Apoio do Greca que chamou de horrorosas as propostas e imaturo Ratinho e agora apoia – será que tem JABÁ ?

  10. Essa pesquisa está errada, vejam a diferença dos números comparando com o DATA EU, publicado a cinco dias:
    GUSTAVO FRUET 100% JUNINHO 0%
    Metodologia: Eu entrevistei e fui entrevistado. Margem de erro: 0,0 para cima ou para baixo.

  11. PICKLER?? EHEHEHEHEHEH QUE PIADA…. RATINHO JÁ ESTÁ 8 PONTOS NA FRENTE VI A PESQUISA HOJE CIRCULANDO NAS MAOS DE UM DEPUTADO NA ASSEMBLEIA… CHUPA PICKLES

    • Raul, acho que a pesquisa que vc viu no colo do deputado, deve ser a datafolha né (que aumentou a diferença entre o Fruet e o mouse jr) !

  12. O Ratinho que não é bobo nem nada já registrou uma da DataRatinho.

  13. Se eu não me engano Gabrielle, ele usou uma comparação Davi contra Golias…

  14. AOS JORNALISTAS ESPECULATIVOS:
    APROVEITEM ESTAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES COM PESQUISAS ELEITORAIS.

  15. Gostaria de parabenizar meu amigo Junior Zarur pela iniciativa. Muitos eleitores ainda acreditam em pesquisas. Já compramos a nossa. Ótimo investimento. Rumo a vitória com Gustavo Fruet.

  16. Realmente, a pesquisa de 1º turno deste Instituto apontou um empate entre os segundos colocados Ducci e Fruet, o que praticamente aconteceu. Penso ser melhor não menosprezar.

  17. CARAMBA, SE O DATA PICLER ESTÁ DANDO APENAS 6,5% DE DIFERENÇA, ENTÃO AS COISAS POR LADO DO MOSSUNGUÉ TÁ RUIM MESMO… ENTAO QUER DIZER QUE O RATINHO JUNIOR SÓ CRESCEU 1% E O GUSTAVO CRESCEU 22% DESDE O DIA 07/10????? É ISSO MESMO????

  18. Sem pesquisas

  19. Pesquisa estranha, o Rato ta com menos intenção do que fez de votos no primeiro votos.

  20. sera que agora as pessoas vão entender o motivo do Ratinho colocar aquele programa de baixo nivel no ar?

    colocou para tentar diminuir a diferença, mas não adiantou, a tendencia é só subir.

    este instituto IRG foi o unico que divulgou a virada do FRUET, portanto não acredito que o data folha vai mostrar coisa muito diferente. vamos aguardar a sua divulgação logo mais a noite.

  21. Isso é mentira, não acredito em pesquisa, o Gustavo deve estar com mais de 50%. Faça sua pesquisa, no trabalho, na escola, na rua….

  22. Acabou, só quem tem paixão não consegue ver que o Fruet no segundo turno ganharia de qualquer um, tanto é fato que as estruturas da PMC e do governo Beto fizeram de tudo para ele não chegar. Nada contra o Ratinho Jr, o fato é que o Fruet não tem rejeição. Pode parar de gastar $$$$, guardem para a próxima.

  23. Único instituto Pesquisa que acertou no Primeiro turno em Curitiba Mostra Fruet 48% Ratinho 35,8% indecisos 10% BN 4,8% http://www.facebook.com/photo.php?fbid=540084222673413&set=a.160225540659285.36636.100000155202328&type=1&relevant_count=1 “¦

    Vi no Twitter, tem fundamento sim, me lembro.

    Esmael vc é Rato ou Fruet?

  24. Sei bem como funciona o Data Picler! Eles ligam para um local onde imaginam ser um reduto do Fruetista (se o candidato só anda na aba da irmã advinhem qual seria o reduto?) e vejam o caso que ocorreu comigo na terça-feira: atendi uma ligação numa escola da rede municipal (onde trabalho), aí uma gravação pergunta: se vc vota em Fruet, aperte o 1. Se você vota em Ratinho Jr., aperte o 2. Sem titubear perguntei as demais colegas: e aí apertamos qual??? A resposta foi em coro “aperte o 2”!!! Sim… pq ligar para uma escola, não significa consulta individual, é claro! Quando apertei a tecla 2, logo veio a mensagem: Vc tem certeza que esse é seu candidato? Você não deseja mudar seu voto? Achamos tudo muito bizarro! De científica e séria, essa pesquisa não tem nada!!!

  25. Este é o efeito Alckimim/2006(também conhecido como o picolé de chuchu), que teve menos votos no 2º.turno do que no 1º.turno das eleições presidenciais em 2006″¦o RatoJr(também conhecido como o tiririca das araucárias) esta sofrendo deste mal”¦que certamente o irá acometer

  26. Esmael,
    não tenho certeza, porém, acredito que foi no seu Blog que ocorreu a divulgação de uma matéria com o seguinte comentário: que a pesquisa feita pelo instituto Data Picler chegou mais perto do resultado final do primeiro turno que os demais institutos de pesquisas.

    • Sim, foi neste blog e em tantos outros. O chamado Data Picler foi o único que chegou a apontar vitória do Gustavo Fruet sobre Ducci no primeiro turno, enquanto as outras pesquisas apontavam na direção oposta.

      E sim, a publicação das pesquisas pode estar com o dia contado. Estas pesquisas só deveriam servir aos partidos como ferramentas de avaliação de desempenho. A sua publicação acaba servindo como argumento de voto para eleitores indecisos que não querem “perder” o seu voto, embora este “perder” tenha um sentido deturpado.

      Agora, que é engraçado ver alguns eleitores chacoteando a pesquisa apenas por seu candidado estar perdendo, ah isso é. Por favor, arrumem argumentos embasados e racionais ao invés de piadas infantis e reclamações de direitistas enrustidos…

      • que pena as pesquisas aumentam a adrenalina do pessoal…e o pessoal dos blog são esclarecidos…não votam por pesquisa.

  27. Lembrando que o Instituto IRG (vulgo “Datapicler”) foi o ÚNICO que acertou o resultado do primeiro turno.
    “CUEQUINHAS DE SEDA” em contagem regressiva para largar carguinhos em comissão.

  28. A pesquisa Data Picler, foi a que mais se aproximou do resultado das urnas no primeiro turno, teve mais sucesso que todas as outras.

  29. Se o resultado fosse pró Ratinho estes comentários seriam diferentes…

  30. Os que falam mal do DataPicler agora, terão que falar mal mais tarde do DataFolha e amanhã do IBeto, todos os resultados serão semelhantes.

  31. COMEÇOU…no primeiro turno dei meu chute…se baseando pela rejeição dos candidatos…acertei o FRUET,passou RPO 2ºT…o R jr…era o terceiro em rejeição se continuar assim FRUET prefeito…ele sempre apresentou um menor índice de rejeição.

  32. poderia se chamar datafurado!!!!!!!!

  33. Com pesquisa e sem pesquisa, Fruet já provou que pode!! Ele vai ser nosso prefeito sim

  34. Se foi encomendado pelo Picler ou não, o que importa é que foi o ÚNICO instituto de pesquisa que comprovou a mudança na política local e a possibilidade, hj concretizada, de Gustavo Fruet no segundo turno… e para ser bem sincera, acho que no final das contas, a diferença entre os dois candidatos vai ser bem maior do que isso!!!

  35. Pesquisas erram mais uma vez. Diziam no primeiro turno que Ratinho venceria Fruet no segundo turno, mas segundo o que acaba de ser divulgado as pesquisas feitas no primeiro turno estavam todas furadas.

  36. E dai em diante vamos acreditar em Papai Noel, coelhinho da Páscoa, Sacy pererê, mula sem cabeça e que essa pesquisa é verdadeira.

  37. Na estatistica de acertos tenho que reconhecer …eles acertaram muito no Paraná

  38. Para os desinformados …. Este foi o institudo que mais se aproximou do resultado final do primeiro turno ….

  39. Roedores desesperados ou é impressao minha?

  40. Aeeeeee!!!! 🙂 a pesquisa não poderia ser melhor

  41. Eh, QUE ENGRAÇADO QUANDO ERA O RATINHO E RICHA TAVA CERTO AS PESQUISAS NÃO INTERESSAVA A O INSTITUTO OU SEI LÁ QUEM MANDAVA AGORA CHUPA QUE É DE UVA RATINHO…

  42. DATA PICLER KKKKKKKKKK vamos fazer uma pesquisa de intenção de voto pela REDE MASSA tbm intão….

  43. ADIOS REQUIÃO! PODES FICAR AI MESMO EM GUADALAJARA.

  44. Pesquisas só servem para mudar o tom e o formato do programa dos candidatos, de resto não serve para nada, mas em relação ao IRG eles foram bem no primeiro turno, chegaram mais perto do resultado final do que os demais institutos

  45. Qual foi a única pesquisa que acertou no primeiro turno? Foi essa aí! A mais confiável para os curitibanos.

  46. Duvido ! E só olhar nas ruas !

  47. Pro pessoal do Rato Jr. Vale lembrar que foi o unico instituto q acertou a ida do Fruet p o segundo turno!

  48. Esse institutuzinho foi o que acertou no primeiro turno!

    Enquanto a pesquisa boca de urna (ibope) ainda dava Ducci 5 pontos na frente. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (p/ vc marcelo)
    Vou acreditar mais nesse sim!

    Mas é claro que vocês não vão votar em alguem só porque ele tá na frente!
    Você vota por qualquer outro motivo, certo?

    Marcelo, eu voto no Fruet e não na ratazana!! hehehe

  49. Apesar do PT, nosso candidato está se saindo muito bem nas pesquisas. Vamos detonar. O único problema vai ser conseguir se livrar do PT na prefeitura.

  50. Nossa q revoltados! Olhem para as pesquisa do 1º turno! Foi a mais proxima do resultado real!

    Sem influencias de duccis, richas e bla bla bla

  51. Que coisa ridícula! Uma pesquisa feita por uma empresa do presidente do PDT – partido do Gustavo Fruet!?!?! Como o jurídico do Ratinho Jr não segurou uma dessas?!?! Deveriam tomar umas aulinhas do o Jurídico do Richa da campanha de 2010!!! Amadores!!!

  52. Quando for a rede massa, daí vocês vão acreditar, mas que lavada hein! Tomou Ratinho quem mandou falar uma coisa e agir de outra, não iria atacar mas esqueceu de combinar com os assessores.

  53. PESQUISAS ELEITORAIS ESTÃO COM OS DIAS CONTADOS. VIDE PROJETOS NO CONGRESSO.

    O IDEAL É APENAS PESQUISAS FEITAS POR PARTIDOS E SEM DIVULGAÇÃO.

  54. Vamos ver:

    Data Picler (IRG) foi contratado por quem? UNINTER
    Quem é o proprietário da UNINTER? Wilson Picler
    Quem é Wilson Picler? Presidente do PDT e financiador da campanha do Gustavo
    Quem é PDT? Partido do Gustavo

    Quem pagou a pesquisa foi a equipe do Gustavo. Era de se esperar algum resultado diferente?

  55. Daqta Picler??? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Fala sério, quem vai votar no Fruetinha????