Para articulista, Richa é principal cabo eleitoral para o PT em 2014

Beto Richa (PSDB).

O jornalista Josias de Souza, articulista vinculado ao UOL/Folha de S. Paulo, diz neste sábado, em seu blog, que o resultado eleitoral colhido pelo governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), deixa a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, bem mais perto da cadeira do Palácio Iguaçu.

“Richa tornou-se em 2012 cabo eleitoral do PT para 2014”, diz um trecho da análise de Josias de Souza.

A seguir, leia a íntegra da matéria do blogueiro:

Beto Richa sai de 2012 como alavanca do PT

via blog de Josias de Souza

Em política só há uma regra definitiva: não há regras definitivas em política. Veja-se o caso do governador paranaense Beto Richa (PSDB). Seguindo regras próprias, entrou na campanha de Curitiba imaginando-se o guia dos povos. Descobriu que não dava nem pra guia de cego.

Richa tornou-se em 2012 cabo eleitoral do PT para 2014. Cegou para a candidatura de Gustavo Fruet. Ao optar pelo projeto reeleitoral do prefeito Luciano Ducci (PSB), empurrou Fruet do PSDB para o PDT, convertendo-o numa oportunidade que o casal petista Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann aproveitou.

Ducci miou no primeiro turno. A novidade Ratinho Jr. (PSC) mostrou que o curitibano queria algo diferente. No segundo turno, Ratinho revelou-se uma diferença levada longe demais. E Fruet passou da condição de condenado das pesquisas para a de favorito dos institutos.

E Beto Richa, cavalgando duas máquinas !“a estadual e a municipal!”, não conseguiu produzir senão um paradoxo. Ex-algoz do PT na CPI que varejou o mensalão, Fruet chega à s portas da prefeitura enganchado a uma vice petista, Mirian Gonçalves.

Confirmando-se os prognósticos, o ex-tucano vai virar a azeitona que Richa empurrou para dentro da empata de Gleisi Hoffmann. Chefe da Casa Civil de Dilma Rousseff, a mulher de Paulo Bernardo é candidata à  cadeira de Richa.

Graças ao governador tucano, nunca antes na história do Paraná o PT entrou na briga pelo governo do Estado tão bem posto. Tudo isso sem que Lula e Dilma precisassem levar o rosto à  propaganda da campanha municipal.

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. E esse tal de rossoni ai, que disse que vai ser candidato ao senado ele intimou o Alvaro para uma previa dentro do partido, o alvaro ta morto nesse PSDB, mas quero ver o rossoni disputando uma vaga contra o alvaro em outro partido, nao acho que o alvaro deva fazer como fruet, mas deva ir para um outro partido neutro, e levar essa eleição do senado, pois no momento na ha, nenhuma pessoa que poderia atrapalhar sua reeleição para o senado. Sou Anti-PSDB, mas o Alvaro é sem duvida nenhuma a melhor opção para o senado, e esse tal de rossoni (que eu nem conheço) seria bom disputar contra ele, pois ia ser uma vergonha estadual e abreria uma vaga na assembleia para um politico melhor.
    Como disse antes, não acharia certo o Alvaro na base aliado do PT, mas se ele fosse eu gostaria de ver ele ser reeleito senador, o Requião e Gleisi deveria se manter no senado (apesar que qual quer um dos dois seria melhor que o beto richa), mas na verdade gostaria que a base apoiasse o ex-senador Osmar Dias.
    Se acaso o Alvaro não for concorrer para o senado, então deveria ir Osmar Dias. Mas confesso que ha um Deputado Federal muito Atuante no Paraná inteiro, seu trabalho é reconhecido principalmente em sua cidade (Cascavel) onde atua em uma clinica especializada em tratamento de câncer, onde atende gente de outros estados, seu nome é Hermes FRANGÃO Parcianello. Já votei 4 vezes seguidas nele para deputado federal, confesso que ele seria um otimo para concorrer ao senado pelo PMDB(seu partido).

  2. Tinha tudo prá dar certo esse menino…uma pena.

  3. se acontecer é uma falta de vergonha do PT sem tamanho, vão pra ………… se aceitarem esse apoio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. eu votei pro pai do beto ,so que beto não tem nada que faça me lembrar ,do velho richa.o pt eu creio que nunca vai querer um cara neo liberal como esse .ele corta gastos ,mas o dinheiro gasto na midia continua.o detran não tem nada aver com politica.

  5. Já escrevia nesse blog na campanha de Governo que o Cerebro Rossoni ao lançar o PinkRicha, queria dominar o mundo e apos as eleições Estaduais, ate achei que eles consegueriam mais o Cerebro por mágoas do Fruet. pois achava que tinha cacife para ser candidato de prefeito em Curitiba pelo psdb, influenciou o Pink para detonar o Fruet, pois vejam o que aconteceu agora devem fazer novos planos para dominar novamente o mundo começando de zero . Quase dominou Cerebro, quase dominou, tente novamente.

  6. o PSDB está fadado ao fim em menos de 6 anos… aqui em Pinhais ele já não existe há pelo menos 08…

    Beto Richa realmente foi o maior exemplo de arrogância e prepotência…

    Simplesmente perdeu em todos os municípios onde ele apoiou o candidato a prefeito …

    Como tentativa desesperada, levou a UCS (unidades curitiba segura) para Cascavel pra tentar salvar mais uma derrota…

    Gustavo 12 e em 2014 Gleise 13…

    E mais do que nunca PT saudações….

  7. GOVERNADOR BETO RICHA UM FIM POLITICO QUEM NINGUÉM ESPERAVA.

    P.S.D.B. JÁ ERA NO PARANÁ.

  8. NOS ESTUDANDES DA FACULDADE FOMOS A BRASILIA CONHECER O CONGRESSO E SENADO.
    O BETO É MOTIVO DE PIADA ENTRE OS DEPUTDOS FEDERAIS E ALGUNS SENADORES.
    DIZIAM QUE ELE NAM TINHA NADA DO SEU PAI.
    FIQUEI COM VERGONHA DE SER DO PSDB.

  9. olha ai esse anarfa do ze verdade falando (M) aqui tabm. tadinho

  10. Esta eleição é para Prefeito, não é? No entanto o nosso governador, que pelo estado tem feito quase nada, resolveu aproveitar o palanque montado para conchavar a sua reeleição em 2014. O PSDB deixou de lançar candidatos em grandes cidades do nosso estado apenas para que políticos regionais garantissem-lhe o apoio para a sua reeleição. Resultado: Lascou-se. Encolheu o partido e deixou todo o espaço para o PT. Pensou apenas em si mesmo. Como disse o articulista: Trabalhou para a eleição da Gleisi em 2014. O Paraná, estado mais conservador da união está mudando de mãos.

  11. Ricardo Fonseca Junior
    Concordo com o que voce disse. Essas derrotas do Beto é simplesmente o reflexo de um governo sem rumo até agora p/ o estado, não vimos ate agora se quer esse governo construir uma rodovia e fora o caos que está os outros setores desse governo.

  12. e para se desculpar , ficam dizendo que hoje um politico nao transfere votos, para justificar a derrota do ducci, o beto disse que as pessoas votam no candidato e nao no padrinho politico, pura mentita , vejam quando o lula elegeu a dilma, quase totalmente desconhecida politicamente falando, vejam tambem em sao paulo, no caso do candidato apoiado por lula, praticamente desconhecido comparando com jose serra, e vai ganhar somente pelo apoio do lula e dilma, esta claro a transferencia de votos de lula e dilma, quem tem estrela tem, quem nao tem vive na escuridao, falei e disse.

  13. RICHA armou a rampa de lancamento da GLEISE 2 anos antes, de terminar seu
    fracassado governo estadual.
    pior. morrer politicamente, com a propria arma(FRUET)
    deu de graca nas maos do inimigo (PT)
    sem vocacao para politica, foi um bom produto de marketing(bonitinho)
    tende a cair no ostracismo
    deve ser piloto de KART

  14. Brilhante texto. Houve um erro estratégico do Beto.
    Lembrem que os dois homens que o pai do Beto criou o traíram depois, talvez por isso ele deve ter preferido o Ducci, que supostamente ele acha mais confiável que o Fruet.
    Deveria ter lançado os dois, mas preferiu jogar o Fruet nas mãos do PT. erro.
    Paralelamente a isso, administrativamente há erro colossais na gestão do Beto. Criou-se super secretarias com resultados ínfimos. Se ele não reformar o secretariado esta fadado a terminar o mandato sem resultados, muito menos marcas do governo.

  15. Quando as ambicões pessoais estão acima do interesse público é isso que acontece. Correta a análise do jornalista Josias de Souza. No segundo turno Beto Richa, “o BETO ESCONDINHO” por tras dos panos apoiou Ratinho. Mais uma derrota.

  16. O Jaime tinha luz própria e comando, falhou em alguns pontos em uma época de de crisse sem precedente.

  17. O PDT dé um partido do Lerner, que manda lá dentro. Aliou-se com o PT seu inimigo histórico, para eleger Fruet. Por que será esta aliança? Tá na cara: o toma-lá-dá-cá, é o seguinte: o PT pela 1a. vez ganha umas secretarias municipais de palanque eleitoral, para Gleisi, mas não manda nada (no lado econômico dos contratos da prefeitura). Já o PDT-Lerner-Empresários, ganham a grana boa que sempre tiveram . A alicança “Lula com Sarney”, tem versão local: “Gustavo-Gleisi-Paulo Bernardo com Fruet! O Fruet-Lerner é o Sarney da Gleisi! Representa a continuidade do poder Lerner, na parte econômica da Prefeitura. Entenderam? Por isso eleger Fruet é dar poder político ao PT e não mudar NADA no que interessa, que é mudança sócio-econômica. O PT de Curitiba tá repetindo o PT nacional: aliança com a alta burguesia para pegar o poder pra nada, para NÃO MUDAR NADA. Petistas autênticos e históricos: abram o olho. Esta aliança é ótima só para a direção do PT e para empresários. Péssima para o cidadão e para o povão! Quer mudança real? Vote na terceira via do Ratinho, que tá falando em auditar contratos na prefeitura e não tapar o olho!

    • O Ratinho? Aquele mesmo que se reuniu com os comissionados da prefeitura e do Estado? Aquele que tem o apoio velado de Richa e Ducci? Tu deveria ir até os cabides de emprego da prefeitura, ICI e URBS e perguntar praquele povo (onde estão sentados os tais “empresários” de que fala) em quem vão votar (e por consequência garantir sua continuidade) =)

    • o zé oreia se eu e muitos estão empregado nestas industrias por estas banda do cic e região metropolitana , isto tem um nome OUSADIA LERNER.

  18. Excelente análise, e é a mais pura verdade. Richa achou que dava uma de Lula ao tentar eleger o Ducci, mas viu que o povo não é burro.

  19. O BETO superestimou sua popularidade ao apoiar DUCCI em detrimento do FRUET.
    Vai pagar caro em 2014.

  20. UMA COISA É VERDADE O BETO SOBREVIVEU ATE AGORA COM O DISCURSO DO SEU PAI (HOMEM INTEGRO E POLITICO HABIL).
    HOJE QUEM MANDA NO GOVERNO DO BETO É DEPUTDAO ROSSON,TRAIANO E OUTROS DO GRUPO DO LERNER.
    BETO VEJA O EXEMPLO DO LERNER ESSES CARAS ESTAVAO JUNTO,QDO O LERNER PERDEU NUNCA MAIS FALARAM DELE,SAO OPORTUNISTA.

  21. Foi a arrogância que perdeu esse Grupo do Beto e assim la do lado dele só falta o Picler que tem o mesmo perfil kkkkk

  22. PARABENS AO JORNALISTA.
    MAS TEMOS QUE FALAR A VERDADE NAM É SO CULPA DELE E SIM DOS SEUS COMPARSAS ROSSONI E CIA LTDA.
    VEJAM O CASO DE UNIAO DA VITORIA O BETO TIROU O PARTIDOS DE EX COMPANHEIROS.
    HOJE NA CIDADE ELE CRIOU DOIS PALANQUES PARA GLEISE COM O VITORIOSO E O DERROTADO.
    OBRIGADO COMPANHERIO BETO.