Os erros capitais de Luciano Ducci

Erro de estratégia, arrastou o prefeito Luciano Ducci para o cadafalso.

Em 5 de junho passado, antes mesmo no início da campanha do 1!º turno, eu cravei aqui neste espaço o que seria o primeiro grande erro estratégico do prefeito Luciano Ducci!, do PSB, que não conseguiu avançar para a segunda etapa eleitoral.

Há quatro meses este blogueiro fez o seguinte registro:

Os estrategistas de Ducci erraram feio ao levá-lo à  cova do leão, ou seja, para dentro da briga do PMDB. Esse movimento brusco do prefeito obrigou o até então acuado Greca a atacá-lo. O candidato do PSB virou agora alvo preferencial do candidato do PMDB…!.

Já durante a campanha, outras escorregadas ajudaram a sepultar o projeto de reeleição do prefeito. Uma delas tem a ver com o erro de cálculo dos duccistas que decidiram abrir fogo contra o candidato Ratinho Junior (PSC), mesmo estando em guerra aberta contra Gustavo Fruet (PDT) em outra frente. Portanto, o candidato do governador Beto Richa (PSDB) começou a receber disparos de duas frentes ao mesmo tempo, além da atuação do franco atirador Greca.

A escolha do vice do candidato à  reeleição foi bastante tumultuada. Vários se colocaram à  disposição, mas Richa optou pelo deputado federal Rubens Bueno (PPS). Além de não ir para o segundo turno, o “limpinho” também não conseguiu eleger a filha e o genro vereadores de Curitiba, nem emplacou seu candidato a prefeito em Campo Mourão !“ sua principal base política –, onde já foi prefeito.

O último erro capital cometido pela campanha de Ducci, a meu ver, teve relação com aparição na TV do vice-governador e secretário da (des)Educação, Flávio Arns (PSDB), considerado até agora pelos educadores como o pior secretário que a pasta já teve em toda a história do Paraná.

Aproveito comentário de uma professora, que se identifica como Maria!: Se a Seed (Secretaria de Estado da Educação) tivesse cumprido as promessas com professores e funcionários das escolas sobre a reposição salarial e o cumprimento da Lei do Piso, como a hora-atividade, não tivesse fechado turmas, enfim, não tivesse enrolado a comunidade escolar, não teriam faltado os 4 mil votos para Ducci!.

Um dos coordenadores da campanha de Gustavo Fruet (PDT), que passou para o segundo turno, observa que numa disputa eleitoral, na derrota, sempre haverá vários culpados, assim como na vitória, onde cada ação também será sobrevalorizada pelos interessados.

21 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. gente sou de campo mourão, vcs não sabem do que escaparam em não eleger esse «limpinho»,agora não sei se fico feliz ou triste…vai que esse homem volte para cá.

  2. que erro bom, a cidade agradece, todas alternativas acima sao validas e coerentes,
    outra coisa boa expurgou a familia, bueno

  3. Flávio Arns é o melhor Secretário de Educação que o Paraná teve até hoje. Basta lembrar que na sua estão as escolas especiais foram reconhecidas pelo Governo do Estado, fato esse que nenhum governo anterior teve a coragem de assumir.
    Em relação ao transporte escolar ouve incremento significativo dos recursos repassados aos municípios.
    Enfim, cada um coloca seus argumentos e se posiciona.
    Entende que o amigo deveria ouvir ambas as partes e se manifestar levando-se em consideração os reais fatos.

  4. o erro do “duce” foi ter aceitado a (tentativa) reeleição…

  5. ANTES DE DUCCI ERRAR, O PSDB ERROU AO NAO LANÇAR FRUET NA DISPUTA. O ELEITOR CURITIBANO É INTELIGENTE E SABE FAZER A LEITURA DE TUDO. SACANAGEM QUE O PSDB FEZ COM O FRUET.
    DEPOIS COLOCARAM O DUCCI COMO CANDIDATO, ELE É UM BOM PROFISSIONAL MAS NAO TEM CARISMA PARA SER CHEFE DO EXECUTIVO E TERCEIRO QUE FICOU SE JUSTIFICANDO DEMAIS NOS PROGRAMAS ELEITORAIS. PERDEU FOCO E DEU MUNIÇAO PARA O INIMIGO!
    DERROTA FEIA E COMPLETA!
    E PIOR, USOU A MAQUINA ELEITORAL, PERSUADINDO OS FUNCIONARIOS PUBLICOS A TRABALHAREM NA HORA DO ALMOÇO, EM TROCA DE FOLGA E DEPOIS DISSE QUE AS ACUSAÇOES DE GRECA ERAM MENTIROSAS. FUNCIONARIO PUBLICO SABE QUE FOI CONVIDADO A TRABALHAR. NINGUEM GOSTA DE MENTIRA. O PREFEITO FOI QUERER DISFARÇAR ALGO QUE ERA NITIDO E CLARO . O PREFEITO DEVE MOSTRAR EXEMPLO PARA O FUNCIONALISMO PUBLICO E NAO MOSTROU USANDO A MAQUINA ELEITORAL PARA DAR FOLGA AOS FUNCIONARIOS QUE TRABALHARAM NA CAMPANHA.

  6. Se o Ducci fosse carismático levava…

    O diabo é que, como disse o Ney Leprevost, nem falar sabe…

  7. quem derrubou ducci foi a turma da Seed, com sua turma de incompetente desde do diretor geral ,superintendente (socorro essa e a pior ) coordenadoras e o pior secretario q o Parana ja teve , votaram contra o Beto Richa e esse corre o risco de nao se reeleger se nao mudar com urgencia ess a corja e salvar o que resta da educaçao…

  8. o ducci foi se aliar com o doático e sua turminha da pesada e além disso o ducci é muito ruim mesmo, precisou da s muletas do beto, fernanda , luiz carlos martins , arns, ney do limpinho como vice a filha do limpinho o Francischini dentre outros e não adiantou de nada.

  9. As “aceçoras” e “aceçores” do gabinete do DUCCI acharam que por serem “autoridadi” não precisavam fazer campanha. Isso era para os coitados dos funcionários de carreira os quais eram obrigados.

  10. Na verdade quem ganhou foi Curitiba.
    O caso Sanepar também contribuiu, Derosso não pode ficar de fora.
    O fato de angariar votos com o julgamento do mensalão e desassociar a imagem do prefeito com Derosso.

  11. Pois eu sempre contra-ataquei aqueles que depreciavam a parceria Gustavo-PT, com o argumento que o vice do Beto, o Flávio Arns, foi senador pelo PT durante sete anos, sómente no último ano, quando percebeu o crescimento da Gleisi, voltou para o PSDB para ser vice.Espertinho,muito astuto o seu Flávio,mas no time tucano só está fazendo gol contra!

  12. Esmael acrescente a isso a forma como tratam o funcionalismo municipal e o estadual. Nas estaduais o clima democrático que antes existia virou um horror!!!!!!!!!

  13. Juntos! Se ferraram… A maior parte dos eleitores votou contra os erros de projeto da Linha Verde, votou contra os milhares de cabos eleitorais comissionados encostados na prefeitura e no estado, votou contra o Apagão da Saúde e votou contra os radares caça níqueis. Ou seja, a maioria dos curitibanos votou contra a má gestão de Beto Richa. Ducci era mais um Lauro Rodrigues melhorado de Beto Richa. Agora é Ratinho ou Fruet. Que vença aquele que menos agradar aos interesses de Beto Richa.

  14. Nao foram essas ações pontuais que resultaram na derrota do governador no municípios. O grande erro dele foi não construir um grupo político, desprezou companheiros que o ajudaram nas eleições anteriores e distribuiu os cargos de comissão do governo, principalmente no interior, para quem estava com o PMDB e Fazia campanha para o Osmar em 2010. Esse não moveram um palha para ajuda-lo nas eleições municipais, seguram orientação em ajudar apenas candidatos do PMDB ou PT. Os antigos companheiros preteridos tambem se ausentaram da campanha.
    Beto, orientado por luas pretas que apenas lhe puxam o saco, achou que apenas suas aparições no inteiro resolveriam o resultado das urnas.
    Ledo engano.
    Em Curitiba, a coordenação da campanha, esnobou quem queria ajudar, principalmente os candidatos a vereadores da chapa. Num se montou uma coordenação tão ruim e bocal, com andregueto e caputo. Faziam campanha trancados até 21hrs numa sala.
    Trataram todos como inimigos, desprezaram apoios, esta aí o resultado.

  15. Os erros da campanha de Ducci foram grosseiros. Mas a conduta do Ducci na prefeitura não ajudou. A Via Verde nunca termina, as obras nos bairros nunca terminam, o Parque Iguaçu e zoológico fedem, a segurança está alarmante e assim vai. Os bairros, principalmente da zona sul se acabaram. Não é uma má pessoa, mas esta é a sensação do curitibano.

  16. Pensa numa alegria…
    Eliminar de uma só vez o Ducci e a família limpinha.

  17. Agora muita gente reivindica para si os 4400 votos a menos que deixaram o atual prefeito de Curitiba fora do segundo turno. Quem na vedade enfrentou Beto Richa durante seis anos na PMC e 2 anos o Luciano Ducci? Onde estava a “oposição”. É só resgatar os aqruivos físicos e eltrônicos da imprensa do Paraná e saberemos quem de fato enfrentou…………….

  18. O maior erro do Ducci foi ter mexido no “cocô” ao retirar o projeto de ampliação do potencial construtivo da Arena Fifa. Não sei quem foi o espertalhão que deu tal sugestão ao Ducci, mas quem a deu, entregou uma pistola carregada para que o Ducci atirasse no próprio pé. Ali o administrador da Duccilândia perdeu as eleições, ainda bem, hehehe.

  19. O erro dele foi é ter se aliado ao Beto Richa e escolhido o continuísmo a sua colossal incompetência.