O dilema da campanha de Fruet: Bater ou não bater em Ratinho Jr?

Ratinho e Gustavo Fruet em debate com universitários. Foto: divulgação.

Bater ou não bater, eis a questão!, diria o dramaturgo inglês William Shakespeare, se ainda fosse vivo e presenciasse o dilema que toma conta da campanha de Gustavo Fruet (PDT), cujos coordenadores se dividem entre os que querem responder aos ataques do adversário Ratinho Junior (PSC) e os que consideram ser melhor apanhar quieto!.

Ratinho escolheu atacar o PT, no rádio e na televisão, visando atingir Fruet:

Primeiro o PT tentou ganhar a prefeitura com o Vanhoni. Tentou uma vez, tentou outra, não funcionou. Aí depois eles tentaram de novo, desta vez com a Gleisi. Também não deu certo. Agora, o PT adotou uma tática diferente, e veio junto com Gustavo Fruet. Funciona assim: Gustavo vai na frente e o PT vem logo atrás, escondidinho. Sabe como é que é? Será que desta vez eles conseguem? Acho que não, hein. O curitibano não vai deixar!, diz o texto de seus comerciais.

Os gustavistas que não querem apanhar calados do candidato do PSC recorrem ao exemplo da campanha em São Paulo, onde Fernando Haddad (PT), mesmo liderando as pesquisas, não dá refresco para o oponente José Serra (PSDB).

Segundo matéria do jornal Folha de S. Paulo, edição desta quarta-feira (17), os comerciais, exibidos durante intervalos da programação das emissoras, concentraram os golpes mais duros da ofensiva mútua. Cinco dos sete anúncios veiculados pelo PSDB traziam críticas ao oponente. A proporção do lado do PT foi parecida (6 de 8).

Em 2010, uma semana depois de ser derrotado nas urnas pelo então candidato Beto Richa (PSDB) ao governo do Paraná, o então senador Osmar Dias (PDT) desabafou a este blogueiro: Aprendi depois de velho que quem não bate perde eleição!.

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. este Ratinho tase, ta se achando o máximo, mantenha sua postura Gustavo, tens educação e berço.

  2. Gustavo FRUET é a melhor opção para Curitiba !

  3. Minha preocupação era no 1º turno: Greca acabar tirando votos que seriam de FRUET, e com isso o robô de Taniguchi, o Ducci, ficasse com a segunda vaga. E tinha sentido, quando tínhamos 98% dos votos apurados a vantagem era do Pediatra ( usou muito sua “ex-prática profissional” na campanha, mesmo sabendo que seu “calcanhar de Aquiles”, era a questão da saúde pública…) e no final GUSTAVO, ganhou por pouco menos de 5 mil votos. Mas, no 2º turno será fácil de vencer o Ratinho que é fraco ( enganou no 1º turno, graças aos plágios que fazia com os programas do STE ). Não se lembram mais disso ? Agora, o “roedor” só atrai “caciques”, em final de carreira, que não levarão votos. Greca , não tranfere nem 10% de sua votação…quem votou nele está decepcionado com seu apoio ao Ratinho. Requião é um dos “caciques”, não tinha saída, também não tranfere votos. Deveria ficar “encima do muro”, para não comprometer seu passado que, foi BOM ( Que fará se seus bons e belos videos dos discursos, no senado ?). Agora, “na reta da chegada”, GUSTAVO FRUET, firme, coerente em suas atitudes, independente das cores partidárias, parlamentar exemplar na Câmara Federal; com apoio das lideranças nacionais e militantes petista, vencerá fácil e será o futuro Prefeito da capital do Estado Paraná.

  4. O governador Beto Richa e o Lula deveriam assumir suas posturas politicas. Ambos apoiam Ratinho mas estão ‘ESCONDIDINHOS”. E agora Ratinho?

  5. Nos parece, pelas posturas, que cada um dos candidatos herdou o carater de seu respectivo pai. Será que dá para comparar Mauricio Fruet com Ratinho pai? Com a resposta o eleitor.

  6. Dizer que a opção pelo Ratinho é irresponsável não é bater?

    Responsável é ter o apoio do Lerner e do PT?

    É exatamente esta incoerência que o curitibano não quer.

    Ratinho Júnior prefeito e tenho dito.

  7. Esta precisando tomar umas palmadinhas esse Juninho,este menino ficou muito mal, até já usa cueca de seda que pai Ratão tinha proibido, falou até mal dos agora amigos lá do palácio da Centro Cívico, dizendo que tinha uma teta gorda prá mamar, aprendeu rápido esse garoto, aliás em política tudo se aprende rápido, até tentar enganar o povo, mas o povo tá ligado.

  8. Bater no Ratinho é ater em cachorro morto.

  9. EU ACHO QUE QUEM DEVE BATER É O PT E NÃO O GUSTAVO,O RATO SÓ FALOU DO PT

  10. Interessante, o candidato, não da minha família Ratinho Junior, foi vitima de armações, como caso da gráfica com os assessores do Gustavo, lembram, foi atacado pelo menino bom. Ainda não decidimos em quem votar. Mas está complicado. Veremos……tenho pena da nossa cidade, tbém me decepcionou o Gustavo, quem tanto censurou está hoje, cade a ética, PPS do Rubens, PT e alguns PSDB.

  11. Fruet não precisa bater e nem apelar contra seu concorrente, basta mostrar como Ratinho Jr votou na questâo da CPMF ( a favor), do aumento do salário dos deputados federais (a favor), do código florestal (a favor). Quer porrada maior que essa ?

  12. Do pescoço pra cima não é falta. Há exemplos recentes, como o do Osmar Dias, que tentou passar uma imagem de freira na eleição, e agora de bruxo cheio de ressentimentos. Se for pra ficar amuado, arrependido, mais tarde, que se “desça o porrete”, não inventando, mas postando a verdade, revelando o que Ratinho Junior insiste em tentar esconder.

  13. Claro, Gustavo nunca bateu. É só ver como ele era bonzinho com Lula há uns 6 anos atrás… “senhor presidente, será que o senhor não se incomodaria se eu pedisse o seu impichement por causa do mensalão??”

  14. Por causa destas atitudes deixarei de votar no Rato.

  15. “quem bate perde” ou “quem não bate perde” não é assim que funciona, no primeiro turno o Ratinho não bateu e levou, mas quem só apanha é muito difícil levar visto o Osmar que qualquer um que analisar só as propostas votaria nele.

    Eleição é mais ou menos uma caixinha de surpresas, eu não ficaria impressionado se em 4 anos o Requião e o Lerner estejam do mesmo lado aqui em Curitiba dependendo do que acontecer em Curitiba e no Paraná.

    Acho que o Fruet faz certo em apenas pincelar o lado negativo do Ratinho e nos debates ser mais duro, assim como fez no primeiro turno.

  16. Gustavo Fruet deve mostrar as contradições e incoerências do seu adversário. Agora, descer ao nível de baixaria mostrado por Ratinho Junior quando desceu á lenha no PT, sendo que sempre fez parte da base de apoio do mesmo, NUNCA!!!

  17. O PT tem que responder.

  18. O nível do candidato Gustavo Fruet é outro, bater nunca, falar a verdade sempre!