Justiça proíbe gráfico com pesquisas no programa de Ratinho Junior

Juíza também proibiu jornal sobre panfletos apócrifos

Justiça proíbe comparação de pesquisas Ibope e Datafolha.

A Justiça Eleitoral proibiu ontem (21) que o candidato do PSC à  prefeitura de Curitiba, Ratinho Junior, exiba no seu programa de tevê no horário eleitoral gráfico que compara desempenho entre os institutos Datafolha e Ibope.

A animação gráfica mostrada no programa de Ratinho induzia o eleitor a pensar que Gustavo Fruet (PDT) caiu na preferência do eleitorado, diz o advogado Luiz Fernando Pereira, coordenador jurídico da campanha pedetista.

O candidato do PSC omitiu as datas das coletas das entrevistas!, argumenta Pereira, ao comentar a decisão da juíza Renata Estorilho Baganha.

A última pesquisa divulgada pelo Ibope, registrada no TRE, colocou Fruet 10 pontos à  frente de Ratinho. A do Datafolha ampliou ainda mais a vantagem do candidato do PDT: 16 pontos.

Os advogados alegaram que é impossível comparar as pesquisas dos dois institutos porque eles têm metodologias diferentes e quantidade de entrevistas também diferentes.

O Datafolha ouviu 1.267 pessoas entre os dias 17 e 18 de outubro. O Ibope entrevistou 1.001 eleitores entre os dias 17 e 19 de outubro.

A Justiça Eleitoral também proibiu, ontem, a coligação de Ratinho Junior de distribuir jornal no qual afirma que Gustavo Fruet está sendo investigado por suposta produção de panfleto apócrifo e fixou multa de R$ 1 mil por exemplar distribuído. O episódio ocorreu no primeiro turno.

A juíza eleitoral Adriana Ayres Ferreira reafirmou que o pedido de investigação proposto por Ratinho Júnior foi arquivado pela Polícia Federal por falta de provas. A coligação Curitiba Criativa poderia ter recorrido da decisão, mas não o fez.

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Essa manipulação de pesquisas eleitorais que fez eu mudar o meu voto pro Fruet já no primeiro turno.

  2. Uma vergonha, querer comparar duas pesquisas feitas praticamente no mesmo período, ainda mais sendo uma delas do Ibope. Se eu ainda tivesse dúvidas em quem votar, depois dessa manipulação jamais votaria em Ratinho Jr. Quem faz isso numa campanha, se presta a qualquer outro tipo de ação fraudulenta. Até agora ainda não entendi quem está por trás disso: o candidato, o pai Ratinho ou a equipe de comunicação. Mesmo que existam aloprados e destrambelhados na equipe da campanha, ainda assim o responsável é o candidato. Se ele não controla a equipe, como vai comandar uma prefeitura?

  3. HAAAAAAAAHAHAHAH QUE PROPAGANDA MAIS RIDÍCULA, EU NAO TINHA VISTO!

    Mesmo com a margem de erro normal de uma pesquisa para outra eles fazem questão de colocar: ” E CRESCE 3 PONTOS EM 2 DIAS ” ÓÓÓÓÓÓÓÓÓ

    Sério, sinceramente, essa foi pra matar! É um sinal claro de desespero….querem achar qualquer migalha pra passar uma imagem que Ratinho está crescendo! E reparem…mesmo com essa GRANDE ascensão do rato ele fica 10 pontos abaixo!!! E olhem tbm que a porcentagem que desfavorece Fruet é identica a que favorece ratinho, de 3%….e mesmo assim o gráfico mostra como se ratinho tivesse crescido o dobro assim…sério, ridículo! Pior que isso, é a propaganda mediocre ser barrada e censurada kkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ainda morro de rir dessa campanha do Juninho

  4. Um gráfico totalmente tendencioso. Feito com base em pesquisas de dois institutos que usaram metodologias e amostragens diferentes, portando, estatisticamente, não comparáveis. As inclinacões também tendenciosos, pois são diferentes para os mesmos percentuais. Mais uam vez o candidato Ratinho quer enganar os eleitores.

  5. Primeiro um truque pra enganar bobo, comparar uma pesquisa com outra. Segundo e proporção do gráfico, quem subiu com 3 pontos aparece muito mais para quem desceu 3 pontos, muito forçado.

  6. É bem a cara do RATINHO usar os números do IBETO.

  7. A animação gráfica mostrada no programa de Ratinho induzia o eleitor a pensar que Gustavo Fruet (PDT) caiu na preferência do eleitorado??????????? De 52 para 49 é o quê???

  8. Deveras, além das pesquisas do Datafolha e Ibope NÃO ocorrerem antes e depois do debate da última sexta-feira, respectivamente, a escala do gráfico está totalmente errada: a amplitude de 16 pontos percentuais do primeiro eixo está praticamente 10 vezes maior que a amplitude do segundo eixo, de 10 pontos percentuais, induzindo ao erro qualquer leigo em leitura de gráficos.

  9. Os marketeiros e aloprados da campanha do Ratinho estão se mostrando piores que os do Fruet…

  10. Excelentíssimo Senhor Juiz, deixa, está eleições é nossa, com pesquisa ou sem. a população irá ver as próximas nessa semana, estaremos com 10 pontos de diferenças na frente, nós, PT ganharemos, ainda ganharemos em PONTA GROSSA, CASCAVEL e a nossa cidade com o apoio da elite, onde temos a socialaite Mirian Gonçalves, VIVA FRUET E NOSSO PT, ONDE COM ESSA CIDADES E PRINCIPALMENTE CURITIBA, ELEGEREMOS NOSSA FUTURA GOVERNADORA GLEISI…..VIVA PT, GLEISI, BERNARDO e nosso companheiro RUBENS BUENO, ele sempre foi nosso companheiro. viva a vitória….

  11. Ratinho tá perdendo a mão e a cabeça, se tivesse mantido o mesmo nível do primeiro turno, não teria perdido tanto votos, quem mandou obedecer as idéias malucas do rato-pai, quer dar cacetadas em todo mundo.

  12. Olha; eu ouvi dizer que a diferença em favor de Fuit já chegou em torno de 75%.

  13. Que ridiculo esse Ratinho Junior. O cara é muito podre.. induzir o eleitorado ao errado foi a gota dagua.