Ibope: Ratinho Jr 35%, Ducci 28%, Fruet 16% e Greca 9%

Do G1 PR e RPC TV

O Ibope divulgou nesta terça-feira (2) a quarta pesquisa da intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de Curitiba neste ano.

A pesquisa foi encomendada pela RPC TV.

Em relação à  pesquisa anterior, Ratinho Jr (PSC) foi de 30% para 35%, Luciano Ducci (PSB), de 31% para 30%, Gustavo Fruet (PDT) manteve 16%, e Rafael Greca foi de 8% para 9% das intenções de voto.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Ratinho Jr. (PSC) !“ 35% das intenções de voto
Luciano Ducci (PSB) !“ 28%
Gustavo Fruet (PDT) !“ 16%
Rafael Greca (PMDB) !“ 9%
Bruno Meirinho (PSOL) !“ 1 %
Alzimara Bacellar (PPL) !“ 1%
Avanilson Araújo (PSTU) !“ não pontuou
Branco/nulo !“ 4%
Não sabe/ não respondeu !“ 6%

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de setembro e 1!º de outubro. Foram entrevistadas 805 pessoas na cidade de Curitiba. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), sob o número 00462/2012.

Veja os números do Ibope, considerando os votos válidos
Ratinho Jr. !“ 38%
Luciano Ducci !“ 31%
Gustavo Fruet !“ 18%
Rafael Greca !“ 10%
BrunoMeirinho !“ 2%
Alzimara Bacellar !“ 2%
Avanilson Araújo !“ não pontuou

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Pesquisas anteriores
A primeira pesquisa do Ibope foi divulgada em 10 de agosto e registrou os seguintes resultados: Luciano Ducci com 25% das intenções de voto, Gustavo Fruet, com 24%, Ratinho Jr, com 23%, Rafael Greca, com 6%, Carlos Moraes, com 1%, e Avanilson Araújo, Alzimara Bacellar e Bruno Meirinho não pontuaram.

Na segunda pesquisa, divulgada em 24 de agosto, Ratinho Jr tinha 27% das intenções de voto, Luciano Ducci, 23%, Gustavo Fruet, 21%, Rafael Greca, 6%, Bruno Meirinho, 1%, e Avanilson Araújo e Alzimara Bacellar não pontuaram.

Na terceira pesquisa, divulgada em 14 de setembro, Luciano Ducci tinha 31% das intenções de voto, Ratinho Jr., 30%, Gustavo Fruet, 16%, Rafael Greca, 8%, Bruno Meirinho e Alzimara Bacelar, 1%.

Segundo turno
O Ibope também simulou o segundo turno com os nomes dos três primeiros colocados na pesquisa. Ratinho Jr venceria em todos os cenários criados com os três candidatos e entre Luciano Ducci e Gustavo Fruet, Ducci venceria.
– Ratinho Jr 42% x 37% Luciano Ducci
– Ratinho Jr 45% x 30% Gustavo Fruet
– Luciano Ducci 39% X 35% Gustavo Fruet

Rejeição
O Ibope perguntou ainda em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Rafael Greca foi o mais citado, com índice de rejeição de 25%. Em seguida aparecem Luciano Ducci, com 22%, Alzimara Bacellar, com 21%, Ratinho Jr. e Bruno Meirinho, com 20%, Avanilson Araújo, com 18%, e Gustavo Fruet, com 10%. 6% poderiam votar em todos e 16% não sabem ou não responderam.

6 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. TERRA DE NINGUEM…

    Curitiba pode virar terra de ninguem…oportunistas de plantão invadem região na CIC. e os que aguardam na fila da cohab, vão continuar a ver navio por conta destes grilheiros que ivadiram Curitiba nos ultimos tempos.

    Se o Gustavo estivisse em primeiro já iriam ligar ele e o PT com essa ocupação, ou já pode ser o efeito ratinho Jr.

  2. Ibope é ibope

  3. ola boa noite,
    o RATINHO ja consolidado no 2 turno
    o LUCIANO ta na UTI mais aguenta ate o dia 28 de outubro
    em 60 dias o luciano limpa as gavetas
    pro RATINHO assumir dia 01 de janeiro de 2013

  4. Gustavão, não se preocupe, porque quem quer o melhor para Curitiba, vota 12 !!
    Não te abandonaremos !!

  5. Divulgação bem estranha na RPC. Novamente, não divulgaram os números do 2o turno, nem os de rejeição e sequer as variações da margem de erro. Converge com a última Datafolha no que se refere à tendência de queda do candidato à reeleição. Aliás, quem tem assistido os programas eleitorais e os debates percebe, facilmente, que, quanto mais ele fala que precisa de mais 4 anos para fazer o que não fez, mais ele cairá nas pesquisas. A rejeição é cada vez maior e aumentará com os minutos de direito de resposta que ganhou do GRECA. O grupo que está no poder há mais de 20 anos já está percebendo que nós Curitibanos queremos mudança e que não caímos mais nessa ladainha de que precisam de mais tempo. Ora, já tiveram muitos anos para fazer e não fizeram, a democracia e a república dependem da alternância no poder. O basta está aí, não adianta fingir que não estão vendo, não adiantará, no 2o turno, apoiarem aquele que estão atingindo com propagandas jocosas, não adianta utilizar as pesquisas frágeis e incorretas (tal como as do Senado em 2010), em 1o de Janeiro de 2013, tomarão posse Gustavo e Mírian, com competência, seriedade, probidade, honestidade, para governar nossa querida Curitiba!

  6. Sinceramente, não acredito que Luciano Ducci tenha 28% das intenções de voto, o IBOP (IBETO) destoava dos demais institutos que davam uma ampla vantagem para Ratinho Junior, agora, fizeram uma adequação se aproximando da realidade.