Globo é acusada de crime eleitoral por edição do Jornal Nacional

do Brasil 247

Movimento dos Sem-Mídia, presidido por Eduardo Guimarães, protocola ação contra a Rede Globo em razão dos 18 minutos dedicados ao especial sobre o mensalão, após o horário eleitoral gratuito; emissora comandada por Ali Kamel (dir.), que nunca se recuperou da edição do debate entre Lula e Collor em 1989, é acusada de partidarismo. Foto: BR247.

A edição de ontem do Jornal Nacional, que dedicou 18 minutos a um especial sobre o mensalão, logo após o horário eleitoral gratuito, pode ter infringido a Lei Geral das Eleições. Comandada por Eduardo Guimarães, a ONG Movimento dos Sem-Mídia, decidiu entrar com representação contra a Globo junto à  Procuradoria Geral Eleitoral e ao Ministério das Comunicações, acusando a emissora da família Marinho, comandada pelo jornalista Ali Kamel, de agir de forma partidária, assim como ocorreu em 1989, na edição do debate entre Lula e Fernando Collor. Leia abaixo:

ONG representará contra Jornal Nacional na PGE e no Minicom

Até a insuspeita Folha de São Paulo notou a cobertura desproporcional, ilegal e até criminosa que o Jornal Nacional fez da sessão de terça-feira (23.10) do julgamento do mensalão. Segundo a matéria em tela, o telejornal gastou 18 dos 32 minutos de sua edição de ontem com esse assunto. Abaixo, o texto da Folha.

!”!“

FOLHA DE SàƒO PAULO

24 de outubro de 2012

“JN” dedica quase 20 minutos a balanço do julgamento

DE SàƒO PAULO

O Jornal Nacional! da TV Globo, programa jornalístico mais assistido da televisão brasileira, dedicou ontem 18 dos 32 minutos de sua edição a um balanço do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal.

O telejornal exibiu oito reportagens sobre o tema, contemplando desde o que chamou de frases memoráveis! proferidas no plenário do STF à s rusgas entre os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandovsky, respectivamente relator e revisor do processo na corte.

O segmento mais quente! do telejornal, dedicado à s notícias do dia (debate do tamanho das penas e a decisão de absolver réus de acusações em que houve empate no colegiado) consumiu 3min12s.

O restante foi ocupado pelo resumo das 40 sessões de julgamento.

!”!“

Há, ainda, um agravante. O assunto foi ao ar no JN imediatamente após o fim do horário eleitoral, que, em São Paulo, foi encerrado com o programa de Fernando Haddad. E tem sido assim desde que começou o segundo turno !“ o noticiário do mensalão é apresentado pelo telejornal sempre colado! ao fim do horário eleitoral.

O objetivo de interferir no pleito do próximo domingo em prejuízo do Partido dos Trabalhadores e dos outros partidos aliados que figuram na Ação Penal 470, vem sendo escancarado. Ontem, porém, essa prática ilegal chegou ao ápice.

A ilegalidade é absolutamente clara. Para comprovar, basta a simples leitura da Lei 9.504/97, a chamada Lei Geral das Eleições, que, em seu artigo 45, caput, reza que:

Caput !“ A partir de 1o de julho, ano da eleição, é vedado à s emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário, conforme incisos:

III !“ Veicular propaganda política, ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação, a seus orgãos ou representantes;

IV !“ Dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação;

V !“ à‰ vedado à s emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário, veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente (!¦)

Apesar de a Globo poder alegar que estava apenas reproduzindo um fato do Poder Judiciário, a intenção de usar as reiteradas menções dos ministros do Supremo Tribunal Federal ao Partido dos Trabalhadores é escancarada ao ponto de ter virado notícia de um jornal absolutamente insuspeito de ser partidário desse partido.

Conforme reza a lei, é vedada prática da qual o JN abusou, ou seja, fazer Alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente!. Ora, de dissimulado não houve nada. O PT foi citado reiteradamente pela edição do JN de forma insistente e por espaço de tempo jamais visto em uma só reportagem.

A Lei Eleitoral recebe interpretação pela Justiça Eleitoral, ou seja, ela julga exatamente as nuances das propagandas, dos programas em veículos eletrônicos e até mesmo na imprensa escrita e na internet.

O uso de uma concessão pública de televisão com fins político-eleitorais também viola a Lei das Concessões, cujo guardião é o Ministério das Comunicações.

Diante desses fatos, comunico que a ONG Movimento dos Sem Mídia, da qual este blogueiro é presidente, apresentará, nos próximos dias, representações à  Procuradoria Geral Eleitoral e ao Ministério das Comunicações contra a TV Globo por violação da Lei Eleitoral, com tentativa de influir em eleições de todo país.

Detalhe: será pedido ao Minicom a cassação da concessão da Rede Globo por cometer crime eleitoral

Por certo não haverá tempo suficiente de fazer a representação ser apreciada por essas instâncias antes do pleito, mas isso não elidirá a denunciação desse claro abuso de poder econômico com vistas influir no processo eleitoral. Peço, portanto, o apoio de tantos quantos entenderem que tal crime não pode ficar impune.

33 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. …PT. Não temos que aceitar tudo que nos é jogado “goela abaixo” pelos grandes conglomerados da mídia brasileira, que faz já há algum tempo um jornalismo sensacionalista e tendencioso. Tentam a todo custo mostrar a todos algo que julgam verdade, e logicamente, com vistas a beneficio próprio, como uma verdade absoluta, quando na verdade nada mais são do que deturpações da realidade. Não acreditemos nós brasileiros, eleitores ou não, no que nos é mostrado diariamente. Sejamos criticos, vejamos os dois lados da moeda, a Globo nunca foi e nunca será parcial. O que está se tentando, mais uma vez, é buscar o convencimento de que o Partido dos Trabalhadores representa uma ameaça para a população. Ora vejamos as grandes transformações ocorridas nos últimos anos em nosso país. A democracia deve ser assim, dar voz a todos, eles querem mostrar as suas verdades, pois bem, nós também podemos mostrar as nossas. Parabéns pela iniciativa.

  2. Alguém deve tentar conter a Rede Globo, que utiliza de seu principal telejornal para tentar, de forma explicita, mais uma vez prejudicar o candidato do

  3. É necesário fazer algo para conter a sede da grande Rede Globo,

  4. barbosa vai pra alemanha ,no caso das torturas que o stf perdou .não pode ser uma negativa,um magistrado detido. para os direitos humanos crimes de tortura não prescreve. vejam pessoas que com idade avançada foi pra cadeia…o brasil e membro da justiça internacional, sediado em haia… isso pode custar condenação para qualquer pessoa…… direito de dar opinião . a globo da pitaco ,eu acompanhando…

  5. Já que a Globo é tão isenta, porque escondeu o livro Privataria Tucana, onde mostra todas as falcatruas de Fhc e Serra na época da privatizações onde foram pro ralo 80 bi. Esconde também os verdadeiros pais do mensalão que são os tucanos,cujo esquema aconteceu em 98 e até agora não foi julgado. Esconde o verdadeiro mensalão que foi a compra de votos para a reeleição de FHC passando por cima da Constituição. Mais o escandalo Banestado, Caso Alston em São Paulo, LIsta de Furnas onde os tucanos receberam milhões para suas campanhas. O desespero da elite brasileira é porque estão perdendo as elei~ções em São Paulo justamente para o PT e isso eles não conseguem engolir. Por isso eu digo, voces perderam elite burra e reacionário do Brasil. O Povo acordou.

  6. aguardemmmmmmmmmmmmmm!VEM AI O MENSALAO MINEIRO DO PSDB, MUITO MAIS ROCHOCHUDO. VIVA O PT DO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Rouba, forma quadrilha, desvia dinheiro publico e não quer aparecer no jornal? Era mais facil o PT nao ter roubado! Mesmo que isso custasse a reeleição do Lularápio.

  8. Não sabia que existia tantos defensores dos mensaleiros aqui em Curitiba. Será que já é demonstração de como serão esses próximos 4 anos???

  9. Em uma só frase: vão arrumar o que fazer. Queriam mesmo que o julgamento do maior escândalo político da história brasileira não tivesse destaque? Enfim a Justiça condena políticos corruptos do alto escalão do governo, e não se pode dar um grande espaço para a notícia? Façam-me o favor…

  10. Feliz em saber que algo está sendo feito contra essa falta de ética da Globo…

    é imoral a forma como Globo e Veja defendem seus eleitos
    eles tem que parar ou serem parados

  11. Por isto não dá pra votar no Fruet! Já imaginou esta PTZADA que vê golpe tudo dominando Curitiba?

    Já imaginou o aparelhamento da Secretaria de Obras, Meio Ambiente etc… com pessoas neste perfil acima?

    Este gafanhotos que chegarão no Cavalo de Troia que este Fruet quer aplicar em Curitiba, arruinarão a bela Curitiba.

    Uma pena que a classe pensante de Curitiba aceitar que o Fruet negocie nossa cidade como quem vende banana a este filhos do mensalão!

  12. A revista Veja está vomitando direto a mesma manchete, agora o JN com sua campanha explícita pró-Serra, este pessoal pensa que a cabeça de todo eleitor é um grande penico.
    Tá certo que tem gente que gosta de ……

  13. O legal da tv é que ninguém a obrigado a assistir…

    • Você está totalmente equivocado, todos os canais de televisão são CONCESSÕES PÚBLICAS, ou seja nenhum grupo empresarial é proprietário das suas concessões, portanto tem que obedecer as leis brasileiras, ou seja não mentir e/ou manipular a opinião pública pata satisfazer seus interesses ideológicos, particulares e/ou empresariais.

  14. Culpado disso é o próprio Lula e o PT.

    Quando Lula soube do resultado da eleição em 2002, saiu escondido por trás para dar entrevista exclusiva à Globo; bem ao contrário do Chaves que cassou a concessão da similar lá na Venezuela.

    Lula dizia que ia fazer auditoria na privataria tucana; ao invés disso, piorou a lei que o FHC tinha feito, para aumentar o oligopólio.

    Lula achava que já era da elite e convidou FHC para irem juntinhos no aerolula para Paris…

    Tem mais é que levar pedrada mesmo, que fiquem quietinhos agora…

  15. Concordo com o Stédile,a eleição foi manipulada pela globo,o Brizola na eleição de 1982 já denunciou o esquema Proconsult,portanto 7 anos antes da eleição presidencial,o Brizola foi o único a denunciar esta vergonha toda .

  16. TEMOS QUE ACABAR COM ESSA GLOBO..CHEGA 1989

  17. Esse jornal nacional deveria mudar de nome e passar a chamar de “JORNAL TENDENCIAL” que vergonha Rede Globo.

  18. A Globo é a mesma de sempre, tentando ludibriar a opinião pública. A Globo só existe graças a ditadura militar, pois foi a porta-voz dos generais mentindo e iludindo a população. O que o Jornal Nacional fez ontem é contra a Lei 9.504/97 a chamada Lei Geral das Eleições que proíbe favorecimentos e/ou tratamento diferenciado para determinado candidato ou coligação. Pois o objetivo da longa matéria de 20 minutos em horário nobre tinha o claro objetivo de ajudar o Serra em São Paulo.

  19. Porque esta ONG nunca condenou o roubo escancarado do dinheiro público comandado por Zé Dirceu e seus 40 ladrões? Me parece mais uma ONG chapa branca. Em suma: no sou petista, mas acho que o PT é importante para a democracia brasileira e muito maior que a turma de larápios do Mensalão. Logo, vamos deixar de defender o indefensável!

  20. A Rede Globo não é imparcial. É FATO!
    A Folha de São Paulo não é imparcial. TAMBÉM É FATO.
    As grandes organizações de mídia não são imparciais, no Brasil e no mundo. ISSO É FATO INCONTROVERSO!!!!!

    Que o dirigente do “MSM”, Stédile do mundo virtual, assuma sua posição partidária e não se travista de defensor da sociedade!!!!

    Em São Paulo a Globo é Serra e a Folha é Haddad!!!!!

    Em Curitiba ambas estão juntas ao lado do Fruet Filho por uma razão banalíssima, o adversário do mesmo é dono de uma empresa de comunicações concorrente que deseja abocanhar fatias de mercado que eram cativas da RPC e Folha.

    Ideologia????? Em nenhum caso.

    Tudo é businness…quem discordar leia um pouco a vasta literatura sobre aos imérios de comunicação e suas relações com a política e com o Estado publicada ao redor do mundo….

  21. É, agora é crime noticiar o roubo cometido pelo PT. Sei que a globo não é santa, mas o PT como partido mereceu cada uma das citações e menções durante o programa, visto que COMETEU SIM as irregularidades, e beneficiou-se do esquema como organização. O Mensalão durou anos, o julgamento meses, a cobertura poderia ter levado horas que estaria ótimo.

  22. A Globo é um cancro para a socieade brasileira.

  23. O maior estelionato eleitoral da história de nosso país foi cometido pelas Organizações Globo, em 1989: até a realização do 1º turno prejudicando Leonel Brizola para beneficiar Collor de Melo e Lula da Silva; e, no 2º turno, com a edição daquele debate mostrando as fragilidades do petista.

    Quando o presidente Collor tentou reparar isto se aproximando de Brizola, passando a sonhar um futuro político diferente do desenhado pela poderosa TV Globo, foi logo apeado do poder com as cumplicidades do Partido dos Trabalhadores.

  24. Qual a ação tomada por esta ong quando o Sr. Lula compareceu ao programa do Ratinho com o Sr. Haddad a tiracolo? Quem financia esta ong?

  25. Realmente, o sensacionalismo do Jornal Nacional ontem foi flagrante. A cara feia do Bonner dando o boa-noite com uma expressão pesada, de constrangimento, chamou a atenção, denunciando que ele sabia que estava fazendo algo muito vergonhoso para o jornalismo. Como quem pensava: “amanhã, lá vem a malhação, a pixação”.