Funcionários da Copel e do Detran ameaçam fazer greve

Trabalhadores da Copel e Detran podem cruzar os braços em novembro.

Servidores do Detran ameaçam entrar em greve no mês de novembro, caso as reivindicações do sindicato da categoria não sejam atendidas pelo governo do estado. Os funcionários do órgão cobram melhorias no espaço físico das Ciretrans, novo concurso, reajuste e regulamentação da gratificação, solicitação de adicional noturno para instrutores de reciclagem, dentre outras reivindicações.

Os trabalhadores da Copel (Companhia Paranaense de Energia) também estão alvoroçados. Eles não descartam greve, pois argumentam que a diretoria da empresa aumentou os próprios salários em quase 30% e deixou os copelianos a ver navios.

Os funcionários da estatal energética dizem que os acionistas tiveram o quinhão aumentado em 2010. Os sócios privados da empresa, segundo os copelianos, passaram a ter 35% do lucro líquido dividido como dividendos (antes eram 25%).

Pelo andar da carruagem, os trabalhadores da Copel e do Detran vão mesmo cruzar os braços, pois o governador Beto Richa (PSDB) anunciou ontem (23) corte de 20% nas despesas da administração estadual.

22 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esmael.

    A empresa está intimidanos os colaboradores, vamos parar amanhã

    > Pressão de gerentes para que funcionários levem laptops para trabalhar de casa.

    >Relato de colega: “Um gerente convocou alguns funcionários para pedir (a mando da diretoria, segundo ele) que cheguem na empresa amanhã entre 5h e 6h (no máximo). Com a última pessoa com quem conversou, chegou a mencionar que essa hora extra não é obrigatória, mas um pedido especial da diretora”.

    >Uma gerente disse, textualmente, que trabalhadores que participarem da paralisação de amanhã serão demitidos (o que é vedado pela lei).

    Agora as 18h, um email interno circulou dizendo que todos os nossos direitos serão retirados do acordo apartir de 72 horas.

    “Assim sendo, a Copel convoca os sindicatos representantes das categorias de empregados que ainda não assinaram o ACT 2012/2013 para que, no prazo máximo de 72 horas, se manifestem quanto à aceitação da referida proposta final da Copel ou, em não aceitando, manifestem-se no sentido de dar início ao competente procedimento de dissídio coletivo, para que a respeitável Corte Trabalhista dê os devidos encaminhamentos para o deslinde da questão.”

  2. Queria dizer: entende tanto quanto.

  3. Vide o caso da Sanepar cujo diretor entende quanto de saneamento quanto entende de mercado editorial – levou a falência a rede de livrarias da família.

  4. Quando o Sindicato leva uma proposta elaborada pela Categoria e a empresa simplesmente ignora, dispensa num primeiro momento uma assembleia, pelo simples fato de que nada foi atendido até o momento….Acredito que os Sindicatos ainda estão observando e traçando estratégias….Uma Vergonha essa Adm….. O Richa mostrou que é extremamente incompentente….Colocou na Direção somente pessoas que participaram e Criaram os piores momentos da Copel….A Direção Atual é formada de Pessoas que tentaram junto como Jaime Lerner….vender a Copel….Callcenter centralizado, se acaba a luz no prédio ou alguma falha técnica qualquer no local, os paranaenses não terão com quem falar para pedir auxílio…..Fora Yara!!!!!!! Fora Lindolfo!!!!!!

  5. O Beto prometeu um Choque de Gestão, na Copel foi um Curto circuito, veja a revista publicada “Desbalanço Social da Copel 2012” do Coletivo Sindical, entre outras informações, cada diretor da Copel, considerando os aumentos dados por eles mesmos em 2011 e 2012, passaram a ganhar R$ 1.116.301,00 por ano. Que bocona, deve ter fila de amigos do Rei querendo ser Diretor da Copel. Os acionistas, apesar dos aumentos dos dividendos de 25% para 40% do lucro, as ações valem menos que 5 anos atras, só foi pior em 2002 ultimo ano do Lerner.
    Gatão

  6. Opa Esmael,
    Mil perdões pela minha indelicadeza, mas revolto-me contra injustiças aplicadas aos colegas e a classe copeliana neste dissídio.
    A Copel não parece honesta em suas alegações.
    Queria também parabenizá=lo pelo artigo.
    Muito bom realista, mostrando a verdade.

  7. O cenário nunca foi tão favorável na COPEL: lucros recordes ano após ano, prêmios consecutivos e de vários órgãos que analisam a satisfação de clientes, expansão através da construção de usinas e aquisição de novas concessões.
    Neste ambiente, os sindicatos estão pedindo um aumento real de apenas 3%, muito abaixo dos índices conquistados por outras categorias em outras empresas.
    O orgulho de ser copeliano e a vontade de ver a empresa cada vez mais forte, vão esmorecendo quando os funcionários percebem que o “bolo” está sendo dividido apenas entre diretores e acionistas…
    É, o bicho vai ter que pegar…

  8. Esmael, na COPEL a empresa fez a proposta. A mesma deveria ir a assembléia para que os empregados digam um sonoro NAO…ou um sim…porém nossos representantes dos sindicatos nao querem fazer assembléia. Nunca vi isso na minha vida.
    Portanto a posição dos sindicato hoje não espelha a vontade dos trabalhados.
    Legitimidade dos sindicatos só com assembléia.

    • Espelha sim, pois nas assembleia deixamos claro que queremos aumento real!

    • Olha, pelo que eu sei, foi feito assembleia nas regionais, onde a maioria entrou em acordo que queriamos aumento real, e que nao se votaria se nao houvesse uma proposta condisente, ou seja, consentimos ao sindicato isto, de so trazer a proposta para votacao se houvesse aumento real. Inclusive sou a favor da paralisacao de advertencia, que se dara provavelmente dia 26 proximo.
      Ou seja, a posicao do sindicato espelha a real vontade dos trabalhadores da copel.

    • Esmael/veja em
      http://coletivocopel.wordpress.com/
      o Richa nãso sabe dos descalabros internos, trabalha-se sempre com sujeira.
      Promoção apenas para no popular “aconchavos”
      Clima desmotivador. ingerência, funcionários tem medo dos líderes indignação, revolta
      Empresa querendo enganar com falações não convincentes.
      Imagine a situação:
      Uma pessoa não promovida, não reconhecida pois um parente de um político arranjou um jeio de “ganhar”, de presente a promoção falar a sua filha e pais.
      -Não fui promovido embora seja reconhecido por todos que inclusive se revoltam contra o resultado de um afilhado de um grandão que é um vagal na empresa.
      Imaginaram a vergonha desta pessoa ao dizer isso da empresa em que trabalha? Ea humilhação que ele passará no seu dia a dia ao lado do chefe que fez a sacanagem com ele e sua família honesta?

      Está assim lá. Façam uma pesquisa interna para um jornal. No dia do eletricista dão café da manhã mas valorização e expectativa de melhora, nada. Saiu aé fotografia na Internet, numa tentativa de endomarketing

    • Para que perder tempo para dizer Não, ir para a diretoria e ouvir outro Não. Faz assembléia para os funcionários decidirem pelo Não. Até onde vai isso? É melhor partir para a greve de um vez. Greve!!!

  9. Caro Esmael, procure se informar melhor antes de publicar algo. A Copel é uma empresa que tem receita propria, este corte não “afetaria” a empresa.

    • Picolo, segundo a reportagem de hoje (24/10/12) no jornal Metro. O corte de 20% “valerá para praticamente todos os setores da administração estatal … e sociedades de economia mistas”. Isso inclui a COPEL.

      • Já estamos em corte de deespesas na COPEL. Mal higienizam o ambiente. cortes com transporte e virá mais.
        Ah claro menos nas mordomias com o avião adquirido para o Governo poder usar. em custos com importação algo como 25000000.

  10. Nunca se sabe o que passa pela cabeça de tucano quando governa, vai saber de repente se isso tudo é pra ir sucateando a Copel aos poucos pra que em breve possam alegar que o estado não tem mais grana e que vão precisar vender a Copel, assim como o guru do Richa (Jaime Lerner) tentou fazer em 2001.

  11. Onde está o prometido “CHOQUE DE GESTÃO” do Governador-Piloto?

  12. Beto Richa corta gastos. Não as mordomias. Mais detalhes, veja http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20121024050011AA3bzy7

  13. Estão vendo só!
    Prestígio e reajuste p/ esses funcionários de carreira que tanto trabalham e são esmerados, necas pitibiriba . Este é o desgoverno PSDB e Beto Richa. Estão loucos p/ sucatear e depois privatizar.