Enquete: Quem venceu o debate na RPC TV em Curitiba?

Bruno Meirinho, Gustavo Fruet, Luciano Ducci, Rafael Greca e Ratinho Junior participaram do debate. Foto: Foto: Sérgio Tavares Filho/G.

A RPC TV (afiliada à  TV Globo) realizou madrugada adentro o último debate entre os candidatos a prefeito de Curitiba. Bruno Meirinho (PSOL), Gustavo Fruet (PDT), Luciano Ducci (PSB), Rafael Greca (PMDB) e Ratinho Junior (PSC) participaram do confronto mediado pelo jornalista Sandro Dalpícollo.

Na sua opinião, caro leitor, quem venceu esse debate?

Será permitido apenas um voto por IP (máquina) e o resultado será divulgado ainda hoje.

Dê a sua opinião, participe, vote e peça um voto para o seu candidato. A enquete está localizada no canto superior direito da sua tela de computador.

Resolução do TSE 23.364/2012:

Art. 2!º Não estão sujeitas a registro as enquetes ou sondagens.

!§ 1!º Na divulgação dos resultados de enquetes ou sondagens, deverá ser informado que não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no art. 33 da Lei n!º 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.

!§ 2!º A divulgação de resultados de enquetes ou sondagens sem os esclarecimentos previstos no parágrafo anterior constitui divulgação de pesquisa eleitoral sem registro e autoriza a aplicação das sanções previstas nesta resolução.

66 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O Greca perdeu vários votos de amigas minhas ao dizer que é contra o ”hospital das loiras”, e elas iriam votar nele!!! Isso soou como preconceito e discriminação contra as loiras e mulheres em geral, que se sentiram ofendidas. Um candidado que despreza a importância do eleitorado feminino não merece ser prefeito. As mulheres são a parte mais importante na sociedade pois decidem desde que carro o marido vai comprar até os bens móveis e imóveis para sua família, e portanto decidem também uma eleição. Agora muitas vão votar no Fruet, porque o povo também está revoltado com a buraqueira que virou Curitiba por causa das obras do Luciano, atrapalhando a vida de todo mundo, que despreza a inteligência do povo querendo mostrar serviço apenas meses antes da eleição.

  2. Dentro de quatro anos, gostaria de ver a opinião de quem tanto critica hoje, provávelmente continuarão a criticar. Mas política e um mundo melhor são constuídos por gente que sonha, acredita, ouve críticas e toma decisões acertadas. Curitiba precisa estar em constante atualização devido ao seu crescimento rápido e sua grandeza em cultura e riquezas. Qualquer prefeito que entrar será muito criticado e terá que trabalhar muito para conseguir acompanhar este crescimento, por isso não adianta dizer que um ou outro é o melhor, no momento político atual o melhor é o Luciano sem dúvida, amanhã pode ser outro, mas hoje ele é o melhor para Curitiba. Aqueles que não gostam de sua pessoa, tem esse direito, mas gostaria que eles buscassem as obras e motivos que tornam os outros candidatos tão especiais e dessem uma olhada (mas olhar mesmo) nos projetos da cidade de Curitiba para a Copa de 2014, o que já esta pronto e o que está por fazer, e daqui a dois anos comparem como estará independente do prefeito que entrar em 2012. Eu fico com Luciano, pois demorará muitos anos para vermos uma fase política como esta que estamos vivendo de novo. Denúncias reais, e políticos sendo presos realmente? Quando nós vimos isto no Brasil? Oxalá quem continuar daqui prá frente não interrompa este processo democrático onde demoramos muito para ver estes resultados.

    Abraços a todos e valorizem seu voto.

  3. LUCIANO 40!

  4. A população espera um prefeito que faça milagres….continuem se iludindo!
    Muitos usufruem dos benefícios da nossa prefeitura e anda metem o pau no prefeito. Cospem no prato que comem….lamentável!

    LUCIANO 20!

  5. Os dois melhores foram o Fruet e o Greca, gostaria de ver um segundo turno entre eles, com certeza seria uma briga boa!

  6. Contrariando a muitos interesses, esta é a vez do FRUET 12 !!

  7. achei o gustavo fruet mais consistente.

  8. na minha opinião foi o gustavo fruet

  9. É pena que a maioria do curitibanos não conheçam de verdade o Prefeito Luciano. Criticar por criticar é fácil. Procurem se informar e verão por exemplo que a área de assistência social nunca esteve bem assistida. Que reclama da educação não pode esquecer que a Secretária da Educação era a irmã do Fruet. A saúde está com problema no Brasil todo. Infelizmente o dinheiro da CPMF está fazendo falta. Mas sou contra a CPMF. O pior cego é que não quer enxergar. O Greca fez uma obra enorme na Vicente Machado que não resolveu o problema de enchente e ainda deixou uma baita dívida.

  10. È fato que o candidato mais apurado em conhecimentos sobre curitiba, é sem ssombra de duvida RAFAEL GRECA 15 pois suas respostas eram coesas e precisas, em seu descurso politico mostra afinidade com qualquer tema e deliberação, inclusive fala o nome das ruas, as esquinas verdadeiramente parece conhecer a cidade com afinco. Sou estudante de direito, sou cidadão , sou um eleitor que domingo 100 sombra de duvida dará força ao 15 de coração.

  11. GRECA!UHUHU MIX E HOSPITAIS NÃO…PQ HOSPITAL DO HOMEM, DA MULHER, DO IDOSO, DAIS LOIRAS….HOSPITAL TEM QUE ATENDER A TODOS QUE PRECISAM……

  12. Sem mais comentários Greca disparadamente, os demais pareciam calouros.

  13. Greca, 100%. Meirinho, Ducci e Ratinho sem comentários, o Ratinho só perguntava pro Meirinho se vcs forem perceber, pois ele é o mais “light” e tem ideias que o orçamento não pode pagar. Segundo turno Greca e Fruet e com Greca vencedor!

  14. luciano ducci.com certeza foi o pior prefeito q ja tivemos .e c mostrou muinto nervoso no debate .mostrou so ser uma marionete do beto richa. Vcs sabem como vai c chamar o mascote da copa? Luciano ducci tatu a unica coisa q ele fez em curitiba foi buraco.

  15. Com certeza Fruet e Greca.

    Viaduto estaiado é pra louco e metrô enterrado é pra tatu.
    Tem que fazer aéreo.
    Fazer trincheira larga e não estreita para carrinho de brinquedo igual da Fagundes Varela.

  16. Ducci é um incompetente. Não retrucou sobre a enorme despesa do seu gabinete cheio de apadrinhados. Quis dizer que o viaduto estaiado era a única opção para a verba do PAC (nessa, ratinho detonou).

    Quando Fruet levantou a voz pra ele, se encolheu. Como vc é feio Fruet. vai perder horário do TRE assim.. meus sais!!!

  17. Fruet foi melhor.

  18. Fruet e Greca demonstraram cabalmente que são os candidatos tecnicamente mais habilitados,além de passarem segurança e confiança.O Meirinho é um idealista esclarecido,com boa oratória,em um partido grande competiria em igualdade com os profissionais da política.Já o Massa,muito bem assessorado e com discurso abrangente,inteligente e atual,demonstrou o profissionalismo esperado de um candidato-empresário.Já o Ducci era o cover do Beto da eleição passada,um pouquinho piorado,demonstrando nervosismo e destemperança,deixou claro o seu medo de ser apeado do poder.

  19. Pelo jeito querem um Prefeito Humorista. Ai é pra acabar.
    E esse Ex Estagiario Ducci só sabe mentir foi desmentido até pelo Meirinho. Fora Ducci. Gustavo NA cabeça!!

  20. QUEM FALAR BEM DO DUCCI SO PODE SER PARENTE
    NAO TEM VERGONHA DE CARA LAVADA FALAR QUE FEZ ULGUMA COISA DE BOM PARA OS POBRES

  21. Greca obviamente foi o melhor. Há tempos que eu não ria tanto. Acho que minhas crises de riso de ontem foram a melhor coisa que um político conseguiu me propiciar.

  22. O Rafael Greca foi muito bem, parecem q os demais caíram de paraquedas, o Luciano foi acuado por todos, o Fruet atacou desesperadamente o atual prefeito devido ao segundo turno, porém o Ratinho foi muito mal totalmente despreparado, quanto ao Meirinho tudo era importante, até gaguejou demais.

  23. Debate na RPC: Contra ataques vazios, Luciano demonstra experiência e preparo …

  24. REALMENTE RAFAEL GRECCA E UM SHOW EM CONHECIMENTO DE CURITIBA ,REALMENTE SO VOTA NO DUCCI QUEM NAO PRECISA DO SUS,POBRE TA LASCADO NESTE ATUAL GOVERNO

  25. COM CERTEZA Rafael Greca!
    Esse povo falando que Ducci foi melhor de desempenho ou ta bêbado, ou é servidor público!!
    Estou confiante que estará no segundo turno, DOMINGO É 15!

  26. Rafael Greca. Foi evidente, tanto que ninguém queria fazer pergunta para ele, ficando sempre em último. Os outros candidatos tem medo dele, sabe que ele é o melhor. DOMINGO É 15….

  27. Fruet deu um show no debate de onte. Impressiona-me o raciocínio rápido que ele tem, sabe concatenar com perfeição a sua mente com a língua, tem uma boa dicção, argumenta bem, o Fruet deu de cinta em todos ontem no debate. Não se pode, porém, deixar de fazer um agrado no Rafael Greca, parecia um diretor de teatro dirigindo todos os atores daquela peça de ontem. Duccilândia foi um momento legal, mas o ponto alto foi quando ele disse que “não chove cocô em Curitiba”, hehehe. Greca é um artista.

    O Ducci, com todo respeito, foi o pior político que já vi em cena num debate, desempenhando. Se Ducci tivesse sido sabatinado na última eleição, não a teria vencido. Ducci foi “empurrado” pelo Richa.

    Aliás, que tristeza, que pobreza, quanta carência de bons políticos como os que tínhamos nos tempos da “antiga”. Para quem já viu debate entre Lula, FHC, Collor, Brizola, Alvaro e Osmar Dias, Vanhoni, Lerner, Greca, etc, ter de ouvir debate como o de ontem, só teria uma frase a dizer: “lamento a pobreza técnica da nossa aldeia”!

  28. Com certeza, Greca! O único verdadeiramente preparado.

  29. Greca. Sem titubear, o motivo, bom todos já sabem que ele é o mestre da GESTÃO.

  30. Greca, com certeza. Luciano se aproveitou da condição vantajosa de Curitiba, em relação às outras capitais da união. Porém, grande parte destes diferenciais da nossa cidade, se não todos, não são do mérito do Ducci. São frutos da iniciativa do Greca, da continuidade do Cássio, e alguns da ambição de Richa.
    Greca manteve coerência, levando em conta o orçamento e as necessidades mais urgentes da cidade. Evitou bandeiras para ganhar votos, como fizeram Ratinho e Fruet. Luciano se mostrou muito nervoso e defensivo, chegando a tremer em certos momentos.
    Isso é fato.

    Na minha opinião pessoal, creio que Greca inovou muito, e levou Curitiba a um outro nível em seu mandato. Acredito que nenhum outro candidato será tão benéfico quanto Rafael para nossa cidade

  31. Com certeza afirmo que foi o Greca, mais seriedade e razão estão com esse homem.

  32. Melhor: FRUET
    Piores: DUCCI e RATINHO
    Mais engraçado: GRECA
    Coadjuvante: MEIRINHO

  33. com toda a certeza foi o Greca!!!

  34. Vejo alguns dizendo que o atual prefeito foi o melhor. O melhor na tremedeira, no rancor, no ódio estampado em seu rosto. Achar que Curitiba é uma ótima cidade, é confirmar que Rafael Greca é o melhor, afinal muito do que esta aí foi criação dele e de Jaime Lenner. Depois nada foi feito. A saúde abandonada, só não quer ver quem não precisa. E o atual é apoiado pelo governador, que deixou nossa cidade sem segurança total. Achar que curitiba é a melhor é não ter censo critico e viver bitolado pela propaganda. Afinal temos muitos problemas que não são apenas a colocação de asfaltos e vilas distantes para angariar votos de pessoas menos esclarecidas. Cuidar da cidade é dar qualidade em todos oos aspectos, parques bem cuidados (sem tercerização), praças com segurança e limpas, saúde, educação. Se você não valoriza o ser, então vote na continuidade. Afinal você poderá explicar como um homem enriquece em pouco tempo de 1 milhão para 30 milhões. Sem ganhar na loteria.

  35. Lamentável saber que as pesquisas de voto referente as eleições para prefeito de Curitiba em 2012 apontem os 2 piores candidatos a favoritos da população. Assistindo o debate de ontem oferecido pela RPC, nota-se a incompetência e desonestidade do candidato aliado tucano Luciano Ducci para governar assim como a despreparação e improcedência de projetos feitos pelo candidato Ratinho Jr. Ao contrário dos outros dois melhores candidatos Rafael Greca e Gustavo Fruet que demonstraram conhecimento sobre a cidade, idéias plausíveis e um excelente histórico de ações de governo.

  36. Sem dúvida foi o Ducci pois ele conhece nossa cidade como ninguém, é mèdico sabe as nescidades da area da sáude, vai ter o apoio do beto richa que é um excelente governador só não ve quem não que que o ratinho tá sem experiência na área da politica.

    • Do jeito que vc escreveu até parece que Luciano não é o prefeito, se ele sabe das necessidades porque a saúde tá desse jeito. E o apoio do Beto, cade, o homem sumiu e em pleno expediente de quarta-feira 16horas tava em São Jose fazendo campanha.

  37. Rafael Greca foi o melhor, Fruet e Ratinho tiveram u bom desempenho, já Meirinho e Ducci, sem comentários, não possuem condições razoáveis nem para participar de um debate, quanto mais para governar Curitiba.

  38. O Gustavo é um ótimo candidato, pena ele não ser apoiado pelo governo do estado, o beto preferiu apoiar o boca mole do Ducci, do que o inteligentíssimo Gustavo.

    • Concordo. O fato do Beto apoiar o Ducci e não o Fruet foi um erro estratégico crasso e vai custar a prefeitura, não tenha dúvida.

  39. SEM DÚVIDA O CANDIDATO MAIS PREPARADO PARA ADMINISTRAR CURITIBA É GUSTAVO FRUET É 12 GENTE…CHEGA DOS MESMOS…

  40. COM CERTEZA FOI RAFAEL GRECA PELO MOMENTO EM QUE VIVE POIS SABE QUE SERA SÓ UM PARTICIPANTE DO PRIMEIRO TURNO ENTAO DEU UMA AULA DE CONHECIMENTO DE CURITIBA AOS PARTICIPANTES PRINCIPALMENTE O DESINFORMADO LUCIANO DUCCI FAZENDERO

    GENTE VOTE MAS POR FAVOR LEM -SE POLITICO É IGUAL FRALDA DEVEMOS TROCAR SEGUIDAMENTE PARA NAO ATINGIR COM A MISERIA EM CIMA DENOS
    FORRA DUCCI FORRA BETO

  41. Greca foi o melhor no debate, negar isso é ser muito cego. Greca deu show ontem nos outros candidatos.
    Do twitter essa:
    “Fruet bate em Ducci. Ducci bate em Little Mouse, que bate em Fruet e Ducci. Greca dá show. E Meirinho tá mais perdido que chinelo de saci.”

  42. Melhor foi o Ducci, pois foram 3 contra 1 e fica fácil criticar, mas Curitba éma melhor Capital do Brasil pra se morar. Fica Ducci

  43. Estou muito confiante no Fruet, acho que vai dar certo.

  44. Ontem, pra mim, Greca foi o melhor do debate. Suas colocações inteligentes marcaram o último debate desta eleição. Lembro-me da crítica que ele fez ao prefeito e à Sanepar indagando a todos “Chove cocô?”, e também foi feliz ao dizer que já se sentia gerenciando Curitiba pois os buracos e obras mal feitas que ele denunciou durante a campanha foram arrumadas dois dias depois pelo Ducci. Greca, ontem, foi sensacional. Ele fez por merecer o meu voto. Neste domingo votarei 15!

  45. Sem dúvida, o LUCIANO foi o melhor, pela consistência e seriedade. Para quem não quer espetáculo, mas conhecer o plano de governo,
    LUCIANO teve excelente participação. Conhece a cidade como ninguém. Tem idéias e ideal. Tem obra e orcamento para apresentar. Tem compaixão social e vai cuidar, cada vez mais, dos mais necessitados. Dos demais posso dizer que o Meirinho é um menino em formacao; a nau do Greca já afundou no descobrimento; o Gustavo perdeu o rumo e o ideal ao se aliar aos mensaleiros; e o ratinho é um espertinho que perdeu o Tom e dissimula sua inconsistência falando que sabe tudo e que tudo será maravilhoso na ratolândia.

    • Você bebeu?
      O povinho que gosta de sofrer. OU você não precisa de posto de saúde, ou mora no batel.

      • acho que é comissionado
        só assim para falar isso ducci, ele foi pessimo, nervoso levou altas invertidas até do meirinho .
        cara acho que vc não viu o debate que eu vi me desculpe amigo mas acho que vc viu qualquer outra coisa menos o debate .

      • Concordo com ph.
        Deve entender tando de saúde e educação, que me deixou preocupada quando comentou que a qualidade de vida do povo melhorou, pois estão adquirindo mais caros.
        Primeiro que qualidade de vida não é sinônimo de consumismo, ao contrário.
        E carro, no caus que anda o transporte público é a alternativa para muitos continuarem no emprego.
        Eu já perdi emprego devido a transporte público degradado, e é o que está acontecendo em Curitiba.
        Por isso achei a colocação do Greca sobre o assunto fantástica, e inteligentissima, como só ele conseguiu ser.

      • Eu discordo ou na sua tv passou outro debate, o Luciano está acuado, nervoso, talvez pela falta de motivo de encobrir seus erros administrativos. Uma pessoa que é médico deixar a saúde publica neste estado atual é uma lastima imaginem em outras áreas a qual não é preparado e sim assessorado…Não adiante ter uma ferrari na garagem se não consigo pagar o IPVA, Melhor ter um carro de menor que atenda minhas necessidades.

      • bebeu todas!!!!

    • Jorge vc pirou mesmo!!
      Os mensaleiros Fruet denunciou e nunca se alinhou! Cresce vai!!
      Seu amigo Ducci é que se alia a corruptos! Derossos e etc…
      Fale pra gente, vc é do comitê dele? Ele te pagou pra escrever isso?
      Por favor, abre o olho! sai dessa! Ducci é o PIOR! disparadamente o PIOR!

      Ao Greca meu parabéns! seria bom te ver no 2 turno, mas….
      Ao Bruno eu digo, continue tentando! Vc tem algum futuro.
      Ao Ratinho, tua hora tá chegando. a hora de voltar pra Brasilia!
      Fruet, estou contigo e não largo! Quero voce prefeito!

      Voto no Fruet mais uma vez porque ele não vai decepcionar!

    • Vc e louco, vive na duccilandia vtnc, vsf imbecilidade a sua acreditar no ducci da ponte de 200 metros de 97 milhões

    • até alzimara tiraria o luciano do sério…tava nervoso. Veremos pra quem ele correra…

    • O Luciano o melhor? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Então meu chapa vc não assistiu o debate!!! Gustavo Frut matou a pau.