Em nota oficial, coligação de Zé Vicente acusa tucana Beti Pavin pelo imbróglio eleitoral em Colombo

Zé Vicente (PSC).

Três dias depois das eleições municipais, os eleitores da cidade de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, ainda não sabem quem será o próximo prefeito.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aparece Zé Vicente (PSC) prefeito “eleito” com 48% dos votos válidos. No entanto, a candidata Beti Pavin, que concorreu mesmo com a candidatura indeferida pela Lei da Ficha Limpa, obteve 51,5% dos votos, que não foram computados pela Justiça Eleitoral.

De acordo com o artigo 224, do Código Eleitoral, em caso de nulidade de votação, quando atingido mais de 50% do sufrágio, procede-se nova eleição para evitar que a minoria! assuma o poder, ou seja, o segundo colocado na disputa.

Diante desse imbróglio eleitoral, a coligação Para Frente Colombo!, do prefeito “eleito” Zé Vicente, emitiu nota oficial na tarde desta quarta-feira (10) acusando a tucana Beti Pavin de ter mentido aos eleitores sobre sua situação perante a Justiça. Além da instabilidade no município, eles também acusam a adversária de fraude e estelionato eleitoral.

A seguir, leia a íntegra da nota oficial da coligação Para Frente Colombo!:

1 – A coligação Para Frente Colombo! lamenta o clima de instabilidade, bem como, à  possível necessidade de novas eleições na cidade em razão da inelegibilidade da candidata Beti Pavin por ser enquadrada como Ficha Suja por contas rejeitadas quando houve desvio de recursos da Educação e fraudes em licitações como julgado pelo Poder Judiciário. Diante da condenação por desvios de recursos públicos, teve o seu registro indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e pelo Tribunal Superior Eleitoral, em ação promovida por esta coligação, cidadãos de Colombo e pelo Ministério Público.

2 – A situação precária da candidatura de Pavin era de conhecimento da imprensa e de alguns cidadãos, mas não cabia à  candidatura Zé Vicente manifestar-se sobre a condição da campanha de sua adversária, isto porque, nossa campanha foi propositiva, sempre apresentando programas de governo, melhorias para a nossa cidade e para a nossa população, cabendo à  imprensa, organismos não governamentais, ao Poder Judiciário e ao Ministério Público o papel de conscientização da situação da candidata impugnada, ainda mais em razão do fato ocorrido em que a candidata Pavin empreendeu forte e maciça campanha afirmando que era mentira a cassação de sua candidatura, tanto que firmou jornais de campanha, jingles eleitorais, sob o tema: à‰ mentira desses loucos!, buscando desqualificar tanto à  justiça, quanto a imprensa paranaense, tendo nossa coligação informado e pedido providências ao Poder Judiciário.

3 – Infelizmente tanto o Poder Judiciário quanto o Ministério Público não entenderam naquele momento como fraude ou estelionato eleitoral a conduta mentirosa de nossa adversária, omitindo-se em coibir ou prestar as informações à  população de Colombo acerca da situação da candidatura precária do PSDB 45, optando por não informar para não prejudicar eventuais candidaturas ou lesar a isonomia entre os candidatos, acabou por prejudicar a plena ciência da situação de todas as candidaturas a prefeito de nossa cidade, causando a confusão ao eleitor que votou em Beti Pavin sem conhecimento de sua real situação e mais de 20% dos eleitores de Colombo, que, em sinal de protesto, optaram por não votar, votar em branco ou nulo.

4 – A nossa coligação Para Frente Colombo! lamenta a falta de verdade com a população que poderá ser obrigada a novamente participar de novas eleições e a criação de instabilidade político-administrativa, possibilitando que nossa cidade comece 2013 sem um prefeito eleito para cuidar de nossa cidade e de nossa gente.

22 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Eu votei Beti Pavin. Meu voto nao foi nulo.
    Beti e Colombo Colombo e Beti pra valer!!!!
    Ninguem obrigou o povo a votar em Beti Pavin
    O povo escolheu Beti.
    Eu quero Beti Pavin prefeita

  2. È inacreditável que mesmo com esta demonstração de indignação do povo de Colombo, ao regeitar nas urnas todas essas possibilidades de Colombo continuar nessa aventura desvairada desses candidatos que pensam que o povo é burro e querem continuar fazendo o que querem no nosso município, ainda tenham coragem e cara de pau de querer discutir sobre as eleições de 2012, qual será realmente o grande temor dessa gente deixar o poder? parabens Beti Pavin por nos dar a oportunidade de trazê-la devolta para administrar a nossa cidade com a competência que sempre administrou.

  3. O pior não é ter uma indecisão politica,mas sim saber que o candidato Zé não se liga que o município de Colombo não quer ele com cargo politico nenhum em nosso município e outra ele só fez essa votação porque estava com a maquina na mão e tinha 506 cargos comissionados e mais alguns funcionários municipais que tem alguma portaria fazendo campanha para ele medo de perder a boquinha por isso fica aqui minha indignação saiba perder Zé Calango vicente

  4. E os votos que realmente foram nulos ???????????????????????? Quantos foram?

  5. Essa candidata, Bety Pavin agiu de má fé e cusou um grande dano ao povo de Colombo, principalmente as pessoas menos esclarecidas foram induzidas ao erro. Estelionato eleitoral é o principal crime atual desta candidata que ludibriou as pessoas simples, pessoas as quais ela convenceu da sua situação quando não tinha o mínimo de razão para continuar a sua campanha. Também o que faltou em Colombo foi um Juíz de coragem para proibir a campanha de Bety Pavin embasando-se na “Lei da ficha limpa” mas infelizmente Colombo é um Feudo Coronélista aonde o voto de cabresto ainda existe, como aconteceu na empresa de ônibus Viação Colombo que teve um candidato a vereador e foi eleito pelo medo dos funcionários que foram coagidos a votar nele. Assim é Colombo, nas mãos dos manipuladores e estelionatários políticos.

    É verdade e dou fé

    Curitiba,11/10/2012 Orlando Silva.

  6. Na realidade o TSE apostou que a Beti Pavin não teria votos suficientes para caso não consiga uma decisão favorável iria causar uma nova eleição.

    Mal sabiam eles que o Candidato Zé Vicente é desprovido de carisma pela maioria da população e fez uma votação muito ruim para quem tinha pretensão de se eleger Prefeito mesmo campanha tão agressiva e digamos “rica” .

    Juntando isso chego a seguinte conclusão , a grande maioria não quer Zé Vicente pois o mesmo fez parte da gestão de J. Camargo e era ou ainda é “Guru” por trás do prefeito atual .
    Por outro lado caso tenhamos novas eleições o apoio de Beti Pavin a qualquer candidato é fundamental ,como diz um colega “até um cachorro sarnento ganha se a Beti apoiar” tamanha é o descontentamento com a administração atual e seus apoiados!

  7. QUE DÓ…ATÉ PARECER SER ENTENDIDO MAIS EM TERRA DE CEGO, QUEM ENCHERGA É REI!!!

  8. “O princípio da presunção da inocência (ou princípio da não-culpabilidade, segundo parte da doutrina jurídica) é um princípio jurídico de ordem constitucional, aplicado ao direito penal, que estabelece o estado de inocência como regra em relação ao acusado da prática de infração penal. Está previsto expressamento pelo artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que preceitua que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”. Isso significa dizer que somente após um processo concluído (aquele de cuja decisão condenatória não mais caiba recurso) em que se demonstre a culpabilidade do réu é que o Estado poderá aplicar uma pena ou sanção ao indivíduo condenado.” “http://pt.wikipedia.org/wiki/Presunção_da_inocência”

    É de meu entendimento e acredito que da unanime população que acreditou e que ainda acredita na inocência da Prefeita Beti Pavin, que maior injustiça seria ela ter perdido a eleição devido as acusações feitas a ela e posteriormente ser absolvida no STE. Como expresso na constituição Federal “Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença condenatória.”

  9. Agora não da mais para sair dizendo por ai que é mentira, que são boatos… Contra fatos não há argumentos, a Beti NUNCA FOI CANDIDATISSIMA! E digo mais, ela sempre soube disso, sempre soube que não poderia assumir, inclusive teve a chance de substituir o candidato, mas preferiu não fazê-lo, ela preferiu ENGANAR A POPULAÇAO fazendo com que acreditassem que estava tudo certo com a candidatura dela.

    • ela apenas não quis trair a população de colombo. simples assim.

    • só tenho a dizer que nem jesus agradou a todos…..tem que ter nova eleiçao sim pq colombo sempre esteve abandonado não é de agora.então pra frente colombo,vamos votar em quem fez alguma coisa por colombo e pelo povo….beti pavin sem duvidas.há vou deixar um recadinho a todos dizer que em brasília só tem ladrão e ninguém fala nada!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Só peço o favor que me esclareça sobre a minha dúvida. As urnas que foram para votação: Por que constava o número da Beti Pavin. Se é o Tribunal Regional Eleitoral que Registrou sua candidatura. Ou o Tribunal não sabe quem é elegível ou inelegível. Não seria melhor deixar sem o nùmero 45. Eis, a minha dúvida. Tenho minha impressão que estão fazendo um pré julgamento. Quem tem que dar uma solução sobre esse caso não é a justiça? Desculpe-me, não entendo de lei. Tenho minhas dúvidas.

  11. Pois bem…

    O J Vicente se diz “indignado” pela candidatura de Beti ter seguido até o pleito, mas na verdade estão indignados e inconformados por terem “jogado fora” tanto dinheiro (digo milhões) na campanha do PSC 20 em Colombo. Não bastasse isso, tivemos nesta campanha o Ratinho pai e filho, a Gleisi, perfurades e gasolina a vontade pros vereadores e carreatas, nem assim o Zé teve competência pra fazer mais de 24.000 votos dos 122.000 nominais. Em percentual, J Vicente teve 79% de rejeição (soma dos votos nominais dos candidatos concorrentes).
    O contigente de funcionários pagos pra campanha do 20 impressionavam, eram bandeiras, perfurades, placas, cavaletes, bandeirinhas pras crianças, materiais impressos de alta qualidade… nem assim o candidato do Cícero , do Balão..do Willian, do Painho e de outros “fiéis amigos” conseguiu sequer fazer metade dos votos da Beti. Essa é a indignação!!!!
    Se confirmada outra eleição, Zé não terá apoio dos candidatos a vereador.., os eleitos não terão compromisso com ele, outros não eleitos muito menos; aliás, alguns vereadores que imaginavam fazer boas votações tiveram soma medíocre ou mediana nas urnas por estarem associados a imagem do Zé e do J.
    O Maior beneficiado nesta estória toda é o PDT de Colombo que terá a grata oportunidade de colocar Rose Cavalli em campanha contra o PSC.

    Um grande abraço pro Ciçãooooo….

  12. Vocês não entendem que o povo colombense não quer José vicente, coligação de José Vicente e nada que venha da atual prefeitura. Mesmo com uma nova eleição qualquer candidato que entrar para disputar com José Vicente irá ganhar. Simples assim.

  13. A população de Colombo sempre soube que a candidata Beti Pavin concorria ao cargo de prefeita aguardando decisão da justiça, até porque os seus adversários batiam nisso todo santo dia, de todas as formas possíveis, eu e meus vizinhos chegamos a receber ligações telefônicas com mensagens gravadas se passando pelo TRE, informando que a candidatura da Beti estava impugnada.

    Mas o que a população queria era o direito de escolher o seu candidato e dar a resposta nas urnas.

    Se algum “imbróglio” aconteceu, foi causado pela nossa justiça que é muito lenta, mas existe, veja o caso do mensalão.

    Os votos somados dos outros 3 candidatos não ultrapassaram a votação da Beti.

    Como qualquer um desses candidatos pretendem administrar Colombo se não conseguem ouvir os colombenses?

    Na minha humilde opinião, o povo de Colombo BERROU e mesmo assim parece que os politicos não entendem.

    Uma menina de 11 anos me disse logo depois da eleição: Tio, se eu fosse escolhida pra ser monitora da minha classe lá na escola, e se eu soubesse que a maioria dos meus coleguinhas não concordaram, eu teria vergonha de ser monitora.

    Eu acredito na nossa lenta justiça, e estou aguardando a decisão final, não sou juiz para julgar antecipado.

    Mas se uma nova eleição for marcada, por favor candidatos, repensem o seu posicionamento, escutem o povo de Colombo que berra desesperado.

    Não é possível que uma menina de onze anos que ainda nem vota, tenha mais visão política que todos esses convencidos de nariz empinado.

  14. Não votei e não voto na Beti nem em ninguém que o psdb indique, mas… não dá pra negar que foi um golpe de mestre na coligação dos Zés… kkkkkkkkkkk

    Parabéns pela coragem de arriscar tudo e derrubar os Zés de Colombo!!!

  15. O Ze Vicente sem votos perdeu e vai perder de novo se for candidato. Aprontaram com a Beti Pavin. Mas ela dará a volta por cima.Eleita prefeita contra tudo e contra todos – porque o povo a quer. Eles mentiram para o povo.Agora pagam o preço….
    O Ze Vicente perdeu para as abstenções!

  16. que nota triste! quase chorei…