Em Artigo, Greca vê preconceito da elite curitibana contra Ratinho Jr

Greca. Foto: Freddy Pinheiro.

O ex-candidato a prefeito de Curitiba pelo PMDB, Rafael Greca, em artigo de opinião, enxerga preconceito das elites curitibanas contra o candidato Ratinho Junior, do PSC, que disputa este segundo turno com Gustavo Fruet (PDT). Apropriando-se de argumentos parecidos daqueles utilizados pelo PT, em 2002, quando da eleição do presidente Lula, Greca compara Ratinho ao ex-presidente e à  presidenta Dilma e diz que “a esperança vai vencer o medo” no próximo dia 28 de outubro.

A seguir, leia a íntegra do artigo de Rafael Greca.

Curitiba precisa vencer o preconceito

por Rafael Valdomiro Greca de Macedo

O Brasil venceu o medo ao eleger Presidente da República um operário. O Brasil venceu o medo ao eleger pela primeira vez uma presidenta mulher. A esperança finalmente venceu o medo ao quebrar estigmas sociais e colocar à  frente da nação um comandante de origem humilde e das classes populares e não um nome eleito pelas elites econômicas e políticas. Nada é mais forte e contagiante à  esperança. Como uma onda, percorre todos os lugares, países, estados, cidades, regiões, bairros. Em Curitiba, configura-se um cenário parecido, no qual a esperança pode e deve vencer o medo. Chegou a hora de trilharmos novos caminhos e dos curitibanos vencerem o medo, superando qualquer forma de preconceito ou de conceitos sustentados pelo senso comum.

Há, sem dúvida, o esgotamento de um modelo político, social, econômico e moral. No dia 28 de outubro, Curitiba vai escolher um de dois caminhos: o da inovação, que tem a seu favor exemplos de mãos limpas, sem apadrinhamentos do jogo político para 2014, ou o das ideias velhas, ultrapassadas, somadas uma busca desenfreada pelo poder a qualquer custo. Chegou a hora de exterminar qualquer preconceito e valorizarmos um homem de origem humilde, trabalhador, com os pés vermelhos da terra produtiva do Paraná, filho de um trabalhador da comunicação vindo do interior, que superou todos os obstáculos da vida com esmero e labor.

Estamos com Ratinho Jr porque ele sempre soube pôr o interesse público acima das divergências pessoais, dos confrontos ideológicos e das rinhas partidárias. Ratinho Jr fará isso nos seus quatro anos na Prefeitura. Porque na sua biografia não há traições, troca-troca partidários e alianças espúrias. Estamos com Ratinho Jr para cuidar de Curitiba. Estamos com Ratinho Jr porque ele defende os interesses de Curitiba e não vai deixar a nossa cidade cair em mãos de aloprados. Para combater a turma do preconceito, do autoritarismo, do obscurantismo, das falsas promessas e dos que usam o poder para fazer negócios e negociatas, muitos deles já condenados pela mais alta Corte da Justiça.

Não aceitamos o que é velho na política. Velho é explorar as dificuldades do nosso povo só para conquistar votos. Velho é fazer promessas que não vão se cumprir. Ratinho Jr é o novo porque não trapaceia para ganhar votos e porque respeita a população. Curitiba merece a experiência que inova, não a novidade que remete ao velho autoritarismo e ao velho populismo. Acreditamos nas suas ideias !“ que convergem com nossos projetos – e nos valores éticos que ele representa. Porque sua notável trajetória de homem público protegerá Curitiba contra projetos autoritários de poder, contra a sanha de lobos travestidos de cordeiro.

Estamos com Ratinho Jr em nome da democracia, da transparência e do progresso de Curitiba e de seu povo. Curitiba pode e deve superar qualquer forma de preconceito e valorizar a simplicidade de um trabalhador, traduzida em Novas Ideias ao lado da experiência.

Tenhamos conceitos, sim, contra o stablishment, contra o modelo econômico e político arraigado na cultura paranaense. Temos conceitos, sim, contra a plataforma política para 2014 que se configuram as sombras de um dos candidatos. Não tenhamos pré-conceitos ou conceitos contra a simplicidade, o trabalho, à  vontade e a energia do jovem Ratinho Junior. A democracia permite a escolha política livre e independente.

Sejamos livres também de pré-conceitos ou conceitos estabelecidos pelo senso comum para votar com a cabeça e com o coração aberto, livres de amarras, determinismos, amarguras ou medo. A esperança, mais uma vez na história do Brasil, precisa prevalecer novamente e superar o medo.

66 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Existe um preconceito da “elite” curitibana contra Ratinho, isso é fato. MAS o Greca se contradiz tantas vezes no texto que fica até difícil dar alguma credibilidade a ele.

    1- Ratinho “independente”, quer dizer que ele é livre para se eleito fazer o que bem entender em 2014 como apoiar alguém contra o Requião, ou ele próprio se candidatar contra o Requião?

    2- Um ex-prefeito que já teve o apoio de Lerner e Requião se diz contra a “velha política”?

    3- Interesse público acima de ideologia pessoal, então ele defenderia os mais de 10% de população LGBT no Brasil acima de sua crença cristã?

    4- Troca-troca partidário do Ratinho com 3 mandatos ele já esteve em 3 partidos diferentes em menos de dez anos?

    5- Aliança espuria de PDT e PT, que já ocorre em ambito nacional desdo primeiro mandato do PT e ocorreu por exemplo na ultima campanha pra governador?

    6- Alguém que disse que não gostaria que sua filha visse dois homens se beijando não é a favor do preconceito?

    7- Ele ataca o PT (ao falar dos condenados pela mais alta corte), mas o Ratinho gostaria de ter o PT como aliado, como ele mesmo disse na saída do último debate.

    8- Existe um preconceito muito maior do que o Ratinho Jr. na elite de Curitiba que é: do PT na elite de Curitiba, tanto que isso é usado pela propaganda do Juninho a torto e a direito, e antes também era usado pelo Ducci.

    Como estudante de engenharia eu me sinto até envergonhado de ver tanta contradição em um texto tão pequeno, LÓGICA não é o forte do Greca.

    Vale lembrar que ainda não tenho meu voto certo, mas os argumentos dele são MUITO ruins.

  2. Vai ter tanta gente do “já ganhou”chorando domigo que vem … vou me divertir…

  3. Quem quiser ser ganhador de eleição em Curitiba é só olhar bem para onde vai o Requião, Doático, Greca… e ir para o outro lado. É só comemorar.

  4. O Fruet fala nos programas que ele tem mais experiência, no que ??
    só se for de vida pela sua idade kk,
    O Ratinho Jr. perguntou q experiência em gestão o Fruet tem, ele Respondeu q: é Advogado, Gerencia imóveis e tem uma pequena propriedade rural !!!
    O Fruet Tem tanta esperiência quanto tamanho da língua …
    Voto 20 !

    • é o cara só tem mestrado e doutorado em direito, foi vereador e deputado federal. o ratinho sim, esse deve ter um experiência fantástica né? deve ser a experiência de mandar algum administrador administrar algumas das empresas do pai. se não fosse o dinheiro do pai, o ratinho junior teria conseguido se eleger deputado estadual e depois federal????

      • O Ratinho perguntou se o Fruet tinha experiencia em gestão..como se ele tivesse,hahaha… pode até ter experiencia como administrador, mas é muito fácil vc administrar(claro, com ajuda de uma equipe) uma empresa rica, que tem uma infinidade de recursos e investimentos. Uma cidade não é uma empresa com fins lucrativo, e o orçamento é limitado. Da onde vai vir o dinheiro para a tal das novas idéias??Dos empresários amigos??Todo empresário é investidor, e com certeza o retorno vai custar beeem caro!!

  5. o Ratinho Jr. é de uma FamÍlia humilde SIM, como a maioria da população, mas com o Trabalho da PAI dele que saiu de JANDAIA do SUl na decada de 80 e vei para Curitiba, aqui ele acordava 4hs da MANHÀpra TRABALHAR. Por isso hoje tem o q tem (exemplo para todos) e quém conheçe a familia do Fruet ??
    o Ratinho Jr. ñ precisa de um salario de prefeito( como o fruet precisa), ele quer ser prefeito pra fazer a MUDANÇA DE VERDADE, mostrar q quém quér faz! Voto 20 !!!!

    • Por que ele não se candidatou em Jandaia do Sul então? E a única mudança que ele mostrou como deputado federal foi: desarmamento, desmatamento, mais impostos e mais dinheiro do contribuinte sendo gasto com deputados.

      Na verdade essa história do desarmamento foi demais, ele tem segurança armado e faz um projeto desses? Por que não incluiu no projeto dele o desarmamento de seguranças particulares também?

    • Poxa, queria conhecer essa fórmula pois eu e muitos milhaares trabalham muiito duro e não tenho na minha vida o que ele ganha em um dia.Pode ter começado de baixo, lembro quando ele era repórter do Alborguethi, e de repente, pum, ficou muito muito muiito rico, com concessões de tv, fazendas no Brasil,(porque não comprou fazenda aqui) me desculpe, o dinheiro poe ser honesto, mas o trabalho foi superfaturado… e dizer que é um projeto novo, com novas pessoas…e o Requião é o que?Ja tem até aposentadoria de governador, o greca, outro macaco véio…Ah e é coligado com o PR do Waldemar Costa Neto – acabou de ser condenado no mensalão. Quem tem telhado de vidro ( ou de cristal né porque ele pooodee) deve ficar bem quietinho.

  6. Alguém da um chá de realidade para o Don quixote!!!
    Pelo visto foi passear de Maseratti na batel com o Pequeno Rato!
    Pode parar!!!

  7. Texto do RAFAEL GRECA, distribuído no 1º turno das eleições

    Curitiba sofre pela infestação de ratos. Uma invasão sem prévias na história. Os ratos saem dos “anais” políticos, do bueiro das pesquisas eleitorais, do esgoto das instituições…do Legislativo e do Executivo Ordinário, da “Massa” circense que se apresenta com retórica nada inovadora, sustentada pela repetição transfigurada da era Collo…r. Os ratos invadiram a cidade. Tomam banho como porcos no lamaçal de cachoeira Delta, numa linha alviverde de trânsito, estagnada pela falta de planejamento, pelos excessos de motoristas revoltados e pelos recursos destinados para outros fins impróprios. Os ratos da miscigenada Curitiba são alimentados pelo dinheiro dos impostos, por coligações espúrias e por empresários “pedagiados” no Paraná. Sedentos para roer a cidade como um queijo suíço vomitam programas eleitorais tecnicamente perfeitos na forma, mas vazios de ideologia, de conteúdo substancial e de propostas práticas. Trabalham sorrateiramente poluindo o visual da cidade com publicidade exacerbada, propagandas psicodélicas, coloridas, quase infantis e retratos produzidos em estúdios fotográficos. Os ratos passeiam pela cidade em cima de cavales políticos. Meus caros, Curitiba virou um circo de ratos e falsos Chacrinhas. Eleitores curitibanos: não vamos entregar a cidade aos ratos e à imundice econômica que os alimenta com contratos vitalícios de terceirização dos espaços públicos e de acordos ilícitos que leiloam a nossa amada Curitiba na Bolsa de Valores de São Paulo. Chamemos, urgentemente, Flautista de Hamelin para hipnotizar esses roedores e espantá-los para longe dos limites de Curitiba e do Brasil.

  8. Curitiba vence o preconceito com Gustavo Fruet.
    Curitiba avança como cidade e como sociedade com o Gustavo Fruet.
    Curitiba quer mudança, já provou isso botando o Ducci fora do segundo turno.
    Gustavo Fruet mais do que a superação do preconceito vai promover uma renovação baseada na ética e na competência.
    Que fique registrado, essa eleição ficará marcada na história, a eleição onde todos os velhos unidos (com todos os seu milhões) foram vencidos pela campanha da sola de sapato e do voluntariado.

  9. * P.S.: Taneguchi governou por 8 anos. Hoje, Alcaide ou Edil , chama-se de Prefeito. O mandato de Maurício Fruet, pai de GUSTAVO, foi de 3 anos, quando então, com o retorno à DEMOCRACIA, passou-se a eleger-se Prefeitos, através de eleições diretas.

  10. Ex-Alcaide (era como chamavam o prefeito, no passado…e que depois passou a ser Edil ), parece ter esquecido que esse seu discurso caberia bem ao candidato situacionista Luciano Ducci, que era apoiado pelo mesmo “grupo”, que há 18 anos, instalados na Prefeirtura de Curitiba: ( Lerner ex-Arena, Requião (MDB), Lerner, novamente, só que pelo PDT ( ocasião em que, traiu Leonel de Moura BRIZOLA , candidato à Presidência da Nação, pelo mesmo partido ( PDT), mas, por “baixo do pano”, pedia votos para Afif Domingues de São Paulo), Taniguchi, também pelo PDT (?) ( coodenador da campanha de Ducci, mas que não vimos sua cara, porque foi condenado pela justiça e só não foi preso porque a sentença de CONDENAÇÃO, saiu após 10 anos (?), depois veio Beto (Boy), por 6 anos, não cumprindo “compromisso de programa registrado em cartório” de que exerceria os 4 anos, conforme a legislação atual, mas que no 2º ano “esqueceu compromisso registrado…e canditadou-se a governador, vencendo a eleição onde se encontra hoje, mas que terminará em 2014. * Aqui cabe uma observação: Maurício fruet, pai do GUSTAVO, foi Prefeito porque, na época de transição da DITADURA, esse cargo era votado pelos Deputados Estaduais. Foi um bom Prefeito…mas, o filho GUSTAVO, mas preparado, com destacada atuação na Câmara Federal, onde foi escolhido pela imprensa, como um dos melhores Parlamentares Federais. Gustavo FRUET, é quem representa o NOVO. Escolhido, pelos partidos PDT+ PT e PV , ( Rejeitado: pelo PSDB, do Beto e PSB ?, do Ducci ). Ratinho, ..que durante a campanha, no 1º turno plágiou Programa Programa do STE,”conseguiu enganar” uma parcela dos eleitores. Falar mais , seria de sua vida particular e de seu pai, porque considero não ser ético de minha parte. * Estranha, foi adesão de alguns políticos para o 2º turno, que já circulam, como seus Secretários. se eleito fosse !

  11. Pega tua NAU e Tchau Greca ………………!!!! Nunca mais se elegeu e nem vai se eleger .

  12. Minha opinião: o Greca está certo. Para muita gente, preconceito não é o único motivo, mas tb é um forte motivo. Não digo que é errado nao votar em Ratinho Jr. mas eh mto errado os diversos motivos que vejo as pessoas comentando para não votar nele. Chega a ser triste ler comentários como “se não fosse os favelados Ratinho não tinha chego no 2º turno”; “tem que ser pobre e burro pra votar nele”. Como se não ter ensino superior ou qualquer outro tipo de formação, que torna esse povo menos informado, fosse culpa deles. Classe media curitibana fecha os olhos para os mais pobres, prefere fingir que eles nao existem, acham que toda a população da cidade está preocupada com perfume, roupa, viagens e baladas, como eles… Outra coisa, nos dois grupos vejo um monte de gente que se diz politizada, cosnciente, mas que na verdade acompanha política por 2 meses, sempre na época do pleito. Acompanhando as redes sociais de fato vê-se mto absurdo vindo desses que se consideram parte da “elite pensante”.

  13. ELE SABE MUITO BEM O QUE É PASSAR NECESSIDADE, NÃO É COMO OS OUTROS CANDIDATOS POR AÍ QUE ESTUDARAM EM ESCOLAS PARTICULARES COMO BOM JESUS ETC

    • Entendi.
      Deve ser por isso que o Ratinho votou a favor do aumento salarial dos deputados em 62%.

      • Melhor do que votar para o fim dos beneficios como 13º salário, fgts e ferias como o gustavo fruet fez na emenda 3, ou se posicionando contra os projetos minha casa minha vida, ou chamando o pac de estelionato eleitoral, e depois usando o tal pac e minha casa minha vida que foi contra antes, no programa eleitoral dele dizendo que apoia…. falar é facil né?? ou o fato do fruet em 144 meses como deputado federal ter apresentado 551 propostas e o ratinho jr em 64 meses menos da metade ter apresentado 539……

  14. NÃO ESQUECAM QUE RATINHO JUNIOR É DE ORIGEM HUMILDE SIM E ESTUDOU EM ESCOLA PÚBLICA, SOMENTE DEPOIS, AO FINAL DE SUA ADOLESCÊNCIA, QUE GANHOU MAIS DINHEIRO.

    • E daí,pouco me importa se é de origem humilde ou não , me interessa é se estudou e tirava boas notas teve bom aproveitamento.Que mania das pessoas de ficarem o tempo inteiro falando ..ele é de origem humilde, como se fosse um predicado. Sejam mais inteligente,criativos, leiam mais debatam mais, não se apeguem a detalhezinhos que são indeferentes p a eleição do nosso próximo prefeito.

  15. Rafael: não temos preconceito contra Ratinho. Ao contrário. Ele é que tem preconceito contra tudo que não seja ele e seu pai. Você é brilhante Rafael, desde os tempos do “Pendulo”…Desde os tempos da Prefeitura…Você tem passado e terá ainda algum futuro na política ainda se desembarcar dessa canoa furadíssima que o Requião, este alucinado, este possuído, te embarcou. Você não precisa do Requião, Rafael. Ele é que precisa de você. Apoiar Ratinho é um péssimo final de carreira meu colega querido.

  16. concordo com o macedônio o ratinho ta querendo enganar os mais humildes,

  17. Texto do RAFAEL GRECA, distribuído no 1º turno das eleições**

    Curitiba sofre pela infestação de ratos. Uma invasão sem prévias na história. Os ratos saem dos “anais” políticos, do bueiro das pesquisas eleitorais, do esgoto das instituições do Legislativo e do Executivo Ordinário, da “Massa” circense que se apresenta com retórica nada inovadora, sustentada pela repetição transfigurada da era Collor. Os ratos invadiram a cidade. Tomam banho como porcos no lamaçal de cachoeira Delta,numa linha alviverde de trânsito, estagnada pela falta de planejamento, pelos excessos de motoristas revoltados e pelos recursos destinados para outros fins impróprios. Os ratos da miscigenada Curitiba são alimentados pelo dinheiro dos impostos, por coligações espúrias e por empresários”pedagiados” no Paraná. Sedentos para roer a cidade como um queijo suíço vomitam programas eleitorais tecnicamente perfeitos na forma, mas vazios de ideologia, de conteúdo substancial “¦*****

    No primeiro turno distribuiu o texto acima, agora vem falar em preconceito. Greca traiu seus eleitores e vendeu a alma para o diabo.

  18. Esse apoio ajuda muito para baixo…. Deveriam ter ficados quietos e não demonstrado esse apoio

  19. Onde gente humilde tem rádios, emissoras de tv, 6 mil funcinarios e é considerado a família mais rica do estado !!
    Pode parar!!!

  20. Alguém sabe informar onde compra fralda geriátrica de seda????

  21. o greca que nao se preocupe, esta o gustavo ja levou, o gustavo vai bater chapa so para cumprir a legislacao eleitoral,fruet ja esta eleito, so nao ve quem nao quer,viva nosso prefeito gustavo fruet, e viva nossa futura governadora gleisi.

  22. NAO ADIANTA O GRECA SE ESPERNEAR, O PREFEITO ELEITO GUSTAVO FRUET TEM A CONCIENCIA TRANQUILA,TEM APOIO DE TODOS OS SETORES DO GOVERNO FEDERAL E DA GOVERNADORA GLEISE HOFFMAN,VAI FAZER UM OTIMO GOVERNO NA PREFEITURA.

  23. Quando o então deputado Carlos Simões se candidatou a prefeito de Curitiba, Greca vivia bradando para todos os cantos: “Curitiba não pode ser governada pelos bárbaros”. Greca sempre foi preconceituoso, é bem nascido e faz parte da elite curitibana. A nota que emitiu é para inglês ver, nas próximas eleições ele vai cobrar a fatura de Ratinho Pai.

  24. Não desejar votar em um jovem totalmente inexperiente cuja única atividade foi ter trabalhado na rádio do papai como sonoplasta não é preconceito é defesa da cidade.
    Ratinho elegeu-se à sombra e com o nome do pai, dono de um programa apelativo de baixíssimo nível onde fez fortuna explorando a miséria dos humildes.
    Não somos tolos Greca e todos os informados sabem dos termo$$ do acerto de bastidores para que vc contraditóriamente a tudo que pregou apoia$$e Ratinho, portanto vá para o abismo do flautista sózinho.

  25. Rafael, quem não te conhece que te compre.
    Ratinho em uma curta carreira já teve 3 partidos ,portanto TROCA TROCA é com ele ou com voce que já foi do PDS, PDT,PMDB.
    A rejeição ao teu apoio ao Ratinho foi tamanha que voce teve que tirar teu facebook do ar e depois inventou história de Hacker.
    Ratinho é milionário e anda de avião particular e Ferrari, o tesoureiro é o Marcelo Almeida dono de pedágios e da elite como você.
    Já viu gente do povo dono de fazendas e redes de tv ?
    Quanto mais apelarem mais votos perderão , errou feio Greca e vc sabe disso , não adianta querer consertar na base do discurso enganoso.

  26. O GRECA É O MAIS PRECONCEITUOSO QUE EXISTE DESCEU A BORRACHA NO RATINHO E AGORA DEFENDE O RATO QUE COISA FEIA …NAO TEM MAIS MORAL O EX PREFEITO DE CURITIBA…

  27. UM POLITICO DO NORDESTE DECLAROU:” FIQUEI CONHECIDO, PAGANDO PINGA NOS BOTECOS DE SÃO LUIZ, E OS CARAS NEM SE LEMBRARÃO QUE EU ERA EX PREFEITO NOMEADO, O FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA ME AMAVA, POIS ALÉM DOS CHURRASCO E PINGARADAS DO FINAL DE SEMANA, EU ERA COMPADECIDO COM OS FUNCIONÁRIO, FAZIA VISTAS GROSSAS COM FALTAS E ATRASOS, PERGUNTA PROS FUNCIONÁRIO DA PREFEITURA QUAL FOI O MELHOR PREFEITO DE SÃO LUIZ, É EU NA FITA, ESTE ANO MEU FILHO É CANDIDATO, ADVINHA COM FOI O SLOGAN DELE DE CAMPANHA, SOU O LUIZINHO, FILHO DO CARLÃO, QUE FOI O MELHOR PREFEITO DE SÃO LUIZ E TODOS OS FUNCIONÁRIOS QUE ADORARAM A ADMINISTRAÇÃO DO MEU PAI E VÃO VOTAR EM MIM, POIS VOU DEFENDER TODOS OS INTERESSES DELES.
    FALEI PRO MEU FILHO, NEM LEMBRAR QUE EU FUI NOMEADO, QUE DEIXEI A PREFEITURA COM O MAIOR DEFICIT DO NORDESTE UM BAITA ROMBO, E QUE EU TROQUEI A PINGA POR WISKI IMPORTADO, E VIVO BEM APOSENTADO, MEU FILHO FOI ELEITO, SÃO LUIZ NÃO É A CAPITAL DO MARANHÃO , MAS FICA NO NORDESTE.”. QUE HISTÓRIA PARECIDA COM UMA CAMPANHA LOCAL.

    ZE DA BOTA Sábado, 20 de Outubro de 2012 ““ 14:05 hs

    Por favor, aguarde a aprovação do seu comentário.
    JOÃO ATENTO, SÓ FALTOU VOCÊ LEMBRAR, QUE ALÉM DO VOTO E DECLARAÇÃO DE APOIO DO “ZÉ DIRCEU, MENSALEIRO E CONDENADO PELO STF, ELE TAMBÉM CONTA COM O APOIO DO SEU GURU PARTICULAR O CHICO JEITOZO, CONHECIDO MACUMBEIRO, NÓS DE CURITIBA NÃO VAMOS ELEGER O GUSTAVO FRUIT, POR NÃO VOTAMOS NO MAU E EM QUEM ANDA MAU ACOMPANHADO, JEITOZO, ZÉ DIRCEU CONDENADO, ALOPRADOS, E A PTZADA, NÃO DÁ SE LIGA JOÃO ATENTO, SENÃO VÃO TE ROUBAR OS TENTOS.

  28. Aonde esta o preconceito? A Rataiada é podre de rica … Vamos de Fruet que só tem uma chácara …..

  29. TA CERTO…VOTO FRUET…
    EU NÃO TENHO PRECONCEITO….
    VOTO NO LULA A MUITAS ELEIÇOES.. ESSE DIRCUSINHO DO GRECA É OPORTUNISTA E MUITO FRACO….

  30. O “candidato da família humilde” é detentor de uma das maiores fortunas do Paraná.
    Vamos parar de hipocrisia.

  31. Flautista de Hamelin mandou lembranças 🙂

  32. Rafael Greca me decepcionou…Se aposenta da politica…

  33. Agora o Greca apoia o candidato das “propostas horrorosas” (palavras do Greca)???

    As pessoas mais estudadas de Curitiba, o que, em certa medida se confunde com as pessoas de maior renda, jamais votarão em Ratinho, não por um preconceito, mas pelo que o Greca mesmo já tinha reparado, as ideias do Ratinho são horrorosas!!! Por isso Ratinho vai perder a eleição: As pessoas mais politizadas não votaram nele no 1° turno e agora no 2° turno os demais extratos sociais também já abriram os olhos. Ademais, com uma classe média em expansão, sobra pouca gente para o Ratinho seduzir com seu marketing de ideias horrorosas.

  34. Greca é, no mínimo, um hipócrita. Numa das eleições passadas, quando o deputado Carlos Simões candidatou-se à prefeitura de Curitiba, Greca vivia falando abertamente: “Curitiba não pode ser governada pelos bárbaros”, uma afirmação extremamente preconceituosa. Greca é um pseudo-democrata, um falso popular, um autoritário e elitista que, com todas essas características, não costuma mudar de opinião e nem dar o braço a torcer. Portanto, o que ele está dizendo é para fazer tipo, agradar Requião e garantir apoio para a próxima eleição, quando espera eleger-se deputado. Resumindo, Greca não tem mais credibilidade, o que havia de positivo em sua biografia está indo, a cada eleição, para o lixão.

  35. O Greca com seu português crasso deveria ter preconceito com a campanha do ratinho que escreveu analisadas com Z .¨(analizadas )

    • São as novas idéias!kkkkkk O Greca no Debate do Primeiro Turno tbm cometeu um deslize horroroso e falou “estrupo”!! Fiquei até sem ar..

  36. O Greca tá insistindo na candidatura do Ratinho ainda?? Rsrs. Esse perdeu totalmente a vergonha na cara. O que o desespero por um cargo não faz hein? Greca, aceite que você cometeu enormes erros políticos que o fizeram ser excluído da política e vá para casa descansar, se preserve um pouco. Não insista no que já tá ruim.
    Sobre o conteúdo do texto: pura manipulação típica da velha política, aquela que a gente quer se livrar.
    Ratinho Jr é aquele político que quanto mais a gente conhece menos a gente quer votar. A participação do Ratinho Jr nessa eleição me fez ver que ele é manipulador, é um político sem conteúdo, tem propostas extremamente superficiais e é “duas caras” (cadê aquele cara do 1. turno que ia fazer uma campanha de alto nível??).
    Pelo bem de Curitiba desejo que Gustavo Fruet seja eleito e com grande diferença de votos.

  37. Ratinho Júnior prefeito !!
    Greca disse tudo.

  38. O Zé Dirceu já declarou apoio ao Fruet.. Só falta agora o Derosso se lembrar dos bons tempos em que ele coordenava a campanha do Fruet ao Senado em Curitiba e declatar tambem… O Fruet tá cercado de bandidos por todos os lados… acorda Curitiba.. .Ratinho neles!

  39. ééé 12 neles sem CHORUMELA…

    SEM ESSA DE PRECONCEITO… políticos oportunistas é que tem que acabar no Brasil

    Concordo sr Greca o PRECONCEITO QUE O SR. e esta elite TEM PELO PT;
    Concordo sr Greca porque? o sr mudou pro PMDB…
    Concordo sr Greca os velhos da politica não estão com vcs?
    Concordo sr Greca até ontem o ratinho Jr só tinha proposta horrorosa.
    Concordo sr Greca hoje os projetos deles convergem com suas idéias..
    Concordo sr Greca valorizar a simplicidade de um trabalhador, traduzida em Novas Ideias ao lado de OPORTUNISTA.

  40. Vamos superar o preconceito e esse movimento reacionário. Ratinho Junior é um homem simples, de uma família simples que subiu na vida com muito trabalho e dedicação. Vamos superar o preconceito e a verdade deve vencer o medo. Fruet segue alianças espúrias e contraditórias, além de estar atrelado até o pescoço com grupos econômicos e os donos do poder.

  41. o greca só embarca em canoa furada…ops é barco naufragado…

  42. Greca cometeu um imenso suicídio político.
    Seja qual for o resultado das eleições, ele está simplesmente fora de qualquer patamar agora.

    Me pergunto quanto deve ter sido o preço disso.

  43. Na minha opinião, Rafael Greca desqualificou e ironizou com extrema competência o candidato Ratinho Junior no primeiro turno. Quem acreditou nos comentários do aliado do Requião em relação ao candidato da Rede Massa no primeiro turno, não vota nele de maneira alguma no segundo turno.

  44. Muito engraçado Rafael, no final do primeiro turno você ironizou o candidato Ratinho Junior, na minha opinião com toda razão, agora mudou o discurso.
    Greca está completamente desmoralizado, abraçado e pressionado pelo comedor de mamona – POLITICAMENTE MORTOS!!!!!!

    • Engraçado Villa é o Fruet meter a boca no Prefeito e sua corja e aceitar apoio do DEMOTUCANO Bertoldi e do limpinho Rubens Bueno. o Povo não é Burro, sou muito mais Rafael a esta corja da Prefeitura que o Sr. Fruet fazia ou faz parte até agora, afinal não existe Ex- PSDB….

    • Bem lembrado! Ele não come mamona pois demostra ser mais inteligente do que… mesmo assim parece estar contaminado pelo Senador.

  45. Como sempre o Nosso Rafael Greca com sua visão clara e direta. Somos Ratinho Junior!!!! Minha família todos votam nele… Vou pedir votos aos meu colegas e em toda vizinhança…

  46. A Curitiba do preconceito vai perder esta eleição. Ganharão as novas ideias, o novo prefeito, a cidade. Curitiba merece mais inovação e mais cuidado com a população.

    • isso é uma verdade temos que botar novas idéias em curitiba chega de idéias velhas e de quem não faz nada…

      • Acho engraçado como é facil fazer lavagem cerebral nas pessoas…só vejo os eleitores do Ratinho repetindo o tempo inteiro o mesmo “mantra” novas idéias,novas idéias… nem sabem direito quais as novas idéias..ah ele vai dar uniforme e deixar as creches até as 7. O resto ele vai começar tudo de novo, afinal são novas idéias.E dane-se o que já está em execução então?Por que se ele continuar, daí não são novas idéias. Se ele começar outros projetos do zero aí sim ele vai ser igual a milhares de políticos por aí no Brasil que por pura vaidade, desperdiçam o nosso dinheiro, só para deixarem a “sua marca” e os projetos nunca andam pra frente…

  47. E aos defensores das “novas idéias” …. Me digam uma única “nova idéia” do animador de platéia… Nao vi e ouvi nada de novo …. A única novidade é o que se diz independente deixando o rabo preso com as maiores raposas da politica paranaense

  48. E o Ratinho deu uma tremenda mijada no Fruet com a história do candidato do PDT acusá-lo de obter concessão de tv…

  49. Ótimo texto, Rafael. Não podemos deixar o medo dominar nossa cidade. Precisamos do novo. Novas ideias para nossa amada Curitiba. E viva Curitiba!

  50. Nao é por nada …. Mas estao imitando o Lula em tudo …. Só falta o Ratinho usar barba e começar a falar “companheiros e companheiras” ….. E ” nunca antes na historia de Curitiba” …..