E aí, foi bom pra você?

Fruet, Ducci, Greca e Ratinho lideraram o primeiro pelotão em Curitiba.

Quero aqui fazer um breve balanço da cobertura deste blog nas eleições de 2012.

Primeiramente, faço questão de destacar que esta página tentou mostrar a movimentação política das candidaturas a prefeito e vereador de Curitiba, interior do Paraná e das principais capitais do país.

Na capital paranaense, por exemplo, o blog deu espaço a todas as candidaturas. Esforçou-se para estar em cima do lance, em cada articulação de bastidor, antecipando muitas vezes as jogadas de partidos e lideranças.

Foi aqui, caro leitor, que você soube, a 5 de junho, do primeiro grande erro estratégico do prefeito Luciano Ducci (PSB), que buscava a reeleição; também, a 22 de agosto, este blog mostrou que a televisão de Gustavo Fruet não estava nada boa, o que, de fato, se provou na prática quando a campanha resolveu mudá-la um pouco; na sequência, já no segundo turno, colocou que Ratinho Junior cometia o seu grande erro estratégico ao bater no PT.

Não dá para deixar de citar, durante a cobertura das eleições, o surgimento do Fiscal do Greca!, aquele que tudo enxergava. Era uma espécie de alterego dos eleitores, que podiam se manifestar politicamente aqui sem identificação.

Por fim, eu gostaria de saber do caro leitor: foi bom pra você? Opine.

32 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Um dos melhores e dos mais qualificados dos blogs de Curitiba.
    Além disso, o titular não busca autopromoção pessoal como se verifica em outros similares.
    Simplesmente The Best !

  2. “… o blog deu espaço a todas as candidaturas…”… até parece né esmael??? sua preferência pelo gustavo, denegrindo a imagem dos outros candidatos… faz me rir com essa afirmação… acho q vc, assim como alguns outros meios de comunicação, deveriam ser mais imparciais… com certeza o blog seria muito melhor!!!

  3. É o melhor site sobre a política paranaense, sem dúvida alguma. Parabéns Esmael.

  4. Olá Esmael,você está de parabéns pelo seu blog!Todos os dias acesso-o e também divulgo a meus amigos e colegas de trabalho.Todas as notícias que você postou sobre as eleições foram excelentes e principalmente abriu espaço a todos os candidatos.Sou sua fã nº 1.

  5. Eu acessava diariamente umas dez vezes, acho que foi uma cobertura muito boa, porém não podemos deixar de falar que mesmo dando a noticia e abrindo espaço para todos os candidatos desde o começo você era Fruet.

  6. Parabéns Esmael, cobertura show de bola, imparcial e atual.

  7. Este é sem dúvida é o melhor espaço virtual de discussão política de todo o Paraná. Esmael, você e a sua equipe estão de parabéns pela cobertura que fizeram nesta eleição de 2012.

  8. Pra mim foi bom, e pra vc?
    Eu não conhecia seu blog até que um certo candidato resolveu censurar seu blog.
    Penso que pra ele não foi uma boa atitude, mas pra vc serve o antigo ditado “há males que vêem pra bem”, acredito piamente que através da solidariedade de outros blogueiros, seu blog foi muito citado, tornando se hashtag de supetão e teve sua audiência ampliada.
    Desde então sou seu leitor diário, ainda algumas vezes tendencioso.
    Pra falar a verdade, este blogueiro não conseguiu disfarçar sua opção política.
    No mais, siga assim, em cima do lance, prevendo e antecipando jogadas com notas curtas e muito densas.
    Parabéns!!!

  9. Curiosa e inteligente essa sua maneira – Esmael – de “provocar” os “remadores desta respeitável nau blogueira”. Destaque para “grande erro estratégico ao bater no PT” em que se revela os seus dons de ADIVINHA (e não deu outra !).Pois bem, passando pela XV às vésperas do segundo turno, recebi dos colaboradores do Ratinho um jornalzinho (o mantenho comigo) de 4 páginas (tiragem 200.000 unidades) e já na folha de rosto os dizeres: “CURITIBA PRECISA SABER ““ JOSÉ DIRCEU É ALIADO DE FRUET ““ DEFINIVAMENTE, FRUET SE PERDEU” e a última página toda ela “DEDICADA COM MUITO AMOR” ao José Dirceu e ao Fruet, evidentemente. O que nos causa espécie é o fato de os TUCANOS continuarem insistindo ““ pós eleições ““ em negar a exploração do mensalão para fins de campanha. Também interessante a ousadia dos ADEPTOS/ATRELADOS/HERDEIROS de FHC/SERRA e do seu grupo BRASILEIROS ELITIZADOS UNIDOS DE WALL STREET (ou vendilhões da Pátria) terem apostado mais uma vez (esperamos, derradeira) NA INCAPACIDADE DE DISCERNIMENTO DO POVO BRASILEIRO (“a gente denigre, os abobado dos eleitor acredita e a gente ficamos numa boa!”). Parabéns, então, ao Sr. Fruet e que faça por merecer a confiança do povo curitibano !!!.

  10. Caro Esmael, esta foi a eleição com mais adrenalina que eu já vivi, e olha que eu comecei na Pimentel X Bento. As preliminares foram um jogo de xadrez. De dentro do Partido Verde, assisti nossas lideranças monitorarem as outras coligações em formação, esperando o momento certo para decidir qual delas integrar. Pela primeira vez, o Partido Verde decidiu não ter uma chapa pura em Curitiba; todos os candidatos a prefeito estiveram na sede do Partido, prospectando uma possível aliança, e a decisão foi tomada depois de muita conversação interna e externa. Minha preferência era o Gustavo, mas quando ele fechou com o PT pensei que não ia ser. Depois, o Ratinho Jr. votou com os ruralistas na questão do CF, fechando as portas verdes ao PSC. Lá pelos 30 do segundo tempo, as lideranças ambientalistas fecharam com o Gustavo, para meu alívio e alegria, naquele momento eu já estava convicto que este era o momento do Gustavo. Daí em diante foi só entusiasmo, envolvimento com as pessoas do Partido e da coligação até o final feliz. Meu candidato a vereador, Benedito o Cobrador infelizmente não foi eleito, tenho que me resignar, afinal,a voz do povo é a voz de Deus. 2014 vem aí, vou continuar bebendo aqui na fonte do Esmael, onde jorra informação de qualidade!!!!!!!!

  11. eu descobri seu blog nessa eleição, estava de saco cheio do blogueiro chapa branca do palacio e da prefeitura. todos sabem quem é, o cara foi secretario de comunicação de varios governos …agora faz um blog só com noticias que agradão o poder palaciano costituido.

    parabens, seu trabalho foi independente.

  12. OTIMO, ACOMPANHEI NO TRE A VITORIA DO GUSTAVO.
    PARABENS AO TRE PARANÁ.

  13. Olha Esmael, o blog cresceu muito e tornou-se mais profissional. A sua cobertura jornalística sobre as eleições, apesar de não ser totalmente imparcial, mostra nossa realidade de forma clara.Coisa que muitos jornalistas não conseguem fazer ou não tem interesse.
    obrigado
    Parabéns

    “Você é como café, não pode faltar para começar o dia”

  14. PARA NÓS PDT , ESCOLHEMOS A PESSOA CERTA PARA REPRESENTAR O PARTIDO.
    A REUNIÃO FOI AO LADO DO HOTEL ALADIM, ONDE NÓS PDT SE REUNIMOS.
    HOJE POR QUESTÕES DE ADESÃO AO PDT TIVEMOS QUE IR PARA UM ESPAÇO MAIOR.
    MAS O PDT ESCOLHEU E SEMPRE ESTA AO LADO DE GUSTAVO FRUET.
    FRUET SABE QUE O PDT É 12 , E É 12 QUE O PARTIDO SEMPRE VAI CONTINUAR SEGUINDO.

  15. Sua cobertura foi impecável. Democrática, aberta, divertida e principalmente informativa e imparcial.

  16. não foi bom para mim não.
    moro em mgá e me senti órfã de vc.
    parecia distante, uns, uns, uns …….. 430 km.
    acho que vamos nos falar no final de 2014, qdo o beto richa for tentar a reeleição e vai precisar muito daqui.
    bom feriadão.
    bj

  17. PARABENS ESMAEL! o grande portal das noticias politicas do estado.alimentado o site http://www.brasil247.com.
    sou viciado em ler seu site.
    faz parte de minha leitura diaria.
    voce ajunta a palha, e nos leitores acendemos o fogo
    com nossos comentarios de todas as tendencia.
    o que faz
    o melhor e mais lido site do PARANA

  18. Parabéns Esmael, sem dúvida alguma você está entre os poucos, porém BONS jornalistas de nosso Estado, que informam de maneira independente, o que realmente ocorre. E isso as vezes desagrada os contumazes políticos , que se dizem “donos da verdade” ou seus “comunicadores”, que se dizem autônomos ( chapa branca ou não ). Além de fazer ótima cobertura jornalista, sinalizando tendências que os institutos de pesquisas, omitiam propositamente, como os índices de REJEIÇÃO. Algumas vezes, noticiou com certa dose de humor (merecido), como a de hoje, sobre a “briga” pela futura vaga do Tribunal de Contas do PR., em que até o jacaré do Parque Barigui, já sabia…! Espero que você, continue assim ou melhor ainda. Mais uma vez nossos P A R A B É N S.

  19. Esmael, você foi PETACULAR !!!!

  20. blog sensacional nota 1000,obrigado esmael,por manter este blog democratico e imparcial,onde nos podemos nos manifestar,seja favoravel ou contra um politico ou materia publicada, o que importa e a liberdade de expressao,continue assim,um abraco e .boa noite

  21. O fiscal do Greca mandou muito bem!!!! nota 10!!!

  22. Bom, quando você começou a pender para um lado mais que para i outro, eu mesma fui no link e disse que você fosse ‘profissa’ e ficasse imparcial. Pois as manchetes são muito mais perigosas e fantasiosas do que textos sem conteúdo denso. Um jornalista nesta nova geração que se discuti POLITICOM ou blogueiro para ter credibilidade e ser usado como referência pelos internautas precisa pensar antes de escrever tudo. Cada eleitor que conhece seu candidato saberá identificar uma manchete real de uma tendenciosa. Inventar manchetes e depois escrever suposições é de imensa irresponsabilidade e vimos muitos blogueiros no Brasil fazendo isso. Acho que você se equilibrou a tempo e manteve a informação sendo alimentada de
    forma bem dividida. É o que esperamos para 2014. Outros Blogueiros e jornalistas escrevem em seus FB uma coisa e no seu BLOG outras. Todo mundo sabe quem tem ligações com gente do governo. Mas sua preocupação revela vontade de acertar cada vez mais. Parabéns.

  23. No geral foi muito bom.
    Apenas para contribuir, creio que o bom jornalismo deve ser isento num caso desses e, no que pude acompanhar no caso específico do 2º turno de Cascavel, vc não foi nada isento, na boa.
    Mesmo assim, valeu!
    Grande abraço

  24. Gostei e gosto do Blog, da agilidade com que as noticias apareciam , da abertura para todos os tipos de opinião , do humor sempre colocado mesmo quando a coisa era para chorar. Consegui acompanhar as ‘andanças’ da camapanha politica aqui e aprendi muito com os comentarios que li.
    Curitiba , o Paraná e o Brasil precisam desse espaço ,principalmente por ser um contra-ponto a essa iniquidade que é “nossa” imprensa .
    E parabens pela independencia. Isso é raro aqui tambem .

  25. Olá Esmael, aí pode ser que eu tenha a resposta, vc sabe qual é o valor (salário) de um secretario. E quantas secretarias são”¦

  26. Gostei da Tribuna no peito e na raça, mas complemnto no peito e na raça e um bando de loucos do PDT, PV e PT e a equipe do Gustavo que sempre acrditaram, apesar das pesquisas metiorosas.

  27. Ismael, diariamente acesso o seu blog, várias vezes ao dia, para me manter bem informada e desta maneira recebo um panorama geral de tudo que acontece na área política em geral e no Paraná em particular.
    As vezes fico intusiamada e dou os meus pitacos mas quando eles não passam pela censura do blog isto não me deixa chateada pois entendo os seus limites.
    De minha parte continue assim, seu blog é fácil de ser entendido e está muito bem assim. Só peço para não mudar o seu blog pois a Lei de Murphy está de olho!
    Parabens!

  28. Achei muito boa a cobertura de seu “Blog”. Via todo dia e dava “pitacos”. Deixou transparecer muito levemente uma tendência para o Fruet mas longe, muito longe de se portar como marqueteiro. Você foi um exemplo para muitos jornalistas da grande mídia que não informavam, formavam! Portanto, o seu posicionamento o honrou como jornalista, e assim você honrou e dignificou a profissão de jornalista. Meus parabéns! Continue assim independente e justo!

  29. FOI UMA DELÍCIA QUERO BIS DE SABOR LIMÃO. A ARROGANCIA FOI A GRANDE PERDEDORA JUNTAMENTE COM OS CANDIDATOS ARROGANTES. O FISCAL DO GRECA FOI MELHOR QUE O AGENTE 86. ESSA ELEIÇÃO DEIXOU MUITAS LIÇÕES PARA MUITA GENTE.

  30. verdade Esmael, tudo o q vc escreveu, postou no seu blog,foi exatamente oq acompahei,sem tirar e nem colocar uma virgula,cara! incrivel… como vc ñ esqueceu nemhum detalhe,relatou com uma precisao incrivel o erro estrategico q cometeu a equipe de campanha do ratinho, quando então bateu no PT, e foi apartir da li q o ratinho começou a cair nas pesquisas, e o fruet começou a subir. parabens cara! parabens ESMAEL!!

  31. Esmael
    Sensacional o seu site, acesso ele diariamente pelo menos umas 10 vezes no dia, pois as informações são ágeis e precisas,
    Meus parabéns pela excelente cobertura.
    Continuarei diariamente verificando as notícias, ainda mais que sou um apaixonado por polítiva.
    Agora vamos ver o que vai dar nas eleições de 2014.
    Estou acompanhando
    Forte abraço