Comunistas e pastores evangélicos disputam rumos da campanha de Ratinho Junior em Curitiba

O PCdoB é contra essa agenda conservadora. Nós achamos que essas questões de gays e aborto nos levarão à  derrota!, diz Zenir Teixeira, histórico dirigente comunista no Paraná. Foto: Brasil 247.

O PCdoB de Curitiba colocou na cabeça que precisaria deixar de ser um partido satélite do PT, aliado com qual vinha marchando preferencialmente na capital de todos os paranaenses desde 1989. O descolamento de comunistas e petistas ocorreu pela primeira em 2008, quando o PCdoB lançou o ex-deputado federal Ricardo Gomyde para prefeito, que conquistou 0,71% dos votos. Naquela mesma disputa o PT apostou em Gleisi Hoffmann, que obteve 18,17% dos votos válidos.

Neste ano, o PCdoB outra vez não quis a companhia do PT !“ que está na coligação de Gustavo Fruet, do PDT. O Partido Comunista do Brasil preferiu unir-se a Ratinho Junior, do PSC, tendo como foco estratégico eleger um vereador, mas o projeto deu errado porque a coligação na proporcional com PR não alcançou quociente necessário (24 mil votos). A coligação do PCdoB com o PR obteve 21.628 votos (nominais e de legenda, juntos).

Fiz esse pequeno intróito com o objetivo de facilitar a compreensão do leitor sobre o que pensam os comunistas curitibanos sobre a disputa eleitoral deste segundo turno.

O PCdoB não elegeu vereador, não indicou o vice na chapa de Ratinho, mas agora luta para influenciar nos rumos da campanha. O partido é contra adotar uma agenda conservadora como querem os pastores evangélicos. A disputa de rumo na campanha de Ratinho começou com a lambança acerca de uma reunião com o movimento gay. Em um mesmo dia foi marcada, desmarcada, prometida para o futuro e desmentida.

O PCdoB é contra essa agenda conservadora. Nós achamos que essas questões de gays e aborto nos levarão à  derrota!, disse ao blog o sindicalista Zenir Teixeira, um dos comandantes-em-chefe da campanha de Ratinho Junior e um dos generais do PCdoB no Paraná. Para o dirigente comunista, os pastores evangélicos já detonaram a campanha de José Serra (PSDB) em São Paulo e agora estão fazendo o mesmo aqui em Curitiba.

Zenir se referiu ao pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia em Deus Associação Vitória em Cristo, que, em São Paulo, foi um dos algozes do petista Fernando Haddad no programa eleitoral no rádio e na tevê. Ao pastor couberam as críticas pesadas ao kit anti-homofobia, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), quando Haddad era ministro. O material seria distribuído em escolas públicas do país e era destinado a combater a intolerância contra homossexuais, mas a presidenta Dilma Rousseff não permitiu que o projeto do MEC prosperasse.

Ratinho Junior trouxe ontem (20) o tema aborto! para a arena eleitoral durante o Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política. Influenciado pelos pastores, o candidato do PSC reedita a campanha presidencial de Serra que, em 2010, tentou carimbar a então adversária Dilma Rousseff (PT) como abortista!.

Pelos meus princípios cristãos sou contra o aborto. Tenho meus posicionamentos claros em relação a este assunto!, vangloriou-se Ratinho Junior, ao afirmar que é o único candidato que se posicionou contra o aborto e a favor da vida!.

O dirigente do PCdoB, Zenir Teixeira, não tem dúvidas de que a campanha de Ratinho está pecando por causa da má influência dos pastores. Para ele, o que precisaria realçar no rádio e na televisão, na agenda política, é a disputa de classe que está havendo na capital.

Gustavo Fruet e o PT estão acompanhados da elite econômica curitibana. Nós temos que mostrar que esta é uma disputa entre pobres e ricos, entre a minoria que nasceu aqui e acha que é dona de Curitiba e os que para aqui vieram, ajudaram construir esta cidade, e que também são curitibanos, aliás, a maioria!, disse Zenir, realçando a disputa de classes em andamento: Só os pastores é que não enxergam isso!, critica o sindicalista, cotado para assumir a Secretaria do Trabalho, caso Ratinho Junior vença a eleição.

27 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to mention I’m very new to blogging and site-building and honestly enjoyed this web blog. Almost certainly I’m planning to bookmark your blog . You actually have fabulous stories. Thanks for revealing your blog site.

  2. Um cidade como Curitiba, moderna, avançada, inovadora, conhecida e reconhecida em todo o mundo. Imagine, ser citada nos grandes jornalões internacionais tendo como prefeito LITTLE MOUSE!!!

  3. Bota homofóbico nessa trip ai hein kkkk

    Criticam o casamento gay, mas muitos deles não são fieis nem às próprias esposas!!!

    Essa é a militância do Junior…

  4. O Ratinho Junior está junto com esses estelionatarios da fé! Junto com SILAS MALAFAIA????

    SILAS MALAFAIA?????

    E ainda vem pedir meu voto….

  5. Quando o navio afunda os ratos são os primeiros a fugirem do porão

  6. Quando li alguns comentários do qual o então presidente Zenir Teixeira faz algumas reclamações da campanha do candidato RATINHO,queria então fazer uma pergunta ao próprio Zenir,pois conheci ele lá em Pinhais quando ele trouxe o PPS para o município,onde o mesmo Zenir foi candidato a vereador,então formulo minha pergunta e se possivel ao próprio Zenir,voce apareceu do nada fez uns 200 e alguns votos para vereador lá em Pinhais,sumiu da mesma forma que entrou na politica,qual a sua experiencia em politica Zenir Teixeira,acho que de força sindical é sua área,mas de politica eu não acredito. Um forte abraço e fico na ancia de sua resposta.

  7. Não sei o que há de anormal nessa discussão. Assim como na campanha de Fruet tem setores de direita, tem até sionista, e tem essa ala direita do PT que é o Paulo Bernardo, na campanha do Rato filho também tem setores de direita e o setor de esquerda, como o PCdoB, naturalmente vai estrilar, tem mais é que estrilar. O Rato filho não tem posição clara, então quem argumentar melhor, convence o candidato.

  8. hoje existe evangelicos ,gospel, existe varias seitas nas igreja evangelicas:numa igreja existe varios grupos sendo da mesma igreja ,mas não deixa de sr um seita.nos tempos de jesus .havia os fariseus,saduceus todos homens da leie os sacerdotes.mas os sacerdotes para se dar bem na vida ,apoiavam a ocupação romana em israel.os fariseus eram mais legalistas ,como os saduceus.havia outra classe ,os publicanos ,ou seja funcionarios publicos da epoca,no caso de zaqueu,mas os publicanos não e relatado pecadores ,por serem publicanos.porque jesus disse que todos são pecadores. so que hoje precisa vir jesus novamente surrar os vendilhões nas portas da igrejas ,e cd ,livros.hoje não e diferente daquele tempo.quem entregou jesus para ser morto foi os sacerdotes ,que conseguiram pagar propina a judas. os sacerdotes eram lideres religiosos pessoas sem misericordia ,oquivalente aos pastores de hoje ,não todos.porque existe pastores evangelicos ,mas não crente.porque eram ao usar defamação aos desafeto.porque jesus disse ame teu proximo ,como seja voce mesmo,então!

  9. Gente os comunistas tem que perceber que o apoio do Francshini é o que mais existe de atrasado na segurança publica pé só ver que desde 2008 quando foi criada a secretaria municipal anti drogas , ele nao conseguiu fazer nada…somente foi eleitoreira esta secretaria as drogas aumentaram em mais de 200% nesses ultimos anos em curitiba,,,, e tambem veja o que ele fez em 2003 no espirito santo.

  10. Lamento pelo PC do B, o partidão não merece isso. Se o PC do B não consegue decolar em curitiba, deveria ele, com o respaldo que tem, liderar uma esquerda mais altentica, com partidos mais novos e com ideologia um pouco mais distintas.
    Se o PT não tem ideologia para o PC do B, imagina então o PSC e o camundongo??? Olha PC do B, pense grande, Curitiba merece um prefeito ponderado que traga a força do governo federal, e esse prefeito é o Gustavo. Esqueça um pouco as siglas, pois vcs se meteram numa roubada. Salve o partidão, ele tem história e merece mais inteligencia dos seus dirigentes…

  11. Os pastores evangélicos que os apoiam não são dos evangélicos sérios mas sim dos evangélicos caça-niqueis.

  12. Quando o barco esta afundando, buscam-se os culpados. Existe um único culpado: Ratinho e suas aliancas “escondidinhas” com Requião (o senhor Raivoso) Ezequias (aquele da Sogra), Doático Santos (o capacho de Requião) e Beto Richa…………E ainda se diz um candidato de “novas ideias”e “sem compromissos”.

  13. Outro dia um amigo me apresentou uma comunista e disse que era para eu tomar cuidado e tomei comi ela antes.

  14. Penso que o PCdoB deveria desembarcar dessa canoa furada enquanto é tempo…

  15. Esmael, temos uma participação intensa do Claudio Ribeiro, do Manfredini, da Elza, da Carol Lobo, do Navarro, dentre outros comunistas na campanha do RJ. Estes sim estão vestindo a camisa das novas ideias. Abc

  16. DETALHE: ELEGEMOS 9 VEREADORES EVANGÉLICOS , QUE ANTES ERAM 3. SEGUNDO O IBJE SOMOS MAIS DE 2 MILHÕES E MEIO NO PARANÁ E CONTINUAMOS CRESCENDO.

  17. PCdoB depois que caiu na mão do Gomyde virou partido sem expressão.

  18. É muito engraçada esta afirmação de que o Gustavo Friet esta cercado pela elite curitibana. O Ratinho tem como patrocinadores, em primeiro lugar, o pai Ratinho que é dono de uma das maiores concessões de TV do estado e de rádios; em segundo lugar, pelo Marcelo Almeida, que é, simplesmente, o “dono” das empresas de pedágio do estado. Em terceiro lugar, por Francischini, que é agente da polícia federal e dono de uma das maiores agências de advocacia da capital.

  19. “O dirigente do PCdoB, Zenir Teixeira, não tem dúvidas de que a campanha de Ratinho está pecando por causa da má influência dos pastores.”

    Jura? Isso parece meio óbvio. Em São Paulo, o candidato Russomano perdeu um monte de votos e houve uma campanha maciça(por parte da população) contra ele por causa dessa história de se unir com as igrejas. Até os evangélicos eram contra o Russomano, e diziam “não queremos teocracia”, “Não somos o Irã”…

    E falar sobre luta de classes também não é bom, o brasileiro não gosta muito de comunismo, marxismo…

    Acho que nessa “altura do campeonato”, nada salvaria o Ratinho Jr, ele já tinha uma rejeição alta, e essa rejeição foi ficando cada vez mais alta na medida que ele fazia essas coisas que causam rejeição.

  20. Questão do aborto é pura e simples, “Os verdadeiros Cristãos, não votam em candidato e seus apoiadores, que não tem posição definida, nós cristãos de qualquer segmento religioso de respeito, Católicos, Evangelicos, Espiritas, somos contra a legalização do ABORTO”, e esse é o motivo do Cristão estarem na campanha de RATINHO JR. por que este candidato tem posição definida e é declaradamente contra a legalização do ABORTO. Por isso estamos com RATINHO JR 20 PREFEITO. CURITIBA DE Cara nova, para seguir em frente.

  21. Sou eleitor conservador. Não gosto de comunistas, que apoiam Massa Júnior. Mas não gosto de petistas, que vão com Fruet. Fui de Greca no 1 turno. Como voto agora? Oh, dúvida cruel!!!!!!!!!

  22. The mouse is dead.

  23. Comunistas são os defensores daquele regime de sucesso da antiga União Soviética?

  24. O barco esta afundando e o pessoal já se preocupa em quem colocar a culpa!
    A onde o PT é a elite Curitiba?!?!!?
    Pode parar!

  25. silas malafaia arruma o cerulo para pedir 900 reais por pessoa. jesabel esta nas nas igrejas evangelicas. e comparar com a biblia. o reino antigo de israel no passado foi destruido ,por causa da corrupção dos chefes,saderdotes .esses sacerdotes e o equivalente aos pastores de hoje. na biblia reina fala que jesabel tinha se enfeitado e passado antimonio no rosto,mas e so ler ,os pastores sabem muito bem ,mas deixam as esposas como jesabel..

  26. 0 CANDIDATO , RATINHO, ESTA ABRÇADO COM PATORES EVANGELICOS E COMUNISTAS ATEUS… ISSO NÃO VAI DAR CERTO. COMO DIZ O DITADO POPULAR TA COM DEUS EO DIABO. E NO FIM VAI ACABAR FICANDO SEM VOTO…