Cadê as pesquisas do DataRatinho e do DataPicler?

Ex-ministro Ricupero é ídolo das empresas de pesquisa.

Ninguém sabe, ninguém viu. As sondagens dos institutos IRG Consultoria (DataPicler) e do Datacenso (DataRatinho) não vieram à  luz ontem (25), como prometia registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Por que as duas pesquisas, uma encomendada pela Uninter, do vice-presidente do PDT Wilson Picler, e outra pela campanha de Ratinho Junior (PSC), não deram o ar da graça?

Sobram especulações na praça acerca do sumiço dos levantamentos. Uns dizem que os números do DataPicler “saíram” muito altos, coisa que até o próprio Picler — coordenador da campanha de Gustavo Fruet (PDT) — duvidou; também há quem diga que Ratinho reagiu.

Já o DataRatinho teria chegado aos mesmos índices que o Datafolha, por isso não divulgou o trabalho.

Uma coisa é certa, a partir dos ensinamentos destas eleições, instituto de pesquisas que prestam serviços à s campanhas não podem registrar sondagens, pois, caso desagrade o contratante, elas não são trazidas a público.

Resumo da ópera: Os institutos de pesquisas contratados pelas campanhas levam a sério aquela velha máxima de Rubens Ricupero, ex-ministro da Fazenda de FHC: “o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde”.

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Nao tem motivo algum ratinho publicar alguma pesquisa….
    Os numeros são catastroficos….
    e mesmo se nao forem esses numeros, o fruet esá mesmo assim na frente.

    E se for publicada alguma, com certeza vai sair ratao na frente kk

  2. A chega dessas pesquisas! Nem ter que dar ar de graça coisa nenhuma

    Eu sou contra! Isso vai contra os princípios da democracia! É gente adoidada votando ou trocando de voto se baseando nessas falsas pesquisas que ja erraram feio no 1º turno, quase prejudicando o candidato Gustavo Fruet, inclusive que provavelmente será o vencedor domingo! Esse é o dia importante…

  3. Como sempre, Ratinho repetindo que o vice é arquiteto, para dar desculpas por estar por fora de urbanização (entre outras coisas). Terei muita vergonha se o tal Ratinho Jr. vencer. Terei pela primeira vez vergonha de Curitiba, cidade onde nasci. De dizer que o prefeito é filho da mídia. De um capricho do papai e do próprio. E tem puxado tanto os ovos do Richa que até o Lerner andou elogiando. Sem personalidade, frouxo, moleque pançudo.

  4. a pesquisa I.R.G, sera divulgada hoje a tarde/noite. um pouco antes do debate, para dar aquele clima,dizem que ja estocaram fardos de papel higienico fraldas geriatricas, e o alfredo ja esta a postos, segura esta alfredooooooooooo.

  5. … e prá terminar, hoje na RPC, a noite, quem se sair melhor leva o troféu.

  6. O embate é meio a meio…

  7. DataRatinho o rato comeu.. ninguém sabe, ninguém viu… kkkkkkkkk

  8. Não tem que haver pesquisa.

  9. Eu gosto de pesquisa, não me interessa se alguém tá ganhando rios de dinheiro. Desde que o Gustavo se candidatou eu decidi meu voto, não me sinto influenciada por enquete e nem tenho medo de perder voto.

  10. IRG divulga hoje a tarde a pesquisa. O atraso ocorreu porque até ontem não haviam sido coletadas as 1200 amostras registradas.

  11. Acho que essas pesquisas não foram divulgadas pelos seguintes motivos:
    DataPicler deve ter mostrado números menos favoráveis que o Datafolha para o Gustavo e DataRatinho deve ter mostrado que a vaca foi pro brejo mesmo…

  12. Trabalhei na campanha do Gustavito no 1º turno e posso afirmar com certeza que o Sr. Wilson Picler foi o grande mestre e graças a ele o Fruet emplacou o segundo turno e agora com certeza será o prefeito de Curitiba.

  13. pesquisa no brasil teria que ser proibido , os institutos de pesquisas é serio até o marqueteiro ou candidato molhar a mão do tal instituto…cada um deve fazer sua pesquisa , não deixar ser levado por pesquisas comprada…