Quem tem medo de Lula?

via Brasil 247

No momento em que retorna aos palanques, Lula é alvo de uma tentativa de golpe preventivo. O recado que os opositores transmitem é: se voltar levará chumbo!. Diante do ataque organizado, o ex-presidente só tem uma alternativa, que é lutar para não ser devorado pelos adversários. Foto: Edição/247.

Personagem central da vida política brasileira nos últimos quarenta anos, Luiz Inácio Lula da Silva construiu sua trajetória na base da superação. Retirante, venceu a pobreza extrema. Sindicalista, desafiou a ditadura militar e organizou as greves do ABC. Candidato à  presidência da República desde 1989, ele enfrentou a desconfiança generalizada das elites até finalmente chegar ao poder, em 2002. Na presidência, consagrou-se ao deixar o Palácio do Planalto com 70% de aprovação popular !“ inclusive da classe empresarial que, com Lula, enriqueceu. Depois disso, Lula passou a ser convidado a dar palestras em vários cantos do mundo, recebendo cachês jamais inferiores a U$S 100 mil. Lula estava, portanto, com a vida ganha. Continuava sendo o principal ator político do País e um homem, a cada dia, mais rico !“ e que, segundo muitos, poderia escolher se voltaria ao poder em 2014 ou 2018.

Neste fim de semana, no entanto, Lula teve um choque de realidade. E foi despertado para o fato de que nada, em sua trajetória, veio de graça. Com a reportagem de capa de Veja, o ex-presidente foi alvejado por um típico golpe preventivo. Como a oposição sabe que não poderá derrotá-lo nas urnas em 2014, 2018 ou mesmo depois, o campo de batalha passou ser outro: o tribunal sumário dos meios de comunicação. Como se sabe, Lula passou a ser acusado de ser o chefe supremo do mensalão, no momento em que alguns de seus companheiros estão prestes a ser condenados. Ainda que a consistência da acusação seja questionável (uma entrevista! sem fita negada pelo entrevistado), o que os opositores dizem a Lula é bem simples: se voltar levará chumbo!. E isso significa ser alvo de um processo judicial que o colocaria numa espécie de impedimento político. Assim, no Brasil, tal como começa a acontecer em outros países latino-americanos, a disputa política passaria a ser decidida no tapetão, à  la paraguaia.

O jogo dos adversários já está claro. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso rege a orquestra sem perder a elegância, suas teses (como a da herança pesada!) se espalham pelos meios de comunicação de corte mais conservador e José Serra range os dentes. De prontidão, talvez existam alguns procuradores dispostos a apresentar uma denúncia contra o ex-presidente Lula, ancorados na mais recente denúncia de Veja ou na delação de Roberto Jefferson !“ que passou a acusar Lula de ser o mandante! do mensalão.

O que ainda não se sabe é como Lula irá reagir. Neste momento, ele começa a voltar aos palanques. Já esteve em Belo Horizonte e Salvador. Pediu aos militantes petistas que voltassem a vestir a camisa. Mas qual será sua estratégia de guerra !“ se é que há uma? Diante da ameaça de um processo, como Merval Pereira anunciou hoje em sua coluna no Globo, Lula pode decidir se apequenar e recolher-se à  aposentadoria em São Bernardo do Campo. Em seguida, o alvo passaria a ser a presidente Dilma Rousseff.

Lula tem ainda a alternativa de sair da zona de conforto e voltar a ser o Luiz Inácio Lula da Silva da década de 80, que não apenas encantava multidões, mas também sabia confrontar seus adversários. Hoje, os personagens que querem destruir o lulismo são cada vez mais claros, como também foram aqueles que combateram outros governos trabalhistas na história do Brasil e da América Latina.

A luta levou Lula ao poder !“ e, depois, à  glória. A covardia não reserva um bom futuro nem a ele, nem ao PT.

8 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Todos os brasileiros deverian ter medo do LULA.O Homem analfabeto, que con seguiu se impor c omo lídeer sindical, eleger-sw presidente da republica, receber títulos e honrarias em várias partyes do mundo, montar um esquema de CORRUPÇÃO sem precedentes na história do País e sair ileso, vendo os idiotas de seus comandados serem condenados e morrendo de rir do POVO BRASILEIRO, afirmando que o mensalão não existiu. Um grande cidadão, sem nehuma discussão.

  2. numca votei no lula mas me arrependo tanto. mas votei na dilma me tornei emprezario graças ao lula. o pt precisa mandar nesse pais pelo menos mais 30 anos. vamo la lula mais 8 anos dele 13 nessa cambade de 45.

  3. Sempre que em véspera de eleições os candidatos do PIG (Partido da Imprensa Golpista – veja, folha de SP, organizações globo, estadão ) vão mal nas pesquisas, a revistinha safada chamada veja vêm com histórias mirabolantes para tentar virar o jogo :

    1. A veja pretende salvar seu candidato da queda vertiginosa (Serra) a todo custo. De lambuja, tenta desgastar um possivel retorno daquele (Lula) que saiu do governo federal com aprovação altissima.
    2. Tanto em SP quanto no resto Brasil inicia-se a ameaça à eleição de antigos e novos protegidos do PIG;
    3. Quem demonstra poder de influencia inigualável nesse Brasilzão, junto aos eleitores chama-se Lula;
    4. Mais uma vez as acusações são as mais absurdas possíveis e sem PROVAS (esse expediente ainda funciona, por incrível que pareça);
    5. Uma quantidade considerável de pessoas aceita a reportagem com “chances concretas de ser verdade”;
    6. Essas pessoas ignorantes, desinformadas e muitas mal-intencionadas entram em blogs que refutam essas historinhas sem-vergonha (o que nesse e outros casos, pela logica, nem é necessário muitos argumentos) imaginado que os outros são como elas próprias.

  4. os que temem o lula :e a veja ,globo ,folha ,uol, os maus olhados contra o brasil.hoje herodoto barbeiro falou do trilhão de impostos.mas ele tambem esqueceu ,que a record ajuda comer esse queijo. então o delfim netto dechou passar . mas 420 bolsas familia para a globo,e a maior parte da verba pro prin prin. essa poliica e paga pelo trilhão arrecadado. o governo repassa esses bilhões ,ao tse ,e o tse paga as emissouras de radio e tv,que são 3000 milno pais ,todos dão uma mordida no bolo do trilhão.se brasil arrecada um trilhão e porque esta mais rico.então temos uma renda do pibe 2,411 trlhões ate agora.que vai fexar o ano, com um pib de 2,8 a 2,9 trilhões de reais.e sinal que estamos mais ricos.em 1980 o pib do brasil era de, 209 bilhões, o gasto de defeza dos estados unidos era de ,quase 300 bilhões de dolares.e as exportacões alemã antes da, unificação era de 200 bilhões de dolares. e o brasil ja devia quase 100bilhões de dolares. iam buscar esmala em nova iorque ,e hoje eles pedem o dinheiro do brasil ,para reforçar o caixa do fundo monetario internacional..mudou a sena amigos!

  5. um homem que nasceu no sertão , passou fome, superou uma doença terrível não ter medo dessa elite fedorenta. LULA LÁ BRILHA UMA ESTRELA LULA LÁ…

  6. Existem muitos interesses obscuros em jogo, estamos assistindo uma mídia que se desmoraliza dia após dia, com reportagens fabricadas e de uma só versão.
    Pena que tenhamos um povo extremamente ignorante, principalmente a classe que mais se beneficiou com a entrada de Lula no poder. Nunca tantos viajaram para EUA ou Europa, compraram carros de luxo, multiplicaram seus patrimônios, mas ainda não está perfeito, pois temos que ver a elite voltar para o poder, com seus conceitos nobres e decadentes.

  7. Calma Esmael, fique tranquilo, o Lula, o PT e militantes Petistas, vão continuar na Luta, este é um estilo de vida, lutar para que o Povo tenha vez e voz, e seus direitos de seres humanos respeitados, direito à alimentação, moradia, liberdade de expressão(inclusive). Abaixo o PIG. Viva Lula, Viva Dilma, viva o PT, 13 neles.

  8. Texto que provoca engulhos.Vontade de vomitar.Retórica ultrapassada,mentirosa,delinquente,igual ao homenageado…