Próximas eleições terão mais vagas para vereadores em todo o país

via Agência Brasil

Nas eleições municipais de 2012, serão eleitos 10,4% mais vereadores que em 2008. O aumento no número de vagas nas câmaras de Vereadores se deve à  Emenda Constitucional 58, aprovada pelo Congresso Nacional, e que resultou em 5.390 novas cadeiras nos legislativos municipais.

A emenda modificou a fórmula de cálculo da quantidade de vagas nos legislativos municipais e estabeleceu que, agora, elas variam de nove cadeiras para cidades com até 15 mil habitantes até 55 cadeiras para municípios com mais de 8 milhões de pessoas. Pelo novo cálculo, apenas cinco municípios tiveram reduzido o número de vereadores que serão eleitos, enquanto 1.695 aumentaram o número de cadeiras. De acordo com o Censo 2010, o país tem 5.564 municípios.

Proporcionalmente, os estados com municípios que mais criaram vagas foram o Pará (24,5%), Ceará (23,8%) e Maranhão (18,6%). Já os municípios do Tocantins foram os que menos criaram vagas, com aumento de apenas 2,7%.

De acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), disputam as 57.434 vagas de vereador, em todo o país, 432.867 candidatos. As mulheres ainda são minoria entre eles, somando 31,5% das candidaturas. Ao todo, 296.810 homens disputam as câmaras municipais, enquanto 136.057 mulheres são candidatas.

O partido que mais tem mulheres disputando uma vaga em câmaras de vereadores é o PSTU, com 42%. O PCO, com 38,5%; o PCB, com 27,1%; e o PSD, com 29,9% são os que têm menos mulheres concorrendo. Os dois últimos partidos não estão atendendo à s obrigações da legislação eleitoral, que estabelece cotas mínimas de 30% para um dos sexos.

Em números absolutos, São Paulo é o estado com mais candidatos a vereadores: são 75.160 ao todo. Minas Gerais segue em segundo lugar com 67.865. Já Roraima é o estado com menos candidatos em seus municípios, com 1.508 pessoas concorrendo à s câmaras municipais nas eleições que ocorrerão em 7 de outubro.

4 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. os municipios que poderia ulmentar as cadeiras na camara municipal,e os vereadores não tiveram coragem, de aumentar o numero estabelecido pela lei, de medo de perder as eleições. mas muitos candidatos que ficarem como suprentes ,eles vão na justiça buscar essa vaga .escutem que isso vai acontecer ,e o tse vai dar ganho de causa. ainda que eu não gosto de trabalhar com politica ,mas so observo os acontecimentos ,de mimorias curtas . muitos candidatos inocentado pelo stf ,ainda muitos traz a tona coisa que juridicamente foi enterrado.o cassio taniguchi e um que esta absolvido pelo stf ,eu assisti a seção ,então alguem ja falou isso nivamente ,mas e coisa vencida.

  2. Vergonhoso! É de ficar indignado com esta situação, já temos muitos que aumentam o próprio salário para não fazerem nada, e agora essa de que teremos que colocar mais gente para mamar na teta do estado. É lastimável!

  3. NO BROG CONVERSA AFIADA .EU LI QUE O GOVERNO DA A GLOBO O IQUIVALENTE A 400 MIL BOLSAS FAMILIA. E ISSO A IMPRENSA QUE RECEBE NÃO PUBLICA .MAS O NEGOCIO DE VEREADORES NÃO ADIANTA O POVÃO QUERER ,OU NÃO QUERER .O TSE VAI LOCAR ESSAS VAGAS QUE AS CAMARAS NÃO CRIARAM ,POR COVARDIA DOS VEREADORES. O GOVERNO GASTA MILHÕES EM PUBLICIDADE ,QUAL O BENEFICIO QUE TEMOS ?A GLOBO E A REDE QUE PEGA A MAIOR FATIA .QUE ESSA SOMA DE DINHEIROS E DESTRIBUIDO PARA 3000 IMISSORAS NO PAIS ,ENTRE ,RADIOS E TV. ENTÃO O SALARIO PARA MAIS UM VEREADOR NÃO ME DEIXARIA MAIS RICO ,E NEM MAIS POBRE. ISSO NÃO ESCREVO CONTRA O TEU BROG ESMAEL. MAS PARA MOSTRAR A CEGUERA DA POPULAÇÃO ,QUE SE ACHA MUITO ESPERTA ,MAS SÃO ENGANADOS PELA GRANDE MIDIA ,QUE MAMA NAS TETAS DO GOVERNO, E NINGUEM QÃœESTIONA ISSO ?

  4. Ôba,daí o Derosso volta!!!!!!!!!!!!!!