Prefeito de Londrina tem 7 dias para apresentar defesa prévia sobre pedido de abertura de CP

do Jornal de Londrina

José Joaquim Martins Ribeiro.

O prefeito José Joaquim Ribeiro (sem partido), que está licenciado do cargo por problemas de saúde, foi notificado por meio de edital publicado no jornal Folha de Londrina, nesta terça-feira (18), a apresentar defesa preliminar, dentro de sete dias úteis, sobre a sua suposta participação em um esquema de desvio de verbas públicas no escândalo dos kits escolares.

A Câmara Municipal de Londrina teve de tomar tal medida porque o prefeito não foi encontrado para ser notificado pessoalmente sobre o pedido de abertura de uma Comissão Processante (CP), que pode resultar na cassação do mandato dele. Uma CP cassou, no final de julho, o mandato do ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), de quem Ribeiro era vice.

O pedido de abertura de CP contra o prefeito foi protocolado pelo vereador Joel Garcia (PP) depois de Ribeiro confessar ter recebido R$ 150 mil de propina, paga por empresários que venceram a licitação dos uniformes escolares. Na segunda-feira (17), Ribeiro, o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT) e outras 17 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público (MP) pelos crimes de lavagem de dinheiro, peculato, corrupção passiva e ativa, falsidade ideológica e fraude na licitação para a compra de kits escolares.

O parecer definitivo sobre o pedido de abertura de CP só deve ser apresentado pelo procurador jurídico da Câmara, Miguel à‚ngelo Garcia, após a defesa de Ribeiro. Depois de receber a defesa, os vereadores irão votar pela abertura da CP. Se aberta, a comissão tem até 90 dias para concluir se Ribeiro deve ter o mandato cassado ou não.

8 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ola Julio Anjos, parabéns você tem visão é preciso que pessoas com sua visão saia as ruas esclarecendo aqueles que estão sendo enganado pela verdadeira mafia dos treze vereadores e o vice prefeito que assumiu o gole confessando o crime deixando claro que ele montou o esquema com os 13 golpistas da Câmara Municipal , Já o candidato Barbosa Neto tinha denunciado o próprio o vereador Joel Garcia que era do próprio PDT mesmo partido que Barbosa lidera em Londrina, desta forma como podem alguns de Londrina estar cego que a mafia montou o golpe não somente contra o BARBOSA ,MAS SIM CONTRA A MAIORIA DO POVO LONDRINA.

  2. Roberto, não sei quem você é mas respeito que tenha preconceito em relação à minha pessoa e nem me importo com isto. A explicação de minha atuação em Londrina é simples e tem três grandes motivos: 1. Amor à verdade; 2. Conhecimento de causa; 3. Missão partidária.

  3. VOLTA BARBOSA!…

    Já que encontrado o corrupto – réu confesso, por sinal – o clamor público em Londrina existe.

    E o clamor público é uníssono:

    VOLTA BARBOSA!….

    Chilique de pedir prisão de Barbosa denuncia o óbvio. Não conseguem barrar a vertiginosa ascenção de Barbosa nas enquetes eleitorais.

    Tentam um factóide desses.

    Barbosa é como pão de ló: quanto mais nele batem, mais ele cresce.

    A continuar nessa balada, ELEGEM BARBOSA JÁ NO PRIMEIRO TURNO!…

    AVANTE LONDRINENSES DE FÉ!….

    DENUNCIEM A USURPAÇÃO….,

    É BARBOSA!….. É 12!….. É PREFEITO DE NOVO!….

    POR QUE AQUI, QUEM MANDA É O POVO!…..

  4. O STÉDILE MANDOU BEM OUTRA VEZ… LEMBRO QUANDO NESSE BLOG ERA SÓ PAULADA PRA CIMA DO PREFEITO BARBOSA NETO E AGORA PARECE QUE O RESPEITO POR ELE É GRANDE.

    ISSO PQ AS PESSOAS MAIS ESCLARECIDAS SE DANDO CONTA DE QUE ELE É UM POLITICO AUTENTICO MESMO, AO ESTILO DO VELHO LEONEL BRIZOLA. PARABÉNS AO BARBOSA, CONTINUE FIRME NA LUTA E CONTE COM NOSSO APOIO PARA QUE DER E VIER.

  5. Porque este Delegado do GAECO,não investiga o esquema desses vereadores Amauri Marcelo Belinati quais juntos com os treze golpistas quais tentaram isentar um esquema de Impostos de uma grande universidade qual a esposa destes tal vereador Amauri articulavam ,e por não ter Barbosa Neto aceitado montaram sua cassassão .

  6. Valmor: você é interessado no PDT londrinense ou, quem sabe, no Estadual…

    Parece muito interessado em defender o pedetismo londrinense para ter uma opinião isenta…

  7. E o Gaeco acaba de pedir a prisão do ex-prefeito Barbosa Neto fundamentado no tal “clamor público”. Mas que “clamor público” há em Londrina contra o Barbosa (?) se até mesmo na véspera da cassação dele uma enquete do adversário portal Bonde constatou que mais de 50% queria sua permanência na Prefeitura, enquanto que há poucos dias o mesmo portal constatou que 92% de seus leitores pediam a renúncia do prefeito-tampão José Joaquim Ribeiro (denunciado que virou réu confesso após ser ‘convidado’ por agentes do Gaeco do Gaeco fez há poucos dias).

    É oportuno recordar que em abril, também por “clamor público”, prenderam quatro pedetistas que “supostamente” estavam tentando comprar um vereador do PSDB (logo de que legenda) e foram acusados por formação de quadrilha. O espetáculo acabou justificando a formação de Comissão Processante na Câmara de Vereadores e o mandato do Prefeito Barbosa Neto foi cassado. Uns dias depois, a Justiça local ouviu testemunhas de acusação, entre as quais os vereadores Amauri Cardoso (aquele) e Marcelo Belinati (que querem fazer prefeito), e descaracterizou a tese da “suposta” formação de quadrilha devido a inúmeras contradições dos denunciantes.

  8. ESTE JUQUI RIBEIRO NÃO PASSA DE UM POLITIQUEIRO, AFINAL DESDES OS TEMPOS DE P.S.D.C. QUE ELE FAZ LAMBANÇA.

    PROCURE LEVANTAR A FICHA DELE NO CONSELHO DE CONTABILIDADE, SE INFORME COM OS COMPANHEIROS DELE DE SINDICATOS, É VERAS QUE ESTE FILHO…. A MUITO TEMPO JÁ FUGIU DA LUTA, AGORA ACABOU DE ENTERRAR VIVO O POVO LONDRINENSE, MAS O NOSSO POVO ESTA RESSURGINDO DO PÓ PARA MOSTRAR QUE A SOCIEDADE ORGANIZADA DE LONDRINA NÃO VAI MAIS AGUENTAR ESTE TIPO DE GENTE NA POLITICA DA NOSSA CIDADE.

    NOVOS TEMPOS ESTÃO POR VIR, DEUS ESTA FAZENDO A LIMPEZA, LONDRINA É MARAVILHOSA, VAMOS JUNTOS AJUDAR A FAZER A LIMPEZA TOTAL NA CAMARA MUNICIPAL.

    A HORA É AGORA….