Prefeito de Curitiba é investigado por usar secretaria na eleição

por Estelita Hass Carazzai, via Folha de S. Paulo

Luciano Ducci (PSB).

O Ministério Público Eleitoral em Curitiba investiga se a campanha do candidato à  reeleição, Luciano Ducci (PSB), está utilizando uma lista de e-mails da prefeitura para enviar material eleitoral –o que caracterizaria propaganda irregular.

A reportagem teve acesso a um e-mail enviado no fim de agosto pela campanha a pelo menos 450 pessoas que participam das atividades da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

O e-mail é assinado pela “equipe comitê jovem”.

Dez destinatários disseram à  Folha que haviam cadastrado seus e-mails para receber informações sobre eventos esportivos, mas que não autorizaram o envio de material de campanha eleitoral.

A secretaria, que nega ter repassado os endereços de e-mail à  campanha, é comandada por Marcello Richa, licenciado do cargo desde o início do mês para se dedicar à  campanha de Ducci.

Marcello –filho do governador Beto Richa (PSDB)– é presidente da Juventude Nacional do PSDB e atua no Comitê da Juventude de Ducci, coordenado pelo filho do candidato, Ricardo Ducci.

O e-mail lista 28 propostas do prefeito. “E você, já sabe quais são os planos do Luciano para melhorar ainda mais as práticas de esporte na nossa cidade?”, diz a mensagem.

A campanha e a secretaria negam irregularidades.

Os principais adversários do prefeito são Ratinho Junior (PSC) e Gustavo Fruet (PDT).

Segundo o Datafolha divulgado no começo de setembro, Ducci divide a liderança com o candidato do PSC.

OUTRO LADO

A Secretaria do Esporte, Juventude e Lazer de Curitiba informou que não houve envolvimento de servidores no envio de e-mails de campanha do prefeito Luciano Ducci (PSB). A secretaria, que disse desconhecer o material, informou que seu mailing é formado por 8.197 e-mails.

A coordenação da campanha informou, em nota, que “não há vinculação do mailing de campanha com qualquer mailing da prefeitura”.

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I’m very new to blogs and really loved this web site. Most likely I’m want to bookmark your site . You surely have excellent article content. Thanks a bunch for sharing with us your web page.

  2. Engraçado, dei meu nome para trab na campanha do prefeito e nem chamado fui, não era para estar sendo pressionado a participar?

    Ah, e agradeço a Professora Josete 13613 por enviar emails na minha caixa postal da prefeitura, detalhe, nunca autorizei isso para ninguém muito menos o para PT.

  3. no início de outubro antes das eleições irá ter sorteiro das casas do COHAB, tem um monte de cabo eleitoral daqui da prefeitura ganhando senha para participar do sorteio, eu estou na fila a 12 anos e até agora nem chamado fui.

  4. isso acontece no pais inteiro:vai ter que cassar todos os prefeitos. nos temos uma democracia fraca ,e uma demagogia gigante.

  5. já passou da hora de investigarem com seriedade esse fazendeiro desrespeitoso…

  6. e no caso de pessoas como eu, que não faz a menor idéia de como pode ter ido parar o email pessoal na “Secretaria de Lazer”?? Nesse caso, essa justificativa não passaria da mais pura mentira?

  7. Notícia nova, assunto velho…
    Luciano usou e abusou do poder público, usou dinheiro em sua campanha, e isso é proiido, agora essa notícia da secretária sendo usada para a sua campanha….inacreditael

  8. Todo MUNDO sabe que as máquinas estadual e municipal estão sendo utilizadas na campanha do prefeito e, os funcionários públicos sendo pressionados para atuarem na campanha.

  9. Sou funcionária pública estadual aposentada e tenho recebido vários e-mail da campanha eleitoral do senhor Ducci. Não me cadastrei para receber e-mail de campanha eleitoral e muito menos desse candidato. Posso imaginar como ele teve acesso ao meu endereço eletrônico, uma vez que o Paraná Previdência solicita um e-mail por ocasião do pedido de aposentadoria.
    Vou aproveitar a denúncia e enviar esses e-mail ao Ministério Público, pois foram enviados e-mail a funcionários públicos estaduais aposentados.

  10. aqui no centro,esse mentiroso não pega um voto nosso.aqui no predio onde moro fizemos uma pesquisa com os 72 moradores,vai de fruet ou greca.

  11. Se alguém achar que vai dar alguma coisa, o abuso é tão grande, com uso da Kombi com logotipo da Prefeitura, cargos em comissão do Estado e Município, anda mais sendo filho do Governador, ganha um viagem.
    Pobre mortais como somos de acreditar.

  12. Se até o capataz da fazenda era funcionário da prefeitura… que dizer do uso do “mailing” (chique este pessoal, prefere em ingles, o tradicional mala-direta) da secretaria… até eu já recebi este e-mail com as “propostas” do “ducce”… e não trabalho na SMELJ…

  13. No colégio estadual Ângelo Vilpato a vice diretora reuniu a equipe na sala dos professores e fez a proposta do núcleo de educacao “quem for fiscal do Ducci na eleicao ganha dois dias de folga “.Cade o TRE?

  14. Kuakuakuakuakuakau….só entrar no face do ricardinho e ver como ele esta “junto” com marcello e Luciano. Kuakuakuakuakaua a verdade dói meus caros.

  15. EM ÉPOCA DE ELEIÇÕES TUDO APARECE MAS O CARÁTER DE LUCIANO É 100% CERTO NELE NÃO VEJO CORRUPÇÃO.

  16. Não precisa pegar o mailing da Prefeitura pra fazer isso, hoje em dia se tem acesso ao e-mail das pessoas de outras formas, eles estão ai disponiveis em várias relações, de empresas, pessoais, as mensagens que recebemos diariamente vem com o e-mail de pessoas que nem fazem parte de nosso grupo de amigos. recebemos spans o tempo todo de pessoas e empresas para as quais nunca demos o e-mail, portanto acredito que não usaram o mailing da Prefeitura não precisam fazer isso.

  17. SERÁ QUE NÃO TEM NINGUEM NO TRE/PR PARA COIBIR ESSE INCOMPETENTE DE USAR A MÁQUINA PÚBLICA? ESSE MELIANTE FAZ O QUE FAZ E NINGUÉM PARA INTERPELÁ-LO! A COISA PÚBLICA NÃO DEVE SER USADA NA PRIVADA… AMANHÀNOSSOS FILHOS E NETOS VÃO COBRAR, POIS, AQUI NA NOSSA QUERIDA “CURITA” SÓ TEM BANANAS… QUEM NÃO GOSTOU ENGULA… PORQUE É VERDADE…

  18. Eu não acredito nisso!!
    Uma inverdade.
    O Ducci não usa a prefeitura para isso!
    Tadinho do Ducci!
    Essa impressa canalha!

  19. Eu participei de um concurso público da prefeitura, e no momento do cadastro forneci o meu e-mail, quando iniciou a campanha, recebi por três vezes propaganda do atual prefeito, divulgando obras.

  20. Só o “mailing” e os comissionados em horário de trabalho balançando bandeira,a propaganda “institucional” intensificada neste período,o uso da máquina pública em toda a sua esfera!!!???

  21. Gosto mais daquela foto dele com aquele sorriso de Coringa.

  22. A Justiça que vai decidir !
    mas estes caras do poder abusam e metem…