Por que os institutos de pesquisa amarelam em Curitiba?

* Datafolha, Vox Populi e IRG não entregam números

Suposto entrevistador do Vox Populi aborda uma cabo eleitoral do prefeito e candidato à  reeleição Luciano Ducci (PSB). Foto: Júlio Haus.

Três institutos de pesquisas pipocaram nesta quarta-feira (26) ao não entregar o resultado sobre a corrida pela prefeitura de Curitiba, como prometeram em registro no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Vox Populi (DataMinistro), contratado pela Band TV, e Datafolha (DataBeto), ajustado pela RPC, adiaram a divulgação dos números. O primeiro revelará o resultado da sondagem na sexta-feira e o segundo amanhã.

O terceiro que amarelou foi o IRG Consultoria (DataPicler), que perdeu uma oportunidade de ouro diante dos concorrentes.

As pesquisas de opinião em Curitiba estão sob fortes suspeitas de fraude. Uma denúncia do candidato do PMDB, Rafael Greca, alcançou a mídia nacional.

Afinal, por que os institutos de pesquisa amarelaram nesta quarta? Tem a ver com as denúncias de Greca? Estariam fazendo ajustes entre si? Por que parou, parou por quê?

28 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A essa altura do campeonato, nem sei mais no que acreditar, não duvido nada se estiverem comparando resultado e fazendo possíveis alteraçoes… Ratinho jr pode até estar em primeiro lugar nas entrevistas, mais não é para tanto não, não cehga á essa % imensa que a ultima pesquisa divulgou..

  2. O engraçado disso tudo é que a foto com o flagrante foi postada no twitter do advogado Julio Haus que é da executiva do PDT e um dos homens fortes da campanha de Fruet mas foi usada pelo Greca. Afinal essa denúncia é do Fruet ou do Greca? Ou já estão juntos para o segundo turno?

  3. PORQUE NENHUM DELES PODE DIZER A VERDADE VISTO QUE SÃO PAGOS PARA ATENDER AS NECESSIDADES INDIVIDUALISTAS E MESQUINHAS DOS CANDIDATOS QUE O FAZEM. DESCULPE PELA CAIXA ALTA, NÃO É FALTA DE RESPEITO, FOI PREGUIÇA DE MUDAR 🙂

  4. Garanto que o índice do Fruet é bem maior do que os índices já divulgados!

  5. Para o bem da República,o ideal seria banir as pesquisas.Isto não seria bom para os felizes proprietários e funcionários dos institutos de pesquisa,mas induziria o cidadão a buscar informações sobre os candidatos em outras fontes que não os frios números estatísticos.

  6. Eta ai so tem gente do contra, o Luciano so assumiu a prefeitura a 2 anos e seu primeiro ano foi pra fazer o que a LOA e a Câmara Municipal tinha aprovado para aquele ano. Somente agora ele esta podendo mostrar seu trabalho, infelizmente em ano eleitoral, na realidade se formos ver o Luciano só tem 1 ano de trabalho próprio e esta fazendo muito em 1 ano, nunca ninguém fez tanto em 1 ano. Não entendem de Lei Orçamentária e ficam ai falando besteira, com certez na pesquiza do ano que vem o Luciano estará em 1º lugar na avaliação, pois somente será avaliado este ano.

  7. O pior mentiroso é aquele que acredita em sua própria mentira. Pare de mentir pra si mesmo, Ducci!

  8. Deve ser reflexo da auditoria que o Ducci mandou fazer no Datacenso o que provocou a vingança do Rato prometendo pedir a mesma coisa para todos os outros institutos. Datafolha e Vox não querem passar vergonha de ter de mostrar todos os seus questionários e tabulações fraudados. Tanto é impossível que Ducci esteja tão lá em cima como é improvável que o Gustavo esteja tão embaixo, como os institutos dizem. Adiando a divulgação, eles vão dar um jeito de fazer uma fraude mais caprichada, à prova de auditorias. Pesquisas sérias podem colocar o Fruet no segundo turno e o Luciano fora do baralho.

  9. Curitiba tem acabar com essa dinastia Lerner-Beto-Ducci, Se continuar esses mesmos governantes, vai ser melhor curitiba eleger um REI, ai pelo menos não precisaremos ir de 4 em 4 anos fazer papel de idiota nas urnas pra eleger os filhos dos filhos dos filhos dos filhos!!

    Entre todos esses filhos ainda fico com o Ratinho!

  10. Por estratégia dos institutos, pra não coincidir o mesmo dia dos outros.

  11. Por que Ducci esta muito mal, é o unico prefeito de Curitiba que nao se reelege no 1 turno e todos tinham 70% , é o mal governo que fez !
    agora esta vendo nas pesquisas e verá nas urnas.

  12. Nessa o Gerça pisou na jaca, viajou além da maionese.

  13. esses institudos de pesquisa ganham uma verdadeira fortuna na época das eleições, quem paga mais leva e quando estão no do dia eleição para não ficar feio na foto arrumam os dados e dizem que o eleitor mudou o voto na ultima hora e nã dá para prever, uma farsa só.

  14. me parece que dois novos institutos de pesquisas esta em campo,ministerio publico e policia federal de brasilia, com apoio da forca nacional,os resultados serao divulgados em breve,mas acho que os candidatos nao estao querendo estar na frente destas pesquisas,e nem vao usar os seus numeros como uso comercial em seus programas eleitorais, porque a coisa sera muito feia,acreditem.

  15. Como levar a sério pesquisa que coloca o DUCCI em primeiro?
    Ele só está em 11º lugar, na pesquisa de avaliação dentre todos prefeitos de capitais do Brasil.

  16. nao sei se os institutos amarelaram,so sei que diretores de institutos de pesquisas poderao ser presos nos proximos dias, se confirmado fraude em pesquisas,agora quem esta em campo sao os homens da policia federal e ministerio publico,e os pesquisados…/entrevistados/ serao os fraudadores de pesquisas.

  17. Quem acredita em pesquisas eleitorais gosta de ser engando, é corno manso.

  18. olha ,eu acho que nao divulgaram porque esta sendo ventilado comentarios que a policia federal e ministerio publico federal, irao investigar todas as pesquisas, as ja divulgadas e as que serao divulgadas, pode ter armacoes nestas pesquisas,a coisa vai pegar fogo, a conferir a posteriori.

  19. hoje um cidadão com o cracha do Vox Populi desceu de uma kombi do Ducci na rua Ludovico Geronasso no Boa Vista e foi entrevistar uma funcionária nossa, obtendo a resposta do voto no Gustavo Fruet o mesmo passou a perguntar sobre o desempenho do Ducci na prefeitura e do Beto Richa numa tentativa clara de induzir a mudança da pesquisa em favor do Ducci, vergonha, vergonha, desespero total e crime eleitoral !

  20. Na verdade já passou da hora de acabar definitivamente com as pesquisas eleitorais, qualquer pessoa que fizer um analise aprofundado, sabe que as pesquisas eleitorais não tem contribuído em nada no processo eleitoral, pelo contrario só tem interferido de forma negativa.

  21. Criando factóide e confusão. Ainda coloca a foto da militante do Ducci só pra puxar sardinha pro seu candidato, vulgo Ratão, aquele que não sabe o que vai fazer mas o pai vai comprar uma equipe nova pra ele…

    • Pacato, entenda o sentido de ‘jornalismo’ e mude o nome Chato Cidadão Duccianista.

    • Ta por fora hein…esse é o nosso esperto eleitor… quem ta criando factoide aqui é voce acusando sobre a foto. essa foto foi divulgada pelo Greca, sobre o entrevistador do Vox Populi pesquizando junto a militante do luciano pra fraudar dados da pesquisa. Se liga antes de falar.