Polícia Federal faz operação na Sanepar

Agentes da Polícia Federal estão realizando neste momento uma operação dentro da Sanepar, em Curitiba.

O blog entrou em contato com a assessoria de imprensa da empresa, que confirmou a “visita” da PF, mas não revelou a bronca.

A Sanepar deverá divulgar uma nota oficial em breve.

Em tempo: A operação da PF e do Ibama chama-se Iguaçu !“ àgua Grande!, que compreende a realização 30 mandados de busca e apreensão relacionados a casos de poluição no Rio Iguaçu.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Caro sr Carlos Senje, acho que os funcionários não teriam condições para serem tão organizados, com cobranças de tarifas astronomicas a Sanepar não é uma empresa de fachada com certeza e sim uma empresa de extorção.

  2. O Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) que representa mais de 500 trabalhadores da Sanepar, entre engenheiros, geógrafos e geólogos, repudia veementemente as declarações do Delegado da Polícia Federal, Rubens Lopes da Silva, que afirmou ontem (21) a diversos veículos de comunicação que a Sanepar é uma “empresa de fachada”.

    Empresa de fachada é uma expressão ligada a atividades desonestas, controladas por organizações criminosas, com o objetivo único de lavar dinheiro sujo. Não é o caso da Companhia de Saneamento do Paraná, que atua há mais de 50 anos e abastece com água tratada de primeira qualidade 344 municípios e 10 milhões de paranaenses. Também não é “de fachada” uma empresa que investe constantemente na implantação e na ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto em todos os municípios do Paraná.

    Independentemente dos motivos que desencadearam a ação da “Operação Iguaçu ““ Água Grande”, seus mais de 7 mil trabalhadores não podem ser desvalorizados dessa maneira torpe e generalizada. Por isso, o Senge-PR se solidariza com todos os funcionários da Sanepar e ressalta sua confiança nos trabalhadores que contribuem todos os dias do ano para levar água tratada e saúde a todos os paranaenses.

    Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná

  3. Vivendi e aprendi a jogar… hehehehe.
    Matou a charada Marcos L C. Deve ser coisa dos tucanos mesmo, denegrindo a imagem da empresa para privatizar mais fácil com o aval da “opinião pública”.
    Que é a maior poluidora do Estado não é novidade nenhuma. Acho que o foco deveria ser no destino dos lucros da empresa também, aí é que poderiam pegar o pessoal com a calça arriada.

  4. O Rio Iguaçu, e so o começo, temos outros rios tipo, rio Agua verde quem mora proximo av. dos Estados com a D. Pedro I sabe bem do que estou dizendo vc ve o esgoto ser despejado puro no rio, e o cheiro… varias reclamaçoes foram feitas na sanepar, eles alegavam ligaçoes cladestinas, rss.. como devem alegar na poluição do rio Iguaçu.

  5. Quero meu dinheiro de volta. Advogados, comecem a pegar procurações, fomos enganados, pagamos e ficaram com o nosso dinheiro. Vergonha!!!

  6. Se procurar acha mais…

  7. O Diretor da Sanepar, que repudia a Operação da PF, dando a entender que é por causa política, só esqueceu uma coisa. A investigação começou no ano de 2008. Portanto, bem antes do ano eleitoral.

  8. So isso i minha gentd querida isso e cafe pequeno,tem muiito mais atraz dos bambabas da nossa querida sanepar,quanto ganha os conselheiros,e quem sao?mi.isterio publico em cima deles.

  9. Como fica o certicado de qualidade da Sanepar ISO 9002 de qualidade ambiental ISO 1400 mantidos ate hoje. O ISO 14001 – Certficação obtida pela primeira vez em 1999 e renovada pela TECPAR ate os dias atuais, o escopo da certificação abrange o sistema de abastecimento de aguas e esgotamento sanitario tratado na foz do Iguaçu.
    A Policia Federal tera que investigar tambem a TECPAR, por distribuir certficações para empresas como a Sanepar que ganhou tantos premios internacionais como melhor empresa de saneamento das Americas… KKKKK, na real nao acredito em mais nada que tenha certicaçoes tipo ISO, deve ser a maior marmelada, como tudo que aconteçe no Brasil.

  10. Que meda!!!! Se forem fuçar em outros setores……vixe mainha!!!!!!!!

  11. Isso deve fazer parte do esquema “avacalhar para privatizar”, o velho e manjado esquema dos tucanos.

  12. O que tenho visto e me aborrecido, é que a estação de tratamento de esgoto de Campo Largo, tem soltado grande volume de esgoto nos afluentes do Iguaçu.
    Já que aumentaram os preços e querem ser uma empresa com fins lucrativos, sem finalidade social que pelo menos tenham responsabilidade com o meio ambiente.

  13. Pura conotação política! Eita desespero…

  14. Vão mexer no passado …. irão bater na madruga em casa de figurões !!
    A casa caiu malacos, kkkk

  15. A PF e o IBAMA tinham que fazer o que o IAP e o MP-PR não estão fazendo: coibir, apurar e punir com o rigor da lei os responsáveis pelo crime ambiental que está acontecendo na APA do Iraí com a construção de um aeródromo privado em Piraquara:

    http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1298026&tit=Pista-de-aviao-abre-polemica-ambiental

    Essa obra, embora embargada pelo IAP após insistentes denúncias das ONGs e associações de moradores locais, causou inúmeros danos ambientais, afetando inclusive o lençol freático como demonstra fotografia da reportagem da gazeta do povo de 17/09 onde pode-se observar um caminhão dentro das escavações feitas pelos construtores da pista e água vertendo do lençol freático.

    Obs: a APA do Iraí, localiza-se na Bacia do Alto Iguaçú e foi criada (Decreto estadual 1753/1996) com objetivo principal de proteger a quantidade e a qualidade das águas que suprem o reservatório do Iraí, situado cerca de 1Km da obra e que abastece de água boa parte de Curitiba e da RM e o seu zoneamento (decreto estadual 2200/2000) proíbe atividades aeronáuticas na área do aeródromo. O código brasileiro de aeronáutica (Lei nº 7.565, de 19 de Dezembro de 1986) também proíbe atividades comerciais em aeródromos civis privados, dai não se entender o assanhamento dos políticos locais com a obra!!!!