Pesquisa aponta segundo turno em Cascavel entre Edgar e Lange

por Luciano Barros, via Jornal Hoje

Imagem: reprodução Jornal Hoje/Cascavel.

A terceira pesquisa produzida pelo instituto SDS encomendada pelos jornais Hoje e O Paraná e pela rádio CBN aponta uma reviravolta no quadro eleitoral de Cascavel. Registrada sob o número 210/2012, a pesquisa confirma que a disputa será decidida somente no segundo turno.

As mil pessoas consultadas de 16 a 18 de setembro disseram que o quadro eleitoral se desenha em favor de uma disputa polarizada, envolvendo os candidatos Edgar Bueno (PDT), da coligação Minha vida é Cascavel, e Jorge Lange (PSD), da coligação Cascavel Pode Mais.

Edgar aparece na liderança com 33,20% dos votos válidos, enquanto Lange surge em seguida, com 22,30% das intenções de voto.

Em terceiro lugar aparece o candidato José Lemos (PT), da coligação A Cascavel que queremos inclui você, com 13,50% dos votos, seguido de Idalina Barreiros (PP), da coligação Cascavel cada dia melhor, com 5,50%.

Na sequência estão Francisco Menin (PPS), da coligação Força pra mudar, com 4,50% das intenções; Lísias Tomé (PSDC), com 4%, e Rosana Nazzari (PCB), da coligação Cascavel para trabalhadores.

Os indecisos somam 12,9%, brancos e nulos 3% e não informaram, 0,6%.

Na primeira pesquisa SDS/Hoje, divulgada em 7 de agosto, Edgar também liderava, com 35,05%, mas a quantidade de indecisos era bem maior, 18,44%. Na ocasião, Menin aparecia em segundo, com 8,58% dos votos, seguido por Idalina (8,06%), Lange (7,10%), Lemos (5,68%), Lísias (5,17%) e Rosana, com 1,02%.

O maior crescimento foi de Lange, enquanto Rosana teve a maior queda.

A quantidade de eleitores indecisos, que não informaram seu voto e que votarão nulo também caiu de um levantamento para o outro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, tanto para cima quanto para baixo.

Indefinido

O SDS perguntou ainda ao eleitor se o voto já estava consolidado. Dos entrevistados, 42,4% disseram que ainda podem mudar o voto, enquanto 34,6% disseram que já está consolidada sua escola. Outros 23% não responderam à  pergunta.

Rejeição

Além de dizer em quem votarão na eleição do dia 7 de outubro, os entrevistados da pesquisa SDS para prefeito de Cascavel responderam também para quem eles não votam de jeito algum.

O campeão em rejeição foi Chico Menin, com 22,50%. Em seguida aparecem Edgar Bueno, com 18,40%, Lísias Tomé (18%), Idalina Barreiros (10%), Professor Lemos (5,8%), Rosana Nazzari (5,6) e Jorge Lange (2,10%).

1 Comentário

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esmael, todo mundo sabe que as pesquisas erram. Na última eleição, um dia antes da votação, as pesquisas diziam que Fruet estava 20 pontos percentuais atrás de Requião. Após a contagem dos votos a diferença entre os candidatos foi de apenas 1 ponto. Por isso, não concordo que a mídia de uma forma geral divulgue dados de pesquisas que só servem para induzir eleitores leigos a votarem neste ou naquele candidato. O que deveria sim ser divulgado pela grande imprensa são as propostas e posicionamento dos candidatos em relação às questões que deverão ser geridas no próximo mandato de prefeito. Talvez por isso eu goste mais de entrevistas e debates do que do horário eleitoral. Falando em debate, no último que aconteceu na CNT, ficou notório o péssimo desempenho de Ducci que gaguejou e foi literalmente humilhado por Carlos Moraes. Um bom resumo do que foi isso está no seguinte vídeo http://www.youtube.com/watch?v=IwfLAW9gSYg