Pesquisa aponta segundo turno em Cascavel entre Edgar e Lange

por Luciano Barros, via Jornal Hoje

Imagem: reprodução Jornal Hoje/Cascavel.
A terceira pesquisa produzida pelo instituto SDS encomendada pelos jornais Hoje e O Paraná e pela rádio CBN aponta uma reviravolta no quadro eleitoral de Cascavel. Registrada sob o número 210/2012, a pesquisa confirma que a disputa será decidida somente no segundo turno.

As mil pessoas consultadas de 16 a 18 de setembro disseram que o quadro eleitoral se desenha em favor de uma disputa polarizada, envolvendo os candidatos Edgar Bueno (PDT), da coligação Minha vida é Cascavel, e Jorge Lange (PSD), da coligação Cascavel Pode Mais.

Edgar aparece na liderança com 33,20% dos votos válidos, enquanto Lange surge em seguida, com 22,30% das intenções de voto.

Em terceiro lugar aparece o candidato José Lemos (PT), da coligação A Cascavel que queremos inclui você, com 13,50% dos votos, seguido de Idalina Barreiros (PP), da coligação Cascavel cada dia melhor, com 5,50%.

Na sequência estão Francisco Menin (PPS), da coligação Força pra mudar, com 4,50% das intenções; Lísias Tomé (PSDC), com 4%, e Rosana Nazzari (PCB), da coligação Cascavel para trabalhadores.

Economia

Os indecisos somam 12,9%, brancos e nulos 3% e não informaram, 0,6%.

Na primeira pesquisa SDS/Hoje, divulgada em 7 de agosto, Edgar também liderava, com 35,05%, mas a quantidade de indecisos era bem maior, 18,44%. Na ocasião, Menin aparecia em segundo, com 8,58% dos votos, seguido por Idalina (8,06%), Lange (7,10%), Lemos (5,68%), Lísias (5,17%) e Rosana, com 1,02%.

O maior crescimento foi de Lange, enquanto Rosana teve a maior queda.

A quantidade de eleitores indecisos, que não informaram seu voto e que votarão nulo também caiu de um levantamento para o outro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, tanto para cima quanto para baixo.

Indefinido

O SDS perguntou ainda ao eleitor se o voto já estava consolidado. Dos entrevistados, 42,4% disseram que ainda podem mudar o voto, enquanto 34,6% disseram que já está consolidada sua escola. Outros 23% não responderam à  pergunta.

Rejeição

Além de dizer em quem votarão na eleição do dia 7 de outubro, os entrevistados da pesquisa SDS para prefeito de Cascavel responderam também para quem eles não votam de jeito algum.

O campeão em rejeição foi Chico Menin, com 22,50%. Em seguida aparecem Edgar Bueno, com 18,40%, Lísias Tomé (18%), Idalina Barreiros (10%), Professor Lemos (5,8%), Rosana Nazzari (5,6) e Jorge Lange (2,10%).

Deixe um comentário