Juiz rejeita liminar contra divulgação do Ibope

por Ivan Santos, via Política em Debate

O juiz Marcelo Wallbach Silva rejeitou pedido de liminar do candidato do PMDB, Rafael Greca, contra a divulgação da pesquisa Ibope sobre a disputa pela prefeitura de Curitiba. Greca alegou que a projeção de segundo turno não inclui sua candidatura.

O argumento de que a não inclusão do nome do representante em eventual segundo turno torna a pesquisa irregular, não encontra qualquer amparo legal!, afirmou o juiz.

Note-se que em momento algum a legislação eleitoral, bem assim a Resolução que trata das pesquisas eleitorais determina que na hipótese de segundo turno devam constar o nome de todos os candidatos que disputam o primeiro turno, máxime porque redundaria em um questionário extremamente extenso, na medida em que seria necessário inserir perguntas sobre o confronto de cada um dos candidatos contra cada um dos demais, resultando, no caso específico de Curitiba, em um número de 28 (vinte e oito) perguntas!, explicou o magistrado.

Na terça-feira, a coligação do candidato do PDT, Gustavo Fruet, conseguiu barrar a pesquisa Datafolha, sob alegação de omissão da base de dados. Ontem, a Justiça rejeitou recurso do Datafolha contra a decisão.