Gustavo Fruet promete mais dinheiro para a Cultura

* “A prefeitura tem que ser o principal indutor da cultura”

Fruet: Cultura terá 1% do orçamento municipal!. Foto Everson Bressan.
Em encontro com lideranças do Fórum das Entidades Culturais do Paraná, ontem (17), Gustavo Fruet (PDT) prometeu destinar, no mínimo, 1% do orçamento municipal para a cultura na sua gestão na Prefeitura de Curitiba.

Quando estava no Congresso Nacional, votei a favor da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que estipulou o mínimo de 1% para cultura nos orçamentos dos governos em todo o país. Adotar esta medida em Curitiba foi um dos nossos primeiros compromissos de campanha!, afirmou.

Os representantes culturais paranaenses apresentaram ao candidato do PDT uma pauta de propostas para a cultura de Curitiba !“ gerais e específicas das sete áreas representadas: música, artes cênicas, literatura, artes visuais, audiovisual, patrimônio cultural e arquitetura. Entre as sugestões, destacam-se a transformação do Conselho Municipal de Cultura em órgão deliberativo (e não mais consultivo), para se enquadrar à  nova Lei Nacional de Cultura; reformulação do Programa de Apoio e Incentivo à  Cultura; reformulação da estrutura, contratação de mais profissionais e mais recursos para a Fundação Cultural de Curitiba (FCC); e mapeamento da cultura local.

Fruet recebeu o documento e lembrou que a pauta do fórum bate com a maior parte das propostas de governo da Coligação Curitiba Quer Mais! para a cultura. Estamos em completa sintonia. A área da cultura tem um potencial maravilhoso e terá muita atenção em nossa gestão. A prefeitura tem que ser o principal indutor da cultura na capital e fará isso através de novos investimentos, incentivos e política fiscal!, assegurou.

O candidato do PDT lembrou que a questão dos recursos humanos na FCC é a mesma encontrada em outras áreas da administração da cidade. Temos um passivo muito grande nos serviços públicos em Curitiba, que vêm perdendo qualidade há várias gestões. A prefeitura tem um excelente quadro de funcionários, mais precisamos aumentar o número de pessoal e incentivar os recursos humanos atuais com qualificação e melhora nos planos de cargos e salários!, comentou.

Economia

Fruet também falou sobre o projeto Portal do Futuro, uma ação integrada entre várias secretarias da prefeitura, incluindo a FCC, para incrementar a educação dos jovens curitibanos com atividades de cultura, lazer e esporte, além de formação profissional.

Outros projetos que temos relacionados à  cultura são o Parque da Música, para incentivar a cadeia produtiva na área, e o Museu/Escola de Urbanismo, para formatar novas ideias para o planejamento futuro de Curitiba!, concluiu.

Deixe um comentário