Governador Beto Richa diz que ação da PF na Sanepar foi ‘policialesca’

por Estelita Hass Carazzai, via Folha.com

Beto Richa (PSDB).

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), saiu nesta sexta-feira (21) em defesa da estatal de saneamento do Paraná, a Sanepar, acusada pela Polícia Federal de ser “uma empresa de fachada” em relação ao tratamento de esgoto.

A PF desencadeou nesta quinta-feira (20) uma operação para investigar os níveis de poluição do rio Iguaçu, o maior do Paraná, e acusou a Sanepar de ser “a maior poluidora dos rios do Estado”.

Segundo a PF, há ligações clandestinas nas estações de tratamento da Sanepar e falta de tratamento do esgoto. A polícia fez 430 coletas de água no rio Iguaçu ao longo dos últimos três anos e concluiu que a Sanepar lançou “material sem qualquer tratamento” nos rios do Estado. A empresa nega todas as acusações.

“A Sanepar é reconhecidamente a melhor empresa de saneamento do Brasil”, disse Richa, em entrevista coletiva à  imprensa. “[A PF] mostrou imagens fortes, de sofás, garrafas, objetos no rio, sugerindo que a Sanepar foi quem jogou isso. A Sanepar nem lida com esses objetos, muito menos tem a obrigação e a atribuição de coletar esses objetos.”

MOTIVAà‡àƒO POLàTICA

O governador disse que a operação foi “policialesca” e também levantou a possibilidade de a ação ter motivação política, já que ocorre à s vésperas da eleição.

“Eu estranho que uma operação da Polícia Federal, que está em curso desde 2009, aconteça nesse momento”, disse Richa. “Acho muito curioso e tenho todo o direito, pela forma como foi deflagrada essa operação, de poder imaginar que houve outros objetivos que não investigar como está sendo feito o saneamento no Estado.”

O presidente da Sanepar (hoje licenciado), Fernando Ghignone, é coordenador da campanha do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB) –que é apoiado por Beto Richa.

Questionado se a operação poderia ter como objetivo atingir Ghignone, Richa respondeu: “Da forma como se deu, tudo é possível”.

A PF informou, via assessoria de imprensa, que não iria comentar as acusações de cunho político.

PRISà•ES

No total, 30 pessoas da cúpula da Sanepar, incluindo os atuais dirigentes, foram indiciadas nesta quinta sob suspeita de crime ambiental e estelionato, já que a empresa cobrou por um serviço que, segundo a PF, não foi prestado.

Ainda nesta quinta, durante a operação, outras sete pessoas foram presas em flagrante por despejar, com caminhões, resíduos de fossas no rio Belém, em Curitiba. Uma delas era funcionário da Sanepar. Segundo a PF, ele supervisionava o trabalho.

31 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) que representa mais de 500 trabalhadores da Sanepar, entre engenheiros, geógrafos e geólogos, repudia veementemente as declarações do Delegado da Polícia Federal, Rubens Lopes da Silva, que afirmou ontem (21) a diversos veículos de comunicação que a Sanepar é uma “empresa de fachada”.

    Empresa de fachada é uma expressão ligada a atividades desonestas, controladas por organizações criminosas, com o objetivo único de lavar dinheiro sujo. Não é o caso da Companhia de Saneamento do Paraná, que atua há mais de 50 anos e abastece com água tratada de primeira qualidade 344 municípios e 10 milhões de paranaenses. Também não é “de fachada” uma empresa que investe constantemente na implantação e na ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto em todos os municípios do Paraná.

    Independentemente dos motivos que desencadearam a ação da “Operação Iguaçu ““ Água Grande”, seus mais de 7 mil trabalhadores não podem ser desvalorizados dessa maneira torpe e generalizada. Por isso, o Senge-PR se solidariza com todos os funcionários da Sanepar e ressalta sua confiança nos trabalhadores que contribuem todos os dias do ano para levar água tratada e saúde a todos os paranaenses.

    Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná

  2. E ai b richa, não vai responder:

    QUEM É O SEU PATRÃO? QUEM É O SEU PATRÃO? QUEM É O SEU PATRÃO?
    QUEM É O SEU PATRÃO? QUEM É O SEU PATRÃO? QUEM É O SEU PATRÃO?

    Você pode não responder, mas eu sei quem é…

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, eu também sei,Marco Antonio. OS PARANAENSES PAGAM 80% DE TAXA DE ESGOTO, ENCIMA DA CONTA DA AGUA, É MOLE ISSO MARCOS? EU ESTOU PLENAMENTE DE ACORDO COM AMINISTRA GLEISI, ISTO AI É UM ESTELIONATO… 171 MESMO! E MAIS; OUTRO ESTELIONATO Q ESTAO EMPURRANDO GUELA ABAIXO DOS PARANAENSES, É ESSE ORGAO REGULADOR DO PEDAGIO Q O BETO ESTA IMPLANTANDO NO PARANÁ,ALIÁS JA IMPLANTOU! EGORA EU PERGUNTO, O PEDAGIO VAI ABAIXAR? RESPONDO VAI Ñ! OUTRA, VAI SER PRORROGADO POR MAIS 25 ANOS, OS CONTRATOS LESIVOS DE PEDÁGIOS AOS PARANAENSES? RESPONDO VAI SER PRORROGADO SIM! O ORGAM REGULADOR FOI IMPLANTADO PRA ESSE FIM! É MAIS 171 NO LOMBO DOS PARANAENSES! PODEM ESPERAR, PODEM CRER Q ISSO É FATO CONCRETO! POBRE POVO DO PARANÁ!

  3. policialesca, tá brincando né…
    o zé mané nem governa o PARANÁ, e fica falando b_o_s_t_a.
    Não seria carnavelesca? miamialesca? parisiesca? tietêesca?
    tá viajandão? bobão?

    Os desgraçados dos infernos dos tucanos/demos/pps e em Curitiba o psb nunca tiveram coragem de publicar uma única linha, uma única página de intenção, uma declaração de compromisso com o BRASIL.

    Disso eu pergunto: QUEM É PATRÃO DESTES FILHOS DOS DIABOS?

    QUEM É PATRÃO DESTES FILHOS DOS DIABOS?

    QUEM É PATRÃO DESTES FILHOS DOS DIABOS?

  4. Agora fico preocupado com a qualidade da agua que tomo aqui em Maringa. São todos amigos do peito, prefeito, governador e SANEPAR

  5. Governador, onde está o prometido “CHOQUE DE GESTÃO”?
    Em mais de 1 ano e meio de mandato, ninguém viu que a Sanepar poluía o Rio Iguaçu?

  6. Ultimamente dos os esquemas desmontados pela PF são determinados pelos culpados que é motivação política. No passado a culpa era dos comunistas ou complô dos Estados Unidos. Se for assim a polícia federal não trabalha mais. Qualquer um pode ver e cheirar o fedor gigante que está no parque Iguaçu e na estrada para o Zoológico. A coisa tá do lado não tem como esconder. Sofá, cadeiras, etc não fedem esgoto.

  7. Parabéns Policiais Federais.

    O Requião brigou tanto contra aquele grupo francês que estava de olho nesta galinha de ovos de ouro que é o controle das aguá, com isso a galinha dos ovos de ouro ficou com outros espertalhões e o povo óóóó que sifooooo.

  8. Por varias semanas estamos tendo viroses que estão levando milhares de pessoas aos hospitais, todas com vômito e diarréia. Estamos com um surto na cidade, e os médicos informaram que é uma gastroenterite por provável contaminação da agua. Agora as coisas ficam claras, o pessoal do governo e sanepar nos fornecem água contaminada e eles bebem água mineral Perrier da França. A Sanepar ja foi indiciada por jogar esgoto nos mananciais de Maringá.
    Acho que eles pensam na lógica lusitana que diz: Deixem o povo comer merda, pois é impossível que milhões e milhões de moscas estejam erradas!!!!

    Fora SANEPAR!!!!!! quero meu dinheiro de volta!!!!

    Não bebam água, não tomem banho, esta tudo contaminado!.

    A represa do Irai foi construída em cima de um antigo deposito de lixo hospitalar, esqueceram disso?????

    Esse é o País que quer sediar uma copa do mundo?????

    Me poupe!

  9. Chupa agora as milhoes de acoes judiciais contra a Sanepar. Cobrou e nao executou. Devolva o meu dinheiro, cambada de 171 !!!

  10. Tudo esclarecido!!!
    A motivação realmente é política, mas a surpresa é que o gol é contra.
    Alguém nos bastidores somou dois mais dois, e descobriu que a recomendação ao Governador foi para afastar os representantes da Polícia Federal do Governo e da Prefeitura, porque eles iam tomar as cadeiras e dar as cartas.
    Então o Ex-PF não foi escolhido para vice e não demorou muito para outro PF ser guardado no armário da Corregedoria Geral. Resultado do embrólio, a PF literalmente jogou “M” no ventilador. Claro que isso pode ser fofoca mas faz sentido para qualquer novela….

  11. A Polícia Federal flagrou caminhões jogando esgoto no rio Iguaçu, um era da própria Sanepar, três eram de uma empresa contratada pela Sanepar, isso sem contar o esgoto sem tratamento que corre dos postos da Sanepar diretamente para o nosso poluído rio Iguaçu. QUE PENA!

  12. as vendas de agua de santa catarina ja registra aumento de 70%
    deve chegar agua de outros estados tambem.
    a nossa agua ninguem quer beber!

  13. Sr. Governador dá pra nos esclarecer:

    1) Temos tecnologia de ponta no tratamento do esgoto de Curitiba ?

    2) O dinheiro aplicado em Curitiba em saneamento é proporcional ao que a Sanepar arrecada no Município ?

    3) Tem rio em Curitiba recebendo parte do esgoto sem tratamento ?

  14. nessa eu concordo com o governador 😮 governador defendeu a sanepar ,como nos tempos de requião.o o dna adormecido do velho mdb esta acordando.pois o richa velho ajudou fundar o mdb de guerra ,então fica informações ,que do instinto aflora. esse dna protecionista do patrimonio publico a vez supremido ,ele sai dar um passeio.eu gostei da defesa .e a primeira vez que concordo com o sr richa…

  15. Onde esta a SEMA e o IAP estão em férias? Neste momento de crise os técnicos vão a Fernando de Noronha….que beleza!!!!Sairam de viagem hoje….uma caravana da alegria! Será que a Sanepar esta poluindo por la também!

    Só lastimo uma coisa! eu votei, acreditei e acabei sendo enganado por este Governo Beto Richa! Mais a porta de saida esta se abrindo e vai começar com a eleição em Curitiba.

  16. Algumas fonte me confidenciaram que a água que estamos bebendo aqui em Curitiba é das piores !!!

  17. Esses tucanos não tem vergonha, quando é contra eles é perseguição politica, quando é no dos outros é refresco! Tadinho do betinho, vitima de armação da PF, será que vai ficar abalado emocionalmente de novo?

  18. Independente do tempo da investigação e da divulgação do fato, não é de hoje que esta pratica de lançar no Iguaçu detritos orgânicos não tratado vem acontecendo,cabe a nós consumidores uma ação cível em conjunto para ressarcimento pelos valores cobrados referente ao tratamento de esgoto o qual em sua maioria não esta sendo realizado!!!

  19. Policialesca é a UPS dele, deveria se chamar UFC=Unidade Faz de Conta.

  20. Para esse aí, PF e STF só acertam quando é contra o PT.

  21. engraçado ,,o señor tucano richa confunde sofa com esgoto puro jogado no rio e claro e notorio que esta situação vem de anos de desmando politico,,,estos diretores da sanepar,,são despreparados tecnicamente ,,são os puxa sacos politicos,,vermes da politica ,,,coloca engenheiros para ver se a situação no melhora,,,,qual e acapacidade tecnica do sr,GUINHONE como diretor,,,ESGOTO NO PODE SER CONFUNDIDO COM SOFA ..SEU GOVERNADOR

  22. A mentira iluminada pela inteligência tem um esplendor que a verdade não possui.

    Carlos Drummond

  23. Deve-se dar mais importância ao fato, pois o Rio Iguaçu nasce na periferia de Curitiba.

  24. é, em relação a resíduos sólidos a SANEPAR não tem obrigação mesmo, mas o GOVERNO DO ESTADO TEM.

  25. E o Ministério Público do Paraná, onde anda? Lembram-se do caso dos “Diários Secretos da Assembleia?” Pois bem, quando a RPC fez a investigação e tornou público, para todos os paranaenses, o fato, o MP-PR, defensor dos “frascos e comprimidos”, imediatamente publicou nota dizendo que tinha 20, não, não é UMA, mas, VINTE investigações sobre o caso mas calou-se quanto às conclusões. Será que com 20 investigações em andamento não deu tempo para concluir nenhuma? Será que sabia de tudo e por algum motivo que ainda não explicou à sociedade paranaense, não oferecia a denúncia ao Poder Judiciário?

    Olha, a melhor coisa que a Polícia Federal poderia fazer para ajudar o Paraná é dar um “batida” no Ministério Público. Acho que até já passou da hora da polícia investigar esta corporativa corporação. A Polícia Federal, mesmo em greve, consegue trazer mais benefício para a população do que o Ministério Público em pleno funcionamento.

    • Ministério Público no Paraná é igual ao de São Paulo ou o de Minas Gerais : Não fazem nada.

    • Infelizmente ambos MP e PF, parecem estar a serviço de interesses políticos na maioria das vezes… Lembremos das exceções: Promotor de Justiça do caso sobre o homicídio do Prefeito Celso Daniel… Delegados (como o Protógenes) da PF que fizeram excelente trabalho e depois foram perseguidos política e juridicamente pelo próprio órgão em que trabalhavam…

  26. ESMAEL.
    GOZADO SOU DE UNIAO DA VITORIA E AQUI O BETO E ROSSONI ESTAO COM A TURMA DA DILMA E GLEISE.

    • É REGINALDO, UE ACHO Q A DILMA EA GLEISI, DEVE TER CONSEGUIDO MUITOS VOTOS AI NESSA REGIAO, E O BETO OPORTUNISTA QÉ, EGOSTADE PEGAR UMA ONDA, UM CAVALÃO ENCILHADO… OU O CANDIDATO APREFEITO É UM ALIADO DAS DUAS, E ESTA MUITO BEM NAS PESQUISAS, E COMO JA DISSE, O BETO É OPORTUNISTA…