Fruet denuncia: “Presidente abandona Sanepar para cuidar da campanha de Ducci”

Gustavo Fruet (PDT).

O candidato do PDT à  prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet, em nota distribuída à  imprensa, denunciando nesta tarde (20) que o “presidente da Sanepar abandonou o cargo para cuidar da campanha do prefeito Luciano Ducci (PSB)!.

O pedetista se refere à  operação da Polícia Federal e do Ibama, nesta manhã, que fez busca e apreensão de documentos na empresa que é apontada como a maior poluidora do estado.

A seguir, leia a íntegra do material despachado pela campanha de Fruet:

No momento em que a Sanepar atravessa a maior crise institucional da sua história, o presidente da empresa, Fernando Ghignone e o membro do Conselho Administrativo, Michele Caputo estão se dedicando a campanha do candidato à  reeleição, prefeito Luciano Ducci.

O diretor de Relações com Investidores, Ezequias Moreira assumiu interinamente a presidência da Sanepar na ausência de Ghignone.

No Paraná, está se tornando comum diretores de empresas públicas, que deveriam cuidar da qualidade dos serviços prestados ao povo, se preocuparem mais com campanhas políticas!, afirma o candidato a prefeito Gustavo Fruet.

Na manhã desta quinta-feira (20), a Polícia Federal e o Ibama desencadearam a Operação Iguaçu !“ àgua Grande!, que aponta a Sanepar como maior poluidora do Rio Iguaçu.

De acordo com o delegado Rubens Lopes da Silva, a Sanepar é uma empresa de fachada!, já que cobra dos usuários pelo tratamento de esgoto, mas não executa os serviços.

As investigações revelam que 20% das estações de tratamento de esgoto da companhia atuam clandestinamente: elas sequer existem juridicamente e funcionam sem licenças de operação. Segundo a PF, a companhia lança os efluentes em cursos d”água sem qualquer tratamento.

Em tempo: Ezequias Moreira entrou em contato com o blog para informar que ele é diretor de Investimentos da Sanepar e que o presidente da empresa, que substituiu Fernando Ghignone, é Antônio Hallage.

21 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) que representa mais de 500 trabalhadores da Sanepar, entre engenheiros, geógrafos e geólogos, repudia veementemente as declarações do Delegado da Polícia Federal, Rubens Lopes da Silva, que afirmou ontem (21) a diversos veículos de comunicação que a Sanepar é uma “empresa de fachada”.

    Empresa de fachada é uma expressão ligada a atividades desonestas, controladas por organizações criminosas, com o objetivo único de lavar dinheiro sujo. Não é o caso da Companhia de Saneamento do Paraná, que atua há mais de 50 anos e abastece com água tratada de primeira qualidade 344 municípios e 10 milhões de paranaenses. Também não é “de fachada” uma empresa que investe constantemente na implantação e na ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto em todos os municípios do Paraná.

    Independentemente dos motivos que desencadearam a ação da “Operação Iguaçu ““ Água Grande”, seus mais de 7 mil trabalhadores não podem ser desvalorizados dessa maneira torpe e generalizada. Por isso, o Senge-PR se solidariza com todos os funcionários da Sanepar e ressalta sua confiança nos trabalhadores que contribuem todos os dias do ano para levar água tratada e saúde a todos os paranaenses.

    Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná

  2. Até a Polícia Federal apontou isso… Não é o Fruet quem disse, mas a investigação que mostrou…

    Não votem em quem é partidário com isso, ou seja, no Beto e seu candidato (quem mesmo?)

  3. Concordo com o Gustavo e dou toda razão a ele…. è triste mesmo ver tantas pessoas com grandes cargos, simplismente largarem eles, isso mostra o desrespeito e a falta de comprometimento e profissionalismo delas.

    Como já nao bastasse o presidente largar a sanepar, ainda larga ela em sua pior êpoca já vivida a: Crise polemica

  4. Ducci diz: “Funcionários da Sanepar, parecm o que estão fazendo, porque eu quero lhes usar!”

  5. O que o presidente da Sanepar tem a ver com a campanha do Luciano Ducci? Provavelmente é outro comissionado pelo diheiro sem fim desse prefeito! Que absurdo, a cidade precisando de tratamento de esgoto, de lixo e de água e o cara abandona assim para dar apoio a uma campanha que nada tem a ver com a empresa!! Mais uma prova de como tem gente que trabalha por dinheiro e não por amor a Curitiba…Ducci ensinou muito bem

  6. legal a credibilidade do blog né, o cara se dignou a ligar pra falar isso… Ou será que foi o comando da campanha que mandou ele fazer isso? De um jeito ou de outro, tá todo mundo da máquina pública sendo usado.

  7. Até quando o pessoal que apoia o Luciano vai abandonar seus cargos para vir andar nas ruas com ele? Enquanto isso a população fica a mercê dos serviços ou nas mãos de gente despreparada. Vergonha.

  8. a SANEPAR irá fazer 50anos em janeiro do ano que vem, como é que vão fazer para limpar esta cagada? e os consultores estratégicos que são? o que fazem? qual a qualificação? qual o salário?

  9. ESSE FRUET É UM TRAÍRA MESMO.
    MAIS UMA VEZ ELE TRAI DESCARADAMENTE QUEM O AJUDOU. FEZ ISSO COM O REQUIÃO, FAZ AGORA COM O BETO RICHA E AMANHÀFARÁ COM O PT!
    T R A Í R A !!!!

  10. pode ser : pois descuidam da empresa para dar de presente.como foi dado o banestado,e ainda paga uma caixinha para o itau .quem não quer a sanepar ! até o mais despreparado quer ,ainda mais a bolsa mercatil de futuros.

  11. Basta ir no Botiatuva em Campo Largo para conversar com a vizinhança,do Rio Cambuí, que é afluente do Iguaçú.
    Essa de relatório interno de lançamento de esgoto no ambiente é o fim da rosca….

  12. O EZEQUIAS NÃO PODE SER DIRETOR DESTA ESTATAL, ELE É FICHA SUJA, RECEBIA SALARIO NA ASSEMBLEIA EM SEU NOME E DA SOGRA, PEGOU GRANA NO ITAU PARA COBRIR O FURO, PERGUNTEM QUE AVALIZOU A OPERAÇÃO. O NOME É LU………………

  13. Moro em Santa Felicidade ao longo do Rio Uvu – Condominio Familia Grande e este condominio de luxo joga todo o esgoto chamado cloacal num afluente do iguacu que e o Rio Uvu – todos que tem casas ao longo deste ri – jogam o esgoto no rio pois a Sanepar nao se importa e gera muito dinheiro ao Estado- pois o governador Richa acabou de liberar milhoes de reais para retirar a sujeira dos rios – sujeira esta que a propria Sanepar gerou ao cobrar das pessoas para dar destino ao esgoto e liberando que os moradores usem os rios que integram a bacia do rio Iguacu -como o rio Uvu -que muitos chamam de Cascatina or passar no bairro e no restaurante com este nome -como se fosse um tubo de esgoto -e que tem fedor insuportavel nos dias de sol e o cheiro nos da nauseas

  14. É verdade… ele saiu para cuidar da campanha do Luciano Richa!
    A PF tem que prender toda a DIRETORIA DA SANEPAR…

  15. para quem não cuidava do esgoto não tem cargo melhor que coordenar a camapanha do ducci que é uma campanha “llimpinha”

  16. AHH. Então tá explicado, o PT através da PF querendo mudar o rumo das eleições. Porque a PF não investiga o Governo Federal por estelionato pois o mesmo cobra os impostos e não dá saúde , educação, segurança, etc

    A Sanepar como todas as empresas tem problemas, mas é uma empresa séria, agora usar isso para mudar cenário eleitoral?

  17. O candidato a prefeitura Gustavo Fruet deveria se informar melhor antes de sair falando bobagens, pois quem responde na ausência do presidente é o Diretor Administrativo, Antonio Hallage.

  18. AHH. Então tá explicado, o PT através da PF querendo mudar o rumo das eleições. Porque a PF não investiga o Governo Federal por estelionato pois o mesmo cobra os impostos e não dá saúde , educação, segurança, etc

  19. Chupa Beto Richa..a Sanepar é um Esgoto só…….

  20. Pobre Gustavo! Mostra mais uma face. Estou licenciado,sem vencimentos, substituído pelo dr. Antônio Hallage enquanto o dr. Michele atua regularmente no Conselho. A estranha e ostensiva operação da PF não se justificou., uma vez que somos uma empresa permanentemente aberta a todos os órgãos e pessoas que nos solicitam informações. Nossos corpos diretivo e funcional sao de grande qualificação. A empresa e a maior do Sul e uma das tres maiores e melhores do Brasil, com certificações que atestam os excepcionais serviços prestados ao povo paranaense. Investimos 1 bilhão de reais nos últimos 21 meses e investiremos outros 2 bilhões de reais até dezembro de 2014. Tudo para manter os bons índices de coletA e tratamento de esgoto e da disponibilizado de 100% de água tratada e fluoretada de qualidade superior.

  21. Não é de agora que isso acontece, o próprio governador aparece fazendo discurso em rádio e TV, se apresentando como governador e pedindo votos para Ducci. Se ele quer se envolver é seu direito, mas então peça licença, abdique de seu gordo salário e apresente-se apenas como Beto Richa e não como Governador Beto Richa, sem contar o ostensivo uso da máquina municipal e estadual em prol do candidato Ducci.