Censura à s pesquisas: “à‰ o segundo turno, estúpido!”

Gustavo Fruet (PDT).

Na campanha pela reeleição de Bill Clinton, nos Estados Unidos, em 1996, o estrategista James Carville cravou em um quadro de avisos um dos motivos do êxito do presidente: à‰ a economia, estúpido!!.

Em 2010, na campanha pelo Palácio Iguaçu, o então candidato Beto Richa (PSDB) usou e abusou da censura à s pesquisas para vencer nas urnas. Preferiu ficar com a fama de autoritário a perder eleitores que gostam de votar sempre naqueles que estão liderando as sondagens.

Nestas eleições, Gustavo Fruet (PDT) segue a mesma estratégia de Richa. Pretende deixar os eleitores no escuro até 7 de outubro. Ontem, por exemplo, o pedetista conseguiu censurar o Datafolha e, ao que tudo indica, também tentará barrar o Ibope previsto para sexta-feira.

“Eu não brigo com pesquisa. Nunca entrei (na Justiça) para censurar nenhuma pesquisa. Entendo que quanto mais informação melhor!, disse Fruet em 30 de agosto, durante entrevista na rádio BandNews, indicando que mudou de opinião a partir de ontem.

Os advogados de Fruet disseram que o Datafolha não informa a fonte de seus dados e por isso o instituto não tem obrigação quanto aos números que vai usar.

Até as capivaras do Parque Barigui sabem que Fruet despencou nas pesquisas. Não há segredo nenhum nisso. A novidade é que o pedetista roubou! a bandeira da censura que estava empunhada pelo prefeito Luciano Ducci (PSB). Melhor: dividiu a bandeira com o prefeito.

Para quem não sabe, segundo as pesquisas divulgadas anteriormente, a corrida pela prefeitura de Curitiba é liderada por Ratinho Jr (PSC) e Ducci.

Por que Gustavo Fruet começou censurar as pesquisas, prática que ele era ferrenho crítico? Vou parafrasear o estrategista norte-americano James Carville para responder isso: à‰ o segundo turno, estúpido!!.

30 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. E o desespero esta batendo no Fruet, censurar a pesquisa, que feio, não é ele que esta com o partido da Presidenta???Deixa a pesquisa rolar, não era ele que estava super seguro qto a eleição???

  2. Gostaria que o Dr.Luiz Fernando Pereira tornassem pública as Inconsistência.

  3. EM ANO ELEITORAL DEVERIAM PROIBIR ESSAS PESQUISAS,O POVO SEM DÚVIDA É INDUSIDO POR ELAS.
    ALIÁS O POVO SE ILUDE COM AS PROPAGANDAS DOS GOVERNOS MUNICIPAL E ESTADUAL PORQUE NÃO DE PESQUISAS DITAS HONESTAS.

    DE UMA COISA EU SEI:

    A POPULAÇÃO TÊM QUE PARAR DE QUERER SER ENGANADAS E MUDAR A SITUAÇÃO,SEJA COM GRECA, RATINHO OU FRUET

    EU VOU DE FRUET PARA TIRAR DUCCI DO SEGUNDO TURNO.

  4. Essa pesquisa que foi impugnada eu estou muito curiosa para saber: QUEM ESTÁ LIDERANDO ?????
    QUAL É O CANDIDATO QUE ESTÁ NA FRENTE ??????

    CREIO QUE MUITA GENTE GOSTARIA DE SABER !!!!!!!!!

  5. http://migre.me/aFTAV

    Na verdade, tem que proibir TODO tipo de pesquisa… sabemos que são compradas, etc…

  6. Pegou mal pro Fruet essa censura. Primeiro, porque até pouco tempo disse que não brigava com pesquisa e agora se contradiz.Mais uma incoerência. Segundo, porque fica na cara que o resultado da pesquisa não é nada favorável a ele. Ou seja, ele, mesmo ao censurar, não está conseguindo esconder do povo que está perdendo terreno. Como é que no começo do ano, quando era o preferido nas pesquisas, ele não questionava nenhum instituto? Confiou tanto nos institutos que começou a campanha achando que a prefeitura já estava no papo.
    Em relação a rejeição baixa, acredito que existe uma lógica pura e simples: não é porque é pouco rejeitado que significa que vai ser aceito e receber o voto do eleitor. Talvez a baixa rejeição signifique unicamente que o candidato causa indiferença, ou seja, não fede e não cheira. Não é odiado, mas também não é amado ao ponto de conquistar o voto do eleitor. Comemorar o baixo índice de rejeição pode ser temerário.É apenas um potencial que pode nunca se concretizar.

    • “O fraco treme diante da opinião pública, o louco afronta-a, o sábio julga-a, o homem hábil dirige-a.”
      (Jeanne-Marie Roland de la Platière)

  7. “Eu não brigo com pesquisa. Nunca entrei (na Justiça) para censurar nenhuma pesquisa. Entendo que quanto mais informação melhor” – de Gustavo Fruet, em entrevista a BandNews, no dia 30 de agosto.
    Fruet mudou de ideia, assim como mudou de partido e de aliados, e bloqueou a pesquisa Datafolha/RPC
    Essa é a traição a seus próprios princípios!

  8. Gustavo só está lutando a favor do proprio patrimonio! Percebeu que as pesquisas estavam sendo manipuladas e administradas subliminarmente pelo prefeito!! Muita gente deixa de votar por essas pesquisas malucas e precipitadas, acham que se nao votarem em quem está na ponta estará jogando voto fora…

    Se Ducci e o Ratinho estao tao confiantes entao deixem que o próximo resultado de votos seja o do dia 8 que é o que realmente importa, e nao essas pesquisas frouxas feitas com 600 pessoas

  9. O Gustavo que dizia ser contra qualquer tipo de censura à pesquisa agora está bloqueando qualquer pesquisa com medo porque vai aparecer lá embaixo. O que ele fala não se escreve”¦ Antes era contra os mensaleiros, agora defende os mensaleiros e o mensalão”¦

  10. Corretíssimo!

    Luciano censurou todas as pesquisas em que era apontado perdendo, e as que saia na frente, eram liberadas, assim, induzindo o eleitor a votar no primeiro( como muitos, que quando nao tem em quem votar, votam no 1º colocado) entao Freut fez o certo impuguinou tambem a espquisa xula de Ducci

  11. Fruet está, como sempre, envolvido em escândalos. Sempre sendo o que ele sempre disse que nunca seria. Não votarei em alguém assim.

  12. Esmael, não é um blogueiro “Cueca de Seda” com uns e outro da blogosfera.

    “Opinião pública é o que as pessoas acreditam que as outras pessoas pensam.”
    (Alfred Austim)

    “O fraco treme diante da opinião pública, o louco afronta-a, o sábio julga-a, o homem hábil dirige-a.”
    (Jeanne-Marie Roland de la Platière)

  13. As pesquisas não têm refletido a realidade, por isso suas afirmações, Esmael, não têm consistência. A maioria dos Curitibanos sabe que Mírian e Gustavo são os melhores candidatos, por várias razões e principalmente porque não têm preço!

  14. Esmaelzinho do meu coração, você está começando a conquistar minha aceitação por mostrar que pode ser independente!!!
    Continue assim e use o mesmo peso para as mesmas medidas que eu vou te respeitar…

  15. Na verdade quem seguiu o modelo do Beto foi o Ducci, porque quem censurou todas as pesquisas que não pode comprar para parecer na frente foi o Ducci mesmo, o que o Gustavo fez foi algo bom, chega de passar por idiota na mão do Luciano.

  16. Infelizmente se os institutos de pesquisa fossem responsabilizados pela inconsistëncia dos seus numeros, haveria mais seriedade. Os constantes equivocos destes institutos, com numeros bem diferentes da realidade das ruas sao motivos suficientes para que nao sejam divulgados. Pressao de todos os lados nas campanhas serias – uso da maquina publica, pressao nos doadores de campanha, pesquisas viciadas – e preciso frear os abusos de quem acha que pode tudo pelo poder.

  17. “Despencou nas pesquisas…”, Sr. blogueiro, forneça os números de sua pesquisa que as capivaras do Barigui estão sabendo. Ou é um achômetro baseado no “dataesmael”. Se liga!! Não fique fazendo jogo duplo(triplo), se o Sr. tem um candidato, se assuma, declare seu voto, é mais ético do que fazer parte dessa imprensa marrom(PIG), e suas pesquisas de encomenda. Eu ainda não decidi o meu voto, mas não acho justo fazer ilações através de supostas informações privilegiadas. Seu lema é: “A política como ela é…”, então continue jogando o jogo dessa sua política, se não, tente fazer melhor para merecer o respeito de seus leitores. Não confunda popularidade com respeito, pois pode perder os dois. Obrigado.

  18. É preciso barrar mesmo as pesquisas, são tendenciosas e apresentam sérias falhas. Como em um mundo de mais de 1 milhão de eleitores, apenas 600 pessoas podem demonstrar a tendencia dos eleitores? O Fruet por não barrar pesquisas foi prejudicado na campanha para senado onde na ontem que antecedeu o dia da eleição apareceu o indice de 20% atrás do segundo colocado e no final estava a menos de 1%! Ah se o Brasil fosse mais sério, um cara como o Luciano estaria cassado só pelo uso indevido da máquina já por duas vezes denunciado!

  19. O Ratinho também impugnou pesquisa! Ninguém diz?
    Impugnar o que está errado está na lei. Censura é não postar alguns comentários.

  20. a estupidez da aliança com o PT, nada a declarar! e outra tentam vender a imagem que o ratinho é a sombra do ratão, é outra estupidez, sem duvida que o ratão ajuda e ajuda muito e muitos gostariam de ter o seu apoio, mas não é só isso, o ratinho tem luz própria e o cara as 8 da manhã já está dentro da casa de muita gente já faz tempo, então os estrategistas eleitorais que acordam tarde devem conversar pelo menos com seus serviçais para que o buraco é mais embaixo.

  21. Em parte, é bom que censurem mesmo!
    Em SP, o candidato do PSDB está despencando nas pesquisas, mas mesmo assim o DATASERRA insiste em colocá-lo em segundo lugar.
    Um absurdo.

  22. Quem não gostou desta censura foram sem dúvida, dois candidatos. Ducci que vê Ratinho na frente e com Fruet na cola. E Greca que subiu na última pesquisa divulgada e que fica sem saber se já ultrapassou Fruet. Aproveitando este espaço, ontem vi um cartum do Maradona dizendo por que as cores dos terminais foram pintados com as cores do Ducci. É muito legal. Deixo aqui o endereço do site: http://cartunistaeice.blogspot.com.br

  23. É o desespero, a água batendo na bunda, a corda no pescoço, achou que ia levar quebrou a cara grandão, logo o Greca passa o GF..

  24. bom dia Sr: Esmael, talvez você possa me ajudar, qual é a verdadeira situação do candidato a prefeito de Paranaguá, Mario das Dores Roque?? se caso ele levar ele assume ??

  25. Se as pesquisas focem feitas da forma correta tudo bem, mas a imprensa sabe muito bem que não é feita desta forma. Cada um faz a sua para beneficio próprio. Porque não são todas iguais.

  26. Fruet mudade ideia, assim como mudou de partido e de aliados, e bloqueou a pesquisa Datafolha/RPC

  27. Bom dia Esmael: censura é uma coisa desrespeito as regras é outra, parabéns a coordenação jurídica do Fruet por não deixar publicar essa picaratagem desta pesquisa, outra pergunta que faço como que pode o candidato com menor rejeição estar em terceiro empatado com o mais rejeitado que é o greca, pra resumir a disputa está equilibrada entre Ratinho Ducci e Fruet e até o dia 07 de outubro tudo pode acontecer e não tem choro.

  28. Algumas capivaras do parque barigui não acreditam que o Fruet daspencou,como afirma o autor da matéria.Diferentemente dos humanos,as capivaras não se deixam influenciar por pesquisas encomendadas,elas não são bovinas,são roedoras,um pouco mais esclarecidas…

  29. Bom Dia !!!
    Este texto foi o melhor que li nos ultimos tempos.
    Até quando o povo será privado de saber a quantas anda a popularidade dos candidatos ???
    Fruet desaba na preferencia do eleitor, baseando-se na sua incapacidade de articular aliados, ou alguem não se lembra que ele era PMDB, foi proibido de ser candidato, foi para o PSDB, critico ferrenho do PT e do governo, também foi preterido a concorrer as eleições pelo proprio PSDB, o qual Richa determinou apoio a Luciano e depois vai para o PDT, se alia ao PT a quem falava mal e agora quer que o povo vote nele ???
    Não sei se ele se elegerá deputado na proxima eleição.
    Esta eleição esta com jeito que um Ratinho já levou.