Agora Dilma tem três candidatos a prefeito em Curitiba

Fruet, Ratinho e Ducci disputam 2 vagas no segundo turno.

Curitiba, a capital de todos os paranaenses, apresenta um quadro político curioso nestas eleições. A presidenta Dilma Rousseff está sendo disputada à  tapa por três candidatos à  prefeitura local. O prefeito Luciano Ducci (PSB), que tenta a reeleição, foi o primeiro a dizer que é Dilma desde criancinha no horário eleitoral gratuito no rádio e na tevê.

Antes, porém, Ratinho Junior (PSC) havia dito num debate na Band TV que seu partido também integrava a base de apoio da presidenta. Ele, inclusive, disse que participara do Conselho da República quando exercia a liderança do partido no Congresso Nacional. Chegou a defender as ações do governo federal na capital.

Pois bem, se Gustavo Fruet (PDT), que tem o apoio oficial do PT não vinha dando sequer um pio a respeito desse tema, ontem, porém, a sua campanha saiu do armário! ao afirmar no horário eleitoral que também tem apoio da presidenta Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pedetista titubeava até então para assumir as cores vermelhas do PT.

Saímos do armário!, confirmou pelo Twitter Gerson Guelmann, o coordenador-geral da campanha de Fruet.

Nesse intricado jogo pelo apoio de Dilma vale uma vaga para o segundo turno. Ducci acredita que tem um eleitorado mais consolidado em virtude da capilaridade das máquinas municipal e estadual.

A tendência é que uma vaga fique com o grupo político de Ducci, que tem como padrinho o governador Beto Richa (PSDB), e outra com o campo oposicionista que tem Fruet e Ratinho. Dificilmente dois candidatos do mesmo espectro ocupem as duas vagas.

Os estrategistas de Fruet estudam qual flanco atacar para buscar novamente a liderança nas pesquisas de opinião e, é claro, garantir presença na segunda etapa eleitoral. De quem tirar preciosos pontos, de Ducci ou de Ratinho? Ainda não se sabe ao certo qual será o alvo do candidato do PDT.

Tanto a campanha de Ducci quanto a de Fruet avaliam que o eleitorado de Ratinho é mais vulnerável, portanto, ambos estão de olho grande na liderança do moço. à‰ a desidratação do candidato do PSC que poderá garantir o pedetista no segundo turno, bem como confirmar a ida do próprio prefeito.

Fruet sinalizou na tevê ontem à  noite que tentará capturar os eleitores que são beneficiados pelos programas sociais do governo federal, entre eles o Bolsa Família, coincidentemente, os mesmos que dão sustentação à  liderança de Ratinho.

Por outro lado, Ratinho Junior, que tem a simpatia de parte dos eleitores petistas, promete não entregar o “ouro” tão facilmente. Ele intensifica sua campanha nos bairros com carreatas noturnas, amplia o volume de propaganda nas ruas, além de fazer visitas casa-a-casa!.

Resumo da ópera: Dilma deverá assistir essa briga de camarote, no primeiro turno; em perspectiva, na reta final, Fruet e Ratinho poderão se engalfinhar pela vaga no segundo turno; ou arriscarão uma “frente única” para abater Ducci com artilharia pesada?

7 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Fruet é uma pessoa digna, honesta , trabalhadora; raridade nos dias atuais!

  2. Ingenuamente, difícil acreditar, Gustavo Fruet fez o jogo do casal ministerial. Crítivo ácido do Governo e então voz de respeito, foi simplesmente “anulado”, atendendo a convite para bandear e se anulando.
    Ainda é tempo, Gustavinho, de reassumir a tribuna da Oposição, coitada, em frangalhos.

  3. Em outras palavras, o DUCCI também é candidato do PT!

  4. Candidato Gustavo Fruet ” se correr o bicho se ficar o rato come “, já estava mais que na hora de assumir nossos companheiros.

  5. E o único que não pode dizer é o Fruet, por que? Por que ele fez o seu trabalho na Câmara dos Deputados. Esse é o preço do trabalhador.

  6. Qual a posição de cada um em relação à eleição para o governo do estado ?
    É só perguntar, e ver a resposta, que a questão DILMA se resolve !

  7. e Luciano Ducci 40, não diz que é dilma não, oq ele fala é que o PSB em Brasilia esta junto com a dilma, nada mais do que isso!!!