Veja no gráfico como o Ideb do Paraná despencou sob o governo Beto Richa

O professor Heracto Kuzycz Assunção, em gráfico, mostra como foi o desempenho do ensino médio das escolas da rede pública estadual do Paraná no Ideb (àndice de Desenvolvimento da Educação Básica), 2011, em comparação aos demais estados do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Na semana passada, o blog mostrou que o jornal Gazeta do Povo errou ao misturar alhos com bugalhos acerca do desempenho das escolas paranaenses no ranking nacional.

O erro do jornal, corrigido parcialmente no dia seguinte, ao informar que inverteu os dados de infográfico publicado, persistiu porque o texto induziu seus leitores a acreditar que as escolas do sistema estadual saíram-se bem no Ideb. Não é verdade.

Neste domingo (19), a Gazeta do Povo voltou ao tema ao cravar na manchete mais uma notícia sobre o Ideb — agora nas escolas das redes municipais: “Os segredos das melhores escolas públicas do Paraná”. No entanto, não fez menção alguma a respeito do pífio desempenho do ensino médio estadual.

O Ideb do ensino médio nas escolas da rede estadual — sem os estabelecimentos públicos e privados — despencou sob o governo Beto Richa (PSDB).

O gráfico apresentado pelo professor Heracto prova isso. E, contra fatos não há argumentos.

21 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Eu só acho, que se os professores não estão ganhado adquadamente, não serão os alunos que vão sofrer as consequencias, imagine um médico que não esta recebendo adquadamente for fazer uma cirurgia, como ele está sendo mal remunerado, fára a cirurgia conforme esta sendo remunerado, acha isso certo? Não sou contra os professores, eu acho que eles devem ser bem remunerados, mas também acho que os alunos não devem serem sacrificados.
    E sobre esta reportagem, não é de hoje no Brasil, que o ensino vai mal, tanto é que está havendo cota para ensino público.

  2. Fico muito triste em ver as tendências das linhas dos gráficos do IDEB tomarem um rumo diferente da que estava caminhando a Educação Pública no Paraná. Principalmente no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio no que se refere à rede estadual. Como professor desta rede não creio que se pode justificar essa queda pelo simples fato de ser reduzida em apenas uma aula (de 5 para 4 aulas) as disciplinas de Português e Matemática, pois estas foram reduzidas em 2004 e nos IDEBs anteriores (2005, 2007 e 2009) essa queda não ocorreu. Entretanto, muitas outras causas, fundamentadas na vivência em sala de aula, no “chão da escola” e no “pó de giz” nas mãos, podem ser atribuídas a essa queda: Cursos como “Grupo de Estudos” que foram extintos, fechamento de turmas com aglomeração de alunos em outras turmas, autorização para Professores trabalharem 60h por semana (manha, tarde e noite) foram coisas que ocorreram muito recentemente na rede estadual de ensino, e que sim podem ser causas mais reais do que as apresentadas pelos gestores da educação. Falo de educação pois é disso que vivo… com relação a saúde…tanto de Ctba como o nosso SAS no PR, são um grande problema e como a educação, são apenas gastos para os cofres públicos, não é o que penso, mas o que vejo hj na capital e no estado..

  3. Lendo os comentários desse blog, fica evidente que as pessoas se tornaram mais ignorantes nos últimos anos.

  4. Pedro Paulo Reikdal Saad
    Você quer saber os dados do Ideb da gestão anterior, nunca teve declínio, o gráfico sempre foi positivo, ou seja, no governo Requião o Ideb do Paraná, o gráfico estava numa ascendente, agora despenca.

  5. PEDRO PAULO REIKDAL SAAD
    NO SEU COMENTÁRIO FICOU EVIDENTE QUE VOCÊ NÃO FREQUENTA UM POSTO DE SAÚDE DA PREFEITURA, POIS SE FREQUENTA- SE NÃO FALARIA TAMANHO ABSURDO, PARA VOCÊ TER UMA IDEIA TIVE UMA CONSULTA NO ANO PASSADO, ONDE A MÉDICA PEDIU ALGUNS EXAMES, ESTOU ESPERANDO ATÉ AGORA.

  6. Os professores estão decepcionados com Beto Richa, um governo que não honra as suas promessas nem cumpre a Lei em relação a Educação. Se por acaso estiverem realmente interessados em saber a verdade, conversem com os professores e os profissionais da Educação do estado do Paraná, com certeza perceberão que existe um descaso do governo para com a educação paranaense.

  7. Beto é um incompetente. Não sabe nada de nada e nem quer saber. O negócio dele é se bronzear em Pôrto Belo onde tem uma belìssima mansão e correr de Kart no autódromo. Governar o Paraná é apenas um divertimento para ele. Esses tucanos do Nacional são uns bobões de carteirinha. O Beto acabou com o partido no estado e vem o Governador de São Paulo dizer que o cara pode ser candidato a Presidente. Só se fôr Presidente da time de futebol da barreirinha. Coitado da barreirinha, vai ser rebaixado para a decima posição.

  8. É Heracto – Desagradeça também ao blogueiro por uma linha sequer sobre o Ideb nacional? Sobre o 22o. lugar nas olimpíadas? Sobre o 57o. lugar dentre 65 no Índice Internacional de Avaliação Escolar? Sobre o 84o. lugar dentre 187 no IDH?

    A vesguice faz a gente olhar só o sapato sem graxa e esconde a cueca cagada.

  9. E os dados da gestão atual e dados atualizados da gestão anterior aonde estão ? a Saúde de Curitiba a Melhor do Brasil, Mais médicos capacitados e o maior salário pra ele ! parem de se vender gente ! vamos ver oque está acontecendo realmente ! o melhor pra Curitiba é o Ducci, Nunca se pensou tanto em Saúde como na gestão atual ! só critica quem não viu !

  10. E a podridão do laranjal comandado por uma tartaruga gravida e sonolenta. Arghhhh

  11. Mas, se por um lado a educação vai mal, a repressão vai bem – pelo menos na campanha publicitária milionária, no melhor estilo “Tropa de Elite”, vão bem obrigado.

  12. Para os defensores do DESgovernador, podemos colocar que a educação no Paraná jã não estava lá essas coisas na gestão anterior, MAS piorou bastante na INgestão atual.

  13. É Mauri, se os dados fossem bem positivos Vossa Senhoria não faria tal argumentação né??? Grato pela referência Esmael!!!

  14. Esta é a dupla Luciano Ducci/Beto Richa, administrções apenas voltadas aos acordos e negociatas com empresas, com objetivo único de enriquecimento ilícito. Duas áreas importantes para qualquer Estado, SAÚDE E EDUCAÇÃO.
    Pelo que testemunhamos é só resultados negativos, Ducci, médico e a “saúde” de Curitiba uma vergonha, Beto Richa,” xoque de jestão” fez a educação do estado ficar mais burra e ainda por luxo despreza os professores e deixa a educação a beira do caos.HORA DE MUDAR URGENTE.

    • Fabio, eu acho que você nunca precisou de atendimento nos postos de saúde 24 horas, só alguns exemplos, eu tenho um dos melhores planos de saúde, e só tenho elogios para os postos de saúde de Curitiba, eu já levei minha mãe e minha sogra ao posto de saúde 24h Cajuru, e sempre foram bem atendidas, e não foi uma só vez, foram diversas, e vi todos os outros pacientes serem bem atendidos. Garanto pra você que não fica nada a dever aos planos de saúde.
      Eu fui picado por aranha marrom e fui muito bem atendido também.
      Chega de politicagem.

  15. SENTA QUE LÁ VEM A HESTÓRIA.

    E com certeza…vai por a culpa na gestão anterior, assim como tá fazendo alarde em relação as verbas destinadas para o Paraná, culpando o governo Federal, e não assumindo a incompetência de apresentar projetos viáveis em tempo hábil.

    É achar que nós somos idiotas, é tempo de deixar a politicagem de lado e começar a práticar uma politica séria, independente de siglas partidárias e sim visando um bem maior que é o Paraná, e seu povo.

    • Concordo com você em grau, gênero e números. A Disputa deve ser enquanto dure o período eleitoral. Depois devemos atuar no maior espirito republicano. O Cargo é vitalício. O gestor e ou eleito não. È por isso que ganhamos uma banana na recente liberação de verbas para infraestrutura de ferrovias.

  16. Quanta bobagem….a prova do Ideb foi feita em 2011! Ano em que o Beto assumiu o governo. A queda se refere ao governo Requiao e a ideia de diminuir aulas de matematica e portugues….

    • Exatamente, jornalismo tendencioso e podre o seu, Esmael. Assim, apenas conseguirá o pouco crédito que tem.

  17. o beto deve estar comemorando o primeiro grande ato do governo, deixar os paranenses mais burros.