Sob Beto Richa, Ideb do ensino médio do Paraná despenca no ranking nacional

* Educadores já sentem saudades da era Requião

Educação foi mais próspera na gestão de Roberto Requião.

O Paraná fez feio no àndice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre 2009 e 2011, o estado despencou no ranking geral. Caiu da 1!ª posição, conquistada em 2009, sob o governo Roberto Requião (PMDB) para a 3!ª na era Beto Richa (PSDB). O Ideb desceu de 4,2 para 4, segundo o Ministério da Educação (MEC).

O desempenho pífio paranaense, junto com outros 8 estados, arrastou para o buraco a média nacional. O Ideb do ensino médio no país subiu apenas 0,1 ponto, passando de 3,6 para 3,7.

Com informações da Agência Brasil.

24 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Se a educação estive indo bem os professores não estariam em estado de greve!!!

  2. Isso é o resultado do desgoverno Richa. E não é só a educação que está à deriva. Vejam a segurança, a saúde, etc
    E os senhores deputados preocupados com o local onde será festejado o reveillon fora de época. Para votar essa porcarias tem quorum .

    Nosso estado está a mercê da incompetência administrativa.

  3. mas quem é b richa? quem é flavio arns??? Nunca vi nunca…

  4. Eu sempre me irritando com comentários tipo meia-boca.
    Por favor façam comentários com base sólida.
    No governo do Requião os índices do IDEB foram todos positivos isto é em todas as tomadas do IDEB o índice aprensentou-se em crescimento. Portanto não há razão de haver “valor residual” para ameaçar os índices do Beto.
    Houve uma retração de um índice que vinha em alta.
    Estatisticamente o que mudou na educação neste governo poderá ter sido o fator do decréscimo do índice.
    Mas isto não é o fim do mundo.
    No cálculo do IDEB entram muitos fatores.
    É necessário que se detectem os fatores que puxam o índice para baixo e corrigi-los.

    • É necessário que se detectem os fatores que puxam o índice para baixo e corrigi-los.

      PATOBRANQUENSEIRRITADO VAI LÁ E AJUDEM ELES DETECTAREM, PORQUE A NAVE TÁ EM DERIVA.

  5. Não apoio muitas das ações do atual governo, porém não considero-o culpado pelo resultado. Afinal… os professores que estão nas escolas foram indicados pelo governador? O que muitos fazem em classe (e principalmente o que deixam de fazer) é ORDEM do governador? Caso tivéssemos constatado uma “limpa” dos docentes nas escolas de um governo para outro, até poderíamos culpar o atual governo… ou estaríamos elogiando-o pela atitude…
    Infeliz colocação…

  6. anos anteriores, só pra corrigir.

    • Beto reduz repasses para educação,mas aumenta verba da segurança
      Superávit do governo no 1.º bimestre chegou a R$ 908 milhões, o que mostra que havia dinheiro em caixa para mais investimentos. Na comparação com 2010, policiamento e saúde foram priorizados.

      CONCORDO COM CONTIGO TCHÊÊ.

  7. O post só denota a má índole do blogueiro. Deturpou a interpretação dos dados, pra atribuir ao governo atual um resultado ruim no índice. Como bem citado pelo comentário n 2, o Prova brasil 2011 foi aplicado em meados do ano passado. É aplicado aos alunos dos ultimos anos dos ciclos. Alunos que nos anos posteriores estavam sob o governo requiao/pessuti. Então se o resultado é ruim, é muito mais por culpa do próprio Requião, responsável pelos oito anos anteriores de formação destes alunos, que do governador que assumiu meros oito meses antes.

  8. Mauri
    Os proficionais da educação percebem que o processo é o inverso do seu comentário, a atual administração está estragando o que foi feito no governo anterior.

  9. também um padre na secretaria de educação, esse flavio arns não sabe nada de educação.

  10. O Sistema de Blocos implantado no Ensino Médio, no governo anterior, precisa ser revisto urgentgemente pelo atual governo do Paraná. Creio que isso contribuiu em muito para a queda no desempenho de nossos alunos.

  11. Zoff: Nâo pontualizemos. Analisemos o todo. O Governo Federal abre escolas superiores e técnicas, mas não as instrumentaliza convenientemente, nem dá aos seus timoneiros, as condições para uma boa navegação. Os valores perseguidos pelos pais são outros e as cabecinhas dos nossos jovens estão lotadas de letras de funk, as mãos ocupadas nos teclados do computer – facebook, jogos violentos.

    Por outro lado, das dez escolas melhor avaliadas, três são do Paraná. Isso não o conforta?

    • Conforta em saber que destas três escola do Paraná que estão entre as dez melhores do país todas são escolas municipais que não recebem nenhum centavo do Governo do Paraná: verba do Município e da União. Portanto o Beto Richa e o Flávio Arns não tem do que se gabarem desses resultados, tem que começar a trabalhar, e muito, para recuperar os quase dois anos perdidos com Choop Gestão (confesso que estou procurando, mas ainda não encontrei esse choop nos bares da cidade. Onde vendem isso? É restritos aos altos escalões do Governo?).

  12. Curitiba, o Paraná sempre ocuparam uma posição privilegiada no ranking da educação. É um processo de muitas gestões. No entanto hoje, um avanço pífio já seria um dado negativo, igualar é uma tristeza , agora negativo? É um desastre e um atestado de incompetência.

  13. Vai levar muiiiiito tempo pra arrumar o que estragaram no governo anterior!! Beto e Flavio terao muito trabalho pela frente!!

    • Se tivessem começado a trabalhar no começo do ano passado e trabalhasse pelo menos oito horas por dia, cinco dias por semana, como a maioria dos paranaenses, quem sabe o quadro fosse bem diferente. Além da incompetência, nem se dão ao luxo de trabalhar, só fazem conchavos para o benefício de doadores de campanha ou para favorecer a iniciativa privada, como a parceria SEED com o Wallmart, e fazem o maior estardalhaço como se estivessem fazendo caridade para os estudantes.

    • Beto reduz repasses para educação,mas aumenta verba da segurança
      Superávit do governo no 1.º bimestre chegou a R$ 908 milhões, o que mostra que havia dinheiro em caixa para mais investimentos. Na comparação com 2010, policiamento e saúde foram priorizados

      EDUCAÇÃO, traz saúde,segurança e trabalho.
      Então comece agora GOVERNADOR.

  14. VOLTA REQUIÃO!!

  15. Por favor, me poupe de tanta bobagem. Beto Richa assumiu o governo em 2011- Esses índices são resultado de testes feito em 2011- Como podem dizer que no Governo Richa o ensino desabou?
    Há muito tempo a educação no Brasil vem se deteriorando. E, de acordo com a interpretação desse artigo se entende que Beto Richa é o culpado do mau resultado obtido pelos nossos ilustres alunos, como se em um ano se conseguisse reverter anos e anos de descaso com o ensino no Brasil.
    VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DO PROFESSOR –