Só o PT pode salvar Gustavo Fruet em Curitiba

Fruet (PDT). Foto: Thea Tavares.

Peço permissão a você, caro leitor, para discordar do senso comum que paira nas eleições de Curitiba. A meu ver, só o PT pode salvar Gustavo Fruet, candidato do PDT à  prefeitura, e leva-lo ao segundo turno. Portanto, discordo da opinião quase unânime de que os petistas são os responsáveis pela queda do pedetista na recente pesquisa Datafolha divulgada pela RPC TV/Folha de São Paulo.

Creio que Fruet assimilou o discurso de seu principal adversário, Luciano Ducci (PSB), que o acusa de incoerência! por causa da aliança com o PT. O pedetista vem funcionando retroativamente, na defensiva, em virtude da atuação que teve na CPI do Mensalão, lá pelos idos de 2005, no Congresso Nacional.

A reação de Gustavo Fruet e estrategistas da campanha lembra muito aquele pré-adolescente que é vítima de bullying na escola. Os colegas lhe aplicam um apelido e ele, indignado, reage negando o carimbo. Para espezinhar a vítima, os maldosos insistem na galhofa até o apelido colar de vez.

Essa história de que o eleitor da capital não aceita o PT é conversa para boi dormir. Tão conservador quanto os curitibanos são os pontagrossenses que, segundo o Ibope divulgado ontem, colocam o petista Péricles Mello na liderança da disputa pela prefeitura daquele município da região dos Campos Gerais.

Outros dados desmontam o mito que Curitiba é anti-PT. A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula são os grandes eleitores por aqui, como atestam as pesquisas. Prova disso, até o prefeito Ducci disse, em seu primeiro programa eleitoral na tevê, que seu partido é da base do governo federal e que é Dilma desde criancinha. Some-se a isso a votação de Gleisi Hoffmann (PT) para o Senado, em 2010. A hoje ministra obteve naquela oportunidade 413.993 votos nas urnas da capital.

29 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Alou-se ao partido do MENSALÃO! P-E-R-D-E-U!!
    De inicio meu voto era dele, até ver a aliança com os emnsaleiros. E as chaves de CWB e do PR nas mãos dos ladròes do PT, NÃO!

  2. acredito muito em gustavo ainda bem que voce saio fora do psdb saio nahora serta psdb nao erra seo ideal uma pena que voce nao esta no pmdb caras como voce fas falta no pmdb mas espero que seja vencedor das eleicao torcerei muito pra voce curitiba so vencera com voce mostre e fale pois isso voce tira de letra parabems gustavo voce deve ser o vencedor eta de um amigo assis bolsoni bituruna pr.

  3. Incoerência é ruim, mas tem coisa pior. A coerência com uma administração cansada e viciada, entorpecida pelo poder, por exemplo. Ou a leviandade de votar em um garoto filhinho de papai, que é só uma carinha na TV, mas vazia. O Gustavo precisa se resolver, assumir sua independência (é o PT que o apóia, e não o contrario) e se mostrar firme à população.

  4. Setembro chegou e temos ainda mais de 30 dias de campanha na ruas, na TV, no rádio e na Internet.
    Tenho convicção e esperança de que a campanha do Gustavo Fruet possa melhorar e que ele vá ao 2º turno, pois o eleitoral de Curitiba é qualificado e sabe diferenciar o joio do trigo. Mas para isso é preciso mudanças urgentes, não só na postura pessoal do candidato, e também no conteúdo do programa eleitoral que precisa ser muito mais crítico e propositivo, pois tem sido pouco eficiente na mensagem ao público eleitor.
    É preciso, claramente, que as lideranças e a militância petista esteja mais presente e participativa; e isso incluiria modificações na coordenação da campanha, o que me parece difícil de ocorrer, a não ser que o G. Fruet tenha coragem suficiente para se impor e dizer que ele é que manda, no que teria apoio maciço das forças progressistas que pensam no futuro da cidade e querem o bem de Curitiba, mais justa e socialmente equilibrada em todas as camadas da população.

  5. Só tá faltando mesmo o próprio Fruet entrar na campanha. Mas aquele Fruet da CPI do Mensalão. Já que teve coragem de apontar o dedo pros petistas graúdos e até para o presidente LULA, então porque não apontar pro Beto Richa, Luciano Ducci, Derosso, Nelson Justus e tantos outros gafanhotos soltos por aí!

  6. Nem a força do PT salva este barco, esta naufragando…

  7. Para o Fruet vencer, precisa trazer o Deputado João Paulo Cunha – que não é mais candidato a Prefeito na cidade de Osasco – SP. Agora, ele está “livre” para poder atuar na campanha do Fruet. Adios Fruet. Comece a se preparar para disputar uma vaga para Deputado, pois, para Prefeito, já não consegue mais. Vai perder mais pontos e logo estará empatado com o Greca.

  8. Ducci caiu de paraquedas na prefeitura. Como Greca mostrou no youtube, Ducci nem asfalto sabe fazer direito. Pra mim, e para amigos com quem converso no trabalho, Greca é a melhor escolha para Curitiba nestas eleições.

  9. Quem sabe até 6 de outubro o PT e o PDT acreditam na analise do Esmael. Ih, mas aí já era… Campanha ‘paz e amor’ já detonou Gleisi em 2008 e vai desidratar mais o Fruet. Tem que bater no prefeito que acha que se elege só com apoio do playboy do palacio Iguaçu.

  10. O Fruet e o PT não podem fazer o jogo do adversário, tem que encarar e partir pra cima. Tem que botar os advogados pra trabalhar e não deixar que só as pesquisas que interessam ao adversário possam ser divulgadas.

  11. JA ERA PRO FRUET. EU IA VOTAR NELE MAS COM O PT NEM PENSAR. IMAGINO MAURICIO FRUET VENDO UMA COISA DESSAS.
    QUE TRISTE .

  12. ONTEM EM AULA NA PUC DE CIÊNCIAS SOCIAIS DISCUTIMOS ELEIÇÕES EM CURITIBA E EM UMA ENQUETE A MAIORIA DE NÓS ALUNOS ACHAMOS QUE FRUET PERDEU SEU ESPAÇO, FAZ CAMPANHA FRUET PAZ E AMOR E NÃO CONSEGUE SER OPOSIÇÃO A LUCIANO NEM AO RATINHO.
    AGORA É TARDE PARA SE RECUPERAR, FRUET É CARTA FORA DO BARALHO.

  13. Vale lembrar que o Ângelo Vanhoni por muito pouco não chegou à prefeitura em 2000, também.
    Acredito que o povão mesmo pouco se importa com partido, papos como coerência, etc. É um argumento muito sofisticado(em relação ao nível do eleitorado médio) esse de que a incoerência do Fruet em aliar-se ao PT tem atrapalhado.

  14. Bom falta o candidato também se ajudar e começar a respeitar os candidatos de chapa. Agendas e material tem que estar a disposição. Principalmente agenda

  15. Parabéns pela sua lúcida análise Esmael. De fato, o DUCCI está emparedando o Gustavo Fruet com esta história de “incoerência”. Para Curitiba obviamente será melhor um prefeito alinhado politicamente ao Governo Federal. Por que não dizer a verdade? Gustavo não é petista. Fez uma aliança eleitoral com o PT para o bem da cidade. Precisava do tempo de televisão e da militância (já que seus militantes históricos, por razões diversas, permaneceram orbitando em torno de Beto Richa). O PT teve a grandeza de abrir mão da candidatura própria para apoiar um candidato honesto, respeitado, íntegro, que estava melhor colocado nas pesquisas. Indicou a vice, pessoa historicamente vinculada ao movimento social, popular e sindical. Esta aliança tem tudo para funcionar. Basta assumir, com a cabeça erguida, que se trata de uma aliança eleitoral para o bem de Curitiba, banindo os demofóbicos. Curitiba não é anti-PT. Quem é anti-PT é esta elite atrasada que não consegue nem imaginar se distanciar do poder. PARABÉNS PELA CORAGEM DE DIZER QUE O REI ESTÁ NÚ.

  16. O Fruet tem que parar de fazer campanha pra Presidente da Republica e sair do escritório.

  17. Curitiba é diferente de Ponta Grossa, la ja foi eleito prefeito do pt aqui não tem chance.

  18. Concordo com o Esmael. O PT até agora não entrou pra valer na campanha. Para ajudar, o pessoal do PDT fica como cachorro que corre atrás do rabo. Tem muito cacique pra pouco índio naquele comitê central. O Picler parece “piá pançudo”, se a brincadeira não for do jeito que ele quer então não brinca mais, ou pior só brinca com os amiguinhos mais próximos.
    Acho que o Fruet deve partir para o ataque e desmistificar essa de que o eleitor curitibano rejeita o PT. Outras eleições já houveram com o PT indo para o segundo turno, então não há uma rejeição tão grande assim. Se o Lula ou a Dilma não vierem, então que pelo menos gravem uma mensagem de apoio ao Fruet e à chapa de vereadores. Dr. Rosinha também podia dar uma mãozinha gravando mensagem de apoio, assim como a Deputada Rosane Ferreira do PV.
    O resultado das pesquisas não refletem a realidade das ruas, ou então estou ficando maluco. O problema é que tem muito eleitor tacanho que vem com a história do voto útil: “ia votar no Fruet, mas o Ducci e o Ratinho estão melhores nas pesquisas”.
    Iniciar a ofensiva já!!! Partir para o ataque bruto, falar do ICI, da sogra fantasma do Ezequias (Beto), bater na licitação do Lixo, bater na obscuridade da URBS, bater nas péssimas reformas de terminais, bater pesadíssimo na falta de vagas em creches…. fragilidades do adversário não faltam.

  19. Chega de blá,blá,blá…e vamos transformar o BRASIL pra todos.

    O eleitor Curitibano tem luz própria não é maria vai com as outra…nunca votei no PT não porque tenho receio… e reconheço que eles estão fazendo uma boa administração prova é a aprovação da presidente DILMA pois se fosse pra condenar este ou aquele partido todos tem suas LARANJA PODRES.

  20. Eu quero dizer que o Gustavo é um candidato muito forte e coligado ao PT ficou ainda mais forte. O que parece, a distância, é que a coordenação da campanha ainda não conseguiu comungar esforços, impedir disperssões, conter vaidades. Mas eu acredito que uma candidatura desse porte não vai naufragar por bobagens. Curitiba não merece. VAMOS GUSTAVO. Vem aí uma arrancada até a vitória no segundo turno.

  21. Adorei ler a minha sobrinha: “-Errar é humano permanecer errando é uma delícia”
    Que lição linda para a cidadania curitibana que vai derrotar uma Ditadura de 24 anos no Paraná.
    “Bueno, prefeito e governador junto uma delicia poder sepultar o golpe88 em 2012”.
    OUSAR A VERDADE, A LIBERDADE DE EXPRESSÃO COM TRANSPARÊNCIA TOTAL LOCAL REAL. EM UMA REVOLUÇÃO DE COSTUMES POLÍTICOS ELEITORAIS JÁ.

  22. Acho sim que o pt tem entrar mais na campanha de fruet,mais acho também que o fruet tem que correr atras disso, se não quiser ficar no primeiro turno,vai procurar a DILMA que esta em alta no Brasil,acorda Fruet em quanto ha tempo meu voto ainda é seu.

  23. Valeu Esmael, precisa de alguém de fora pra apontar o óbivio para o Candidato. Espero que ele ouça!

  24. Errado. O TRE-PR também pode ajudar Fruet, isso se este órgão parar de ajudar Ducci e impugnar o Vox Populi e outras pesquisas que são favoráveis a Fruet.

  25. Qualquer candidato é melhor que o Ducci, inclusive o Fruet. É difícil entender como o PT embarcou na campanha de seu algoz de ontem. Um apoio no segundo turno teria asido o mais indicado. A única coisa positiva é assistir parte do eleitorado conservador do Fruet aderindo ao pacote com o PT. Achei uma aliança equivocada, mas o filiado que não respeita a decisão do partido estará sempre errado.

  26. Concordo que só o PT salva Gustavo, entretanto, discordo que o PT não é o responsavel pela queda do Gustavo.

    Discordo disso, não pela carga negativa imposta pela coligação, mas sim, imputo a queda do Gustavo nas pesquisas pela resistência do PT em apoiá-lo. Cadê o PT na campanha ? Não falo dos vereadores, mas questiono a participação com recursos na campanha (que não existe); questiono o apóio do Lula e da Dilma. A Gleise fez uma caminhadinha de meia hora e vazou. Só isso.
    Realmente, só o PT pode salvar o Gustavo, pois até agora ele ficou somente com o ônus dessa coligação, já que o bônus ninguém viu.
    Com essa postura, vai se confirmando as informações da rádio “Boca Maldita”: O cara do PT era o Ratinho Jr, mas não acreditavam nele. Agora que demonstrou ser capaz de brigar bonito, o PT vai esperar o 2º Turno entrar com o apoio em quem for.
    PT é PT. Se enquadra perfeitamentre na parábola do escorpião.

    • A pergunta caro Durval e pq os petistas não tem espaço na campanha? ninguém vai onde e não e bem recebido. Me da um exemplo de um comitê coordenado por um petista. Falaram que a candidatura era do PDT e que os espaços de coordenação seriam do candidato então os recursos devem ser deles tb. PT saudações.

    • Que o Lula não viria até as pedras do Largo da Ordem já sabiam disso.

  27. ESTÃO TENTANDO CRIAR FANTASMAS NA TENTATIVA DE DESESTABILIZAR, PESQUISA REALIZADA COM 602 ELEITORES NÃO RETRATA A REALIDADE E AINDA SEM FALAR NA INCOERÊNCIA, COMO PODE A MENOR REJEIÇÃO ESTAR EM TERCEIRO LUGAR ? JÁ VIMOS ESTE FILME NA ELEIÇÃO PARA O SENADO, O RESULTADO TODO MUNDO SABE !!