Quem desvenda o enigma de Celso Nascimento?

O jornalista Celso Nascimento, colunista do jornal Gazeta do Povo, publicou hoje um enigma que deixou meio mundo boiando.

O blog tentará desvendar essa obscura mensagem. Ou seria um recado para alguém?

Quem quiser ajudar a decifrar o enigma de Celso Nascimento, por favor, fique a vontade. Pode comentar. As contribuições certeiras serão publicadas neste blog mais tarde.

A seguir, a íntegra do enigma de Celso Nascimento:

Enigmática

“No conciliábulo da última quinta, tomado de súbita cólera o lépido meretíssimo negava ser do gênero fêmea de grandíssimo roedor com apêndice traseiro calvo que habita meios fétidos. Outro, numa prédica sem lógica, deixava atônito até o mais estúpido rábula. Causídico célebre por defender auxílio supérfluo à  maternal supérstite, dava-se ele ao insólito desígnio de criar óbices ao prévio trânsito de públicas e jornalísticas notícias. Um despropósito! Inábil no ofício, não citou cláusulas, alíneas, parágrafos, sílaba ou vírgula do magno código pátrio… Lívido e trêmulo, sobrava-lhe fígado, faltava-lhe cérebro. Perplexo, até mesmo o sétimo do círculo aprovou sem polêmica essa esdrúxula fórmula: advirta-se o veículo e olvide-se o gramático causador da crônica cólica hepática que aflige o prático copista, notável áulico palaciano.”

10 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Quando escasseia a liberdade de expressão, restam os grafites nos muros e os enigmas. Que não seja necessário voltar às receitas de cozinha e poemas de Camões.

  2. Menos ameaçadora a erva daninha (tiririca), do que os filhotes de pequenos ratos, que insidiosamente tratam de ocupar os esgotos, para invadir os domicílios, corpos e mentes de nossa cidade!
    Curitiba, Cidade Ecológica, outrora Cidade Sorriso, não pode gothamizar-se, ao ver-se infestada pelas pragas urbanas da lepto e da cleptospirose, transmitida pela urina dos roedores!
    Pior que está, pode ficar, sim! Curitiba clama por socorro, para sair do atoleiro!… Tá sabendo onde é isso? No Centro Cívico, aquele local onde porcos e ratos chafurdam seu indisfarçável gozo…
    Avançai MinnieGleisi e seu amado MickeyBernardo!
    Convocai BatFruet!
    É preciso salvar Curitiba da ameaça que ronda a periferia, e que intenta se espalhar! Orai! Clamai pela presença de nossos SuperHeróis! E para ajudar (porque até os SuperHeróis precisam de ajuda…), muni-vos de todos os instrumentos auxiliares, para dedetizar e desratizar! Não podemos permitir a proliferação ou infestação por pestes e pragas alienígenas, trazidas por ratinhos e ratazanas!
    Mas muito cuidado! Os ratos têm alta capacidade de reprodução, são muito ágeis e não conhecem limites éticos!
    À luta MinnieGleisi! À luta MickeyBernardo! À luta BatFruet!
    Não passarão! Não, não passarão! Curitiba merece muito mais!

    • mas muito menos, as baratas,morcegos,vampiros,tucanos,demo, ja instalados havia mais de 20 anos na capital, q outrora capital sorriso,e agora é a capital do fedÔ… CURITIBA MERECE MUITO MAIS

  3. Tentarei aqui ser uma crítica, este pequeno ensaio de delicadeza permeado por jargões obscurantistas e um texto mal costurado. Se essa tentativa escrita fosse uma abordagem casual, e unívoca, não traria certas torpezas. Cabe aqui desvendarmos que esse enigma se refere a uma certa pauta julgada pelo Tribunal de Contas do Paraná em sessão do Tribunal Pleno, há grandes probabilidades do enigma ser em torno de uma das pautas, ou seja, verifiquem a pauta que mais “chamativa”, e logo, entenderam. Cuidado ao perpassam precipuamente seus comentários assim como o digníssimo Celso Nascimento não fez pois, verba volant, scripta manent – (As palavras voam e os escritos permanecem), ou seja, factum negantis, nulla probatio est – (Nenhuma prova se exige de quem nega o fato). Mas como tudo não passa de mera especulação, res inter alios acta, allis nec prodest nec nocet – (Os atos dos contraentes não aproveitam, nem prejudicam terceiros); fica aqui minha singela contribuição.
    Lembrem -se que: veritas evidens non probanda – (A verdade evidente não precisa de prova).

    O mais importante que o enigma, propõe é: “toda pena ( sentença proferida) na mão do legislador perde o sentido toda uma biblioteca.

  4. Celso Ressentimento agora baba seu ódio em latim?

  5. Que “idioma esquisito” é esse seu Celso Nascimento? Lí e não entendi. Fumei e não traguei. Bebí e não fiquei bebido. Então liguei pro amigo Nelson, não o Rodrigues, mas o da caserna ““ o Sargento que me mandou um samba:

    Fui fazer o meu samba
    Na mesa de um botequim
    Depois de umas e outras
    O samba ficou assim
    Estrambonático, Palipopético
    Cilalenítico, Estapafúrdico
    Protopológico,Antropofágico
    Presolopépipo, Atroverático
    Batunitétrico,Pratofinandolo
    Calotolético,Caranbolambolu
    Posolométrico, Pratofilônica
    Protopolágico, Canecalônica
    É isso aí, é isso aí
    Ninguém entendeu nada
    Eu também não entendi
    (Então eu vou repetir)

    Na tradução livre:

    Que assembléia de grandes ratos ““ não eram ratas de rabos sem pelos ““ que habitam os esgotos fétidos dos palácios araucanos? Notório advogado por defender auxílios supérfluos à sobrevivência maternal dos grandes ratos. Quem são os ratos que querem criar dificuldades ao transito das notícias jornalisticas de interesse público? Sabemos que habitam meio fétido, logo habitam o centro de Curitiba que fede esgoto que jorra nas galerias pluviais. Pode-se dizer que tem merda no cérebro. O cortesão quer que esqueçamos o crítico e que a advertência caia sobre o veículo ou jornal ““ seria a Gazetona?

    Alguém pode arriscar outra versão? Quem são os sete?

  6. KARAKAS!
    Sem a ajuda do “vernáculo” consegui decifrar uma duzia de palavras… nenhuma frase inteira… . Vou ter que fazer re-matricula no curso de latim

  7. Joaquim Barbosa no exercício de sua relatoria!!