Pirotecnia da UPS chega ao bairro Sítio Cercado, em Curitiba

Governo instala sétima UPS no Sítio Cercado. Foto: Bruno Henrique/Banda B.
O show pirotécnico do governo do Paraná chegou na manhã desta sexta-feira (3) ao bairro Sítio Cercado, região Sul de Curitiba, onde cerca de 300 policiais militares, civis e guardas municipais ocupam a Vila Osternack para a instalação de mais uma Unidade Paraná Seguro (UPS).

Ontem à  tarde, o Tribunal Regional Eleitoral liberou a propaganda das UPSs nas tevês. Com isso, o show poderá ser mostrado na telinha. Quem não gostou nada disso foi a coligação de Gustavo Fruet (PDT), que desconfia que os comerciais de Beto Richa (PSDB) vitaminam a candidatura de Luciano Ducci (PSB) — seu protegido político.

De acordo a Secretaria da Segurança Pública, esta é a sétima instalação do projeto. Os policiais se concentram na Rua Eduardo Pinto da Rocha, uma das mais movimentadas do bairro.

Moradores do bairro Uberaba, o primeiro a receber a UPS, informaram ao blog que o policiamento ostensivo durante a instalação na região não existe mais. Tudo está como dantes, dizem.

O bairro Sítio Cercado é um dos mais violentos de Curitiba. Concentra, segundo a polícia, cerca de 8% do total de homicídios cometidos na capital. Ao todo, cerca de 120 mil pessoas vivem na região.

Bloqueios policiais estão sendo feitos nas principais saídas e entradas do bairro para revista dos moradores. Depois desta etapa, uma unidade física será construída para a presença permanente da polícia na região.

Economia

De acordo com o governo, a proposta é implantar outras oito UPS em Curitiba até o final do ano, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, e também iniciar o projeto no interior do Estado, em locais que apresentem altas taxas criminalidade.

A UPS não é só policiamento. à‰ uma política do Estado de ocupar localidades violentas e ofertar serviços públicos que ajudem a elevar a qualidade de vida das pessoas!, explica o secretário estadual da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César.

Com informações da rádio Banda B.

Deixe um comentário