Greca defende a impugnação do DataPicler

Rafael Greca (PMDB) hoje na “Boca Bendita”, segundo ele. Foto: divulgação.

O candidato a prefeito de Curitiba pelo PMDB, Rafael Greca, pelo Facebook, disse que apoia a censura à  pesquisa do IRG, o DataPicler, reivindicada pelo prefeito Luciano Ducci (PSB) e acatada ontem pela Justiça Eleitoral.

“Até quando terei que dar entrevistas à  rádio CBN explicando asneiras e factóides primários, tipo pesquisas DataPicler, IBETO,$EN$U$ e outras bobagens?”, questiona Greca.

A seguir, a íntegra da opinião de Greca sobre a impugnação da pesquisa:

Apóio a decisão do T.R.E. de impugnar a pesquisa do IRG. Mais uma tentativa de dar vitória a quem paga a suposta sondagem! de opinião pública. Nessa pesquisa todas as zonais tem o mesmo peso demográfico ou seja, a 1!° zonal tem o mesmo peso que a 4!° zonal, a 2!ª ou a 145!ª e assim por diante, dividiram de forma amadora as 10 zonais em 10% para cada. Não obedeceram a proporcionalidade de eleitores de cada zona eleitoral.

A anulação jurídica representa quebra de tentativa de manipulação eleitoral. Até quando terei que dar entrevistas à  rádio CBN explicando asneiras e factóides primários, tipo pesquisas DataPicler, IBETO,$EN$U$ e outras bobagens?

Ensina-nos o cientista político José Carlos Sucupira:

O Instituto Ricieri Garbelini não obedeceu a proporcionalidade do número de eleitores por zonais, considerando portanto que todas as zonas eleitorais teriam o mesmo número de Eleitores, além do que a ponderação do nível econômico seria !¨um!¨ o que demonstra que não estavam apresentando ponderação alguma pois qualquer número multiplicado por um! é igual a ele mesmo. Isso significa que o IRG não informou portanto o percentual de entrevistas que fez em determinada faixa de renda.

Portanto a pesquisa é inidônea pode causar sérios prejuízos a lisuara do pleito eleitoral.

Além da pesquisa ter sido suspensa judicialmente caberia a luz do Direito o questionamento se houve perdas por divulgação apesar de pequeno espaço de tempo divulgado na mídia eletrônica.!

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I’m very new to blogs and actually liked you’re web-site. Most likely I’m want to bookmark your blog post . You actually come with wonderful article content. Thanks a bunch for sharing your web-site.

  2. é outro que tem medo da verdade !!! Fruet sempre em primeiro e nem precisa de pesquisas para mostrar isso !!!

  3. MInha dúvida é porque o Luciano Ducci faz de tudo pra censurar pesquisas que supostamente estaria atraz e adora divulgar pesquisas em que está em crescente ou liderando??????

    Porque crescer de 16% para 25% em menos de 1 mês é no mínimo suspeito!!!

  4. Apesar de nao ser seu eleitor vou ter que concordar com o cara!!
    É muita manipulação nessas pesquisinhas ai…é novamente muito dinheiro jogado fora que poderia ser investido em coisas favoráveis a todos!!

  5. Eu também não consigo acreditar nas pesquisas, infelizmente tem candidato que compra e daí não dá pra saber realmente quem é que está agindo de boa fé. As que o Luciano está na frente para mim são claramente compradas.

  6. Parabéns ao blog pela informação, ontem ouvi na CBN o comentário do Sr José Carlos Sucupira da equipe de Greca. Temos que por fim a essas pesquisas que ora interessam um outras interessam outros.
    Rafael Greca esta fazendo uma campanha limpa e não suja nossa cidade nem polui nossos ouvidos. Dá pra ver que investiu em uma equipe de qualidade e não em quantidade.
    Rafael terá meu voto, soube que era candidato no Debate da band, pensei até em votar no Gustavo, mas de´pois desse DataPicler e a aliança com o PT nem pensar.

  7. Parabéns ao Rafael Greca que como li no blog da Joice fazia campanha sem equipe. Pois bem o Cientista político José Carlos Sucupira nos deu uma lição de cidadania ao desnudar a manipulação das pesquisas. Vivi a gestão de Greca e sei que sempre além de cuidar de nossa cidade é muito feliz na escolha de sua equipe.
    Farois do saber, Restaurantes Populares e muitas realizações foram feitas em sua administração. Não vou me aventurar vou votar em Rafael Greca, não sou fake como muitos que usam a internet, sou amiga de face de Rafel por amor a Curitiba

  8. Parabéns ao blog pois foi o único que nos deu a oportunidade de entender os fatos que levaram a impugnação judicial. Imagino que a campanha de Greca esta realmente fiscalizando os deslizes da campanha Eleitoral.
    Torço para Greca ou Ratinho. Votarei em um deles.

  9. Que tal essa?? Greca esta certo, Fruet usar Picler para pesquisa parece piada de salão. Ducci impugnou pq estava perdendo, agorar li acima que impugnou a pesquisa do ratinho, só falta impugnar a eleição, essa é a democracia que o Beto Richa prefere

  10. Que Instituto é esse? Afinal foi Ducci ou Greca que impugnou? Pelo que li Rafael nos explica como fraudaram a pesquisa e já no Twitter Guelmando PDT diz que foi Ducci por não estar em primeiro lugar. Fico com a explicação Técnica de Greca mas com a argumentação da turma do Ducci. Deveriam acabar de vez com pesquisas eleitorais, todas manipuladas, nunca nos meus 61 anos de idade fui entrevistado por qualquer orgão de pesquisa. No máximo aqula ligação feita com nosso dinheiro do Beto pedindo votos pro seu candidato.

  11. Greca esta certo essas pesquisas mentem descaradamente. Prefiro acreditar em enquetes como a desse blog do que em pesquisas. Nunca fui entrevistado e só acho que Greca não tem com o que se preocupar, é o mais preparado e experiente vai ganhar apesar das pesquisas, como dizia Lula são políticos picaretas com anel de Doutor. Parabéns ao Greca por nos dar as explicações claras sobre a tal impugnação.

  12. O PDT sempre foi um partido que lutou contra as pesquisas manipuladas e falsificadas. O método utilizado pelo IRG é o fragrante da manipulação como denunciou, corajosamente, Rafael Greca. Mas o que causa espanto é um advogado, com a biografia de Gustavo Fruet, permitir e autorizar essa manipulação de dados. Nivelou-se eticamente, por baixo, com o seu opositor Luciano Ducci. Que Deus ilumine o caminho dos eleitores no meio do caos e do lixo.

  13. Essas pesquisas são vergonhosas, tanto esse tal Datapicler que deve ser de brincadeirinha como Ibope, Datafolha e outros mais, melhor seria se todas as pesquisas fossem acompanhadas pelo MP da Justiça Eleitoral.
    Greca é sábio e experiente não deve estar engolindo essas pesquisas falsas. Quem anda pela cidade percebe que Ratinho lidera os outros caem e Rafael esta subindo aos poucos mas pode ser a surpresa do segundo turno.

  14. Parabéns Rafael Greca ao menos o Sr elementou bem a impugnação com argumentos irrefutáveis. Me parece que ele ao contrario de outros candidatos pode não ter um exército de coordenadores, mas tem uma equipe que funciona e tem alta qualidade. Vejo que o Ducci só pensa em se preservar das pesquisas que o deixam atrás dos demais candidatos. O Ratinho anda com a ¨Massa ¨debaixo do braço.
    Estava em dúvida entre Fruet e Greca agota votarei em Rafael Greca.