Governo do PR tenta roubar! bom desempenho dos municípios no Ideb

Paulo Mac Donald.
Os leitores deste blog souberam há pelo menos 40 dias que o desempenho da Educação paranaense no Ideb (àndice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2011, sob a batuta do secretário e vice-governador Flávio Arns (PSDB) e da superintendente Meroujy Cavet, seria um fiasco capaz de envergonhar a todos os cidadãos do estado.

O desempenho do Paraná no ensino fundamental, séries finais, caiu de 4,1 para 4,0 entre os anos 2009 e 2011.

No ensino médio, a vergonha se repetiu: o Ideb caiu de 3,9 para 3,7 !“ também no mesmo período.

O resultado Ideb 2011, já é reflexo da gestão Beto Richa, pois as notas conquistadas no governo anterior, de Roberto Requião e Orlando Pessuti, vinham em ritmo de crescimento. Portanto, houve uma interrupção das políticas educacionais de outrora e o resultado divulgado ontem traduz o conjunto da obra! do atual governo.

Dito isto, chama a atenção que o Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), esteja tentando roubar! o bom desempenho dos municípios no Ideb.

As séries iniciais do ensino fundamental, responsabilidade plena dos municípios, mantiveram o índice de 2009, que era de 5,2.

Economia

O desempenho dos municípios nada tem a ver com a intervenção da SEED/Governo do Paraná na área.

Em Foz do Iguaçu, no Oeste, a educação pilotada pelo prefeito Paulo Mac Donald (PDT), por exemplo, teve a melhor nota do país. Esse desempenho ajudou puxar a nota geral paranaense (soma das escolas das redes pública e privada).

A nota do município iguaçuense no Ideb subiu de 6,2 para 7,0, ultrapassando a meta estipulada para 2021, que é de 6,3. Das 10 melhores escolas do Brasil, ressalte-se, três são de Foz. A Escola Santa Rita de Cássia obteve a nota 8,6 na avaliação, a mais alta do país.

O Estado do Paraná precisa fazer uma revisão geral e completa na educação. Essa queda não se justifica, pois, sem recebermos um centavo do governo estadual, estamos fazendo o melhor ensino do país. O governo Richa precisa de uma estratégia. Nós, por exemplo, colocamos ar condicionado em todas as salas de aula e investimos pesado na formação continuada dos professores. O resultado está aí para coroar o nosso trabalho!, disse o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald.

São os próprios municípios que fazem o planejamento no PAR (Plano de Ações Articuladas), do Ministério da Educação (MEC), onde são apontadas as deficiências na educação básica, e o governo federal injeta os recursos necessários para cumprir as metas estabelecidas. Sem a participação do governo do estado, portanto. O dinheiro sai do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

Como se vê, o governo do PSDB tenta roubar! o excelente desempenho dos municípios no Ideb. Nunca é demais lembrar que esse governo sonegou recursos estaduais até mesmo para o transporte escolar. Por outro lado, a SEED sucateia a “memória técnica” da Educação e, diante desse fiasco, tenta pegar uma carona no sucesso das políticas públicas do governo federal na área educacional. à‰ isso. O resto é firula.

Comments are closed.