Funcionários da Sanepar entram em greve

da Banda B

Funcionários da Sanepar não aceitam redução na participação de lucros.

Os sindicatos que representam os trabalhadores do setor operacional, técnicos químicos, técnicos de segurança do trabalho e técnicos industriais da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) fizeram uma manifestação na manhã desta terça-feira (14) em frente à  sede da Sanepar, na Rua Engenheiros Rebouças, em Curitiba e prometem parar por tempo indeterminado. O impasse entre empresa e trabalhadores já se estende por mais de dois meses quanto ao valor do Programa de Participação nos Resultados (PPR).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento (Saemac), Gerti José Nunes, a reivindicação da categoria é o pagamento integral do PPR, no teto máximo permitido pela lei, o que corresponde a 25% do montante distribuído aos sócios acionistas da Sanepar e totalizaria aproximadamente R$ 4.600,00 para cada funcionário. Acontece que neste ano a empresa se propôs a pagar apenas metade deste valor!, conta o presidente em entrevista à  Banda B. Com isso, 57,8% dos trabalhadores rejeitaram a porcentagem reduzida.

A greve por tempo indeterminado pode não afetar a população de imediato. Mas se esta situação se prorrogar haverá sim um impacto no abastecimento, na manutenção e distribuição de faturas!, alerta o presidente do Saemac.

O Ministério Público do Trabalho determinou um prazo de 48 horas para que a Sanepar se manifeste apresentando nova proposta.

3 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Tão querendo pegar parte do PPR dos funcionários da Velha Sanepa? Que isso Ezequias? Faz isso não Ghignone. E o Choque de Gestão? E o resultado da auditoria que fizeram para reestruturar o plano de cargos e carreira? Com 35% de aumento na tarifa de água e esgoto no ano passado o lucro deve ter sido astronômico e tão querendo jogar migalhas do fundo de participação nos resultados para os funcionários? Pouca vergonha. Ouvi dizer que só no ultimo trimestre o lucro foi o mesmo que em todo o exercício de 2010.

  2. Querem dizer que só no governo da Dilma tem greve é? Tucano é muito pior, além de nao saber governar, corre-se o risco de venderem o patrimônio público.

  3. o beto entrou pelo cano.