‘Diplomacia’ marca primeiro debate de prefeituráveis de Londrina

Via odiario.com

Debate em Londrina foi considerado ‘morno’. Foto: Facebook/divulgação.
A diplomacia foi a marca maior do primeiro debate dos candidatos a prefeito de Londrina, realizado nesta quinta-feira (2) à  noite, na TV Tarobá (Rede Bandeirantes). Todos os seis candidatos – Alexandre Kireeff (PSD), Barbosa Neto (PDT), Luiz Eduardo Cheida (PMDB), Marcelo Belinati (PP), Márcia Lopes (PT) e Vamor Venturini (PSol) – estiveram presentes.

Apesar de apresentarem um certo nervosismo, os candidatos evitaram ir para o confronto direto ou polemizar. Porém, não faltaram cutucadas a Barbosa Neto (PDT) pelo fato de ter sido cassado pela Câmara Municipal de Londrina na última segunda-feira (30), acusado de irregularidades na contratação de vigias da empresa Centronic, pela prefeitura, e que teriam prestado serviços à  rádio de sua propriedade, a Brasil Sul AM.

Mediados pelo editor-chefe da TV Tarobá, Fernando Brevilheri, os candidatos responderam a perguntas de telespectadores. Equipes de jornalismo gravaram as perguntas e houve o sorteio de quem responderia a cada questionamento.

Porém, no segundo bloco é que o confronto entre os candidatos foi um pouco mais acirrado. Mesmo assim, eles evitaram polemizar e buscaram ser um pouco mais polidos. Mas não faltaram alfinetadas quando o embate envolvia Barbosa Neto. Foi o caso da primeira pergunta realizada pelo pedetista a Alexandre Kireeff sobre o que ele achava da Guarda Municipal. Kireeff foi bem polido ao dizer que defende uma guarda desarmada e que o processo das armas de fogo devam ser realizadas gradativamente, à  medida que o efetivo vá amadurecendo como força de segurança.

Já Valmor Venturini foi curto e grosso em seu questionamento a Barbosa Neto, questionando se ele não se sentia constrangido em estar presente ao debate após a sua cassação. O ex-prefeito usou o discurso que já vinha utilizando de que foi vítima de armação política em Londrina, que a sua candidatura não estaria sub judice e que teria havido uma farsa na Câmara Municipal. Venturini rebateu dizendo que na realidade Londrina respira melhor desde a saída dele da prefeitura e que foi o povo que o retirou do cargo.

Economia

Nas demais perguntas entre os candidatos, o clima foi mais ameno, abordando desenvolvimento econômico, segurança, proposta de gestão pública e sobre a planta de valores do IPTU.

O terceiro bloco começou quente, com Luiz Eduardo Cheida escolhendo Barbosa Neto para responder ao questionamento sobre onde ele teria errado na política pública de saúde em Londrina. Barbosa respondeu fazendo comparativo entre as mudanças político-administrativas na administração pública na gestão de Cheida, há 20 anos, e a dele, e que houve muitos avanços no setor. Cheida usou da réplica, citando o desperdício de recursos públicos em Londrina com vacinas sendo jogadas no lixo, remédios vencidos e compra de equipamentos inadequados e voltou a insistir na pergunta feita anteriormente.

Barbosa Neto ao usar da tréplica, foi interpelado por Cheida e, quando o mediador voltou o cronômetro para o ex-prefeito, este chamou Cheida de mal educado, não respondendo ao questionamento. Ao final questionou há quanto tempo que Cheida não entrava em um consultório para clinicar, pois só tem ficado na política. Cheida pediu direito de resposta, mas foi negado a ele.

Outro ponto de debate mais acirrado foi no questionamento de Alexandre Kireeff a Marcelo Belinati sobre o excesso de partidos que estão apoiando a sua candiatura na coligação e se isso não geraria um inchaço da máquina pública. Mas Marcelo evitou o confronto direto ao responder a importância desses apoios.

Os demais questionamentos, como no segundo bloco, foram mais amenos e não ocorreram polêmicas, abordando habitação, saúde e relação da candidata Márcia Lopes, do PT, com o Sindiserv.

No último bloco, nas considerações finais, os discursos dos candidatos foi de fazer o melhor por Londrina. Vários deles aproveitaram para dar alfinetadas em Barbosa Neto, lembrando dos escândalos que marcaram os dois últimos anos. Já Márcia Lopes procurou atrelar a sua imagem à  da presidenta Dilma Rousseff, enfatizando a importância dela ser eleita a primeira prefeita do município.

A TV Tarobá agendou outro debate para o dia 2 de outubro, na semana que antece as eleições marcadas para o dia 7.

Comments are closed.