Dilma cria estatal de energia nuclear

da Agência Brasil

Presidenta Dilma Rousseff.

A Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul) é a nova empresa pública criada pela presidenta Dilma Rousseff, que sancionou a Lei 12.706. A empresa tem a atribuição de desenvolver tecnologias do Programa Nuclear Brasileiro e para a área nuclear da Marinha. Será também responsável por elaborar projetos e tecnologias para a construção do primeiro submarino de propulsão nuclear brasileiro.

Caberá ainda à  Amazul estimular a implantação de novas indústrias no setor nuclear e prestar-lhes assistência técnica. A empresa é vinculada ao Ministério da Defesa, por meio do Comando da Marinha, e terá sede em São Paulo.

O quadro de pessoal da Amazul, inicialmente, será composto pelos atuais empregados da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), que desempenham atividades no âmbito do Programa Nuclear da Marinha.

A lei sancionada pela presidenta está publicada na edição de hoje (9) do Diário Oficial da União.

2 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Mais um passo no trajeto que começou lá nos anos 50.O Brasil é um dos poucos países do mundo que tem um programa nuclear contínuo e totalmente nacional.

  2. Mas já não tem a Eletronuclear ?