Um terço da Câmara de Vereadores de Curitiba está sob suspeita

* Coligação PDT/PT/PV cogita retirar legenda de vereadores

Clique na imagem para ampliar.

Reportagem do jornal Gazeta do Povo, edição desta quarta-feira (11), revela que ao menos 13 vereadores e ex-vereadores têm ligação com beneficiários de verba publicitária da Câmara de Curitiba. O número supera um terço da Casa, que tem 38 parlamentares.

Segundo o jornal e a RPC TV (clique aqui para ler a íntegra da matéria), entre 2006 e 2011, cerca de R$ 500 mil de verba de propaganda foi paga a serviços prestados por pessoas ligadas a quatro vereadores.

Em abril deste ano, a série “Negócio Fechado” já havia identificado outros 9 vereadores que tiveram de alguma forma ligação com o dinheiro de publicidade da Casa.

O diabo é que em tempos de eleições há movimentos dentro das coligações para que haja expurgos. Isso limparia a área para candidaturas novatas. Essa conversa existe, por exemplo, dentro da coligação PDT/PT/PV, pois dois vereadores do campo de Gustavo Fruet (PDT) foram citados pela reportagem: Pedro Paulo (PT) e Tito Zeglin (PDT).

Mas a maioria dos envolvidos no imbróglio (onze) é ligada ao time do prefeito Luciano Ducci (PSB), candidato à  reeleição. Entre eles estão os seus ex-líderes na Câmara Roberto Hinça (PSD) e Mário Celso Cunha, atual secretário de Estado da Copa. A denúncia da Gazeta/RPC TV também alcançou o novo líder do prefeito Serginho do Posto (PSDB).

O diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, avalia que “esses escândalos na Câmara de Curitiba são semelhantes à queles que atingiram a Assembleia Legislativa do Paraná em 2010 e, infelizmente, como envolve políticos de todos os partidos, nenhuma coligação utilizará isso na campanha”.

Resumo da ópera: as coligações tendem a colocar panos quentes nessa denúncia; o prefeito poderá ficar mais uma vez sem líder no legislativo e Fruet poderá mexer na sua chapa proporcional para não dar munição aos adversários.

Caro leitor, é a política como ela é.

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Parece que essa turma aí fez um pacto com Mefistófolis. Bando de descarados que usam a boa fé do povo para fazer da Câmara de vereadores como o seu banco particular. Muitos se vestem de arautos da moralidade pública e não passam de “ladrõeszinhos de galinha”. Mas, será que a culpa não é na verdade um pouco da irresponsabilidade do povo que vota nessas porcarias?. Ontem a noite presenciei uma cena patética. O tal professor Galdino feito palhaço, dançando na bôca maldita a “éguinha pocotó”. Se a nossa política fôsse séria essa cara deveria ser cassado por falta de decôro parlamentar quando com essa atitude tranforma a sua representatividade que deveria ser usada para legislar em favor da população, em picadeiro de circo dos horrores.

  2. Até tu SErginho???? Não adianta nada ficar indo na missa todo domingo. DECEPÇÃO!

  3. Pelo visto você fugiu da escola benedito lima, vai estudar criatura, ler um bom livro, quem sabe assim você aprende a escrever…

  4. Pau nele! Manda ele ver o PATETA.

  5. Penso que as coligações deveriam expurgar os envolvidos em falcatruas de suas respectivas chapas,para salvaguardar os outros candidatos com ficha limpa.

  6. COMISSÃO DE ÉTICA.

    Que os partidos acionem suas COMISSÕES DE ÉTICA.

    Que o nosso PDT, sob a presidência de Gustavo FRUET, acione a Comissão de Ética, recentemente constituída na Cidade de Curitiba.

    Mudanças promovem-se com corajosos atos.

    Mão à Obra!…

  7. concordo plenamente q os dirigentes das coligaçoes tem que serem implacavel cm esses fixas sujas pois “fixa suja” n é so os que foram condenados mas aqueles q futuramente desfaucaram o partido , pois concerteza serao caçados serao concerteza prejuizo para o nosso prefeito Gustavo

  8. os vereadores são religiosos fanáticos, toodos levam um terço de tudo. a câmara municipal de curitiba está um lixo cheia de vermes.

  9. Mas que fenômeno interessante, porque será que um monte de funcionários dos gabinetes dos vereadores e seus parentes próximos eram ou são proprietários de agências de propaganda ? E porque cargas d´água uma câmara de vereadores precisa gastar 30 milhões em propaganda ? Será que ela patrocina um piloto de fórmula 1 ? Ou um time de futebol ? Ou a novela das nove ?

  10. OS OUTROS 2 TERÇOS JÁ FORAM CONFIRMADOS E ENQUADRADOS.

  11. É mole ou querem mais, até tu Pedro Paulo? Explique-se por favor

  12. Vivêssemos num país sério, ou fôssemos um pouquinho exigentes, já teríamos fechado aquilo lá há muito tempo!
    Que diabos pode ter uma casa de leis, onde mais da metade de seus ocupantes, que se sabe, estão envolvidos com roubos e falcatruas?
    Cadê o MP?

  13. Mas o Pedro Paulo só fez umas propagandinhas… ah, não tirem o pobrezinho da chapa… Já o Tito é useiro e vezeiro do esquema do Derosso.