Um terço da Câmara de Vereadores de Curitiba está sob suspeita

* Coligação PDT/PT/PV cogita retirar legenda de vereadores

Clique na imagem para ampliar.
Reportagem do jornal Gazeta do Povo, edição desta quarta-feira (11), revela que ao menos 13 vereadores e ex-vereadores têm ligação com beneficiários de verba publicitária da Câmara de Curitiba. O número supera um terço da Casa, que tem 38 parlamentares.

Segundo o jornal e a RPC TV (clique aqui para ler a íntegra da matéria), entre 2006 e 2011, cerca de R$ 500 mil de verba de propaganda foi paga a serviços prestados por pessoas ligadas a quatro vereadores.

Em abril deste ano, a série “Negócio Fechado” já havia identificado outros 9 vereadores que tiveram de alguma forma ligação com o dinheiro de publicidade da Casa.

O diabo é que em tempos de eleições há movimentos dentro das coligações para que haja expurgos. Isso limparia a área para candidaturas novatas. Essa conversa existe, por exemplo, dentro da coligação PDT/PT/PV, pois dois vereadores do campo de Gustavo Fruet (PDT) foram citados pela reportagem: Pedro Paulo (PT) e Tito Zeglin (PDT).

Mas a maioria dos envolvidos no imbróglio (onze) é ligada ao time do prefeito Luciano Ducci (PSB), candidato à  reeleição. Entre eles estão os seus ex-líderes na Câmara Roberto Hinça (PSD) e Mário Celso Cunha, atual secretário de Estado da Copa. A denúncia da Gazeta/RPC TV também alcançou o novo líder do prefeito Serginho do Posto (PSDB).

O diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, avalia que “esses escândalos na Câmara de Curitiba são semelhantes à queles que atingiram a Assembleia Legislativa do Paraná em 2010 e, infelizmente, como envolve políticos de todos os partidos, nenhuma coligação utilizará isso na campanha”.

Economia

Resumo da ópera: as coligações tendem a colocar panos quentes nessa denúncia; o prefeito poderá ficar mais uma vez sem líder no legislativo e Fruet poderá mexer na sua chapa proporcional para não dar munição aos adversários.

Caro leitor, é a política como ela é.

Comments are closed.