Rafael Greca surpreende ao propor estatal municipal de energia solar

Greca quer estatal de energia solar. Fotos: Renata Freitas.

O ex-ministro e ex-deputado Rafael Greca (PMDB), empenhado em voltar à  prefeitura de Curitiba depois de 16 anos, surpreendeu gregos e baianos nesta segunda-feira (16) ao propor a criação de uma Companhia de Energia Municipal para gerir a produção de eletricidade solar.

“Já tivemos na nossa história rodovias, ferrovias, aerovias, infovias, agora vamos abrir as fotovias, os caminhos da luz de uma Curitiba devolvida ao futuro!, declarou Greca, durante a apresentação do projeto “Curitiba + Energia”.

Greca explicou que o projeto consiste em gerar energia solar, em Curitiba, com a instalação de um parque de usinas fotovoltaicas. A base do programa será um amplo Parque Fotovoltaico Energético (PFE).

Nos espaços, serão instaladas plantas (parques de geração de energia) em 270 hectares de áreas degradadas e ociosas da cidade. Conforme a proposta, as placas solares serão montadas de forma similar à s antigas pirâmides do Egito.

O Projeto Curitiba + Energia também prevê a criação de programas voltados para a habitação popular sustentável. Com a possibilidade de um cidadão comum contribuir para a geração de energia elétrica em seus domínios residenciais, ao instalarem placas solares nos telhados das casas deles.

A energia produzida será comercializada e entregue à  rede pública, abatendo, dessa forma, na conta de luz da população.

Ao apresentar o projeto, Greca anunciou ainda a criação da Curitiba + Energia, uma empresa de economia mista, para administrar a geração e comercialização de energia. A empresa será responsável pela instalação de 30 plantas energéticas de painéis fotovoltaicos.

Com uma área final de 270 hectares produziremos no horizonte de até 4 anos, 150 Megawatts (entre 5 e 30 megawatts é o potencial energético de uma PCH).

“Vamos garantir o acesso à  população mais humilde, a este grande sócio da humanidade que é o sol, assegurando à  democratização do acesso a energia elétrica de fonte absolutamente limpa!, disse Rafael Greca.

Segundo o candidato peemedebista, o objetivo é atingir, em médio prazo, o abastecimento da rede de iluminação pública. A proposta pretende ainda garantir o consumo de eletricidade de escolas, creches, postos de saúde, hospitais, e outros prédios públicos.

Vamos recolocar Curitiba na vanguarda da sustentabilidade ambiental pela busca da eficiência energética urbana e geração de energia renovável”, disse o engenheiro urbanista Greca.

O programa, idealizado por Greca, foi desenvolvido por equipe multidisciplinar de engenharia e estudos ambientais, composta de engenheiros sêniors e jovens colaboradores do plano de urbanismo PMDB-Curitiba.

Vamos abrir dois novos caminhos: a geração de energia solar distribuída na cidade e a geração em larga escala, com todo amparo da legislação brasileira regulada pela ANEEL, dentro das normativas do Plano Nacional de Energia – PNE!, reforça o engenheiro urbanista Rafael Greca.

O programa prevê também abastecimento de programas de sustentabilidade com táxis livres de poluição – com placas a serem entregues aos chamados “segundos motoristas”, bicicletas elétricas de uso de interesse público, carrinhos elétricos de coleta de recicláveis, carros de aluguel temporário modelo smart-car Pompeo – criado na UTFPr/Pr, bem como, a possibilidade de substituição do combustível fóssil na frota de ônibus da rede metropolitana.

38 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esmael, para o povo aprender que energia solar não tem nada a ver com frio, por favor publique este link:

    http://sementesustentavel.blogspot.com.br/2010/05/energia-renovavel-e-sustentabilidade.html

  2. O Rafael Greca, vem falar de estatização, ele foi o grande timoneiro do LERNER, no processo de venda do BANESTADO e da tentativa de venda da COPEL e SANEPAR. Para com isso, é feio.

  3. Vai gastar o dinheiro da Estatal com importação de Sol do Nordeste,
    Grande idéia KKKKKK, VOTAR PRA QUE ?

  4. hahahahahah captação de energia solar EM CURITIBA?? kkkkk
    primeiro compra uma moto e passa 3 meses com ela andando. depois vc vai pensar denovo sobre Sol em Curiitba.

  5. Ele comeu alguma coisa estragada??

  6. O PMDB ESTÁ MAL DE CANDIDATO ,ENDOIDOU DE VEZ….

  7. Heólica talvez seja mais procício durante as frentes frias.
    Ou outra que seja proveniente da umidade do ar…

    • Junocka,
      Na região de Curitiba, a média da velocidade dos ventos torna inviável o uso de energia eólica.

  8. O Greca vai importar Sol da onde?

  9. nos anos 70 ja comentava esse negocio de energia solar.o greca ja foi prefeito não consta nenhuma pesquisa da prefeitura ate o momento ,principalmente do greca.onde ele vai colocar tanta burrice.os americanos não cultivaram a exploração da enrgia solar por causa do preço,que era inviavel ,e contnua muito caro.vejam na islandia no quinocio de inverno a noite dura vinte horas.no reino unido o sol se põe as 16 horas.a austria e alemanha fica coberta de neve.quase não tem sol .donde esta esta cidade 100% iluminada pela a nergia gerada do sol?todos os paise desenvolvidos europeus teem usina atomica. na austria os mais pobres ainda usam lenha e carvão, para poder agüentar o frio. as usinas de angra quem forneceu elas ,foi o governo alemão, acordo de geiser com o chanceler alemão.os americanos tem dezenas ou uma centena de usinas atomicas,então nos por que pensar numa coisa que o mundo moderno não quer.a globo planta isso na cabeça dos desavisados. casos das placas solares.quantas toneladas de placas seria necessario para sustentar a globo no ar .24 horas por dia,eu não sei ,mas não é pouco..

  10. E para administrar: empresa de economia MISTA. Será que vai dar lucro pra prefeitura isso? Ou a prefeitura vai entrar com o investimento e o setor privado colhendo os frutos. Olho aberto!

  11. hahahah to falando que este greca é humorista mesmo , energia solar em Curitiba? kkkk qual será a próxima dele heim

  12. Esta solução já existe em países da Europa,o Greca,como sempre,pensando no que há de melhor e mais moderno para sua querida Curitiba.Isto incomoda os mais obtusos.

  13. Essa foi ótima!
    Em uma capital que em 90% do ano tem frio e chuva o Greca quer fazer uma estatal de luz solar! Ótima candidato!
    Parabéns por sua visão extrema!!!!!!!

    • Mariana, o frio nada tem a ver com a radiação solar. O índice de radiação solar que temos é bastante baixo, pois o cálculo é feito pela média de horas que o sol incide diretamente sobre o solo. Como nosso tempo é bastante fechado temos a média de 3,72 horas por dia. No entanto, no Brasil o maior índice não chega a 6 horas por dia. Aplicando técnicas modernas, como um seguidor solar, pode-se aumentar a eficiência em até 32%.
      O projeto é viável sim, e se bem aplicado pode trazer uma fonte de renda permanente para o município. O tempo de retorno médio para esse tipo de investimento é em torno de 7 a 8 anos, para uma vida útil de mais ou menos 40 anos. E os painéis solares podem ser instalados até mesmo nos telhados dos edifícios ou casas.

    • NÃO MEÇA O GRECA PELO TERMÔMETRO DA SUA PELE, SUA DESINFORMADA.

  14. ENERGIA SOLAR? EM CURITIBA?

    grande idéia Greca…kkkk

  15. ele acha que ta aonde? na Bahia?

  16. alguem avisa o gordinho que sol em Curitiba é coisa um pouco dificil hahahaha falta de semancol hein

  17. É isso que Curitiba merece. É isso que Curitiba precisa. Criatividade e bons projetos que só Greca é capaz de fazer com inteligência, sabedoria de quem ama e conhece as necessidades da vida e do planeta. Greca está sempre com o pé na terra e a mente no futuro. ELE não tem medo de ousar. Não tem medo porque sabe, porque conhece. E”¦quem conhece, tem a capacidade de fazer bem feito

  18. Excelente ideia. Curitiba será a cidade mais sustentável do mundo. Por que não? Paramos de inovar. Mas agora, tudo pode mudar

  19. É uma excelente ideia. Tanto que este projeto já está sendo desenvolvido por empresários em Curitiba. E isso deve ser uma coincidência. Porém, e equipe de Greca deve saber que Curitiba é um dos piores índices de aproveitamento de energia solar da região, com apenas 3,72 horas dia/ano de sol. Mesmo assim o projeto é viável, embora o seu tempo de retorno seja um pouco mais longo. Se quiserem ajuda com aquisição de material fotovoltaico e conversores trifásicos, fico a disposição.

    • porém dados da utfpr demonstram que curitiba é uma das cidades brasileiras com maior incidência de radiação solar, mesmo com poucas horas de sol aberto efetivamente.

  20. O projeto é auto sustentável e de custo imensamente inferir as demais fontes de energia. Enquanto os outros Candidatos se preocupavam em alianças eleitoreiras Rafael Greca se preocupou com projetos para nossa Curitiba para que possamos voltar a ter orgulho do pioneirismo que nos fara levar Curitiba ao lugar que merece, pois depois 18 anos o que foi realizado pelos Prefeitos em termos de inovação e qualidade de vida para os Curitibanos? Os outros candidatos estão com a visão voltada para as eleições de 2014, nosso futuro começa agora.
    Parabéns Rafael Greca.

  21. Essa empresa poderia também desenvolver equipamentos para as casas a um preço melhor, hoje, o preço é um limitador para as pessoas implantarem energia solar em suas casas…

  22. Ótima reportagem com custos e vantagens da energia solar
    http://www.youtube.com/watch?v=yhuxiin-Mcs

  23. Idéias eu posso fornecer umas duzentas por dia… a diferença está entre viabilizar e se viavel… Pergunte pra qualquer maluco em qualquer cidade de qualquer país para que ele enumere as diversas idéias para o uma cidade do futuro e com certeza vamos ter coisas deste mesmo nivel…

  24. ele é sem dúvida a melhor escolha para administrar nossa cidade nos proximos 4 anos

  25. Sei não, curitiba é a capital que tem menos dia de sol no país.

  26. O Greca vai dar um banho de ideias nestes outros candidatos. Dá-lhe Greca!!!

  27. Esse eh o tipo de sujeito que aposta que o povo alem de nao ter memoria eh desprovido de raciocinio!
    – Me engana que eu gosto!

  28. sei não hein, se fosse Energia extraída do frio seria mais facil…

  29. o greca é um visionário.