Pesquisa Datafolha vulnerável à  censura em Curitiba

Ducci, Ratinho, Fruet e Greca estarão no primeiro pelotão.
A Folha de S. Paulo e o grupo de comunicação paranaense RPC, dono da Gazeta do Povo, contrataram pesquisa do Datafolha para medir a febre eleitoral na capital paranaense. Se não houver contestação judicial, o resultado deverá vir à  baila neste sábado (21) pelas páginas do jornal paulista.

Pois bem, segundo informações registradas pelo instituto no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) serão realizadas 800 entrevistas entre hoje (19) e amanhã (20) e margem de erro será de 3 pontos para mais ou para menos.

Mas é na metodologia do Datafolha que a porca pode torcer o rabo.

A pedido deste blog, um expert em pesquisas eleitorais apontou as seguintes inconsistência na sondagem que podem levar à  impugnação do Datafolha:

1) O principal argumento que levou à  impugnação de pesquisas no Paraná em eleições anteriores foi a ausência de controle nos estratos de grau de instrução e nível econômico baseados nos dados do último Censo. Neste pedido de registro do Datafolha o problema persiste, pois o instituto diz que novamente não haverá controle dessas variáveis porque serão utilizados os resultados obtidos aleatórios em campo, ou seja, não será objeto de controle estatístico.

“Para as variáveis grau de instrução e nível econômico do entrevistado (renda familiar mensal), o fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo)”, diz texto explicativo do instituto paulista.

Economia

2) O voto em eleições municipais tem muita ligação com os problemas que o eleitor vive no local de moradia (ausência de creche, transporte coletivo precário, etc.). Para confiarmos nos resultados de uma pesquisa sobre eleições municipais espera-se que o critério divisão geográfica, onde as entrevistas serão feitas, seja rigorosamente calculado; no entanto, o Datafolha apenas informa que as entrevistas serão realizadas em 52 pontos de fluxo dentro da cidade e que, só depois de divulgar os resultados do levantamento, informará quais bairros foram pesquisados, não se comprometendo com uma divisão proporcional dentro da cidade nem com a divulgação desta lista junto com a pesquisa onde pudéssemos fiscalizar no detalhe o trabalho feito.

“àrea física: Município de Curitiba, em 52 pontos de abordagem sorteados aleatoriamente. A relação completa dos bairros pesquisados será encaminhada a esse tribunal posteriormente, após a publicação dos resultados.”

3 – Se questionado, o Datafolha alega que não pode informar isso antes porque poderia haver movimentos de candidatos para colocar seu pessoal para responder e contaminar a amostra, mas podemos questionar o fato dessa informação não estar disponível no ato da entrega do resultado.

Resumo da ópera: O Datafolha sobre a disputa de Curitiba, previsto para este sábado (21), é muito vulnerável a tentativas de censura; agora, qual candidato terá a coragem de barrar o primeiro levantamento depois dos registros das candidaturas?

Comments are closed.