Mensalão: Velha mídia pretende transformar ministros do STF em obedientes poodles

As capas das revistas Veja e CartaCapital.

As principais revistas do país trazem em suas respectivas capas desta semana o julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que deve começar na próxima quinta-feira 2 de agosto. Vou reproduzir de quatro publicações:

1) CartaCapital: O valerioduto abasteceu Gilmar; 2) Veja: Réu (capa com Zé Dirceu); 3) Istoà‰: Os bastidores do julgamento do século; e 4) à‰poca: Tudo sobre o mensalão.

Esse julgamento que a velha mídia convencionou chamar de o julgamento do século! acontece num momento em que a própria mídia é foco de investigação na CPI do Cachoeira por associação à  máfia de Carlinhos Cachoeira.

Por outro lado, como bem ilustra a capa de CartaCapital, o ministro Gilmar Mendes, do STF, também mamou no valerioduto !“ a gênese do mensalão inventado pelos tucanos na campanha de 1998. Outra vez, ao lado de Mendes, a “moralista” grande imprensa brasileira também figura como beneficiária desse propinoduto.

O diabo é que no STF, como registra CartaCapital, tem um ministro envolvido até a medula numa espécie de mensalão “pai de todos” e está prestes a julgar outro mensalão. Pode isso? Com a palavra os demais ministros da Corte.

A mídia quer tirar o seu! da reta nesses dois casos relatados acima. Por isso elegeu o PT e Lula como alvos principais nessa campanha que se arrasta desde 2005. O objetivo dos donos das empresas de comunicação envolvidas nas maracutaias é praticar o diversionismo, ou seja, artimanha para desviar o foco principal e, de quebra, interferir no resultado das eleições municipais de outubro.

Um pequeno parêntese. Folgo em dizer que a mídia brasileira que se autoproclama o quarto poder é o poder mais corrupto da Nação. Aprimorou a técnica do achaque desde antanho, da era de Assis Chateaubriand, e nunca mais abandonou essa linha. Também se especializou na arte do puxa-saquismo de poderosos e magnatas de plantão.

O espetáculo que a velha mídia pretende fazer em cima do julgamento do mensalão poderá colocar em xeque a credibilidade do STF enquanto instituição. Recordo fragmento de uma pergunta feita pelo ex-ministro e advogado Márcio Thomaz Bastos, sobre essa pirotecnia em período eleitoral: Que prejuízo teria o STF se julgasse [o mensalão] depois das eleições?!. Eu mesmo respondo: nenhum prejuízo.

Outro questionamento pertinente: Pode a velha mídia defender Gilmar Mendes e atacar os petistas na cara dura? Com que moral?

Não se trata de julgar réus do mensalão, caro leitor. Isso a corrupta grande imprensa já o fez há muito tempo. Também já condenou os réus por conta própria. Agora só espera a confirmação de sentenças no STF.

No primeiro round contra Lula a velha mídia levou a pior. Não só viu frustrado o seu desejo de impeachment como também teve de engolir vitórias expressivas do Sapo Barbudo! em 2006, 2008 e 2010. Nesse segundo round, os barões da mídia manobram para transformar os ministros do STF em obedientes poodles nessa disputa de concepção de país e de ideias. Entretanto, a tendência é que eles levem outra vez mais uma surra democrática! nas urnas e nas ruas.

A pergunta que não quer calar: Os ministros do STF vão pular?

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ao Paulo e Luizão

    Até corri o cursor aqui na minha tela, pra relero que escrevi. Não nem governador nem pedágio, até pq costumo ser fiel ao que se refere o texto principal do blog. Não “viajo na maionese”. Por mais que sejam simples comentários, boa parte deles nem são publicados, procuro ser minimamente fiel no conteúdo.
    Quando tiver um texto qualquer sobre governador ou sobre pedágio, prometo a vcs que externo minha opinião. Portanto, comigo não… não viajem!

  2. eu afirmo o que ouvi na imprensa que marcos valerio nunca teve contrato irregular.foi inocentado.então o mensalão sera que tera sentido ?

  3. Caro Gejo, o que deve ter sido eXtirpado (COM X, POR FAVOR!!!) é o seu cérebro!

  4. o trabaiadô, o governador q vc se refere é o governador do gejo…e ñ é so o governador q esta com o rabo preso com os baroes do pedagio?! a maioria dos deputados estaduais tambem estao com o rabo preso, e isso segundo o deputado CLEITON KIELSEN, E DEU O MAIOR BAFAFA NA ALEP , POR CONTA DA REVELAÇÃO DO DEPUTADO, HEHEHEHEHEHEHEH, A MAIORIA DOS DEPUTADOS TREMERAM NA BASE, ELES Ñ QUEREM NEM SABER DE CPI DO PADAGIO.

  5. Todos, sem exceção, serão absolvidos.

    Menos caseiros, motoristas, mordomos, jardineiros, ascensoristas, esse pessoal que se esconde dentro dos seus macacões, guarda-pós, para garfear o dinheiro do Melhoral dos postos de saúde, e a merenda a molecada da escola.

  6. A matéria da CARTA CAPITAL é tão real quanto a nota de 3 REAIS, a reportagem cita que o Ministro Gilmar Mendes recebeu propina em 1999 quando presidia a AGU…Os caras não tiveram nem o trabalho de procurar no GOOGLE para saber que o Ministro assumiu a AGU em janeiro de 2000…Mais um blogueiro pago com dinheiro do governo!! Governo PETRALHA corrupto e que deve ser estirpado do Brasil!!

  7. TRABAIADÔ
    E porque que o teu governador Beto Richa é contra a CPI do Pedágio? Porque ele tem rabo preso com deputados?

  8. meu deussssssssss1 como é q pode isso? dois policiais federais responsaveis pela prisao do cachoeira foram assassinados, e o PIG LIDERADO PELA REVISTA VEJA Ñ POBLICAM NADA, NEM UMA LINHA,PORQ SERA?AAA JA SEI, TALVEIS É PORQ O CACHOEIRA ERA UMA DAS FONTES PRINCIPAIS DA VEJA, NÉ ELEITORES? MAS FEZER OQ? O LONTRA ACREDITA NA VEJA, NO PIG,NÉ LONTRA?A VIDA INTEIRA A VEJA ATIROU PEDRA NO PT…. HEHEHEHEHEHEHEHEH, SO Q AGORA A VAJA É VIDRAÇA,O PIG É VIDRAÇA,A GLOBO É VIDRAÇA, O PERILO É VIDRAÇA,O BETO RIXA É VIDRAÇA, O DEMO É VIDRAÇA O PSDB É VIDRAÇA! KKKKKKKKKKKKKKK, O BOCA DE SANDALIA[GILMAR MENDES] PAU MANDADO DO FHC,TAMBEM É VIDRAÇA!RSRSRSRSRSRSRS, VA DE RETO TUCANADAS DO DEMO!

  9. BOLA CANTADA!
    Ao contrário do Marcos L C e tantos outros que escrevem no blog, eu já imagino a decepção estampada na fisionomia do povo, ao ver a previsível absolvição da maioria dos mensaleiros (que ao contrário de Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e outros mitos que “realmente existem”, a PTzada jura que o mensalão é fruto de imaginação e da mídia).
    É triste, mas é realidade. Nâo serão os PSDBistas e Democratas, mas todo o povo que ficarão estarrecidos com a previsivel absolvição.

  10. (…)O dossiê publicado pela Carta Capital,foi “oferecido”Ã  vários veículos.Todos recusaram diante da falsidade da montagem.Vc acreditou Esmael?

    Foi mesmo oferecido a Globo/Estadão/Veja/Época/RBS/RPC/Gazeta do Povo/Jornal do Estado/Folha de Londrina/Blogues do Campana/Zé Beto/Joice Hasselmann/Bacucu com Farinha/Palavra do Bó/do Tutuca/Amigos do Jekiti/Ornitorrinco/Urublues….só que quando eles viram que estava auteticado os documentos pela POLÍCIA FEDERAL DO BRASIL, refugaram, e disse mais o Bacucu com Farinha: “Eu hein…, não vou por a mão nessa merda”.

  11. o stf e a mídia marron os dois se igualam.

  12. Quero ver a cara dos tucanos e da velha mídia (PIG) se o Zé Dirceu for absolvido. Acho que os caras vão querer morrer, pois a condenação do Zé Dirceu é a único objetivo que eles tem na vida.

  13. Engraçado que qualquer informação que fale contra os demotucanos é tudo mentira. Os santinhos vendilhões do Brasil.

  14. O dossiê publicado pela Carta Capital,foi “oferecido”à vários veículos.Todos recusaram diante da falsidade da montagem.Vc acreditou Esmael?