Governo Richa investiu menos em Saúde e Ensino Superior, diz TCE

Beto Richa (PSDB).

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou nesta quarta-feira (25), com ressalvas, as contas do governo Beto Richa (PSDB) relativas ao ano de 2011.

Segundo informações do órgão, as despesas com serviços de Saúde ficaram aquém do que estabelece o texto constitucional. Em 2011, foram destinados R$ 1,3 bilhão ao setor, o que equivale a 8,3% das receitas de impostos do Estado. O percentual correto é 12%.

Também não foram atendidos os limites para despesas nas áreas de Ciência e Tecnologia. O governo estadual destinou apenas 1,48% de sua receita tributária para o setor, quando a Constituição Estadual determina que esse valor seja de 2%.

O relatório do TCE diz, no entanto, que o governo estadual cumpriu os limites constitucionais de gastos líquidos em Educação, chegando a 30,37% da receita de impostos, deduzidas as exclusões legais. O montante foi de R$ 4,9 bilhões no período.

O mesmo aconteceu com as despesas de pessoal. O Executivo comprometeu 53,94% das receitas com este item, quando o limite é de 60%.

A peça, que inclui quatro ressalvas, 51 determinações e nove recomendações à  administração estadual, foi relatada pelo conselheiro Hermas Brandão.

4 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O relatório do TCE da gestão 2011 também apontam 9290 cargos vagos nas polícias civil e militar…talvez isso tenha alguma associação com os altos índices de criminalidade no Paraná…(além do que o preenchimento destes cargos minimiza o problema do desemprego e consequentemente aquece a economia pela massa salarial que cria…)

  2. Mas isso já era de se esperar, esse cara é só projeto de marketing, não tem cacife pra governador. E a CPI do pedágio sr governador? Quem não deve, não teme.

  3. mais me digam onde este governo investiu devidamente???

  4. putz deve ter doido no brandão dar esse parecer . Mas a verdade é que a familia do Richa não precisa nem da educação pública e nem da saúde pública , entaum pra que investir nisso , é isso ai Richa vamo investir em coisa melhor pro nosso grupinho ( não va esquecer de mim , to na espera , hehehehe )